The 100

The 100 Kass Morgan

Resenhas - Os Escolhidos

Fer Pouza 29/04/2019

OS ESCOLHIDOS
The 100 é um livro que inspirou a série de mesmo nome da Netflix. Os escolhidos é o primeiro livro da trilogia, que ainda conta com os outros dois livros: 'Dia 21' e 'De volta'. Antes de começar a ler, já tinha ouvido muitas pessoas dizerem que não gostaram do livro e que não era parecido com a história da série. Já assisti duas temporadas da série e posso dizer que as histórias se diferem bastante.
Basicamente o rumo da história é o mesmo: um grupo de pessoas vem pra Terra verificar se ela está habitável depois de muito tempo. Porém, há outras coisas acontecendo na Colônia enquanto o grupo está na terra tentando sobreviver por conta. Existem alguns personagens no livro que não estão na série e também outros que estão na série mas que não estão no livro.
Em suma, eu gostei bastante da história, não achei parada como ouvi muitas pessoas dizerem, a maioria dos capítulos possui um flashback que explica algumas coisas que aconteceram e você consegue assimilar bem a história.
Com uma escrita fácil a leitura flui muito bem e a autora te cativa a querer saber o que vai acontecer a cada nova página.
Já quero o próximo livro!

Natasha | @natpinheirox 28/03/2019

Interessante!
Já assisto a série desde o início e já imaginava que teria bastante coisa diferente, estava até com um certo receio com os livros (apesar de bastante vontade de ler) por conta disso, mas não achei ruim não viu, pelo o contrário, me ganhou de uma forma que nem sei. A história é bastante instigante, me prendeu muito. E o final foi ótimo! Boa leitura.

Obs.: Coitada da Glass :(
Me envolvi MUITO na história dela e fiquei bem triste com a situação que ela se encontra no final do livro... Espero que fique tudo bem!
Bruno 13/05/2019minha estante
Me surpreendeu muito também, como dizem, li em uma "sentada".... Amo a série, e amei o livro, já quero ler o próximo
Glass ?

ju 27/02/2019

Vale a pena!
Vim pela série mas ja sabendo que nao era adaptada totalmente. Nao me arrependi nem um pouco! Parece mesmo uma história completamente diferente do que vemos na tv e os personagem sao incríveis! A dica que eu li aqui e repasso é: não leia imaginando a série, se desprenda.

Ana Carla 25/12/2018

Fiquei viciadinha em The 100 (a série) e lá vai eu catar os livros (vou me referir aqui ao primeiro e segundo volumes da saga).
E eu achei que nunca diria isso na vida... mas para isso servem os anos, não é mesmo? Para quê? Mostrar que a gente sempre pode aprender que está engana sobre mais uma coisa! O que se há de fazer?
Com isso em mente... achei que nunca diria, o que agora vou dizer: Putz! A série é melhor!
Os produtores conseguiram o que o livro - para mim não conseguiu - dar camada, vida e identidade aos personagens de forma que eles se transformassem no que a gente quer encontrar em um bom enredo: histórias e pessoas com quem nos importemos, identifiquemos, afeiçoemos e por aí vai...
O livro é rasinho, rasinho... e lento!
Kass Morgan, desculpa mesmo, mas vou te dar o mérito apenas de ter vendido a história com plenos poderes para ela ser alterada ao bel prazer dos roteiristas.

Kinha Fonteneles 01/10/2018

Os Escolhidos
O que todos temíamos aconteceu. Após a Terceira Guerra Mundial, nosso Planeta foi dizimado e as poucas pessoas que conseguiram escapar, encontram no Espaço a sua nova morada e a chance de recomeçar do zero. Agora, passados três séculos desse período apocalítico, outro problema está acontecendo, e voltar à Terra pode ser suas únicas chances. Mas, será que os níveis de radiação já baixaram? Será que é seguro? Quem se prontifica?

