Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Hiego 21/07/2022

Rick Deckard é um caçador de recompensas, vivendo em uma San Francisco decadente, coberta pela poeira radioativa que dizimou inúmeras espécies de animais e plantas. Um novo trabalho pode ser o ponto de virada para melhorar seu padrão de vida e realizar seu sonho de consumo: uma ovelha de verdade, para substituir a réplica elétrica que ele cria em casa. Para isso, Deckard precisa perseguir e aposentar seis androides que estão foragidos, se passando por humanos

Nandaborges 25/10/2023

Sinto que esse livro me tirou da minha bolha. Não tenho costume de ler livros nesse estilo, e no início confesso que demorei um pouco a engatar na leitura, mas depois a história fluiu tranquilamente. É uma realidade diferente e que chamou minha atenção, tanto pela pegada futurista de androides e a escassez de animais, mas também como a existência do Mercer e a classificação das pessoas em Normais e Especiais tão presente na atualidade. Gostaria apenas de saber um pouco mais sobre os androides, a vida que levavam nas Colônias e ao chegar na Terra. Mesmo assim, continua sendo um bom livro.

Luisa Jordana 14/04/2024

Androides sonham com ovelhas elétricas?
Uma ficção científica muito interessante, mas que me surpreendeu pela profundidade do conteúdo e pelos sentimentos que me proporcionou. Sem falar nos questionamentos, que são os mesmos desde os primórdios da humanidade. O que faz de nós humanos? A empatia é nossa régua de humanidade, ou seria a vontade de viver? A nossa biologia nos torna mais importantes que outros seres e raças? A nossa necessidade de conexão com outros seres humanos é tão importante quanto nossa necessidade de conexão com a natureza em si, com outros seres? Todas essas perguntas tem apenas uma resposta?
Esses foram os questionamentos que essa leitura me trouxe, junto com um sentimento de melancolia e o medo que quase todos nós sentimos, que é o medo da solidão. Não apenas a solidão com relação à falta que sentimos dos nossos semelhantes, mas das outras criaturas que o avanço capitalista/tecnológico tanto se esforça para destruir.

cristian_yuri 03/10/2023

Em Blade Runner, acompanhamos a jornada de Rick, um caçador de recompensas cuja missão é rastrear e aposentar androides fugitivos.

Nesse cenário pós-guerra, foram criados androides com aparência e habilidades humanas. Como caçar máquinas que são praticamente indistinguíveis dos seres humanos? Philip K. Dick introduz uma escala que mede a empatia daqueles que são submetidos ao teste.

Bem, o livro nos apresenta personagens que desafiam essa avaliação: humanos que são incapazes de sentir empatia e androides que demonstram empatia por outros androides.

A apatia que ele sente ao executar seu trabalho o faz questionar sua própria humanidade fazendo com que Rick se encontra constantemente questionando esse critério: será que a empatia é suficiente para distinguir entre humanos e androides?

Mas o que verdadeiramente separa os humanos dos androides?

A atmosfera melancólica que permeia o livro serve como plano de fundo para essas reflexões.

Blade runner se tornou um dos meus favoritos.

Pedro P. R. 24/01/2024

Vale a pena
Blade Runner, ou Androides sonham com ovelhas elétricas? Que é seu titulo original, eu tive minha segunda experiência com a escrita de Philip K. Dick, livro publicado pela editora Aleph com um ótimo conteúdo extra de encerramento.

Essa é uma leitura que esteve na lista do meu kindle para ler faz um tempo. Uma obra que adquiri já tem quase dois anos pelo kindle unlimited e que finalmente conseguir ler. Em parte a seleção dela para a leitura se deve graças ao filme de mesmo nome que vi anos atrás, lembro de ter gostado, mas que não lembro de quase nada da historia kkk

Seguindo essa resenha de trás para frente, vou comentar algo sobre o conteúdo extra presente no final, que fala tanto da última entrevista do autor antes de falecer, assim como uma comparação livro-filme. As duas obras são diferentes, em mais de uma forma, mas ao mesmo tempo, se completam, enriquecendo a experiência do leitor. Algo um pouco raro de acontecer.

No livro, acompanhamos um caçador de recompensas que trabalha para a policia “aposentando” andróides que tentam se misturar na sociedade da Terra em um futuro( que hoje já seria nosso passado) diatópico.

Esse personagem nos apresenta boa parte do enredo, envolvendo assuntos sobre fé e cresças durante sua busca pelos andróides fugitivos e nesse momento vemos o talento de K Dick que nos apresenta algo e logo em seguida nos faz duvidar de tudo que já sabemos ao lado do personagem.

É um livro bom que recomendo para quem gosta de ficção cientifica.

Alexandre 22/08/2020

"Você será requisitado a fazer coisas erradas não importa para onde vá... É a condição básica da vida, ser obrigado a violar a própria identidade."

