Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo

Aristóteles e Dante descobrem os segredos do Universo Benjamin Alire Sáenz

Resenhas - Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

CamiUwU 15/03/2024

Poesia!!
Esse livro mexeu pra caramba comigo, me vi diversas vezes nos medos do Ari em n saber como se expressar e n se sentir o bom o bastante pra esse mundo.
Foi o livro mais real que já li.
Dante e Ari são tão maravilhosos e tão reais tãoooo eles mesmo cada um com um medo, cada um com sua personalidade, cada um sendo a salvação do outro, sendo a luz do outro...
Simplesmente me enxerguei neles me vi em seus medos e problemas.
Chorei pra caramba como se fosse criança.
As vezes tinha que parar alguns segundos pra pensar, pra conseguir respirar e seguir em frente.
Esse livro é como poesia pra mim, me colocou emoções reais e me fez ver e sentir tudo oq estava escrito, cada palavra.

julya 15/03/2024

Fofo
Achei a história leve e muito querida, não acho q é um livro adolescente pra vc se identificar com o que vive no momento mas sim um livro pra vc ler e pensar no que vc era no passado, me identifiquei muito muito muito mesmo com o Ari principalmente com as questões q ele tem com o pai então isso me cativou muito, a parte transfobica me pegou um pouco de ter gostado mais, mesmo levando em consideração o contexto da época, ainda é paia, mas tirando isso achei muito bom

gabragah 14/03/2024

AAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
MELHOR LIVRO!!!
engoli em 3 dias e dps chorei pq tinha acabado.
ele é tão sensível e delicado e tão poético e tão filosófico e tão aaaaaaaaaaa.
ler um livro com protagonista da minha idade me mudou TANTO. me identifico dms cntg ari.
cara a relação dos pais!!!!!!! morto.
eu nunca vou ver o mundo de outro jeito dps desse juro.
aridante aumentou mt meus padrões que não existiam. só quero se for q nem eles

Merci0 14/03/2024

Eu me apaixonei desde a primeira vez que o vi!
Um romance adolescente diferente, dois rapazes se conhecendo, conhecendo o mundo e se apaixonando, uma amizade que flui para algo a mais.

Livro leve, li em dois dias, super apaixonada.

Clara Dias 14/03/2024minha estante
quase que eu abro que susto mona

Maria.Oliveira 13/03/2024

Uma leitura fluida e gostosinha!
Fazia tempos que eu não lia algo leve, e o livro Aristoteles e Dante descobrem os segredos do universo, foi certeiro!
Amei acompanhar a evolução do Ari, de início o personagem era bem chatinho mas ao longo vamos entendo o porquê das suas frustrações, anseios, medos, os misto de sentimentos da famosa adolescência.
E aí entra o Dante, o que dizer do Dante? Que personagem maravilhoso, cheio de vida, inteligente, um amorzinho!
Os capítulos são bem curtinhos, sem muitos detalhes, gostei bastante por isso também. Só estranhei a corta de diálogos de um capítulo pra outro, alguns queria muito que continuassem. Enfim tava precisando de uma leitura leve e agradeço ao autor por nos trazer essa história linda. Vou ler a continuação com certeza! Recomendo bastante!

whvie 12/03/2024

Ari e Dante, para sempre em meu coraçãozinho ?
Sempre me disseram que esse livro pega de formas diferentes para as pessoas, e eu achava que não tinha como ter outras interpretações, porém, foi a minha segunda leitura do mesmo e sim, ele pega diferente. Não foi uma leitura muito fácil por diversas vezes, me identificar tanto com os pensamentos do Ari, o que me deixou levemente deprimida. Mas nada se compara as borboletas no estômago quando as coisas enfim, acabam bem.
Em resumo, amo tanto esses dois, na verdade todos os personagens tem um desenvolvimento lindo :( a história apesar de ter muitas nuancias, te deixa com um gostinho maravilhoso de quero mais.

JeftA0 11/03/2024

Fofis
Aiii gente, eu gostei, a amizades deles é tão natural, e vai evoluindo, fiquei um pouco surpreso pq não esperava algumas coisas, mas tbm fiquei encantado, kaksksk a adolescência é uma graça né gente? O desenrolar no final tudo de uma vez achei muito wow, calma aí, mas relevei
Ademais, é isso, gostei, leiam ?

kiki.veve 11/03/2024

Aristóteles e Dante pt1
"Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo" é uma história que mergulha fundo na vida de dois adolescentes, Aristóteles (Ari) e Dante, enquanto eles atravessam os altos e baixos da adolescência. Tudo acontece durante um verão nos anos 80, quando Ari e Dante se conhecem de forma meio inesperada e criam uma amizade que vai além das regras sociais e das expectativas familiares.

