Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

suypeene 21/01/2024

Minhas expectativas foram superadas
Minha experiência com esse livro foi espetacular. Eu simplesmente amei. Não me fez me refletir exatamente sobre o mundo ou o universo, mas sim sobre a vida e como pequenas decisões podem mudar sua vida inteira.
Apesar da escrita ser leve e simples, consegue expressar a personalidade e os mais profundos sentimentos dos personagens, fazendo com que eu me cativasse por eles.
O enredo em si é breve, o que fez a história ser extremamente fluida e gostosinha de ler, apesar de eu achar que alguns poucos fatos foram apresentados de forma abrupta

Pedro1495 21/01/2024

QUE LIVRO PERFEITO
Simplesmente perfeito, que livro incrível! Ainda sou meio novo nesse universo da leitura, então demoro muito para ler os livros (normalmente coisa de mêses), mas esse livro... Devorei ele em dois dias!
O autor tem uma escrita super leve e fluida, não conseguia parar de ler, os capítulos são curtinhos o que é muito bom. Os personagens são super carismático e você vai se apaixonando por cada um deles durante o livro.
Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo conta a história de Aristóteles, um menino inicialmente de 15 anos que vai enfrentar os problemas de deixar de ser uma criança e ter que crescer, junto com seus problemas em casa e a falta de amigos ele é super amargurado, mas isso tudo muda quando ele conhece Dante, um menino super carismático e amoroso. A amizade dos dois faz com que o Ari veja o mundo de uma maneira totalmente diferente.

Recomendo muito esse livro, muito bom, o romance é bem desenvolvido. Durante o livro eu chorei, dei risada, fiquei com raiva. Foi um turbilhão de sentimentos.

Com certeza um dos meus livros favoritos
Fbli 23/01/2024minha estante
Esse livro aquece o coração

Estef3 21/01/2024

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo
Dois garotos que basicamente estão descobrindo e aprendendo coisas novas, comecei a ler sem compromisso, não fui com muita expectativa em relação à obra, mas me surpreendi, não tem nada de extraordinário é algo simples. Tinha momentos que eu fiquei "??????", mas aí lembrei que eles são dois adolescentes que vivem meio que sobre as regras dos pais é quanto mais você é preso mais você quer fazer coisas..... Enfim, esses dois garotos me prenderam, não teve muito mistério em relação a certas coisas, fiquei surpresa pelo motivo que o irmão do Ari foi preso tipo mereceu sabe, isso realmente não se faz. Dante é maravilhoso, um garoto muito adorável, já Ari é mais como um garoto que eu não suportaria conviver. Identifico-me muito com os meninos. Eu não sei explicar o jeito que essa obra me impactou, me fez refletir bastante sobre várias coisas, e me fez perceber várias coisas.
Essa obra me deu conforto quando eu estava precisando urgentemente de um pouco de paz e tranquilidade, sim, tive vários surtos com ela, uns que faz você gritar que minha irmã tomou um susto quando surtei. Já indico demais para todos que gostam desse tipo de obra.

Duda Lopes 21/01/2024

AMOOO
Amo o livro, foi um dos primeiros romances homoafetivos que li, é lindo de mais, chorei bastante lendo, tanto por me identificar com os personagens quanto por você conseguir sentir oque o personagem passa, mesmo que nunca tenha vivenciado algo como eles, a escrita desse autor é divina!!!! Maravilhoso!

acebeuri 21/01/2024

Ari e Dante no universo...
É um ótimo livro, mas o Ari é meio chatinho as vezes KKKKKKK mas não deixa de ser um bom livro que te faz pensar nas coisas e na vida, é uma leitura interessante que vale a pena

thi.silva 21/01/2024

Me prendeu tanto que li em menos de uma semana
É como acompanhar o crescimento real de dois adolescente. O autor escreve com tanta sensibilidade e verdade que nos vemos como um personagem da história.
A Jornada de Ari e Dante é belissima, com discussões bem importantes sobre o que é ser um rapaz imigrante em um país diferente, os preconceitos, os problemas familiares, os traumas dos pais e como os mesmos afetam os filhos. Cada pedacinho desse livro tem verdade e sensibilidade para expressar as pautas citadas.
A amizade que nasce entre Aristóteles e Dante é uma das melhores construções de relacionamento que já vi nos últimos anos, não via construção de amizade tão boa. Você se importa com esses meninos e com as questões que eles possuem, no final a sensação é que você é grato ao autor por ter permitido que nós leitores conhecêssemos esses dois meninos e suas familias.