Rahrt 26/04/2021

"a tirania de um objeto, pensou, que nem sabe que eu existo"
Pra resumir: falta alguma coisa (não sei se da parte do autor ou da minha parte, mas provavelmente da minha, já que o livro é um sucesso - e eu ainda tô aqui boladíssima achando que eu li errado, não é possível).
A experiência da leitura é ok, Philip K Dick consegue ir te situando aos poucos num futuro bem louco, mas é só.
A história narra um curto espaço de tempo e, ainda que seja incrivelmente arrastada, todo e qualquer laço entre os personagens é desenvolvido muito rápido. Não me convenceu.
Recomendaria? Não sei, talvez não. Mas como clássico, entendo que tenha sido algo inovador.
Quem sabe um dia eu leia outra vez pra ver se leio certo.

Natália Tomazeli 28/08/2021

Andróides sonham com ovelhas elétricas?
"De qualquer jeito é um risco, libertar-se e vir para a Terra, onde não somos sequer considerados animais. Onde cada minhoca ou tatuzinho de jardim é considerado mais desejável do que todos nós juntos."

Em junho, resolvi explorar o universo de Blade Runner, ler o livro e assistir os dois principais filmes. Foi também meu primeiro contato com Philip K. Dick. Porém notei que nunca cheguei de fato a fazer uma resenha escrita desse livro, acho que foi porque gravei vídeo pra ele lá no instagram contando também o que eu achei dos filmes. Então vou aproveitar o espaço aqui para falar exclusivamente do livro um pouquinho e deixar registrada minha experiência aqui tmb.

Pioneiro quando se fala em "cyberpunk", esse é um livro de sci-fi que me marcou muito mais do que achava que marcaria. No geral, foi uma experiência de leitura muito boa. Todos elementos de ficção científica que tem aqui são super interessantes e super "raiz" do jeitinho que eu gosto de ler, além de que gostei da narrativa do autor, que é bem doidinha e dinâmica. Além desses pontos, o autor traz aqui um viés filosófico forte e uma super pegada ecológica, uma crítica a como tratamos a natureza e os animais (e eu juro que não esperava por isso, mesmo!)

Mas não achei que foi um livro completamente perfeito, na verdade ficou longe disso. Até metade da leitura tive quase certeza que seria um livro 3 estrelas por deixar muitas coisas mal exploradas e por também ter envelhecido mal em alguns aspectos. O que me fez mudar de ideia e dar 4 estrelas foi o primeiro filme, que eu achei meio inferior ao livro, e quando assisti tinha recém finalizado a leitura, então isso pesou mais para mim. Além disso, esse filme fez com que o autor não pudesse escrever o livro exatamente como ele queria, digamos. No final dessa edição, tem uma entrevista onde ele diz:

"O pessoal do Blade Runner estava fazendo uma tremenda pressão sobre nós para que realizássemos essa novelização, ou para que permitíssemos que outro escritor fizesse isso, como, por exemplo, Alan Dean Foster. Mas, para nós, o original era um bom livro. Além disso, eu não queria escrever o que chamei de uma adaptação barata. Eu realmente queria escrever o livro do Timothy Archer. Então, nós batemos o pé e, num dado momento, Blade Runner se tornou algo tão sangue-frio que eles ameaçaram retirar os direitos da marca. Não poderíamos mais dizer ?O livro que inspirou Blade Runner?. E não poderíamos usar nada do filme."

Então eu dei uma colher de chá enorme pro Dick, porque puts, ninguém merece escrever um livro assim, então é compreensível mesmo que o livro não tivesse saído perfeito (inclusive isso me fez ficar meio com raivinha do filme porque se não fosse por isso o livro poderia ter sido bem melhor).

No mais, acho que é um livro que mesmo com seus problemas, vale muito a pena ser lido, principalmente pra quem ama sci-fi e pra quem gosta das adaptações cinematográficas dele, já que o livro expande muito elas!
fanny.Dyatlov 28/08/2021minha estante
Terminei de ler agora pouco também, muito bom!???

Natália Tomazeli 28/08/2021minha estante
ai, que legal!! vai ver os filmes também? Ou já assistiu?

fanny.Dyatlov 28/08/2021minha estante
Ainda não assisti, talvez um dia...?

Glau 15/05/2022minha estante
Tem dele na biblioteca da minha escola, acho q um dia vou pegar p ler

Rick Shandler 16/05/2022minha estante
Glau, tem que pegar!!! Vale muito!!!

Margô 19/05/2022minha estante
Vi o filme... há anos! Tenho que ler né?rssss...

Rick Shandler 19/05/2022minha estante
Tem que ler pra ontem!!! Hahaha

ANDER CELES 01/05/2023

Um começo difícil, mas uma história interessantíssima
Gostei muito dessa leitura, mais do que imaginei que gostaria. Justamente por ser um livro mais antigo e tudo o mais, sempre fico com medo de pegar livros assim. Confesso que minha falta de concentração me atrapalha bastante nesse sentido hehe. Mas aqui a história é muito interessante. Muito interessante mesmo!

