Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

rrodolfo.lima 24/06/2022

Curioso, mas denso
Hawking explica algumas das teorias que buscam entender a origem e o destino do universo, desde a Galileu e Copérnico a Einsten. O livro traz explicações de como as galáxias existem e mostra sua constante expansão. Um livro curioso, mas bastante denso em conteúdo científico. Por vezes me senti perdido no que lia
Marcos Gabriel 24/06/2022minha estante
Ele consegue explicar como q na teoria do Big Bang todo o universo estava condensado em um único ponto? sabendo da contradição q quando maior a massa d um corpo maior a gravidade do msm, e consequentemente impossibilitaria a expansão d um universo em um Big Bang pelo fato do ponto ter a gravidade d todo o universo condensado.

rrodolfo.lima 25/06/2022minha estante
O que ele diz é que no Big Bang, as leis físicas como conhecemos não eram aplicáveis. E que ouve tanta liberação de energia nesse momento que algumas ondas emitidas por essa incandescência ainda são identificadas na forma de micro-ondas até hoje

Marcos Gabriel 25/06/2022minha estante
Interessante

Daniel.Duarte 22/06/2022

Uma breve história do tempo
Apesar da ideia de fazer um livro mais acessível e fácil de entender, confesso que tive algumas dificuldades na leitura deste. Contudo, uma boa parte foi bem clara então meio que pode levar credito por isto.
Um detalhe interessante do ?Uma breve história do tempo? são a revolução teórica feita por Hawking na nossa interpretação do big bang, e como ele provou matematicamente (apesar deste livro como ele afirmou na introdução, há apenas um formula no livro inteiro), o quanto ele seria mais provável e como poderia ser um possível fim para o nosso universo.
Outro fato que não posso deixar de ressaltar foi a maneira simples ao qual ele apresentou a relativa no decorrer do início do livro (apesar que todas as conclusões possíveis retiradas dela me assombrem no bom sentido).
O livro no geral foi razoável, esperava entender 100%, porém, não foi o que aconteceu talvez lendo ele mais para frente possa tirar uma conclusão melhor futuramente.

Emanoel 20/06/2022

Por que avaliei bem mesmo saindo com mais dúvidas?
Uma Breve História do Tempo é um livro fascinante. Mas acredito que eu, como a maioria dos leitores, não tem física teórica e cosmologia como o seu forte. Então, como tentei dizer no título, entrei com dúvidas, saí com muitas mas achei a Liz para diversas outras questões.

O Universo não é um lugar simples para ser explicado em meias palavras e frases de efeitos. A frase de Carl Sagan "Somos todos poeira estelar", não é suficiente (apesar da grandeza do ser humano que ele foi) para entender a magnitude do universo.

O leitor terá uma longa aula sobre Prótons, Neutrons e como essas e diversas outras coisas são essenciais para a explicação da existência de muitas coisas (inclusive na nossa) no universo. Mas ressalto, não é simples de entender.

Também não vou dizer que é um bicho de sete cabeças. A ciência é alto que me fascina desde o ensino médio. E vejam só: Me fascina desde as aulas de física do ensino médio, matéria a qual sempre tirei notas extremamente baixas, mas que sempre me atentava a ouvir todas as explicações.

Enfim. Eu recomendo muito a leitura apesar dos "pesares". Stephen Hawking (1942 - 2019) foi um ser humano grandioso. Autores como ele me influeciam a sempre me permitir abrir mais portas e de procurar mais portas a serem abertas.

É uma leitura valiosa.

Shamila 20/06/2022

Precioso
Difícil pra uma leiga sobre ciência, mas tudo que entendi aqui reforça a frase do Hawking: a vida humana é insignificante e acidental. E ainda, aos terraplanistas: o mundo não é um prato achatado apoiado no dorso de uma tartaruga gigante. 😅 Admirada com a inteligência de todos os pesquisadores, cientistas e filósofos que colaboraram pra termos essa concepção de espaço-tempo e do universo, e triste do quanto a nossa ignorância de passar observar tudo tão editado e enquadrado pela tela do celular vem fechando nossos olhos e nossos pensamentos. Um livro que muda a forma de olhar pro céu, pro relógio e pra gente mesmo.

