Blade Runner

Blade Runner Philip K. Dick

Resenhas - Androides Sonham Com Ovelhas Elétricas?

Léo 02/02/2024minha estante
Boa resenha. ?
Adoro esse livro e os filmes.

Gustavo | @guh_santtoos 08/06/2021

O defeito da criação!
Na História, acompanhamos Rick Deckard, um caçador de recompensas. Ele trabalha para a polícia para identificar e matar androides, que são praticamente idênticos a humanos, mas não têm autorização para viver na Terra. Os androides foram fabricados para servir de empregados nas colônias humanas em outros planetas, mas alguns deles matam seus donos para fugir para a Terra e tentar ser livres.

Pra quem não sabe o livro Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas inspirou o filme Blade Runner, lá de 1982, estrelando o ator Harrison Ford (Star Wars, Indiana Jones) no papel principal. O filme foi um fracasso de bilheteria e só alguns anos depois que alcançou o status cult da cultura pop. O Filme teve uma sequência em 2017, intitulado de Blade Runner 2049, que também não foi tão bem assim nas bilheterias, mas foi o suficiente para ser elogiado pela crítica.

Chega de enrolação e vamos para a resenha!

Segundo livro que leio do PKD e o autor novamente se vê questionando a realidade, como se ele quisesse deixar o leitor com uma pulga atrás da orelha, ou deliberadamente desconfiado, ainda mais pelo fato de você desconfiar de todo mundo, até por que qualquer um ali pode ser um Androide, até mesmo o próprio Deckard, isso vai te deixando maluco ao longo da narrativa, ao fato de você querer antecipar o Plot da vez.

Eu não recomendo muito para quem está começando agora com a Ficção Científica. Provavelmente o leitor irá se perder muito, vai causar uma certa confusão. Então pegue livros mais simples, que não detém tanta atenção assim do leitor.

A escrita eu não tenho o que falar, até por que é muito boa. Vi várias pessoas dizendo que o livro era muito chato, as coisas pareciam que não andavam pra frente, e eu simplesmente não senti isso, a todo momento estava ali envolvido na história.

Talvez a ação aqui seja um pouco corrida demais, e não espere um final com todas as respostas na mesa, mas eu achei até melhor assim, e a questão sobre ser ou não possível ter empatia pelos Andróides é um ponto a se pensar, ainda mais pela sociedade em que vivemos hoje.

Andróides Sonham com Ovelhas Elétricas tem tudo para agradar o leitor mais hardcore dos Sci-Fi e provavelmente também conseguirá apreciar ambos as obras, tanto o filme quanto o livro, pois apesar de serem diferentes, o ar filosófico proposto pelo autor estão presentes.

Natie Porto 17/10/2021

Chato
Ouvi tanto falar desse livro que estava esperando sair em êxtase dessa leitura?

Mas achei tão chato que deu preguiça até de fazer uma resenha, mas resumindo o que eu senti: chato, machista pra caramba (até as andróides mulheres são estereotipadas), cheio de pontas soltas, confuso?

Não consegui me conectar com nenhum personagem, achei que todos tinham um mega potencial mas no final tudo foi tratado de forma tão superficial e rápida que não consegui sentir empatia nem pelos andróides (eu certamente não passaria no teste)

Enfim? vou ver o filme para ver se diminui minha decepção :/

lunatiqe 15/04/2023

"um longo e cansativo dia."
Peguei esse emprestado na primeira vez que fui na biblioteca da minha escola, não tinha nenhuma expectativa para ele, porém a leitura foi ESPETACULAR!
gostei muito do universo do autor, mesmo não dando importância para os personagens. em falar neles, só tinha noção do filme de 2017, e acabei não me conectando com o protagonista, mais entendendo a maioria dos seus raciocínios.
não sou tão ligada a ficção científica, mais foi um bom começo para o gênero.

Príncipe Exilado 21/04/2021

Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?
Que livrasso, incrível como o escritor Philip K. Dick, consegue com 300 páginas criar um mundo e personagens tão profundos, com um final épico embora, acho que o do filme foi melhor ?. Super recomendo para ontem.

beau 06/01/2022

estão lutando pelo controle de nossas mentes
confesso que estava com medo de ler esse livro ? apesar de já ter lido outros de ficção científica. não sei muito bem de onde surgiu esse medo, mas achei que seria uma leitura difícil e arrastada e acabou se provando totalmente o contrário! a história é incrível, a leitura te leva para a realidade ambientada e simplesmente não dá para parar de ler.

ps. nunca tinha assistido os filmes então fiquei surpresa e chocada com todos os plots.

Walace.Rocha 19/06/2020

Visionário
É incrivel pensar que na década de 1980, o autor tivesse premeditado algumas coisas... como simples chamadas de vídeo! O cenário criado é bem legal, não achei a narrativa confusa como algumas pessoas alegam ser, e a trama não é tão complexa. Mesmo assim, não parava de pensar em Ghost in the Shell e em todos aqueles questionamentos sobre a vida, o sujeito na sociedade... enfim, uma leitura que recomendo para fãs de sci-fi, mas não esperem um final absurdo com um mindblow nem nada do tipo.