“The 100” é o livro que inspirou a série homônima – hoje já indo para 5ª temporada -. “The 100 – Os Escolhidos” é o primeiro livro. Àqueles que nos apresenta Clarke, Bellamy, Octavia, Wells e outros personagens que não aparecem na série. Aliás, antes de começarmos de fato nossa resenha, queremos deixar claro que se você veio aqui encontrar algum spoiler sobre a série, sentimos muito… vamos nos ater somente ao livro. Mas é claro, entre uma escrita e o outra, você vai poder notar que muita coisa mudou.

Muitas pessoas não gostam de adaptações. Algumas deixam a desejar, outras mudam o sentido, o final, o começo… tem até aquelas que nos perguntamos, “mas porque mudaram tanto? ”. Se você viu a série e agora quer ler o livro, adiantamos: muita coisa está completamente diferente. E por mais incrível que isso pareça, não é que também ficou bom?!

Três séculos dentro de uma nave no Espaço Sideral foram o suficiente para se criar um novo tipo de política. O que todos queriam, e sobre isso não restava dúvidas, era sobreviver. Mas os recursos estavam ficando escassos, o oxigênio estava acabando e Jaha, o Chanceler daquele povo precisava fazer alguma coisa. Para salvar vidas, seria preciso sacrificar algumas delas.

A nave era dividida em três estações: Phoenix, a estação da elite. Era como se fosse a capital. Dali saíam as medidas protetivas, era onde vivia o chanceler, os cientistas, médicos, engenheiros e todo corpo intelectual da nave. Além de ter a única reserva de mantimentos de todo local. As outras duas estações eram Arcadia e Welden. Ali, se encontrava a mão de obra. As pessoas eram visivelmente mais pobres, seus mantimentos eram racionados e eles só podiam usar água uma vez por semana.

Para que as coisas não ficassem fora de controle, estabeleceu-se algumas medidas. Dentre elas: Casamentos só eram autorizados dentro das estações, ou seja, não podia haver mistura de cátedras. Não se podia ter mais de um filho, os livros não podiam ser retirados da biblioteca e somente as pessoas de Phoenix tinham acesso; adultos que não respeitassem as leis eram condenados à pena de morte e tinham seus corpos lançados na imensidão do espaço, e os menores de idade eram presos e recebiam um novo julgamento ao completar seus 18 anos.

Quando os recursos começaram a acabar também para a elite, o Chanceler viu que era hora de voltar para Terra, mas para que isso acontecesse, precisaria saber se já era seguro. Unindo a fome com a vontade de comer, ficou decidido que os 100 jovens que estavam aguardando seus julgamentos seriam enviados nessa expedição. E assim que houvesse garantia de segurança, toda a população desceria.

Dentre os jovens tínhamos Clarke uma quase médica – ela foi presa antes de conseguir se formar –, Wells – filhos do Chanceler Jaha –; Bellamy e Actavia – irmãos -, Thalia – melhor amiga de Clarke – e Glass – uma menina de Phoenix que deu o azar de se apaixonar por um rapaz de Welden. Cada um tinha um motivo muito particular para estar preso. E agora, eles tinham a chance de começar do zero aqui na Terra. Se sobrevivessem, é claro.

“The 100 – Os Escolhidos” é um ótimo livro de introdução. É bem detalhado e os capítulos recebem o nome dos personagens que vão falar naquele momento. O leitor não se perde. E assim como acontece na série, ficamos querendo saber logo o que vai acontecer.

Morgan conduziu a história com uma ótima linha de pensamento. O assunto não fica arrastado e nem cai na mesmice. E ainda que diferente, quem gostou da série, vai gostar do livro também.

Lançado pela Editora Galera, os três primeiros livros já foram lançados aqui no Brasil, mas o quarto ainda não tem previsão de chegar.

site: http://woomagazine.com.br/resenha-the-100-de-kass-morgan-parte-1/

Biblioteca Álvaro Guerra 06/09/2018

The 100: Os Escolhidos
"The 100 se passa num futuro pós-apocalíptico onde a Terra foi completamente dizimada por guerras nucleares e biológicas. Os humanos que conseguiram sobreviver a essa terrível guerra vivem em uma nave que fica na órbita da Terra. Essa nave tem inúmeras regras bem rígidas: como o crescimento populacional que é estritamente controlado pelas autoridades locais, sendo permitido apenas um filho; E qualquer crime, não importa de qual natureza, é punido com a morte, sem mais nem menos.

