Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Gustavo Rodrigues 08/10/2021

O bom de ler um livro considerado clássico é que, geralmente, além de uma história boa, agrega algum conhecimento. Em se tratando de Ficção Científica, na grande parte das vezes traz um questionamento futurista, como acontece em Blade Runner.

A história em si é boa, com uma certa dose de ação e tal, mas acho que o ponto forte do livro é realmente o que ele tenta trazer como questionamento. Mostra que, como já é de costume, o ser humano só valoriza algo quando perde. Enquanto há vários animais por aí, ninguém liga. Quando praticamente todos morrem, ter um animal de verdade (e não um elétrico) vira sinônimo de ter um elevado status social.

Além disso, traz o maior questionamento: o que diferencia o ser humano de um androide? Achava-se que seria a empatia, mas será mesmo?

Tirando algumas coisas que eu não entendi bem, e que poderiam ter sido explicadas com mais detalhes, é um bom livro. ??
Edméia 08/10/2021minha estante
*Tenho dificuldade para entender livro no gênero sci-fi ! Li "Matéria Escura" e muita coisa não entendi ! Ignorância minha ! Preciso aprender a entender e gostar deste gênero literário também, Gustavo Rodrigues ! Boas leituras pra você ! Fiques com Deus. Um abraço. (Estou adorando o livro "A Leste do Éden " do escritor John Steinbeck que estou lendo ! É o primeiro livro deste escritor que eu estou lendo e pretendo ler mais outros livros da autoria dele !!! Ele é SEN-SA-CI-O-NALLLLLLL !!! ).

Edméia 08/10/2021minha estante
*Ah, voltei ! Este teu comentário me fez lembrar de um livro do escritor asiático Kazuo Ishiguro que eu quero ler : "Klara e o Sol " , editora Companhia das Letras ! Este livro foi lançado no mês de Março deste ano e eu tenho lido e assistido no YouTube bons comentários, resenhas, impressões sobre o mesmo !!!

Edméia 08/10/2021minha estante
*Bom saber que você é pernambucano de Garanhuns ! Minha mãe nasceu num povoado do sertão nordestino , especificamente, na cidade de Palmerina, Pernambuco ! O povoado se chama "Cachoeiras Dantas " ! Você conhece esse povoado ?!

Gustavo Rodrigues 08/10/2021minha estante
Oi, dona Edméia. Muito obrigado pelas indicações! E não conheço o povoado, infelizmente.

Edméia 08/10/2021minha estante
*Bom final de semana, Gustavo ! Boas leituras. Fiques com Deus. Um abraço. - *P.S. - Pena que você não conhece o povoado ! Eu também não o conheço ! Aliás, não conheço nenhuma cidade das regiões norte e nordeste do Brasil ! Quero muito conhecer Pernambuco ! Afinal , o sangue dessa terra corre solto nas minhas veias !!!

Brujo 08/10/2021minha estante
Sobre vc não ter entendido bem alguns pontos, vai se acostumando... Se tem uma coisa que o PKD faz em seus livros é plantar dúvidas nas cabeças de nós pobres leitores, talvez pra estimular nossos questionamentos. Eu adoro essas " pulgas atrás da orelha " que os livros dele deixam !

jusousan 09/10/2021minha estante
É um clássico que eu adorei igual! Plantar na cabeça dúvidas e nos fazer questionar várias coisas, na minha opinião, é ótimo. Ficar refletindo sobre o livro após a leitura é o diferencial. Outra coisa, que fofinha dona Edméia viu

Gustavo Rodrigues 09/10/2021minha estante
Entendo, Brujo. Os próximos livros dele já vou ler sabendo disso ?

Sim, Ju! De fato deixa a gente pensando sobre algumas coisas.

FalaLud 02/07/2020

Decepcionante...
Tinha uma expectativa alta pra esse livro por ser uma das obras mais famosas do PKD. Ainda que não correspondesse às minhas expectativas, esperava no mínimo um livro 3 estrelas.

Achei que ia ver uma reflexão profunda sobre a existência humana, a empatia e nossa relação com os animais, mas o que encontrei foi uma abordagem rasa, cheia de inconsistências, coisas que não batem e uma história bem sem graça.

Definitivamente não funcionou pra mim.
kaloskagathos 02/07/2020minha estante
Eu lendo O Iluminado, do Stephen King. Foi bem assim, muita expectativa; isso pode atrapalhar. Tenho vontade de ler mais livros do PKD, mas Blade Runner não me chamou muito a atenção.

