O universo numa casca de noz

O universo numa casca de noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Ramon 09/01/2021

Excelente! É o primeiro livro que leio de Hawking e só tenho elogios. Apesar de alguns conceitos apresentados serem densos para o público geral, são necessários para o desenvolvimento do livro. As ilustrações também são muito boas.

aninha 03/01/2021

Muito interessante
É um assunto complicado, mas é abordado da forma mais simples possível, e as ilustrações são muito explicativas e algumas são bem engraçadas também, eu amei o conteúdo do livro.

jupotter 29/12/2020

Yeah science!
Ciências, sempre bom ler, curiosidades explicadas para leigo entender.

Teixeira 29/12/2020

Livro bastante complexo, alguns capítulos exigem muito do leitor. De qualquer forma, achei super válido a leitura, mesmo não entendendo alguns conceitos.

André 26/12/2020

Ciência
O livro foi escrito por um dos mais renomados cientistas do século, só por isso já vale a leitura. Ele é um pouco complicado de entender, principalmente para aqueles que não possuem familiaridade com física e química por falar muitos conceitos dessas duas áreas. O interessante do livro são os questionamentos levantados e que ainda não tiveram respostas e talvez nunca tenham.

Rayan GQR 19/12/2020

Não se engane pelas ilustrações
Um choque inicial claro quando entrei no livro esperando um "Breve História do Tempo" ou um "Breves Respostas...", com noções mais simples e para um público mais amplo, logo no capítulo 2 fui confrontado com conceitos bem mais abstratos, inclusive o tempo imaginário, que havia aparecido em "Breve História do Tempo" e sido uma das poucas partes que eu não entendi mesmo.
Dos livros do Hawking que li esse é realmente o mais complicadinho, ele ainda é simples no sentido de não se emaranhar na matemática complexa que levou às conclusões, quase não apresentando cálculos, porém conceitualmente ele é mais "denso", pois trata de assuntos na vanguarda da Física atual, com umas ideias bem abstratas que ainda estão sendo testadas.
Ver uns vídeos de Eletrodinâmica Quântica e Teoria Quântica de Campos e depois reler uns capítulos ou trechos com mais atenção ajudou bastante, e conseguir começar a ter alguma noção dos conceitos é muito legal, isso potencializado com o estilo de leitura do Hawking, que consegue simplificar os assuntos na medida do possível e fazer umas piadinhas aqui e ali. É muito legal que ele tenha abordado assuntos tão abstratos e complexos sem medo de ser incompreensível demais, deixando-os palatáveis mesmo para um leigo interessado como eu.
Futuramente com certeza vou reler para tentar absorver mais quando estiver mais familiarizado com os conceitos.

Paulo Niedner 14/12/2020

Merecedor de Releitura
Stephen Hawking, como um bom professor, percorre os caminhos mais extraordinários da mecanica quântica de forma lúdica, facilitando a compreensão do leitor.
Dado o teor do livro, creio que uma releitura seja essencial para compreender o que está sendo colocado, haja vista que a mecânica quântica não é trivial e de facil comprovação empírica no dia a dia.
Para aqueles que se dizem entendedores da física das partículas, muito provavelmente não entende absolutamente nada.

Obs.: em tempos de coach quânticos, esse livro é uma verdadeira aula para dismistificar - no melhor sentido da palavra - a cabeça dos leitores que foram subtraídos por estes gurus charlatões.

J^! 09/12/2020

Quebrando a cabeça
Achei importante ler esse livro pra dar início aos meus estudos sobre ficção científica, rs.

Laurex 29/11/2020

Complexo e divertido
Um livro muito complexo, com capítulos que exigem uma compreensão muito profunda em física quântica e uma imaginação muito ampla também. Porém um livro que agrega muito conhecimento para quem gosta de astronomia, leitura muito fluida e divertida, além de ser rico em imagens, que auxiliam nossa imaginação.

Renan 20/11/2020

De leptons á buracos de minhoca
Origem do universo, buracos negros e teoria de cordas são assuntos que despertam bastante interesse tanto dos físicos quanto de amantes da astronomia. Neste livro Hawking procura tratar de teorias de física quântica de um modo um pouco mais acessível ao público geral. Entretanto a complexidade do tema faz com que seja uma leitura um pouco cansativa e que pode afastar os leitores. Para os amantes de física é uma ótima opção para conhecer diversas teorias e ampliar ainda mais as nossas discussões filosófica sobre o universo.

Tiago Souza 28/09/2020

Excelente experiência de leitura
Ótimo livro, recomendo para quem gosta de aprofundar seus conhecimentos em assuntos mais complexos, porém com uma linguagem bem acessível !!!

Thiago Gadelha 28/09/2020

Inspirador
Esse é o tipo de livro que nao pode ser lido pela metade e deixado de lado. Vale muito a pena ate para quem nao é da área, pois consta ilustrações excelentes exemplificando.

Wagner 24/09/2020

Para os curiosos em física teórica e cosmologia
Hawking traz temas complexos física teórica à mesa de uma forma mais palatável para o público em geral. De qualquer forma, é preciso ter interesse pela área e já conhecer alguns termos para absorver o conteúdo do livro de maneira mais profunda.
Se você ainda não leu nada sobre este tipo de tema, recomendo o primeiro livro do autor "Uma Breve História no Tempo" como uma primeira leitura antes de seguir para este.

Gabi Fonseca 13/09/2020

Complexo e fascinante
Extremamente difícil mas um prato cheio para os amantes da Física, pode ser bastante frustrante e desafiador ao mesmo tempo, recomendo muito!

Madeira 13/09/2020

Física simplificada mas nem tanto
Obra maravilhosa. Mas apesar de ter simplificado no máximo certas acepções oriundas da Física, ainda assim existem conceitos muito densos. O que não deve ser desanimador, vale demais a viagem com o piloto Stephen Hawking.