Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

anonimoBR 19/05/2020

É bem diferente do filme, mas em um sentido positivo, pois abarca várias questões que não estão tão presentes no filme, como por exemplo teologia.
De um modo geral é um livro excelente, bem divertido de ler e bastante rico em conteúdo.

Tati s2 22/05/2020

Sensacional
Quantas reflexões e empatia podemos aprender através desta leitura ? Minha visão mudou por completo através da leitura de Blade Runner, livro inesquecível.

Fabio Di Pietro 24/05/2020

Profecia?
O livro nos remete a um cenário apocalíptico, pós holocausto nuclear né nos faz questionar a realidade, o que é ser humano e qual o limite de se estar vivo. Ele também apresenta uma religião onde todos se conectam para chegar até o topo da colina, testes e aparelhos de empatia, prédios abandonados e a bagulhificação do universo!
Esta edição acompanha extras muito interessantes, como a última entrevista de PKD na qual fala sobre a adaptação de sua obra no filme Blade Runner, bem como uma análise da obra de PKD, sem contar com um dos prefacios mais originais e imersivos que já li de Rodrigo Fresán (leiam O Fundo do Céu)!

Cecília 24/05/2020

O que nos faz humanos?
É uma obra onde você sem querer se imagina androide. Aborda de uma forma muito inteligente o questionamento sobre o que nos faz humanos e o que falta para as máquinas (inteligentes artificialmente) ser consideradas vivas. Senti falta da emoção dos humanos em algumas partes do texto.

niphredil 25/05/2020

A história é ótima! Gosto de como tudo é construído de forma dinâmica, sem mais nem menos. Como sou fã de ficção científica estava com altas expectativas para este livro. Nem preciso comentar que tem um dos melhores títulos: Androides sonham com ovelhas elétricas?
Enfim, mais um para a lista de favoritos.

de Paula 26/05/2020

Andróides sonham de fato com ovelhas elétricas?
Sou uma grande fã do filme Blade Runner e tive uma resistência antes de ler o livro que inspirou a obra, isso porque, às vezes perde a graça ler algo que você já sabe como será, ou, o medo da decepção é tão grande, que é preferível esperar o momento certo.

O momento chegou! Que livrão! Uma narrativa impecável, com personagens que te fazem refletir como é a vida na conjuntura que conhecemos e como poderia ser, caso tudo saísse de controle. Diferente de muitas distopias, não há muita explicação dos elementos que levaram até aquele ponto da história, mas, isso não é necessariamente relevante, principalmente porque o conflito do caçador de recompensas tem sobre sua vida é fascinante e te prende do início ao fim. Não há muitas semelhanças com o filme, o que faz a obra ser algo único. Alegorias sociais e religiosas podem ser encaradas no texto, mais nitidamente para uns do que para outros.

A edição é um primor, maravilhosa desde os detalhes da capa, textos de abertura, a narrativa e os extras, tudo com muita qualidade. A diagramação e página creme ajudam na leitura e só tenho a parabenizar a edição.

Rayane 01/06/2020

Um dos livros mais incríveis que li até hoje. A escrita de Philip K. Dick é cativante e reflexiva e, alinhado ao enredo do livro, provoca questionamentos interessantes durante a leitura.

A ficção ?Androides sonham com ovelhas elétricas?? apresenta o mundo, no ano de 2019, sob a poeira radioativa que dizimou a vida na terra. O personagem principal, Rick Deckard, é um caçador de recompensas que aposenta os andróides ilegais, que são designados como Andy no romance. A partir disso, é apresentada de fato a trama do romance: qual a diferença de um humano para um andróide?

No livro, a principal diferença é a empatia: os Andróides não conseguem ter empatia pelos seres vivos, e com isso, os caçadores de recompensas aplicam testes para a diferenciação. Apesar disso, durante a leitura, o principal sentimento é de que os personagens andróides agem, por vezes, de maneira mais humana do que os próprios. Enfim, é uma leitura incrível e gostosa e com certeza entrou na minha lista de favoritos. Um ótimo romance para os que procuram uma boa literatura de ficção científica.

Karol 05/06/2020

Não foi um dos melhores livros que eu li. A temática futurística é interessante, é uma das várias possibilidades de coisas que podem acontecer no futuro. É uma leitura fácil, é tanto que acabei o livro rapidinho. Eu não imaginava que eu estava lendo já a última página quando de repente cheguei no Extras do livro, então não senti que cheguei a um desfecho. Aliás, enquanto eu lia eu não achava que estava chegando a lugar algum. Fora isso, a história é bem interessante.

Guilherme 06/06/2020

"Você será requisitado a fazer coisas erradas, não importa para onde vá"

O universo do livro retrata muito bem o sentimento de vazio presente numa Terra doente. Sendo muito bem representado nos andróides, com um uma frieza e falta de vida no olhar que se repete nas mais diversas situações. Me lembrou nilismo...

Apresenta traços da personalidade de Deckard que só apareceram no segundo filme. Rachel é uma personagem muito diferente (mesmo!), muito mais bem desenvolvida aqui. Sem dúvida foi o ponto que mais gostei comparado ao cinema.

Por outra lado, desapontou um pouco mau aproveitamento de Roy Baty, principalmente por algumas nuances muito boas que poderiam ter sido exploradas.

Também senti falta de uma melhor descrição do ambiente, uma das coisas que tornou Blade Runner tão icônico, a exceção é o prédio abandonado de J.R. Isidore.

Em suma, é um dos poucos casos em que o filme é melhor que o livro (também graças a expansão do universo feita no segundo filme), mas nem por isso deixa de ser uma leitura super agradável e engrandecer o universo de Blade Runner!!! Super indicado pra quem é fã de ficção científica.

@juke.book 07/06/2020

É né...
Mais um clássico da ficção científica que não tem grandes coisas nele a não ser robôs e carros voadores.

DiLopes 10/06/2020

Bladerunnner
Bom livro para a época que foi escrito. Visionário, com uma ambientação bastante detalhada e imersiva. A história em si não empolga, mas o universo do livro é peculiar e criativo o bastante para compensar em tudo que uma história de sci-fi precisa.

Kamilla 12/06/2020

Apesar de ter sido uma leitura um tanto confusa o livro é bom, principalmente se você já viu os filmes. Porém acho que não é uma boa leitura introdutória para quem quer se aventurar nos livros de Philip K. Dick.

pashe 15/06/2020

Um paralelo futurista de anseios cotidianos.
Agradabilíssima a leitura dessa obra. O protagonista é muito bem construído, bem como os personagens que o cerca. A obra apresenta uma sociedade futurista, distópica onde androides são uma espécie de mão de obra escrava em colônias humanas em outros planetas. Eles anseiam em voltar pra terra para viver de forma livre e aí que entra o protagonista que atua como um caçador de androides. O livro apresenta em diversas oportunidades paralelos filosóficos que o protagonista Decker encara, bem como mostra em diversas situações que os seres máquinas podem ser ainda mais complexos que os humanos.

Walace.Rocha 19/06/2020

Visionário
É incrivel pensar que na década de 1980, o autor tivesse premeditado algumas coisas... como simples chamadas de vídeo! O cenário criado é bem legal, não achei a narrativa confusa como algumas pessoas alegam ser, e a trama não é tão complexa. Mesmo assim, não parava de pensar em Ghost in the Shell e em todos aqueles questionamentos sobre a vida, o sujeito na sociedade... enfim, uma leitura que recomendo para fãs de sci-fi, mas não esperem um final absurdo com um mindblow nem nada do tipo.