FalaLud 02/07/2020minha estante
Tenho medo de ler o iluminado pq o filme é um dos meus preferidos da vida, mas ao mesmo tempo tenho curiosidade.
Esse é meu 3º do PKD, mas pelo que to vendo, talvez nada dele me agrade muito.

kaloskagathos 02/07/2020minha estante
Só vi umas imagens e uns comentários, mas o filme me larece MUITO diferente. Vale a pena conferir, eu não gostei mas é um bom livro. Alias, uma das mudanças é o personagem do Jack, digo no sentido aparência; o Jack do filme tem uma presença absurda, muita gente ignora as descrições do livro e vê o Jack do filme.

FalaLud 02/07/2020minha estante
Eu ouvi dizer que o King sempre reclamava da versão do Kubrik. Ele encheu tanto o saco que fez sua própria adaptação (se eu não me engano em uma minissérie), mas teve que assinar um contrato pra parar de falar mal da versão do Kubrik. Não cheguei a assistir, mas não chegou nem aos pés da notoriedade do filme.

Rafael 03/07/2020minha estante
Sempre fui louco pra ler Blade runner, agora deu uma desanimada. Quanto ao Iluminado, pelo menos pro meu gosto, pode ler sem medo, não tem erro! Há sim uma diferença no Jack do filme e do livro, enquanto que o Jack Nicholson passa uma imagem de atormentado já desde o começo do filme, no livro o personagem vai se modificando ao longo da história, ele começa como um cara "normal", mas do meio pro fim ele se transforma naquele alucinado que quebra a porta com um machado, e vc consegue ver direitinho essa mudança, na minha opinião é um trabalho genial do SK!

FalaLud 03/07/2020minha estante
Rafa, muita gente gosta do Blade Runner e do PKD. Eu até agora to tentando descobrir o que as pessoas veem nele... mas enfim, se você resolver se aventurar me conta depois suas impressões.

O iluminado na primeira oportunidade de promoção vou comprar, pq nunca li NADA do Stephen King. (To com a Torre Negra I e II emprestado aqui, mas não me animei muito de ler - se já leu me fala se vale a pena).

Rafael 03/07/2020minha estante
Já li os 7 volumes da Torre Negra (ainda não li o spin-off). Eu gostei bastante, mas talvez não seja a melhor escolha pra começar a ler Stephen King, mas já que vc tem aí, faz um tentativa! Só um detalhe, é quase unânime entre todos que leram a saga, que o primeiro livro é duro de ler, a escrita é arrastada, passagens monótonas. Tem que fazer um certo esforço pra terminar, mas no segundo volume a história melhora muito, eu acho que vale a pena!

Henrique 29/04/2014

Análise SEM spoiler
Antes de tudo, duas notas essenciais:

I. É um daqueles livros vivos que, conforme é lido, vai selecionando um apanhado de emoções diretamente da mente do leitor. Feito isso, o livro, com mãos como as de ninguém, guia o leitor à descobertas que colocam diante dele toda sorte de crenças e ideias que ele possui e o leva a questionar a própria essência de sua existência e seu código moral.

II. É um daqueles autores que não podem ser equiparados a outros, que não pode mais ser encontrado e ao qual só podemos recorrer por meio do que deixou quando se foi, que nos leva para o núcleo do ser e do existir.

Sobre a Obra

Durante o período que ficou conhecido como Guerra Mundial Terminus, uma investida nuclear traz à tona um cenário pós-apocalíptico no qual grande parte da população de seres vivos foram mortalmente afetados pela radiação, restando muito poucos.

Para proteger a raça humana da extinção, a ONU incentiva a emigração para colônias fora do planeta Terra, especificamente para Marte. Para encorajar as pessoas a emigrarem, foram criados os androides-serviçais que estão à disposição dos que decidem emigrar. Com o tempo, por serem feitos de material biológico e serem periodicamente otimizados, os "andros" tornarem-se visivelmente quase indistinguíveis do ser humano e com uma memória assustadoramente "humana".

A maior parte das pessoas que decidiram viver na Terra, mesmo com a constante poeira radioativa que "cai do céu", vivem em cidades desordenadas e decadentes, sempre passíveis de adoecerem pela radiação. Os animais são escassos e, por ser uma atitude socialmente vista como incentivo à empatia e agregadora de status, muitos adquirem animais a altos preços. Aqueles que não podem dispor desse luxo, optam pelos animais sintéticos, bastante verossímeis e consideravelmente baratos, podendo assim manterem um status de fachada.

Na trama principal, temos Rick Deckard, um caçador de androides por recompensa, que precisa capturar 6 androides do modelo Nexus-6, última geração, que como muitos androides fugitivos, estão se passando por seres humanos no planeta Terra. O que deveria ser uma caçada rotineira, se transforma em uma experiência que coloca sua vida em risco e o leva a confrontar-se com questionamentos que ele sequer havia cogitado fazer. Em uma trama secundária, temos John Isidore, um homem considerado "especial" por possuir uma inteligência abaixo do considerado normal, sub-desenvolvida, mas que conseguiu um emprego em uma oficina para concertos de animais sintéticos e leva uma vida solitária, até que um novo e intrigante morador torna-se seu único vizinho.

Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? e sua Aplicação na Vida Real

+ O mundo precisa do Dick e de outros nomes novos

Dick é bom no que faz. Ele é responsável por aqueles livros que, mesmo tendo uma lista imensa de livros para ler até o fim da vida, nos fazem prometer relê-los.

E precisamos de homens e mulheres como o Dick, e por "como o Dick" não estou dizendo "iguais ao Dick" e sim "tão bons naquilo que fazem quanto o Dick era no que fazia". Um autor ou autora que escreve chick-lit, por exemplo, pode ou não ser bom em fazer o que faz. Nesse caso, eu citaria o livro O Diabo Veste Prada, um chick-lit que põe outros no chinelo pela qualidade da trama e personagens, que não te dão aquilo que você espera, mas vem acompanhados com alta dose de fator surpresa, sendo divertido e transmitindo valores ao mesmo tempo.

Seja um Young Adult, infanto-juvenil, terror, fantasia, sci-fi, HQ, mangá, auto-ajuda, biografia ou qualquer outro segmento, o que fará com que o resultado final valha a pena ou agregue valores é o fator "dedicação", que vai desde uma avaliação do próprio autor daquilo que ele pretende e do preparo necessário para fazer com que seu investimento transforme-se no seu melhor, sem se preocupar com a demanda ou com o que está em voga, mas com o "tornar-se bom no que faz".

+ Sobre criar ovelhas elétricas, ficção e a próxima geração

- Ovelhas Elétricas
Somos bombardeados, todos os dias e de todos os lados, por "ovelhas elétricas", acompanhadas com promessas de conforto, felicidade, satisfação. A mídia nos diz que se usarmos isso, ingerirmos aquilo e dirigirmos tal veículo ou adquirirmos o mais novo lançamento e a mais recente promoção, seremos felizes. Mas, a mídia precisa que você acredite nisso, que dependa desses artigos, afinal são o que a mantém de pé. É aí que entra o senso crítico, indispensável nos dias que se desenrolam, onde viver em sociedade está se tornando cada vez mais off-line.

Um dos elementos que fazem com que os indivíduos humanos sejam sociáveis entre si, é o senso que temos do sofrimento e das necessidades do outro. A capacidade quase mágica de sentir o que o outro sente ao tomar conhecimento de sua dor ou de sua alegria, mesmo sem conhecê-lo. Numa síntese, o poder de estar no mesmo lugar emocional em que se encontra o outro ao ficarmos ciente deste "lugar".

Estamos vivendo, literalmente, em um BUM! tecnológico. Essa expansão é tão gigantesca e onipresente, que comer, dormir ou se exercitar são postos em segundo plano (ou em plano algum), ainda que sejam necessidades, inerentes à fisiologia humana. A saúde física e mental são depositadas no altar da satisfação imediata, da diversão sem medidas e do ganho fácil. As crianças e os jovens estudantes já não estão ansiosos por encontrar este ou aquele colega de classe, mas em abandonar a classe para encontrar uma infinidade de "amigos" virtuais e, ainda que estejam fisicamente "desconectados", estão mental e emocionalmente conectados, pois o que ocorre durante essas conexões estende-se para os diálogos que desenvolvem com outros e a experiência extra-virtual são, na verdade, uma extensão da mesma. Um círculo perigosamente vicioso se considerarmos que eles serão os adultos "responsáveis" pela próxima geração.

- Ficção e Empatia
Uma pesquisa feita recentemente a respeito do papel da literatura de ficção na vida das pessoas aponta, como o maior dos benefícios que a mesma pode fornecer, o aumento e aperfeiçoamento da empatia.

"A ficção é uma simulação do mundo social que nos permite experimentar (ao menos por meio da imaginação [de um modo emocionalmente real]) uma variedade de circunstâncias sociais com diferentes tipos de pessoas que nós podemos encontrar no cotidiano", diz o psicólogo cognitivo Dr. Keith Oatley. Temos, na literatura, um verdadeiro campo de simulação para diversas ocasiões da vida cotidiana, acessível à crianças, jovens e adultos.

- A Geração que está Chegando
Vejo o futuro sob uma perspectiva bastante pessimista, adultos infantilizados, emocionalmente incapazes, frágeis, violentos, covardes, imaturos, incapazes de conectarem-se com a realidade sem a muleta tecnológica. Vejo um futuro de pessoas dependentes da tecnologia, escravos dela. É para esse futuro caótico que apontam as evidências, um futuro onde "ovelhas elétricas" estão à venda por um preço mais acessível e que, cedo ou tarde, vão manifestar algum defeito, talvez, irreparável.