Mendonca6 21/01/2024

Considero esse livro meu diário particular, Ari tem pensamentos tão reais que eu sentia como se ele existisse.
Nem sei oq falar desse livro, para ser sincera, o livro parece ser muito menor doq realmente é, a leitura é extremamente rápida, mesmo o livro tendo quase 400 páginas.
O livro acabou ?do nada? mas sei que tem continuação, então não tem problema.
Amo muito os pais do Dante e do Ari, são tão reais. Um fator que me incomodou foi que os pais (principalmente o pai e a mãe do Ari) do nada decidiram serem mais abertos em relação ao fardo deles, a mãe do Ari falando do Bernado e o pai do Ari falando da guerra. Mas acho que eles sentiram essa necessidade ao ver o quão perturbado o filho estava.
Queria mais profundidade na parte que o Dante diz que não se sentia mexicano de verdade, talvez até um desenvolvimento em relação a isso, mas acho que algumas coisas são como são, não tem desenvolvimento.
Vi muitas pessoas falando da questão transfobia, então queria dar minha opinião. Usar a palavra ?travesti? é bem desnecessário, mas, temos que levar em conta o anacronismo, na época em que se passa o livro (não lembro exatamente o ano, mas sei que é antes do século 21) usar palavras como essa ainda não era considerado desrespeito. O autor tem recebido críticas pela ação do Bernado, foi sim uma ação transfóbica, mas, eu acho que não podemos colocar a culpa no autor. Sim, ele que escreveu essa ação, mas, quando vemos um autor falando que seu personagem matou alguém, mesmo sendo antiético, não se passa de ficção (e nesse caso, ninguém critica o autor).
Para finalizar, o livro é bom, não é o meu favorito, mas acho que supriu as expectativas, no geral, acho um livro mediano, livro é vendido como romance, apesar de só ter a ação romântica de verdade no final. Mas sempre tiveram dicas que nos ajudaram a perceber que ia sim acontecer algo.
Leiam, tem questionamentos muito legais!!!

febernarde 21/01/2024

Universo, dante e ari
Peguei para ler sem nem saber direito qual era a história, e me surpreendi, segundo livro do ano e segundo favoritado.

Me emocionei muito com o Ari e sua relação com a família, com os problemas de Dante, e me apaixonei na amizade dos dois.

Esse livro mostra muito sobre a vida e achei a forma que foi escrita poética mas ao mesmo tempo fácil e viciante de ler, vale a pena

Gustavo 21/01/2024

Ótima leitura
A leitura foi muito boa e fluente, a maior parte do livro são diálogos o que faz com o leitura seja mais rápida, o desenvolvimento dos personagens foram ótimos, e embora a história não tenha pontos tão altos, mostra temas que são importantes para a sociedade.

Rapha 21/01/2024

Loucura
Algumas parte do livro foram difíceis de entender e pra mim o final estava ÓTIMO. Recebi spoiler do segundo livros por uns amigos e até agora não criei coragem de ler, foi uma leitura até que calma.
Amei

Catarina369 20/01/2024

Eu achei o livro bom, a escrita do autor muito boa, outra coisa esse livro me fez refletir sobre algumas coisas. Resumindo um livro bom

Carlitus 20/01/2024

Como eu poderia não amar um livro com Ari e Dante ?
Aristoteles e Dante descobrem não só os segredos do universo, mas me contam todos os segredos e fazem eu me sentir com mais esperança e paciência sobre essa vida que é crescer.
Nesse leitura eu caminhei facilmente entre o surto, ódio, amor e paixão. O que foi isso? Eu não conseguia parara de ler, apesar de ter demorado bastante, todas as vezes que parei de ler não foi por que o livro estava chato e meu Deus como isso é possível ? Cada cena que se passava a vontade de ler e descobrir mais era grande.
Eu amei em como o autor não força um grande romance no desenvolvimento dos dois, eles caminham na amizade e no desbravar de quem se é. É lindo demais ver esse decorrer dos dois, as perguntas mais caóticas, as frases mais engraçadas e a curiosidade da juventude que todos nós passamos.
Eu me senti abraço pela família dos dois, acredito que é o do desejo de todos ter uma família tão maravilhosa como a dos dois, que colocam o amor por eles acima de tudo. E só Deus sabe o quanto chorei nas cenas de interação entre o pai de ari e ele.
Sobre Ari, meu Deus como eu senti raiva dele! E logo depois me identifiquei tomei um tapa na cara e compreendi. E sobre Dante ? Meu Deus eu fiquei um pouco com medo pois eu sou totalmente ele, e só quem é Dante na vida sabe o quanto sofremos.
De fato um dos melhores livros LGBTQIA+ que eu já li. Vou guardar pra sempre comigo, cada pedacinho dessa história linda. Amo meus piticos e estou ansioso pra ler o 2 livro deles.

YagMuda 20/01/2024

Particularmente eu acho o começo do livro meio arrastado e chato de ler. Porém é algo que não demora muito para mudar, logo fica uma leitura excitante e prazerosa

defnceless 20/01/2024

Por toda minha juventude te busquei, sem saber o que buscava
Dante é um garoto que vê a vulnerabilidade no mundo. que ama com intensidade e em nenhum momento peca em demonstrar seu zelo, seja a um passarinho ferido, a seus pais ou ao seu garoto.

ari tem sede pela vida. pelo funcionamento das engrenagens de um relógio, se isso for uma metáfora boa o suficiente para a complexidade da vida. sede essa que fora saciada aos poucos, conforme ele se deixava demonstrar como nunca houvera feito, encantamento pelo rapaz que o ensinou a nadar e a descobrir pelo menos alguns dos segredos do infinito universo, pelos livros e por sua família que aprendeu que segredos não são o ponto forte de aristóteles mendonza.

o livro fala sobre juventude, sobre a descoberta e o estranhamento pessoal, sobre o amor e suas diferentes formas de demonstração mas acima de tudo sobre a sensibilidade de ari e dante. o sentimentalismo tratado no livro é de muito bom gosto, muito apaixonante!