A nave se divide em três partes, no livro isso fica bastante evidente. A primeira dela chama-se Phoenix: Onde as pessoas de classe social elevada e de importância vivem, as outras duas se chamam Arcadia e Walden: Onde ficam as pessoas mais humildes. Cada uma dessas partes (que são praticamente divididas em duas) tem seu jeito de viver, suas roupas e costumes, causando assim um certo preconceito de ambos os lados.

A história começa 300 anos depois do lançamento da nave, quando descobrimos que ela está enfrentando sérios problemas em seu funcionamento, e que talvez não dure mais tantos anos. Por esse motivo, fica decidido que 100 dos prisioneiros da nave façam uma expedição a Terra para verificar os recursos da mesma. Esses 100 jovens tem menos de 18 anos, pois assim que atingem a maioridade serão executados como os outros. Uma missão que parece suicida pode ser a única opção dos seres humanos.

Os 100 são colocados na nave e vão em direção à Terra, sem saber o que encontrarão lá, até mesmo sem saber se chegarão vivos ao seu destino.

CAPA E EDIÇÃO
Eu adoro essa capa, é bem diferente! O livro é dividido em capítulos e é narrado em terceira pessoa. Porém, cada capítulo mostra o que acontece com um personagem diferente. São 4 personagens que tem seus pensamentos abertos nos capítulos ao decorrer do livro: Clarke, Bellamy, Wells e Glass. Isso ficou muito bem exposto pela edição, consegui acompanhar sem dificuldades nenhuma. A revisão foi bem feita, não achei erros durante a leitura. Com os flashbacks contidos no meio dos livros, a fonte muda para melhor identificação do tempo entre passado e presente, achei isso válido, facilitou a leitura.

the 100

MINHA OPINIÃO
Conheci o universo de “The 100” pela série produzida pelo canal americano CW. Logo que assisti o piloto já procurei pesquisar sobre a história e acabei descobrindo que era adaptação de um livro.

O começo do livro é de tirar o fôlego. Clarke tem certeza de que vai morrer, ninguém sabe como está a Terra, ou se o ar está livre da radiação causada pela guerra. E para a surpresa deles, se deparam com um lugar totalmente diferente disso, o ar não é mais tóxico e a água existente lá é potável. Enquanto isso na nave, Glass, única personagem que está lá, nos mostra o que está acontecendo. Wells e Bellamy, juntamente com Clarke são alguns dos 100 jovens que são enviados para a Terra.

“Esse era o problema dos segredos – você tinha que carregá-los consigo para sempre, independentemente do custo.”

No decorrer dos capítulos, as narrações são alternadas e flashbacks entram na trama para nos mostrar como era a vida dos quatro personagens principais antes dessa expedição. Clarke é filha de cientistas que foram condenados por traição, e ela foi presa juntamente por conta disso. Wells, é filho do chanceler e cometeu um crime propositalmente para que ele fosse enviado à Terra junto com Clarke, sua ex-namorada. Bellamy também comete um crime para entrar na nave com o objetivo de salvar sua irmã mais nova Octávia. Como já sabemos, nenhuma mulher pode ter mais de dois filhos, porém a mãe deles conseguiu a esconder no quarto durante anos. Mas quando o crime é descoberto ambas são castigadas pelo ato ilícito. Por último Glass é uma das jovens que era para estar entre os 100 mas acaba conseguindo escapar quando Bellamy provoca um alvoroço para sua entrada na nave.

Já aliviados pela certeza que a radiação não será um empecilho, os 100 logo descobrem que na Terra os problemas são bem diferentes do que esperavam encontrar.