Wiler A. do Carmo Jr. 14/06/2022

Simplificação de assuntos complexos
Acredito que só quem já pegou em livros de Física Quântica pura e afins sabe o quão complexo é entender certos conceitos tão complexos, os quais, neste livro, são simplificados ao máximo para que se tenha uma base para o entendimento de tais conceitos.
Além de tais conceitos, são discutidos o contexto histórico de algumas descobertas e a coragem dos estudiosos que enfrentaram o "status quo" de suas épocas para aprender e transmitir o conhecimento de suas descobertas sobre as leis da natureza para as gerações seguintes.

"Hoje, ainda almejamos saber por que estamos aqui e de onde viemos. O desejo profundo da humanidade pelo conhecimento é justificativa suficiente para nossa busca contínua."
- Stephen Hawking (1942-2018)

site: https://www.instagram.com/p/CM7TaxrhCge/

Joyce.Gomes 12/06/2022

Stephen H. foi um cientista muito inteligente que superou diversas dificuldades.
Nesse livro ele informa os principais conceitos e teorias sobre o universo.

"Queremos que o que nos rodeia faça sentido e perguntar: Qual é a natureza do Universo? Qual é o nosso lugar nele e de onde é que ele e nós viemos? Por que é como é?"

Ainda não temos todas as respostas, mas estamos a caminho de ter.

Annie Bitencourt 08/06/2022

Um básico não tão básico pro brasileiro comum
Stephen faz o seu melhor para deixar o livro bastante acessível e eu diria que ele até consegue, desde que você tenha tido um ensino médio muito eficaz e apesar de leigo em física tenha já alguma familiaridade. Não apenas pra física, mas uma boa matemática básica e de excelente ensino médio também.
Eu sempre tive um "flerte" para física e química mesmo sendo péssima em matemática (tive péssimos professores) e também tive um certo privilégio por ter tido um ensino médio bem rígido e ótimas professoras em física. Então comecei o livro com uma certa familiaridade o que me ajudou a ter uma compreensão melhor do pouco que eu já conhecia levemente. No geral me considero de humanas pela facilidade na compreensão dos assuntos dentro de humanas, mas tirando matemática pura, o estudo de exatas no geral nunca me foi um bicho de 7 cabeças. Gostei do livro, do que pude compreender melhor mas vou ser honesta em dizer que quem é péssimo em física, matemática e química desde sempre não vai entender patavinas.

Rafael 04/06/2022

Divulgação científica de forma didática e divertida
Esta foi minha primeira leitura voltada para obras de divulgação científica. No entanto, começo frisando que esse primeiro contato já foi o suficiente para deliciar-me com esse tipo de gênero literário, uma vez que assuntos complexos que rodeiam as ciências da natureza podem ser sim levados a pessoas leigas de forma simples e divertida. A Física representada neste livro traz ao leitor a sensação de que há muito mais do que fórmulas, leis e teorias — essa área do conhecimento pode ser aprendida a partir de reflexões e debates que levam a imaginar como o universo possa ter se desenvolvido.

A priori, Stephen Hawking elabora uma incrível explicação sobre a relatividade geral e a mecânica quântica. Ambas são teorias que descrevem o universo. A primeira disserta sobre a força da gravidade e a estrutura em grande escala do universo. A segunda, por sua vez, trabalha com eventos em escala minúscula. Além disso, também há uma elucidação sobre o sistema de coordenadas conhecido como "espaço-tempo" (o espaço tridimensional e o tempo determinam a posição de um fenômeno). Eu já havia escutado falar sobre os termos supracitados, mas nunca parei de fato para estudá-los; a leitura me ajudou a acelerar esse processo.