+ Humanos entre androides: sobre como a sociedade pode drenar nossa empatia

É assim que me sinto, um humano entre androides. É uma sensação que quero cultivar até o fim, quero viver e morrer como humano, não como um autômato.

Na obra em questão, em um mundo que acabara de enfrentar o caos que dizimou diversas formas de vida, incluindo a de seres humanos, a humanidade ainda encontra espaço para banalidades, como viver de aparências, por exemplo. Mas, como Dick nos faz enxergar, o ser humano tende a tomar decisões erradas, desde aquelas que levaram a uma guerra nuclear de proporções universais, àquelas que visam subjugar uma classe por não possuir isso ou aquilo, geralmente, envolvendo dinheiro. A bem da verdade é que, provavelmente, isso sempre vá existir. As pessoas estão sempre buscando modelos para seguir e, mais uma vez, tendem a encontrar moldes errados, parcos, que dão à vida um cheiro de morte.

Em Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? temos uma sociedade caótica tentando sobreviver em um mundo caótico, e esse caos deveria despertar a empatia, aproximar os seres humanos, ao invés disso, a ganância continua a imperar, o que pode ser visto na produção de animais elétricos (usados para manter as aparências, já que é símbolo de status na sociedade possuir um animal) e a produção de androides, que apesar do propósito inicial, encorajam pessoas a emigrarem para preservar a espécie humana, passam a ser criados tendo como propósito o lucro, mesmo depois de os androides se tornarem potencialmente perigosos para a humanidade. Mais uma vez, a estupidez se manifestando na forma de ganância, o monstro que possivelmente levará a raça humana à extinção tal qual nós já extinguimos outras formas de vida.

Não sou, nem de longe, um "anti-tecnologia", mas não sou surdo aos ruídos que revelam o quanto o avanço tecnológico está desumanizando as pessoas, mesmo aquelas que vieram de uma época mais sadia, mais "tete-a-tete, face-a-face". Admiro muitos dos avanços científicos que estamos presenciando e as conquistas que estão sendo feitas, pessoas e grupos de pessoas indo em busca dos seus direitos, por justiça, por igualdade, por um mundo onde preconceitos sejam tão asquerosos quanto chorume. Em contra-partida, fico estarrecido com outros aspectos da sociedade, que parecem varrer o respeito, o apreço ao conhecimento, à cidadania. Não tenho TV em casa, por opção, por isso não acompanho telejornais, também por opção. No entanto, faço uso da internet para manter-me atualizado quanto aos acontecimentos, é muito mais fácil peneirar o que se vê ou lê e determinar fontes confiáveis. Mas, ainda que não dispusesse desse aparato, eu mesmo vivencio as consequências de uma sociedade onde o sexo e o futebol são supervalorizados e infantilmente utilizados, para não dizer primitivamente. Uma demonstração disso no Brasil é a baixíssima audiência que possui a TV Cultura, considerada a segunda maior emissora do mundo em termos de qualidade porém, com pouquíssima audiência. Por outro lado, a rede Globo é a segunda maior emissora do mundo em audiência, mas se considerarmos a "qualidade"... Sendo irônico, talvez isso se deva ao fato de a TV cultura não enfatizar o futebol e banalizar o sexo. Bem, não vou entrar nessas terras.

Precisamos estar atentos a um dos atributos mais importantes que possuímos: a empatia. Ela nos diferencia das máquinas, dos avatares e faz parte do que nos define como seres humanos, portanto, não deixemos que os interesses de grandes empresas definam o que somos.

Por fim...

Há outros aspectos a serem avaliados em Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?, como a questão da importância de estarmos cientes de nossa humanidade, a fundamentalidade que está encerrada nos questionamentos que precisamos e fazemos, nos valores que determinamos como relevantes, no relacionamento que mantemos com o ambiente, no quanto estamos dispostos a deixar que a sociedade e seus arquétipos determinem como devemos viver e o que nos faz felizes. Recomendo a leitura desse livro e, sem dúvida, será uma boa leitura.

- Philip K. Dick é considerado o melhor autor de ficção científica do mundo.
- Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas? é mais conhecido por ter inspirado o filme Blade Runner - O Caçador de Androides.

Por Henrique Magalhães

site: http://pilulasliterarias.blogspot.com.br/
Luci Eclipsada 22/05/2014minha estante
Chegando ao final do livro. Não li sua resenha toda com medo de ver partes importantes do enredo reveladas, mas assim que terminar de ler o livro farei um comentário melhor.

