Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Lary 11/04/2020

Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?
O que caracteriza um ser humano? O que o faz vivo?
A todo momento que eu lia esse livro, me recordava do jogo Detroit: Become Human, imaginando também o tamanho da importância que Philip K. Dick tem no mundo da ficção científica e na cultura pop atual.
É interessante os questionamentos e as críticas que o autor faz a todo momento na obra. (Principalmente quando percebemos que alguns personagens androides parecem ter mais vivacidade e vontades do que os próprios humanos)

Giu 11/04/2020

Se esse livro tem um defeito, é ser curto demais. Poderia continuar vivendo nessa realidade por muito mais tempo ainda, porque de certa forma é mais fácil viver em um mundo onde os únicos seres incapazes de empatia são andróides, tendo a esperança de que eles ainda possam ser ajustados para uma nova versão capaz de empatia.

Gabriel Dummer 23/04/2020

Como está sua empatia?
Um livro incrível. Nos faz pensar sobre o que nos torna humanos. Será que passaríamos no teste Voigt-Kampff? Um andróide pode ser considerado um ser vivo, ou poderíamos "aposentá-los" sem ficar com peso na consciência? E qual real valor poderíamos dar a uma aranha ou um sapo em nosso catálogo Sidney's? E quão importante é o mercerismo na vida de todos? O quão próximos estamos de uma Guerra Mundial Terminus? E o quanto de Poeira poderemos suportar antes de fugirmos para Marte? É um livro de ficção científica que nos bombardeia com questões profundas sobre o ser humano, ou não.
Apenas uma coisa é certa, segundo J. R. Isidore:
"Ninguém pode vencer o bagulho."

arthur966 24/04/2020

null
enquanto lia esse livro eu tentei não ficar comparando com o filme, como sempre tento fazer quando vi primeiro a adaptação que o livro (nunca consigo). são obras muito diferentes mas não opostas, uma completa a outra acho. porém ainda assim prefiro o filme (um dos meus preferidos) pois ficou me parecendo que esse livro é um pouco......inacabado? parece que falta um pedaço dele e as muitas e muitas paginas dedicadas à parte ~espiritual da história são um pouco cansativas

Paulo 26/04/2020

É impossível não relacionar o livro ao filme Blade Runner. O clássico de ficção científica nas telinhas é uma influência tão marcante que se tornou maior do que o próprio livro. Mas, a diferença entre os dois meios é muito grande. Diria até que livro e filme acabam se complementando.

Rick Deckard é um caçador de recompensas. Seu trabalho é "aposentar" andróides rebeldes. Ele tem uma esposa depressiva e uma ovelha elétrica no telhado, motivo de vergonha para o casal. Deckard deseja muito ter um animal de verdade, mas eles são caros nesse mundo. Mas, Rick vê que sua vida pode melhorar quando o caçador mais experiente é ferido ao caçar uma nova série de andróides: os Nexus-6. Sua semelhança com humanos é tão grande que mesmo testes de reconhecimento sofisticados não conseguem dar uma resposta absoluta.

Dick questiona neste livro o que nos torna humanos. Será que determinados sentimentos não podem ser copiados por uma máquina experiente? E o que os andróides pensam a respeito de nós? A capacidade dos Nexus-6 de copiarem determinadas habilidades humanas é tão grande que mesmo um caçador de recompensas experiente como Deckard tem sua fé questionada. Algumas cenas demonstram o terror por trás disso> a sutileza com a qual uma das andróides expressa seus sentimentos em uma apresentação musical; a paixão e o desejo que Rick sente por Rachel Rosen; e a emboscada na falsa delegacia quando Rick não era capaz de dizer quem era humano.

Como diz Deckard, se os andróides são capazes de copiar até mesmo a criatividade por trás da composição de uma música, o que resta ao homem? Dick humaniza muito os andróides e nos deixa realmente confusos ao longo da trama. Algumas reações dos andróides são semelhantes demais como os ciúmes de Rachel, mais adiante na história. O autor faz também uma forte crítica social. Através das guerras criamos um mundo decadente e desesperançoso onde casais precisam comprar animais quase extintos para demonstrar status. O nível de absurdo de Deckard ansiando ter um avestruz ou uma coruja apenas para ser bem visto pelos vizinhos é gigante. O leitor percebe como ter um animal elétrico desperta vergonha para quem possui e preconceito de quem rodeia. A esposa de Deckard precisa recorrer a uma máquina para despertar sentimentos. É a demonstração definitiva de quebra de contato do homem com o mundo que o cerca. Assim como em outras obras, Dick ilustra sua falta de fé na evolução do homem como um ser inteligente. O homem é capaz de destruir, de arrasar e de parasitar o planeta. Aos escolhidos (os detentores de recursos) resta abandonar o planeta. Para o resto sobra conviver com uma esfera oca e terminal.

"Naquela época, a precipitação era esporádica e altamente variável; alguns Estados estavam quase livres dela, outros tornaram-se saturados. As populações errantes se moviam à medida que a Poeira se movia. A península sul de San Francisco foi o primeiro lugar a ficar livre do pó, e um grande número de pessoas respondeu ao fato indo morar ali; quando a Poeira chegou, alguns morreram e o restante partiu. J. R. Isidore ficou."

A ambientação do livro é radicalmente diferente do filme. A obra de Ridley Scott me remete diretamente a Neuromancer, de William Gibson. A trama do livro tem uma essência mais intimista e voltada para o estudo do homem como um ser racional. A empresa responsável pela fabricação dos Nexus-6 é pouco citada no livro enquanto que no filme ela forma uma grande sombra que assola o protagonista.