Por conseguinte, conceitos como buracos negros, o princípio da incerteza, buracos de minhoca, teoria das cordas e, inclusive, viagem no tempo são temas que o autor trabalha muito bem, trazendo exemplos e ilustrações práticas que nos ajudam bastante. Ademais, o famigerado Big Bang e o Big Crunch (não sei se tão famigerado assim) também são tópicos de discussão. Este argumenta a despeito do fim do universo; aquele, como muitos sabem, sobre o começo.

Outrossim, é imprescindível destacar que a obra tangencia um fato muito curioso: a unificação da Física. Imagine só como seria interessante explicar o universo a partir de uma teoria unificada que pudesse abranger cada fenômenozinho! Consoante ao autor, há muito caminho a percorrer para chegar nesse patamar — se é que um dia poderemos alcançá-lo.

Destarte, é impossível concluir sem falar sobre o extraordinário físico Stephen Hawking. Apesar de sua enfermidade, elaborou trabalhos incríveis e foi um profissional de demasiado sucesso. Ele explorou a obra com um senso de humor muito gostoso, deixando o leitor fluir e rir ao decorrer dos textos. Super recomendo a leitura! Não é necessário conhecer todos os assuntos complexos, pois o livro foi escrito para leigos; de qualquer forma, é sempre bom consultar o Google quando necessário.

Nat 03/06/2022

Eu tinha esse livro faz um tempo, consegui em troca, e nunca soube o que iria encontrar nele. A surpresa foi ótima, pois a leitura é rica e bem explicativa, cada situação é exemplificada (até com algumas ilustrações). A cada linha, percebe-se o nível da genialidade de Hawking, o quanto ele domina o assunto. Eu nunca me interessei por esse assunto, as questões do universo e assuntos da física, mas o autor conseguiu despertar meu interesse por causa da relação feita com situações cotidianas. Livro muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2022/04/uma-breve-historia-do-tempo-stephen.html

Ana Usui 31/05/2022

Comentando como quem não quer nada
Primeiro de tudo eu sou de humanas. Escolhi adicionar esse livro na minha meta do ano como uma forma de me desafiar na leitura e fugir um pouco da zona de conforto dos gêneros que leio. Me arrependi? Não, mas por pouco kkkkkkkk

O livro é muuuuito difícil! Eu não sei se é o meu ensino médio defasado do sistema público ou se é o tempo desde que sai da escola ou talvez porque seja apaixonada por humanas e péssima em ciências, mas me senti extremamente burra lendo esse livro.
O Hawking até se esforça, tenho que admitir, em explicar de forma simples, usa várias analogias e explica várias vezes, mesmo assim é inacessível pra quem não tem ao menos uma boa base em física e química. Então recomendo como amiga do peito que você leia esse livro usando materiais de referência caso não se sinta preparado pra ler sobre física.
Vídeos ajudam muuuuito, principalmente pra pessoas como eu que tem dificuldade de imaginar partículas atravessando divisórias com fendas duplas.

Acredito que não cheguei a aproveitar 50% dessa leitura ? (sendo otimista ainda). Porém, do pouco que entendi, o livro é maravilhoso, não apenas nas explicações de inúmeras teorias complexas, mas também no detalhamento histórico que o Hawking se deu o trabalho de fazer, e de forma divertida até! Eu fiquei surpresa de encontrar pequenas piadas e brincadeiras cheias de pontos de exclamação. Não sei o motivo, mas tinha esse leve preconceito de que livros científicos são entediantes.

Por outro lado, queria pontuar que me senti levemente ofendida com alguns comentários do Hawking quando se refere as pessoas, as "normais". De vez em quando, no decorrer dos capítulos, Hawking faz essa distinção entre os cientistas e as "pessoas normais". Não sei dizer se é detalhe de tradução, teria que checar no idioma original pra ter certeza, mas achei estranho o autor fazer essa separação como se os cientistas não fossem pessoas normais. Se já estava me sentindo burra no início do livro, isso com certeza não ajudou. Poxa Hawking! Eu sei que não tenho PhD em nada, mas sou uma pessoa legal e fui uma ótima aluna em toda a minha vida acadêmica (até mesmo na faculdade). Talvez eu seja sensível demais, ou tenha um preconceito anterior de achar que os cientistas se sentem melhores do que o resto de nós ?.