LIVRO X SÉRIE
Logo que comecei a ler o livro, vi diferenças gigantescas entre o mesmo e a série. Um dos quatro narradores simplesmente não existe na série! No livro, os pais de Clarke foram mortos, já na série a mãe dela está viva na Arca e é de extrema importância para a população. Clarke e Wells tem uma história complicada, pois na série ela acredita que foi ele que contou a traição de seus pais, mas vemos que a história não é bem assim. Já no livro o que realmente aconteceu fica bem evidente logo no começo.

Apesar das grandes diferenças, eu não vejo isso como um problema. A série tem as mudanças necessárias para que seja uma ótima adaptação. A narrativa é muito mais acelerada e tudo acontece rapidamente. Foi uma ótima leitura, e já estou ansiosa para a leitura de Dia 21, o segundo volume da série The 100"

Link da resenha: http://resenhandosonhos.com/the-100-kass-morgan/

Esse livro se encontra disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=485041&tipoPesquisa=titulo&tipoDoc=0

Jean.Parra 06/08/2018

"Primeiro, nós sobrevivemos. Então, nós recuperamos nossa humanidade" (The 100, CW)
Com o término da quinta temporada de The 100 (CW), decidi me aventurar no universo criado pela autora americana Kass Morgan que deu origem a série de TV. Em "Os escolhidos", primeiro volume dá série de livros The 100, somos apresentados aos quatro protagonistas Clarke, Wells, Bellamy e Glass, que conduzem a narrativa através de seus respectivos pontos de vista a cada capítulo, permitindo ao leitor adentrar em seus dramas pessoais desenvolvendo facilmente empatia por suas motivações. Os flashbacks funcionam de maneira extremamente sutil e dinâmica para a compreensão dos eventos que culminaram no momento inicial da narrativa.

"Os escolhidos" tem inicio séculos após a guerra nuclear ou Cataclismo ter devastado o planeta, levando a humanidade a viver na Colônia, um aglomerado de estações espaciais. No entanto, o crescimento populacional e a escassez de recursos obriga os governantes a enviar 100 jovens delinquentes à Terra com o objetivo de averiguar as condições do planeta para uma possível recolonilização. Porém, as divergências e conflitos entre os "novos" habitantes ameaça o sucesso da missão.

site: https://www.instagram.com/p/BuJsH5eA9TJ/?igshid=1ax9fbxvphzc1
Amanda.Contiero 07/08/2018minha estante
Muito bom!

Anderson.Linhares 23/07/2018

Preferi a série
Comparando com a série esse primeiro livro é bem devagar, o primeiro livro é só o primeiro episódio da série, os fãs de Bellarke com certeza amaram esse livro, mas julgando o livro em particular, eu achei um livro bom, me prendeu bastante, achei os capítulos da Glass chatos, gostei que tem bastante flashbacks e até pelo fato de eu já ter visto a série eu consegui imaginar melhor os personagens, estou indo pro segundo livro e já estou gostando

Andréia 11/07/2018

Resenha The 100 - Os Escolhidos - www.starbooks.com.br
Os Escolhidos tem como protagonistas 4 jovens cujas realidades e personalidades são completamente diferentes, eles tem uma coisa em comum: estão entre os 100 jovens que irão à Terra para saber se a mesma ainda é inóspita e digamos que talvez ir ou não ao planeta Terra não seja uma opção que lhes é dada.

A Terra, até onde se sabe, tem altos níveis de radiação depois do acontecido e a nave central e suas adjacentes não poderão abrigar suas centenas de passageiros eternamente, uma hora o retorno a Terra será inevitável. Mas como saber se a Terra é habitável? Simples, é só enviar os 100 jovens, entre 12 e 18 anos, que estão presos por terem cometido alguma infração e que teriam seus futuros ceifados por isso.

‘‘– Vocês receberam uma oportunidade sem precedentes de deixar o passado para trás – dizia o Chanceler. – A missão em que vocês estão prestes a embarcar é perigosa, mas sua bravura será recompensada. Se vocês tiverem sucesso, suas infrações serão perdoadas e vocês serão capazes de começar novas vidas na Terra.’’