Bianca 06/08/2014minha estante
Eu preciso muito ler esse livro *o* Amei a história e a resenha!

Andre.Klawa 20/12/2016minha estante
Já pensou em escrever? Ou você é escritor? O aplicativo Wattpad é bem legal, creio que você poderia escrever e divulgar! Tua resenha é sensacional!

laloarauxo 27/04/2020minha estante
Excelente análise!
Estou com o livro esperando na fila há pelo menos um ano.
Pretendo ler em breve, faço Licenciatura em Filosofia e deve ter uns gatilhos filosóficos bacanas.

Eduarda.Mussoi 12/07/2020minha estante
gostei mt da sua análise!! blade runner é uma das minhas próximas leituras

laloarauxo 12/07/2020minha estante
Você vai gostar!
Eu li essa semana e gostei muito... fiquei com saudades de Rick Deckard ao fim da leitura.

igl 30/03/2023minha estante
vc nao gostou de muitas coisas no livro

me emprestars

tomei spoiler ??

igl 30/03/2023minha estante
kjjkkk o sobrenome do autor é pika kjjkke

pussinbootshaqiloniu 30/03/2023minha estante
n dei spoile do começo do livro. vou te empresta

pussinbootshaqiloniu 30/03/2023minha estante
passa zap

Maria 23/02/2021

Perfeito.
Androides sonham com ovelhas elétricas? Nossa! Mas eu ameeei esse livro - o suprassumo da ficção científica... A história é em 2019 (na época em que foi escrito, o ano realmente parecia extremamente futurista - mal sabia o autor que estaríamos ainda explicando que a terra é redonda e que vacinas funcionam, rs), quando uma poeira tóxica tomou conta da terra e matou a maioria dos animais. Alguns humanos emigraram para as colônias e muitos tiveram que ficar para trás. Rick Deckard, nosso protagonista, é um caçador de recompensas que ganha a vida ?aposentando? androides (andys) e, em um único dia, acontecem várias situações onde ele se vê questionando até mesmo a sua humanidade. Ficamos tentados a acreditar na realidade do livro e com vontade de ter um ?Sintetizador de ânimo?, rs. Recomendado demais!
Arthur.William 04/03/2021minha estante
Não percebi esse ponto, que a história se passava em 2019. Viu no livro, ou em algum outro lugar?

Maria 04/03/2021minha estante
Eu vi no final do livro, onde falavam sobre a história e sobre o autor, uma parte extra dessa edição...

Arthur.William 05/03/2021minha estante
Hummmm, bacana, ainda não cheguei lá! Foda como estamos "atrasados" em relação as previsões do livro. Kk

Maria 05/03/2021minha estante
Hahahah nem me fale.. esperávamos carros voadores..... ??

Arthur.William 05/03/2021minha estante
Tomara que o mesmo não ocorra com nossas expectativas para os próximos 30 ou 50 anos ??

Maria 05/03/2021minha estante
socorro!! deu até um piripaque aqui, só de pensar na possibilidade hahahah

Rafael.Malaman 25/01/2023

O livro que origina o filme, que seria bem completado neste
Assisti primeiro o filme clássico e havia gostado bastante, possuí vários personagens com pontos bacanas a se pensar e refletir, sendo o Deckard portador de uma grande dúvida interna, que para quem está ciente, pode vê-la no livro também.

Porém, o filme se comparado com o livro que o originou, pelo que me lembro, não aprofunda algumas questões muito interessantes que a obra discorre em curtos parágrafos, por exemplo quando o personagem Isodre é desenvolvido. Isodre no livro ganhou minha atenção, o que no filme eu me lembrava como apenas um humano gentil e bobo e ponto.

Assim como alguns debates não são trazidos do livro, o filme contém suas próprias boas particularidades, como os personagens antagonistas que ganham cena facilmente, por exemplo nos últimos minutos e no famoso monólogo sobre as "lágrimas na chuva".

Uma boa obra, com bom início, meio e um fim simples mas que serve.
Animal Noturno 08/03/2024minha estante
Você assistiu ao segundo filme??? Se sim, acha que ele faz jus ao primeiro filme e ao livro?

Rafael.Malaman 08/03/2024minha estante
Olha...o segundo filme é bom como filme que se dispõe a ser do gênero e estar no universo, mas não sei se como sequência eu gosto dele, afinal a trama geral é bacana mas o fim leva a gente a lugar algum a não ser sobre o personagem principal

Animal Noturno 08/03/2024minha estante
Entendo....eu comprei a ideia de que o personagem do Harrison Ford tendo embaralhado o sistema e deixado os replicantes no meio dos humanos bem da hora...