Lorayne.Stinguel 25/03/2024

Ler esse livro foi uma verdadeira experiência, viajei para o futuro. O bom de livro assim é que você não sabe o que esperar, pois é tudo muito novo e criativo.

mari.rsp 02/02/2024

Nunca pensei que leria Blade Runner e eu fiquei realmente surpresa com a leitura, muito fluída e interessante, gostei bastante

Nathy215 20/09/2020

Gratidão pelo mimo, Philip K. Dick
Qual a necessidade de mexer com nossos sentimentos dessa forma?

Sem estruturas pra esse livro! Escrita maravilhosa, várias reflexões e críticas a sociedade, a vontade é de sair lendo tudo do autor, apesar de não ser fã de ficção científica.

Quase impossível descrever tudo que sinto em relação ao livro nesse momento, cheguei ao final:

"ACABOU ?????"

Agora posso sofrer de uma profunda crise existencial.
Anselmo_ 20/09/2020minha estante
Ele faz isso com a gente. Crises existenciais a cada livro.
Ubik seria uma boa próxima leitura...

Nathy215 20/09/2020minha estante
Quando acabar de sofrer vou ler Ubik então, obrigada pela recomendação!

Carla 16/09/2020

É uma leitura gostosa de se fazer e também faz a gente refletir um pouco sobre o valor que a gente dá pras coisas/pessoas.

Thaionará 04/09/2023

Um dos melhores livros que já li na vida!
Me pegou. Me pegou forte.
Virei a noite lendo esse livro e não faria diferente (embora eu creio que no trabalho eu vou pensar diferente)

Que livro fantástico! Maravilhoso!

Além de toda ação e todo o detalhe do mundo pós guerra e afligido pela poeira e toda extinção animal, pqp, os pensamentos e filosofias por trás disso, os questionamentos! CARALHOOO FOI GENIAL CADA PÁGINA DISSO AQUI.

Simplesmente incrível, eu amei a definição de a vida segue, ela e a morte... pqp.

Eu não sei nem descrever oq eu tô sentindo, simplesmente perfeito.

??????????

Nota máxima pq me deixou maluca

Lucas Brandão 12/03/2021

Blade Runner
Nessa história acompanhamos um agente que trabalha para um centro policial local, ele aposenta (mata) os androids que se passam por humanos após fugirem de Marte, sua "terra natal".
Em Marte esses androids tem a obrigação de trabalhar em prol do desenvolvimento local e assim facilitar a vida da elite humana que habita lá. Mas, eles se revoltam e secretamente fogem pra terra e fingem ser humanos e ter uma vida comum.
Nosso protagonista é dono de um animal eletrico, uma ovelha. Mas, isso é uma vergonha para essa sociedade. Animais reais representam status e quanto maior e mais tempo o seu viver, assim se deduz que financeiramente você é estavel e isso é valoroso. Então, Rick Deckard quer ter um animal de verdade e esse é o princípio de sua jornada atrás dos androids.
Ao longo dessa aventura, o próprio Rick começa a refletir em questões filosóficas como: o que nos faz humanos? E questões como essas.
A forma de extinção aqui é muito próxima da nossa, toda a questão ambiental e como a guerra mundial levou as pessoas para o que elas vivem "hoje" e como o sistema as afeta. Daí temos os especiais/cabeças de galinha, as necessárias equipamentos de autoproteção, contato com outros, uma ceita. Mas a história vai colocar em cheque nossa questão com a empatia.

Minha experiência: Eu gostei mas não achei isso tudo, não sou habituado a ler si-fi e talvez isso tenha sido um fator decisivo por não conseguir me conectar com os personagens embora eu quisesse muito saber como a história terminaria. Achei a escrita boa e não é difícil, mas não retinha 100% da minha atenção. Quero ler outras coisas do autor mas vou com calma, talvez por livros de contos.

VK 99 20/09/2023

Eternizado
Eu acendi um cigarro e fui fumar na janela do meu quarto antes de fazer essa resenha, pensando em todas as palavras das quais eu poderia usar pra falar sobre esse livro kkkk Acho que já deu pra notar que o mesmo teve um grande impacto pessoal pra mim.

Quando Philip terminou esse trabalho, ele deve ter tido a mesma sensação de alívio e satisfação que Freddie Mercury teve ao notar a grandeza da música Bohemian Rhapsody, quando a finalizou.

Guerra Nuclear, poeira radioativa, extinção quase que total da fauna, da vegetação e dos humanos, colonização em outros planetas, veículos e armas próprias criados pra esse universo, escravos androides, conflito Androide x Humano em outro planeta, Blade Runner's criados para caçar e ''aposentar'' os androides fugitivos.

E no meio de todo esse caos, as pessoas ainda tentam de alguma forma manter seus princípios ou serem mais humanas possíveis em um mundo onde não se resta quase mais nada. Talvez nem mesmo a moral existente antes da guerra tenha o mesmo valor nesse cenário atual.

Rick tenta cumprir a lei como Blade Runner pra ter mais dinheiro, pra preencher seus vazios e se encontrar dentro dele mesmo e dos poucos ao seu redor, sempre questionando sua existência ou se o seu trabalho está correto.

É incrível a criatividade depositada nesse livro. Não sou muito bom com resenhas, mas essa obra merece muito toda essa atenção.

Crie algo, negue sua existência, e ela se revoltará.

Androides Sonham com Ovelhas Elétricas?

Zorobabel 01/10/2023

Experiência
Li o livro pelo filme, muito tempo tentando ler, o livro tem várias diferenças do filme, mas se complementam e mostram outras nuances, vale a leitura