Mas olha, o livro não é só sobre a amizade dos dois, viu? Ele vai mais longe e aborda temas pesados, tipo identidade, sexualidade, amor e família. Ari e Dante são gente como a gente, com seus próprios dilemas e buscando seu lugar no mundo. Ari tá sempre com umas raivas e confusões, já Dante é mais de boa e tá numa busca constante de autoconhecimento.

O jeito que o autor, Benjamin Alire Sáenz, conta a história é bem profundo e cheio de sentimentos. Ele pega as emoções da adolescência e coloca na ponta da caneta, sabe? E tem também uns toques sobre identidade cultural e as diferenças entre as origens étnicas dos personagens, tudo de um jeito que parece natural e verdadeiro.

Durante o livro, Ari e Dante passam por umas situações difíceis que colocam a amizade deles à prova e fazem eles encararem as próprias verdades. As histórias deles se misturam de um jeito bonito e emocionante, que vai fazer qualquer pessoa que já passou pela adolescência se identificar.

No fim das contas, "Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo" é uma daquelas histórias que grudam na gente desde a primeira página. Com personagens bem construídos, uma história cheia de emoção e uma escrita poética, o livro celebra a amizade, a busca por identidade e o poder que o amor tem de mudar tudo.

Sté 10/03/2024

Simplesmente não gostei
Ah gente kkkkkkkjkjkk para quem gosta disso, sinto muito mas, que livrozinho ruim (ainda mais com varias frases preconceituosas), detestei :) não recomento a ninguem

A Leitora Compulsiva 10/03/2024

?Fazer 17 anos às vezes era difícil, doloroso e confuso.?
Uma amiga distante de Portugal há muito tempo me disse:

"Tens de ler este livro"

E o tempo passou desde então. Muito tempo. Já nem somos amigas mais, mas ainda a vejo de vez em quando num grupo do WhatsApp.

Mesmo assim, a agradeço pela recomendação. Aristóteles e Dante Descobrem Os Segredos Do Universo foi um livro que comecei de modo desproposital mas se mostrou uma viagem interessante.

Aristóteles ? na verdade, ele prefere que o chamem só de Ari, por favor ? é um garoto de dezesseis anos. No geral, dezesseis anos é a idade onde ninguém sabe muito bem quem é ou para onde a vida vai. É uma transição estranha de criança para adolescente, um limbo desconcertante.

Ari que o diga. Pensamentos aleatórios e a sensação de estar perdido permeiam as páginas desse livro por inteiro, como um diário adolescente turbulento.

A relação complicada com os pais, o ódio permanente à escola, a sensação de deslocamento com as irmãs e o silêncio triste de seus pais sobre seu irmão que foi preso não o deixam dormir à noite. Pesadelos preenchem seus sonhos e o seguem até o final do livro.

Mas ninguém precisa se sentir deslocado sozinho, e é por isso que surge Dante.

Dante, um rapazinho sonhador. Poeta. Dicionário ambulante. Amante dos livros, das palavras e da arte.

Ari e Dante vão mergulhar fundo dentro do mundo um do outro, na esperança por entender aquilo que todo adolescente no fundo busca: conhecer a si mesmo e ao mundo em que vivem.

Um romance caótico, cheio de sarcasmo e espírito adolescente, mas que combina elementos de drama familiar e relações pessoais complicadas demais até para adultos lidarem.

E claro: muito obrigada pela recomendação, Lídia. Onde quer que esteja, abraços sinceros do Brasil.

Filipe295 08/03/2024

Ainda nem acredito em tudo o li neste livro. Quase não tenho palavras para o descrever. Simplesmente MARAVILHOSO. A forma como é relatada a amizade entre eles os dois , e de como essa amizade vai evoluindo, e ficando mais forte, mesmo sem eles darem por isso, é qualquer coisa. Adorei 10/10

Ander 07/03/2024

Gostei do livro, mas esperava mais. Me vi em diversas partes, mas achei bem adolescente. Não gostei tanto da personalidade do Ari e achei o desfecho muito acelerado.

Vale a experiência.