Animal Noturno 08/03/2024minha estante
Mas eu concordo com você que o enredo é muito cruel com o personagem do Ryan....o cara simplesmente tem uma vida tão ferrada que só consegue completar a felicidade dos outros... é osso...passa realmente essa impressão que você falou...

Rafael.Malaman 08/03/2024minha estante
No fim a gente fica mega feliz que o Ryan seja realmente filho dele e... não, só não é kkkk coitado

Dry 21/12/2023

Será que androides sonham com ovelhas elétricas?
É uma boa pergunta, apesar de acreditar que não. Para uma sociedade de humanos que sonha com animais reais, é muito estranho pensar que mesmo escrito em 1968, a realidade deste livro parece mais atual ainda para os dias de hoje. A visão de Philip K. Dick além de futurista, foi sem dúvidas muito certeira, assim como a fluidez de sua escrita, a qual eu podia jurar que se desenvolveria de uma forma muito mais lenta.
É claro que houveram partes como a "Merce" que não ficam muito claras, mas também não tiram a grandiosidade de Androides, sonham com ovelhas elétricas. Obs; Essa edição tem extras incríveis de comparativos com o filme (Blade Runner) que foi inspirado neste livro.
Emerson Meira 22/12/2023minha estante
Ótima resenha! ????? Tive impressões parecidas, achei bem fluida e leve de ler, além dessa edição que é linda e bem completa mesmo ? Fiquei com vontade de ler outras obras dele ?

Dry 22/12/2023minha estante
Emerson, eu também estou morrendo de vontade de ler mais obras dele, um autor realmente fascinante! ????

Emerson Meira 22/12/2023minha estante
Dizem que "O homem do castelo alto" é muito bom ? Vou ver se encaixo na lista pra ano que vem ?

Dry 23/12/2023minha estante
Está na minha lista também ??

ramslaymer 28/12/2020

Eles realmente sonham?
"Afinal, o que distingue um androide de um ser humano? A empatia, ou seja, a capacidade de se importar com o próximo." (from "Blade Runner" by Philip K. Dick)

É um livro inquietante nas idéias, mas sem ser tão detalhista nos conceitos e acontecimentos. Eu realmente li algumas partes meio perdido mas com a paciência que com mais elementos eu entenderia o cenário como um todo.

Eu pessoalmente gosto de distopias um pouquinho mais filosóficas, o que não desmerece nem um pouco os paralelismo dessa obra com o mundo atual (minha parte preferida em distopias, porque afinal eu estou lendo em 2020 uma obra que se passa em um mundo futurista de 2019).

== A PARTIR DAQUI LEVES SPOILERS ==

Vamos ao paralelismos: o mercerismo como um todo, a experiência de fusão e as pedras sendo jogadas refletem MUITO uma parte da experiência que temos hoje com as redes sociais, no contexto da fusão com outras pessoas, absorvendo momentos de felicidade, descontração e luxos que muitas vezes não vivemos, e também a parte das pedras sendo jogadas e todo o hate que acontece na internet hoje que por um lado é tão ruim e pelo outro desperta a empatia em outros, é praticamente uma faca de dois gumes.

"Todavia, essa volta ao real só aumenta a sensação de vazio, fazendo com que o praticante retorne, o quanto antes, à caixa de empatia." (from "Blade Runner" by Philip K. Dick)

E o paralelismo da caixa de empatia com o celular pra mim é gigante!
A muito o celular deixou de ser uma ferramenta de comunicação pra ser uma ligação pessoal com o mundo, o mesmo propósito da caixa de empatia.

Pois bem, apesar de ainda não termos colonizações em Marte ou mesmo androides humanóides vivendo entre nós (será msm? Vem logo Dolores!) em muito a estrutura desse mundo em decadência lembra traços do nosso mundo atual, e isso é assustador e também estimulante para os amantes de distopias.
Pode vir sem medo!
Matheus 28/12/2020minha estante
Vou ler esse ano que vem... Já assisti o filme, mas achei meio chato kkkk vou dar uma chance ao livro

ramslaymer 30/12/2020minha estante
Deixei o filme pra assistir depois do livro!
Vou assistir esses dias e depois te dou o feedback do que achei da comparação dos dois... hehehe

Maria Leticia 04/01/2021minha estante
Nossa, faz total sentido essa relação que você fez! Acho que também podemos trazer pro mundo atual a forma como os humanos veem os androides que fogem pra Terra atrás de uma vida melhor, que é bem parecido como os cidadãos dos países ricos veem os imigrantes e refugiados de países pobres.

ramslaymer 07/01/2021minha estante
Nossa não tinha pensado nesse paralelismo e é MUITO REAL! Faz muito sentido mesmo!