Pelo menos eu acho que o Hawking é um bom escritor, ele não usou linguagem técnica excessiva, foi descritivo sem ser enfadonho, fez conexão entre os capítulos, explicou a conexão entre as teorias e foi sincero ao admitir os próprios erros. Um mega detalhe importante inclusive. Sabemos muito bem como inúmeros acadêmicos tem pavor de sequer cogitar a possibilidade de estarem errados, quem dirá admitir. Não só é honroso da parte do Hawking, como absolutamente necessário. Em qualquer campo de estudos estamos sujeitos à erros e, como somos ensinados desde pequenos, é mais valioso aprender com seu erro que fingir uma perfeição inexistente.

No geral fiquei muito interessada em alguns dos tópicos citados e curiosa sobre os outros livros do autor, sinto que foi um bom desafio literário e me fez pensar em coisas bem diferentes do que estou acostumada.
Andrea 31/05/2022minha estante
Hahaha, eu sou da área de exatas e gosto de matemática e física, mas creio que me sentiria que nem você!! Também acho que um dos motivos foi o ensino de algumas disciplinas no ensino médio. Tem parte da física que cai direto no ENEM e eu não faço a menor ideia porque nunca estudei no colégio! (E depois não precisei, então nem busquei aprender também, confesso.)

Ana Usui 01/06/2022minha estante
Péssimo neh, eu também não tive química durante meu ensino médio, ficamos trocando de substitutos e muitas vezes ficamos mês sem aula até acharem um prof. Quando penso na educação atual no Brasil bate a vontade de chorar

Annie Bitencourt 08/06/2022minha estante
Também sou de humanas, e senti algumas dificuldades na leitura também. Porém, eu já tive uma breve experiência com curso de física em si e tive um ensino médio muito acima da média. E isso, me privilegiou uma compreensão maior do livro. Sobre o "pessoas normais" é mais no sentido de pessoas fora da academia. Cidadão comum. Acho que tu teve uma interpretação meio ruim nesse sentido mesmo.

jamiliv 26/05/2022

Incrível
Hawking tem uma abordagem muito didática da física teórica, é apaixonante! por vezes a leitura é muito densa, mas não se compara ao tanto que aprendi com esse livro.

Livs 26/05/2022

Encantador
Acho que encantador é a melhor maneira de descrever esse livro
Sempre fui muito apaixonada pela física teórica e pela física quântica, mas ler esse livro me ensinou muitas coisas que eu não fazia ideia e abriu a minha mente sobre vários aspectos do universo em que vivemos
Realmente foi magnífico ler a obra de um gênio que explica de uma maneira clara e divertida coisas que são extremamente complexas

babimiranda12 24/05/2022

Que dificil
Avaliei com 4 estrelas porque sei da qualidade do livro. Entretanto, tive extrema dificuldade em entender os conceitos técnicos e complexos que o autor tenta passar. Reconheço que tal explicação é feita de forma simplificada, mas mesmo assim foi uma luta terminar a leitura.
Talvez não seja uma boa opção de leitura para quem não está familiarizado com teorias físicas.

Sales 24/05/2022

Não tão acessível como esperava
O livro em si é perfeito, mesmo eu gostando muito de ciência achei o livro complexo, em alguns momentos difícil de entender, vou deixar para o meu eu do futuro ler e entender melhor daqui um tempo, a conclusão do livro me pareceu muito mais esclarecedora do que o livro todo em si, as palestras e documentários a respeito do assunto acredito que seja mais acessível que o livro, vou procurar ler as outras obras dele também, recomendo para quem queira se aventurar em um mar de informações a respeito do nosso querido universo do início da criação até os possíveis fim.