Preciso citar também os cabeças-de-galinha, as pessoas afetadas pela radiação resultante da Guerra Terminus. Isidore só quer ser útil para alguém e quando os três andróides se escondem em sua moradia é como se sua existência se completasse. A crença em uma divindade absoluta é o que mantem sua sanidade. Dick quis apresentar com John Isidore o que acontece com alguém que tem sua crença negada por argumentos racionais. A cena da aranha que tem suas pernas arrancadas diante de um Isidore horrorizado é emblemática. Alguns questionam que o personagem não tem muito sentido para a trama principal. Discordo... é com obras como Valis e Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas que Dick consegue trabalhar suas ideias sobre a importância da religião para o homem. Pelo que eu pude assimilar a religião é o que dá motivos para a existência de um indivíduo, na visão do autor. A religião é um dos componentes para a esfera de realidade que cerca este indivíduo. Quando Deckard descobre a realidade por trás da caixa de emoções, ele vê sua sanidade desaparecendo. Aonde agora ele poderia ancorar sua fé? Em quem buscar orientações?

De certa forma, Dick critica a necessidade de acreditar em um poder superior. Mas, ele não enxerga o homem desprovido de religião. Mais do que isso: ao nos afastarmos da fé, perdemos nossa inocência. Buscamos soluções científicas que não preenchem o todo. Nesse aspecto, John Isidore tem muitas similaridades com Horselover Fat, protagonista do livro Valis.

O livro é uma obra clássica que, independente de se ter visto o filme, deve ser lida como uma obra encerrada em si mesma. A prosa de Dick sempre nos provoca confusão, estranhamento e reflexão. Nos faz questionar sobre o que nos torna humanos.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Carrara 29/04/2020

Excelente distopia. Leitura inteligente e envolvente. Além de um posfácio maravilhoso. Adorei a edição!

Andre L Braga 03/05/2020

Andróides sonham com ovelhas elétricas? - Philip K. Dick
Rick Deckard é um policial especializado em ?aposentar? andróides - uma forma sutil de dizer ?matá-los?. Como andróides não têm vida, tampouco empatia, não devem viver naquilo que restou do planeta, após uma guerra nuclear. Aqueles que puderam, migraram para Marte, tendo cada qual um andróide para auxiliar nas tarefas diárias e fazer-lhes companhia. Ocorre que alguns andróides, sonhando com liberdade, acabam fugindo de Marte e entrando ilegalmente na Terra. Esses são os alvos de Rick Deckard, um ?Bounty Hunter? - ou ?Caçador de Recompensas?.

Esta novela de Philip K. Dick serviu de inspiração para o filme Blade Runner, de 1982. Não se trata da mesma história, mas personagens do livro e seus dilemas se repetem no clássico do cinema.

Se você curte Sci-Fi, precisa ler este livro!!!

Blur 16/05/2020

Blade Runner - Livro
Um livro de ficção científica que reúne diversas questões filosóficas, principalmente sobre o existencialismo e razões do ser.

Acrescentando a isso, a ambientação do livro é feita em um universo futurista, com presenças de androides entre humanos, porém totalmente possível de acontecer em uma realidade futura.

Considero um livro excelente para quem está iniciando ou tem curiosidade sobre a temática de ficção científica. No meu caso, tornou-se um dos meus livros favoritos desse gênero!

Observação: O livro e o filme são bem diferentes, porém são histórias complementares ao universo dele.

Luana Vinuto 18/05/2020

Uma obra fantástica!
Ao concluir Blade Runner uma pergunta foi gerada no meu subconsciente e acredito que permanecerá por vários dias. Eis a pergunta: Afinal, o que nos torna efetivamente "humanos"?

O livro é muito mais que ficção científica,é uma distopia social, projeções futurísticas. Philip K Dick extrai cada gota do gênero cyberpunk e cria cenários fantásticos, riquíssimos em detalhes. Terminei a leitura com gosto de satisfação e o desejo de que a tal da EMPATIA ,bem mencionada no livro, fosse de fato posta em prática no dia a dia. Assim,certamente o mundo seria um lugar melhor de viver e conviver, e teríamos "sintetizadores" reais de paz e de outros sentimentos benéficos. Em suma, a leitura é muito boa e vale muito a pena!

Guto 19/05/2020

Perfeito demais
Nunca antes tive tanto prazer com uma leitura inicial de um autor aclamado. Tudo que dizem de Philip K. Dick se provou correto até agora: ele é afiado, questionador e crítico nas horas certas.

Em Androides sonham com ovelhas elétricas? Dick apresenta um universo ficcional perfeito para criticar a sociedade consumidora atual e questionar sobre algo mais subjetivo quanto a nossa própria identidade humana (tanto sobre o que somos, quanto o que buscamos).
Em poucos diálogos ele muda tudo que você achava que sabia sobre o rumo da história, deixa a interrogação na cabeça por um momento e segue com a narrativa num arco perfeito para um debate sobre o que é alma, o que é vivo e, afinal, o que somos.

anonimoBR 19/05/2020

É bem diferente do filme, mas em um sentido positivo, pois abarca várias questões que não estão tão presentes no filme, como por exemplo teologia.
De um modo geral é um livro excelente, bem divertido de ler e bastante rico em conteúdo.