Glau 15/05/2022minha estante
Tem dele na biblioteca da minha escola, acho q um dia vou pegar p ler

Rick Shandler 16/05/2022minha estante
Glau, tem que pegar!!! Vale muito!!!

Margô 19/05/2022minha estante
Vi o filme... há anos! Tenho que ler né?rssss...

Rick Shandler 19/05/2022minha estante
Tem que ler pra ontem!!! Hahaha

ANDER CELES 01/05/2023

Um começo difícil, mas uma história interessantíssima
Gostei muito dessa leitura, mais do que imaginei que gostaria. Justamente por ser um livro mais antigo e tudo o mais, sempre fico com medo de pegar livros assim. Confesso que minha falta de concentração me atrapalha bastante nesse sentido hehe. Mas aqui a história é muito interessante. Muito interessante mesmo!

Uma das coisas muito legais é essa questão do saber se os seres são androides ou humanos. Até o personagem principal passa por isso muitas vezes, seja por dúvidas dos outros, seja por dúvidas dele mesmo.

E os personagens são muito interessantes. A história passa por duas perspectivas principais de narrativa, pela visão do protagonista e de um grupo de androides. Isso é muito legal.

Só achei o começo um pouco truncado, meio difícil de acompanhar, porque é daquele tipo de livro que começa como se vc já soubesse o que tá acontecendo e quem é quem. Mas fora isso, amei.
Brujo 01/05/2023minha estante
Gosto muito deste livro !

Coincidentemente ontem eu assisti denovo o filme Blade Runner que, apesar de beeeem diferente do livro, ainda assim é uma obra de arte e um clássico da ficção científica!

ANDER CELES 03/05/2023minha estante
Quero assistir o filme, claro, sempre com medo de tirar o sentimento que tive com o livro rsrs

Brujo 03/05/2023minha estante
Se for ok pra vc filme e livro serem bem diferentes, então pode ir sem medo !

Marcio Izidoro 20/04/2021

Que futuro!!!
Quando comprei esse livro, estranhei o fato de o título verdadeiro ser 'Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas', e logo me veio na cabeça o filme onde, pelo o que eu me lembre, não tem nada a ver com isso...
E realmente me lembro muito pouco do filme, embora tenha visto muitas vezes, mas há muito tempo já... e vejo que o livro é muito mais perturbador, mais intenso, mais visceral do que o filme, pois nunca me senti tão ligado ao filme como me senti lendo o livro.
A história é muito boa, rápida, com um fluxo muito bom... e te prende de uma maneira impressionante.
Recomendadíssimo.
Jazz 20/04/2021minha estante
O livro explica o título Andróides sonham com ovelhas elétricas?

Marcio Izidoro 20/04/2021minha estante
Não explica em palavras no livro, mas dá pra entender o título.

L.R 19/05/2021minha estante
Humanos sonham com animais reais, andróides "sonham" com animais falsos?

Jenner Azevedo 28/09/2018

Vende-se um bode, aceito 3000 dólares de entrada
Uma história interessante, que gerou um filme muitíssimo melhor que o livro. Não achei o desastre que alguns aqui acharam, mas a construção do universo poderia ser melhor. Ele mal descreve os cenários, sorte que quem viu o filme tem uma base para a imaginação. Levanta algumas questões filosóficas mas não se aprofunda muito, deixa pra o leitor refletir depois. Algumas partes são bem viagem na maionese como quando fala do Mercerismo, algo que não agrega nada à história, não é explicado (e nem precisa ser). Vale a leitura para quem gosta de ficção científica, já que está obra é um dos embriões do cyberpunk. Recomendo que assistam também ao filme Blade Runner para enriquecer a experiência.
Lissa - @leiturasdalissa 26/01/2019minha estante
achei justamente o contrário. o filme é terrível e em nada traduz a verdadeira reflexão contida nas páginas. adoro ver como a arte é diferente aos olhos dos outros!

Jenner Azevedo 31/01/2019minha estante

Jenner Azevedo 31/01/2019minha estante

Natália Tomazeli 28/08/2021

Andróides sonham com ovelhas elétricas?
"De qualquer jeito é um risco, libertar-se e vir para a Terra, onde não somos sequer considerados animais. Onde cada minhoca ou tatuzinho de jardim é considerado mais desejável do que todos nós juntos."

Em junho, resolvi explorar o universo de Blade Runner, ler o livro e assistir os dois principais filmes. Foi também meu primeiro contato com Philip K. Dick. Porém notei que nunca cheguei de fato a fazer uma resenha escrita desse livro, acho que foi porque gravei vídeo pra ele lá no instagram contando também o que eu achei dos filmes. Então vou aproveitar o espaço aqui para falar exclusivamente do livro um pouquinho e deixar registrada minha experiência aqui tmb.

