Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Dani - Amando Leitura 13/02/2024

Ari e Dante
Ari é o típico adolescente que leva tudo a ferro e fogo, já Dante é mais calmo e responsável. Eu amei a história dos dois a construção da narrativa e no final a mudança de atitudes dos pais. Enfim, recomendo 100%!

Mimire 13/02/2024

Acho que fui bem gentil colocando razoável: achei a escrita bem rasa, existe >desperdício< de páginas em vários momentos em que o autor só preenche metade da pág com o intuito de parecer poético/criar algum impacto, mas que no final só parece preguiçoso mesmo. O livro é narrado em 1ª pessoa e o pov do Ari é muito chato porque ele em si é um porre (e olha q normalmente eu gosto de protagonistas), a construção do romance é insuficiente: n consegui comprar a relação dos 2 em nenhum momento (sempre quando eles diziam que estavam caindo na gargalhada, eu fica assim lendo - ?? estão mesmo? ?) falta detalhes, contexto e profundidade. O Dante até que é legal, e a relação que eles têm com os pais também, acho que são as únicas coisas minimamente interessantes.

Henrique1094 12/02/2024

Descobertas já descobertas
"Passara todo aquele tempo tentando descobrir os segredos do Universo, os segredos do corpo, do coração. Todas essas respostas estavam tão próximas e, contudo, sempre as combati sem saber."
-------?------------------------------------------------------------
A obra permeia o universo juvenil para esboçar as buscas por autoconhecimento e realização pessoal. Dois jovens - recém amigos - estabelecem uma conexão quase que metafísica e descobrem o óbvio: que os segredos do Universo, da vida e da existência estão inseridos em cada um de nós. No fundo, bem no fundo, nossa intuição não falha, sabemos bem do que queremos, ainda mais do que amamos.
Deleitem-se, prezados leitores, com um livro que aborda a amizade, família, sexualidade, puberdade, autoconhecimento e muito exercício de reflexão!

Mirela150 12/02/2024

"Mesmo plano, hora exata
Você me ama, eu te amo
Alinhamento milenar
Você não acha?
E de todos os meninos e meninas que eu já amei
Eu escolhi você
E em todas novas vidas que eu ainda for viver
Eu vou te escolher"

Carlinha 12/02/2024

Interessante
É um livro bem leve, descontraído e despretensioso. Esperei passar o hype para ler e valeu muito a pena.
Aqui acompanhamos breves momentos da vida de Ari e Dante, dois adolescentes que estão descobrindo os segredos do universo. Ficou horrível essa descrição né, mas é exatamente isso.
É uma ótima opção para sair da ressaca, a leitura é rápida, os capítulos são curtos e a linguagem é muito acessível.
Só achei o final um pouco forçado... já que tem o segundo livro, poderia ter deixado um tantinho de suspense né!

whyxlili 12/02/2024

"talvez vivêssemos entre a dor e a cura"
Eu não conseguia ler nada a um tempinho pq nada me prendia, e esse livro mudou isso. eu engoli as páginas, e a narrativa rápida, com muito diálogos, pode ser ruim pra lra muitos, mas pra mim foi incrível, porque eu amo diálogos, eu amo como os personagens se comunicam ao conversar.

Aristóteles e Dante tem sim suas problemáticas, seus defeitos, mas ainda assim eu achei um livro muito bom, é profundo, é bonito.
é ums história com muitas camadas e todas elas foram o meu ponto fraco, chorei bastante em certos momentos porque eram coisas que realmente tocavam meu coração, de vez em quando um pequeno gatilho. ainda mais toda a narrativa familiar, principalmente do Ari.

em falar nele, acho que é um personagem muito complexo, nem todos vão de fato entende-lo. claro que em certos momentos eu quis dar uns tabefes na cara dele, mas eu também entendia sua dor e marquei tanta coisa que ele dizia durante a leitura que quase fiquei louca.

ótimo casal, mas acho que a história pessoal de cada um - incluindo a família deles - fez eu me apegar muito ao universo de cada um, simpatizei com sua dores e as situações.

simplesmente lindo, mas não é pra qualquer um.
sempre há um momento certo pra ler um livro, e acho que pra mim foi o certo pra ler esse.

yaspqr 12/02/2024

Imprescritível
Eu planejei ler esse livro como um romance para superar a ressaca lierária. Agora me descubro que esse exato livro será a causa de minha ressaca literária!
Que livro foi esse! Esse livro me passou emoções tão vividas quanto qualquer livro que já li, me fez uma tola. Pelo elo emocional que eu criei com esse livro em uma leitura, receberá 5 estrelas. Espere quando eu comprar o físico! Aí sim, o Universo será infindável.

RichYhue 11/02/2024

Não é um clichê
Ari e Dante são dois adolescentes, cada qual com as suas dificuldades e seus questionamentos. Os atravessamentos entre suas famílias são algo bem distinto um do outro. Seus afetos são diferentes, mas se complementam. A guerra do autoconhecimento é a quebra do padrão. Tem uma problemática, mas teve uma retratação no segundo livro justificando que a fala vem de 1900, época essa onde o preconceito era muito mais enraizado e a falta de informação mais enviesada. Porém uma retratação do autor não cairia mal. Não sei se esse já a fez. Mas essa é a minha opinião.

VerAnica 09/02/2024

Tinha saudades de ler um romance fofinho sem ser em fanfics.
O desenvolvimento dos personagens é incrível, passei por todo o tipo de sentimentos durante o livro desde raiva por demorarem a perceber o óbvio, choro em todos os momentos mais complicados e que mais me identifiquei com os personagens e carência porque quero o que eles têm.
O livro deixa-nos ate à última a sofrer e eu sou masoquista e adoro isso
Preciso de ler a continuação e de preferência voltar a ler daqui a uns anos, nao muitos porque acho que é um livro que daqui a uns anos nao vai me agradar tanto.

kanastar_ 10/02/2024minha estante
Eu acho lindo a desenvolvimento deles???

lililolivs 08/02/2024

Eu amo TANTO esse livro, sou simplesmente apaixonada, depois que li fiquei de ressaca literária por 6 meses pq nada que eu lia me emocionava coml esse livro me emocionou.
Cada palavra, cada página, é tudo tão precioso, nâo tenho nem palavras pra descrever o quão maravilhoso esse livro é e tanto que me emocionou.
Queria guardar os personagens em um potinho.
Esse sem dúvidas é o melhor livro que já li e será muito difícil qualquer livro tirar ele do 1°lugar.