O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Ricardo 15/02/2020

Astrofísica na Palma da Mão
Adoro ficar em cima da casa, em noites estreladas, observando o infinito. Apesar de não ter relação direta com minha área docente, sou um profundo admirador deste espetacular cientista, Hawking.

Esta obra é didática, intrigante e como uma boa dosagem de curiosidade. Ler o Universo numa casca de Noz, faz-nos viajar no pelos multiversos e perceber quão pequenos somos.

Leitura recomendada.

almeidalewis 02/05/2020

Um desafio
Bem acessível para quem quer conhecer mais e melhor um pouco dos mistérios do nosso universo

Bruna 30/05/2021

Muito interessante
Esse livro têm informações sobre algumas das leis básicas da física e as teorias sobre o universo de uma forma mais científica(comparado ao que aprendemos na escola), mas mantendo uma linguagem de fácil entendimento para os leitores.

Ele vai desde o inicio das descobertas de Einstein, sua teoria da relatividade e seus pensamentos, passando pelos próprios trabalhos de Hawking.
Também são tratados assuntos como diferentes dimensões, explicações de o que seria preciso para uma viagem no tempo e se seria possível, comparações com Star Trek e muitas informações sobre buracos negros e a teoria de Hawking sobre a radiação deles.

A forma que tudo é explicado, com alguns exemplos e analogias, mais o toque de humor em alguns momentos, torna o livro curioso de ler mesmo para leigos como eu.
Na grande maioria das teorias são mencionadas as opiniões e divergências de pensamentos dos cientistas, quando são teorias ainda não comprovadas ou hipotéticas, o que é legal para sabermos as diferentes possibilidades.

É verdade que algumas vezes li mais de uma vez um parágrafo para pegar as ideias passadas, mas nada cansativo.

Recomendo para todos que tem interesse nesse tema.

Josué.LAL 12/11/2021

Ótimo livro para compreensão científica
Nesse livro encontrei a origem de muito conteúdo de divulgação científica que eu consumi, e é ótimo receber esse conteúdo direto da fonte, exatamente por isso respondeu muitas das minhas dúvidas e mais importante, me fez surgir novas perguntas, cumprindo o objetivo principal de qualquer obra de divulgação científica.
Abro um parêntese aqui, que por mais simples e fácil de entender, existiu alguns conceitos que me foram difíceis para minha compreensão, não sei se pela complexidade do assunto ou se o defeito foi na minha leitura, mas me deixou curioso para buscar mais sobre a área ler outroa livros e com certeza ler esse novamente.

Aly 19/08/2022

O universo é grandioso comparado a nós, o livro retrata a astrofísica, escrito por Stephen Hawking. E acreditem, é fácil de entender!

Emanuelle330 13/12/2022

Um livro que, mesmo sendo escrito para leigos, é extremamente complicado. Esse livro é para os curiosos, mas já deixo avisado que provavelmente você pode se irritar por não entender. Li duas vezes, e não entendi tudo, ainda.

Raphael 31/01/2023

Por que não experimentar uma noz?
A obra de Stephen Hawking é conhecida por ser uma excelente escolha para quem quer dar seus primeiros passos no estudo da física. Mesmo não sendo da área, me encantei pela maneira descontraída de explicação e pelas ilustrações didáticas (muitas e muito criativas). Super recomendo a leitura àqueles que se interessam, nem que um pouquinho, pela ciência ou àqueles que assistiram a Interestelar ?

Amanda 09/03/2023

Stephen Hawking. Apenas. Esse livro é uma obra de arte, teorias físicas, explicações impecáveis com uma alta abrangência para todos os públicos. Recheado de imagens e conteúdos adicionais e complementares que facilitam e deixam a leitura muito mais leve. Engoli todas as páginas e Stephen hawking, mais uma vez, dissemina a ciência de forma alegre, como deve ser.

Gab 31/05/2023

?Este universo é uma casca de noz.?
Como sempre, apaixonada pela ciência a ponto de ler tudo escrito por Hawking! Esse é recheadíssimo de informações incríveis, e engloba não só física, como biologia, matemática e até filosofia. Experiência relativamente rápida mas fantástica as always

Doug 27/07/2023

This is Hawking ??
Mas uma obra e tanto de Hawking... O que me impressiona é a forma como ele explica as coisas, deixando aí uma leitura confortável até mesmo para leigos. Trás aí relatividade, sobre o tempo, expansão do universo, buracos negros ( old), viajem no tempo, evolucionismo e teorias das cordas. Por isso concordo com a frase: É um crime tornar o ensino da física chato.

Dionathan 29/12/2023

Excelente audiobook!!

Sempre uma expedição no mundo das ideias!! Recomendo muito a leitura! Ou no caso, a audição!

Gabsi 11/01/2024

Não é um livro para leigos. Não recomendaria para alguém que está tendo o primeiro contato com astronomia.
É um livro um pouco mais técnico que aborda diversos temas de pesquisa da astrofísica, transformando assuntos complexos em curiosidades rápidas de maneira divertida, junto a ilustrações que *ajudam* na compreensão do que está sendo abordado no capítulo.
O autor inicia o livro falando sobre Einstein e como suas descobertas fundamentaram as complexidades que hoje enfrentamos na física. Diria que o resto do livro exige que você tenha dado muita atenção ao primeiro capítulo.
E então, entramos nos temas: o tempo (o passado e o futuro), a complexidade da vida, as formas de "existir" no mundo (distribuição das galáxias, se vivemos numa brana ou num holograma). Sinto que algumas informações eram jogadas aleatoriamente no meio do caminho.
A tentativa de deixar o livro menos pesado e mais divertido pode incomodar >algumas pessoas< (acredito que poucas) sobre o modo de escrita do autor, já que as vezes ele começa falando sobre algo astronômico e termina falando uma aleatoriedade. Um exemplo, página 154:
"Isso sugere que a área do horizonte de um buraco negro pode apenas aumentar com o tempo, nunca encolher. Para que o horizonte de um buraco negro diminua de tamanho, a densidade de energia no horizonte deve ser negativa e dobrar o espaço-tempo para fazer os raios luminosos divergirem uns dos outros. Foi algo que percebi pela primeira vez quando me preparava para dormir, pouco após o nascimento de minha filha. Não vou dizer há quanto tempo foi isso, mas hoje tenho um neto."
O livro segue assim, entre divagações sobre sua vida pessoal, apostas e Jornada nas Estrelas.
Indubitavelmente um astrofísico famoso por suas descobertas e contribuição na divulgação científica, mas seus livros não são fáceis de ler. Dá pra aprender sobre astronomia com livros mais leves e sem ficar tentando adivinhar a linha de raciocínio do autor, que aparentemente escreveu para ele mesmo.