Pioneiro quando se fala em "cyberpunk", esse é um livro de sci-fi que me marcou muito mais do que achava que marcaria. No geral, foi uma experiência de leitura muito boa. Todos elementos de ficção científica que tem aqui são super interessantes e super "raiz" do jeitinho que eu gosto de ler, além de que gostei da narrativa do autor, que é bem doidinha e dinâmica. Além desses pontos, o autor traz aqui um viés filosófico forte e uma super pegada ecológica, uma crítica a como tratamos a natureza e os animais (e eu juro que não esperava por isso, mesmo!)

Mas não achei que foi um livro completamente perfeito, na verdade ficou longe disso. Até metade da leitura tive quase certeza que seria um livro 3 estrelas por deixar muitas coisas mal exploradas e por também ter envelhecido mal em alguns aspectos. O que me fez mudar de ideia e dar 4 estrelas foi o primeiro filme, que eu achei meio inferior ao livro, e quando assisti tinha recém finalizado a leitura, então isso pesou mais para mim. Além disso, esse filme fez com que o autor não pudesse escrever o livro exatamente como ele queria, digamos. No final dessa edição, tem uma entrevista onde ele diz:

"O pessoal do Blade Runner estava fazendo uma tremenda pressão sobre nós para que realizássemos essa novelização, ou para que permitíssemos que outro escritor fizesse isso, como, por exemplo, Alan Dean Foster. Mas, para nós, o original era um bom livro. Além disso, eu não queria escrever o que chamei de uma adaptação barata. Eu realmente queria escrever o livro do Timothy Archer. Então, nós batemos o pé e, num dado momento, Blade Runner se tornou algo tão sangue-frio que eles ameaçaram retirar os direitos da marca. Não poderíamos mais dizer ?O livro que inspirou Blade Runner?. E não poderíamos usar nada do filme."

Então eu dei uma colher de chá enorme pro Dick, porque puts, ninguém merece escrever um livro assim, então é compreensível mesmo que o livro não tivesse saído perfeito (inclusive isso me fez ficar meio com raivinha do filme porque se não fosse por isso o livro poderia ter sido bem melhor).

No mais, acho que é um livro que mesmo com seus problemas, vale muito a pena ser lido, principalmente pra quem ama sci-fi e pra quem gosta das adaptações cinematográficas dele, já que o livro expande muito elas!
fanny.Dyatlov 28/08/2021minha estante
Terminei de ler agora pouco também, muito bom!???

Natália Tomazeli 28/08/2021minha estante
ai, que legal!! vai ver os filmes também? Ou já assistiu?

fanny.Dyatlov 28/08/2021minha estante
Ainda não assisti, talvez um dia...?

DSaes 26/03/2018

Androides sonham...
...nem precisava do resto.

Essa edição comemorativa traz a obra que inspirou o filme Blade Runner, visto que as histórias do filme e livro são diferentes, a obra literária trabalha a angustia de um caçador de androides em um mundo pós apocalíptico, seus conflitos internos e desilusão religiosa sem final feliz. Ao final um resumo comentado dos personagens da obra e sua significância, uma análise da tragetoria pessoal e literária do autor bem como a transcrição de sua última entrevista em que comenta seus projetos atuais e futuros dias antes de falecer por um AVC.
Mesmo tendo nos deixado cedo aos seus 53 anos, o autor tem uma extensa bibliografia com abordagens proféticas sobre a relação do homem com a tecnologia.
A editora Aleph traz nessa edição um acabamento e arte final com primazia, vale a pena ter na estante.
Mara146 26/03/2018minha estante
Você está assistindo Sonhos Elétricos, nova série da Amazon baseado nos contos dele?

DSaes 28/03/2018minha estante
Eu não tenho Amazon aqui, queria ver "Deuses Americanos" da obra do Neil Gaiman também.

Mara146 28/03/2018minha estante
Eu não sei minha senha, porque tá salva. Vou descubrir e te passo. Beijo

Lerinha80 04/04/2021

Androides sonham com ovelhas elétricas?
O futuro distante em que a obra de Philip K. Dick é ambientada, o planeta Terra encontra-se totalmente degradado por consequência da Guerra Mundial Terminus, e nesse cenário sombrio, onde a natureza está praticamente morta, habitam humanos e androides. Essa relação homem versus máquina vai trazer diversos questionamentos éticos, morais e filosóficos. O livro aborda também questões ambientais e espirituais. Androides sonham com ovelhas elétricas? Excelente leitura!
Marcos 04/04/2021minha estante
Deve ser incrível

Marcos 04/04/2021minha estante
Preciso comprar esse livro

Lerinha80 04/04/2021minha estante
É muito bom mesmo, vale a pena leitura!??