Pois bem, tendo isso em mente, falarei um pouco sobre cada um dos 4 personagens centrais e sobre o seus papéis na narrativa.

Wells, filho do Chanceler, carrega segredos e culpa junto a si, cometeu a sua infração propositalmente para ser mandado para a Terra junto da mulher que ama, não importando as conseqüências. É um personagem com altos e baixos e que quando se importa com alguém, não mede esforços para fazer o melhor por essa pessoa, é um líder nato. Entre os quatro narradores foi quem eu menos gostei.

Bellamy, não era para ele estar na nave, mas um membro da sua família estava na lista de passageiros e ele se sente responsável por essa pessoa, então não pensou duas vezes antes de se arriscar. Bellamy é forte e extremamente protetor, um personagem por vezes petulante e que não tem medo de se arriscar.

Clarke, é o mais próximo de uma médica que os 100 têm, é uma personagem também forte, que foi traída no passado por uma pessoa que amava; por vezes está na defensiva e constrói barreiras ao seu redor para evitar aproximações e se preocupa muito com o bem estar de todos; me irritei um pouco com ela em algumas partes, ela é indecisa, romanticamente falando (e aqui temos um triângulo amoroso!! Que, na minha opinião, se formou rápido demais).

Glass, foi a minha personagem favorita, simpatizei com ela logo de cara, ela é carismática, sincera, ama profundamente e a história dela com o rapaz que ama é muito bonita e triste ao mesmo tempo.

Pois bem, Kass Morgan me encantou com sua estória criada, ela nos coloca na cabeça dos personagens de uma forma crível, cada personagem é único e com personalidades bem distintas e todos são extremamente humanos, têm medos, receios, amam, ficam felizes e tristes, ela aborda muitos sentimentos e explora o que pequenas coisas causam aos personagens, como quando veem o pôr do sol pela primeira vez, por exemplo, algo que para o leitor talvez seja banal, para esses jovens têm muitos significados.

‘‘(...) A expressão pôr do sol não poderia de forma alguma conter aquela beleza, e, pela milionésima vez desde que tinham pousado, Wells percebeu que as palavras que lhes foram ensinadas para descrever a Terra empalideciam em comparação à realidade.’’

Os jovens viveram na nave por toda a sua vida, assim como os seus ancestrais a centenas de anos, e o que sabem sobre a Terra foi aprendido em sala de aula e passado de geração em geração, e eles não sabem o que encontrarão pela frente, a Terra pode e deve ter sofrido muitas mudanças, é o que pensam, então cada descoberta feita por eles nos deixa com expectativas e curiosidade de saber o que virá pela frente. Eles enfrentam muitos perigos e descobertas nessa jornada e é impossível não ficar na expectativa do que virá.

‘‘Bellamy estava farto de tudo aquilo – das punições, das estações, do sistema. Estava cansado de seguir as regras de outras pessoas. Estava de saco cheio de ter que lutar para sobreviver. Viver na floresta não seria fácil, mas pelo menos ele e Octavia estariam livres.’’

Para nós, leitores, seria ainda mais interessante se também soubéssemos, simultaneamente aos acontecimentos na Terra, o que está acontecendo na nave, certo? Certo! E por isso Kass nos presenteia deixando um personagem para nos manter a par dos acontecimentos na nave e nos contar um pouquinho como é a vida lá e como os cidadãos lidam com determinados acontecimentos, só senti falta de uma descrição sobre como a nave de fato funciona.

A construção dos personagens foi muito bem realizada e pela narração ser feita em terceira pessoa tendo enfoque em um personagem diferente a cada capítulo, isso impede de a leitura ficar maçante. E durante a narrativa há momentos de introspecção dos personagens em que eles se recordam de momentos importantes vividos na nave, o que propicia que entendamos melhor certos comportamentos, crenças e a dimensão da bagagem que carregam.

‘‘ – Pessoas boas podem cometer erros – respondeu ela lentamente. Então levantou a cabeça, e seus olhos se encontraram com os de Wells. – Isso não quer dizer que você deixa de se importar com elas.’’.