Uma das coisas muito legais é essa questão do saber se os seres são androides ou humanos. Até o personagem principal passa por isso muitas vezes, seja por dúvidas dos outros, seja por dúvidas dele mesmo.

E os personagens são muito interessantes. A história passa por duas perspectivas principais de narrativa, pela visão do protagonista e de um grupo de androides. Isso é muito legal.

Só achei o começo um pouco truncado, meio difícil de acompanhar, porque é daquele tipo de livro que começa como se vc já soubesse o que tá acontecendo e quem é quem. Mas fora isso, amei.
Brujo 01/05/2023minha estante
Gosto muito deste livro !

Coincidentemente ontem eu assisti denovo o filme Blade Runner que, apesar de beeeem diferente do livro, ainda assim é uma obra de arte e um clássico da ficção científica!

ANDER CELES 03/05/2023minha estante
Quero assistir o filme, claro, sempre com medo de tirar o sentimento que tive com o livro rsrs

Brujo 03/05/2023minha estante
Se for ok pra vc filme e livro serem bem diferentes, então pode ir sem medo !

Lerinha80 04/04/2021

Androides sonham com ovelhas elétricas?
O futuro distante em que a obra de Philip K. Dick é ambientada, o planeta Terra encontra-se totalmente degradado por consequência da Guerra Mundial Terminus, e nesse cenário sombrio, onde a natureza está praticamente morta, habitam humanos e androides. Essa relação homem versus máquina vai trazer diversos questionamentos éticos, morais e filosóficos. O livro aborda também questões ambientais e espirituais. Androides sonham com ovelhas elétricas? Excelente leitura!
Marcos 04/04/2021minha estante
Deve ser incrível

Marcos 04/04/2021minha estante
Preciso comprar esse livro

Lerinha80 04/04/2021minha estante
É muito bom mesmo, vale a pena leitura!??

Sens0 28/07/2021

fraco
A história no geral me agradou bastante, toda a ideia de androids me anima muito e todos os conceitos e questões sobre o valor da vida foram legais, provavelmente verei os filmes

mas acho que foi um dos livros que mais me desagradou dos últimos tempos, a sexualização desnecessária de todas as personagens femininas da história é ridículo, me fazendo quase abandonar

não recomendo muito não, tem coisa melhor

edufernds 22/01/2021

O que nos torna Humanos?
Uma grata surpresa, assisti ao filme Blade Runner e lembro de não ter gostado, aí vi Blade Runner 2049 e achei um filme muito bonito, bem intrigante mas não entendi quase nada da história, mas esse universo de androides futurista sempre me atraiu, sempre visualmente impressionante e levanta dilemas muito interessantes, por isso tinha a expectativa de ser um livro tão lento quanto os filmes.

Estava enganado, o livro é bem mais fluido, uma leitura muito rápida e gostosa, mas de forma alguma empobrecida, os temas abordados aqui são densos e complexos se fala sobre que características nos torna humanos, sobre o avanço tecnológico, religião, e como isso afeta nossa empatia e com o que ou quem sentimos empatia, além de diversos aspectos existencialistas por todas essas páginas.

Uma jornada muito bonita, o livro parece ter mais alma que suas adaptações, mas talvez não tenha sido justo com elas e devo os revisitar. Um dos meus livros favoritos da vida sem sombra de dúvida.

Isabel 04/12/2022

Muito bom.
Estou ficando fã do FKD.
Um pouco diferente do filme, mas igualmente bom. Leitura bem rápida e gostosa.

Gabriel 26/10/2021

E esses momentos se perderão no tempo como lágrimas na chuva
Eu li esse livro porque assisti o filme e achei que aqui obteria respostas. Porém eu descobri que ambas as histórias tem focos muito diferentes. (Não que isso torne o filme ruim, adoro ele).

Mas no filme temos uma investigação policial. Enquanto no livro temos uma ficção científica distópica que mesmo tendo os mesmos personagens, foca muito mais na filosofia que o autor passa.

Um fator interessante que não existe no filme são dos animais. No livro, quem não possui um animal de estimação é visto com maus olhos pelas pessoas. Quem não tem dinheiro pra um animal, compra um elétrico.

E o embate do livro surge do protagonista comparando os androides com esses animais eletricos. E ele começa a questionar suas atitudes, uma vez que mata robôs que teoricamente não possuem vida que não estão fazendo mal a ninguém em alguns casos, enquanto as pessoas reais precisam usar aparelhos para conseguir sentir emoções.

Algumas pessoas podem achar o livro arrastado (até porque ele é bem velhinho já), mas acho que vale a pena ser lido pela reflexão.