A escrita da autora é simples e eu devorei o livro em um dia, The 100 para mim foi uma leitura que eu só consegui largar quando cheguei ao fim, nesse primeiro volume a autora se aprofundou mais nos sentimentos dos personagens e nas suas percepções, então creio que ela deverá focar mais na Terra futurística e pós apocalíptica no próximo volume. A edição desse livro está simples e bonita, adorei a capa que nos remete ao conteúdo do livro (romance + sci-fi) e espero poder ler a sequência em breve. Para aqueles que curtem ficção científica e distopias, acho que irão gostar de The 100.

Lembrando que a série foi adaptada para TV; já assisti dois episódios apenas, e vi muitas diferenças, muitas mesmo! Assim que terminei esse livro fui correndo assistir a série de tv, mas infelizmente não tive tempo de assistir os demais episódios, mas espero terminar de assistir em breve.

site: http://www.starbooks.com.br

Nicole Longhi 24/04/2018

Perdeu para a série de TV
Essa era uma leitura que eu estava louca para fazer há um bom tempo, pois assisti a série e fiquei completamente viciada. Como vi que o livro está disponível no kindle unlimited, pronto baixei e fiquei toda feliz e lá fui ler.
Na trama a terra foi devastada devido a guerra, tornando-a assim inabitável e tóxica ao homem, obrigando todos a viverem divididos em colônias nas espaçonaves. Mesmo com controle de natalidade, a população acaba crescendo cada vez mais e os recursos se tornam escassos levando o governo a tomar decisões extremas. Com um grande número de delinquentes juvenis utilizando recursos e fazendo gastos inúteis, os governantes selecionam um grupo de 100 jovens para a missão de manda-los a terra como teste para saber se ela está novamente habitável. O selecionado grupo agora pode ter a chance de recomeçarem uma nova vida ou a de não sobreviverem.
Como havia assistido a série primeiro, tive um pouco de problema para focar no livro sem comparar as duas, mas ai consegui manter as duas separadas e prossegui com a leitura. E geeeeeeente, são poucas as vezes que falo que um livro perdeu e feio para o seriado!! Juro que só terminei o livro porque odeio começar uma leitura e abandonar, então mesmo não gostando eu sempre vou até o fim. Desde que vi a sinopse eu ameeei toda essa ideia proposta, porque a autora tem um mundo novo inteiro para ser explorado de uma forma fantástica!

A autora nos apresenta a trama dividida entre 4 personagens escolhidos do 100 que chegam a terra:

a) Clarke, presa por traição mas só estava tentando proteger a família.
b) Bellamy, não estava preso, porém ao descobrir que a irmã irá ser enviada a terra se desespera.
c) Wells, filho do chanceler e é preso somente para poder ficar perto Clarke.
d) Glass, era para ser uma das enviadas mas acaba fugindo para poder reencontrar seu grande amor, que está com outra pessoa agora.

Gostei bastante de como a autora soube alternar a história dos personagens, não ficou uma leitura cansativa e consegui devorar o livro rapidamente. Podemos acompanhar a trama dos que foram enviados a terra assim como acompanhamos o que está acontecendo na espaçonave, e de quebra no meio desses acontecimentos todos, somos apresentados a cenas do passado dos personagens que a autora destaca em passagens. A narrativa é em terceira pessoa através dos 4 personagens apresentados acima.

Resenha completa em:

site: https://sheisabookaholic.blogspot.com.br/2018/03/resenha-100-os-escolhidos.html

Eu sou Groot 10/02/2020minha estante
Nossa vc não gostou....depois vou ler"'' kk

Eu sou Groot 10/02/2020minha estante
Adoro essa série na tv. haaaaaaaaa

Anne Ferreira 10/02/2020minha estante
Eu amo a série na tv, mas não gostei do livro kkkk achei a série mais interessante

Eu sou Groot 13/02/2020minha estante
Hannnn!!! Ata... Então tah ... Kkkk
xD

xB kkk

Alana N. 12/02/2018

"Ninguém pisa na Terra há séculos- até agora."
“The 100” é o primeiro livro da trilogia que inspirou a série homônima, mas se você ingressar nesse leitura esperando pelo mesmo ritmo da série, creio que se frustrará em demasia.
Depois que o planeta foi assolado por uma guerra nuclear, uma parcela da população foi enviada ao espaço, onde morariam na Colônia até que fosse possível voltar para a Terra. Mas, depois de muitos anos, a nave sofre danos irreversíveis e o líder não vê outra solução que não mandar um grupo de delinquentes juvenis para que verifiquem se já é possível voltar para “casa”.
Com uma narrativa alternada e cheia de flashbacks, pode ser que muitos leitores achem que esse é um livro arrastado, ainda mais quando comparado a série. Mas, ao meu ver, o livro manteve o ritmo certo para que o leitor não se sentisse perdido ao ingressar nessa nova realidade que possui muitas nuances e detalhes, tanto quando estamos no espaço, quanto quando estamos na Terra, que já não é como conhecemos. Sem falar que a narrativa alternada ajuda a dar mais profundidade a trama a aos personagens, explorando tanto o presente quanto o passado dos mesmos, ajudando o leitor entender todos os acontecimentos e motivações que culminam até aquele ponto.
Mas como eu falei: Se entrarem na história aguardando pela agilidade da série, a frustração será uma colega de leitura, já que a mesma tem uma maior facilidade para mostrar o ambiente e tudo mais. Na leitura esse quadro é pintado aos poucos, coisa que, particularmente, não me incomodou, já que em livros é necessário muito mais tempo para que haja uma real profundidade, coisa que nem sempre uma série é capaz de oferecer, mesmo com a todos os meios que possui.
Então se você é um fã da série fica a dica para que não vá com muita sede ao pote. E se não for, a leitura pode te agradar e surpreender muito.

Lisah 22/11/2017

Quando a história original perde para a homônima.
Eu descobri que The 100 era baseado em um livro quando estava na segunda temporada da série mas não tive vontade de ler o livro já que estava achando a série muito boa. Por volta da quarta temporada a história começou a ficar confusa e a série perdeu a qualidade, então resolvi ler o livro para saber como era a história original. Eu sabia que a maioria dos meus personagens favoritos não estariam no livro, já que a história da série é apenas homônima, e quando descobri que não existia o romance entre a Lexa e a Clarke, (o que eu mais gostava na série), fiquei em dúvida se valeria mesmo a pena ler o livro. Resolvi dar uma chance a história e a verdade é que me decepcionei muito.
A premissa da história tem muito potencial, nos prometendo uma grande aventura extraterrestre, mas o que encontramos é um típico romance adolescente. O livro não passa de clichês e dramas juvenis, a história dá mais relevância aos problemas amorosos e melodramáticos dos personagens do que realmente a grande aventura que eles estão vivendo. Problemas fúteis como uma briga de casal mal resolvida são mais importantes do que sobreviver em uma Terra devastada por um cataclismo nuclear.
Se eu tivesse lido esse livro mais nova talvez tivesse gostado, entretanto, achei a história muito boba e sem conteúdo. Não recomendo aqueles que não gostam de um romance beeem aguinha com açúcar.

Bia 04/11/2017

Resenha - The 100 Os Escolhidos
Eu amei a série de TV (apesar de a terceira temporada esta um pouco chatinha) e super estava ansiosa para ler os livros. Eu sabia que os livros seriam bem diferentes da série (estilo PLL e Diários de um Vampiro são diferentes dos livros).
As páginas são amareladas, a fonte é grande. Têm trinta e seis capítulos e a narração é intercalada por quatro personagens: Wells, Glass, Clarke e Bellamy.

Já faz três séculos que uma população vive no espaço depois que a terra sofreu um Cataclismo, todos da Arca (como é chamada a nave do espaço) acreditam que a Terra é perigosa por causa da irradiação e inabitável. Então todos vivem em uma nave grande, porem não grande o suficiente para que fosse permitido ter dois filhos, isso quando o Conselho libera que um casal possa ter um filho. A democracia é diferente no espaço, uma regra quebrada para os adultos é a morte: eles farão o culpado flutuar no espaço sem oxigênio. Para os adolescentes, menores de 18, eles prendem em um confinamento para que quando chegar seus décimo oitavo aniversário, eles serão julgados.
Porém, três séculos já se passaram e era previsto que em algum momento algo na nave iria dar errado. Afinal, algo assim não se pode durar muito tempo em um local onde não existem muitos recursos. Para resolver o grande problema o Chanceler (o presidente da nave) cria um plano para enviar cem prisioneiros para a Terra como forma de testar se depois de tanto tempo a Terra é segura ou não.
Com os cem em terra firme, cada um dos prisioneiros mostra suas verdadeiras faces. Alguns por acreditarem que estão livres da burocracia cruel da Arca crêem que podem viver como querem, sem regras. Outros acham que com a ausência do Chanceler podem liderar de suas maneiras, outros ainda sentem medo, prontos para caírem mortos ao tomar uma gota de água da Terra. Cada um tem um passado que vai contar como foram parar no confinamento, muitos são perigosos, outros ficaram presos por engano ou apenas por roubar uma fruta. Bellamy e Wells são os únicos que escolheram estar entre os cem, pois ambos tinham um objetivo de proteger alguém que estava na lista dos cem. Clarke tem um segredo, o que a fez ir para o confinamento, que a assombra e a enche de ódio. Glass conseguiu escapar de sua ida a Terra, pois tinha algo que ela ainda precisava fazer na Arca e não podia deixar que a levassem para muito longe sem antes encontrar o homem que ama.

Como eu disse, já sabia da diferença do livro para a série, porém mesmo sabendo fiquei mais surpresa ainda de ler tamanha diferença. A série não tem nada a ver com o livro, é muita coisa diferente até mesmo os personagens. A série também tem muitos personagens que não existe no livro. Alguns eu fiquei feliz de não existirem no livro, mas outros eu senti a falta da presença deles.
Eu achei que as coisas aconteceram rápidas demais nesse livro, sem muita explicação e sem muita emoção também. Os personagens são um pouco secos e vagos. Não tem muito detalhes o livro, eles não falam muito das coisas passadas e das presentes como, por exemplo, a Terra, todos sempre desejaram estar de volta a Terra, mas quando finalmente estão nem parecem ligar porque é tudo tão seco a forma como é dita as coisas, na verdade eles mal falam alguma coisa sobre a Terra... Nem sei explicar, só é estranho mesmo.
Clarke é uma personagem totalmente diferente da Clarke do seriado, ela é um pouco calada e não lidera. Apesar disso é durona, mas não da forma que o seriado mostra.
Bellamy é mais diferente ainda no livro, ele não é o “vilão” ou o “cara mal” que da muita mancada como na série. Ele é um cara bem esperto e muito protetor com a irmã (sei que na série é assim também, mas no livro é mais intenso), é um cara bem bacana e gentil, não é tão agressivo (a não ser que mecham com sua irmã) e não é um líder também.
Wells foi mais aproveitado no livro, não tivemos a oportunidade de conhecê-lo na série então não tenho como compará-lo. Wells no livro é um cara que, para mim, é sacana. As mancadas que ele fez realmente foram muito graves e teria me sentido exatamente como Clarke ficou. Não gostei desse personagem, achei-o bem sem sal e até um pouco superior demais.
Glass é uma personagem totalmente nova, já que ela não existe na série. No inicio acreditei que ela era uma riquinha metida, mas esse pensamento logo foi descartado quando ela se mostrou valente e muito persistente. Estou encantada com essa personagem e bem curiosa com o que vai acontecer com ela.
Eu não me encantei pelo livro e não achei grande coisa, por mais que seja apenas o primeiro livro, ainda sim achei que faltou muita coisa, não tem muita explicação e é tudo muito vago e rápido, parece algo sem emoção. Mas o final me deixou curiosa para o próximo livro.

site: http://biiabrito.blogspot.com.br/