O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Colombini 02/08/2021

Livro muito legal. Trás várias informações interessantes para quem ainda não tem domínio de física do ensino superior. Para este segundo, que já teve contato com análise real e álgebra linear, talvez seja mais interessante buscar um Moysés para completar a leitura XD

Natalie.Coppola 05/07/2020

Um livro maravilhoso, complexo e simples. É charmoso e bem humorado como o próprio Stephen Hawking. Ele conseguiu alcançar uma simplicidade para explicar uma ciência tão complexa. Bom para leigos e pessoas de humanas como eu. Deixou aquele gosto de quero mais

Tiago Souza 28/09/2020

Excelente experiência de leitura
Ótimo livro, recomendo para quem gosta de aprofundar seus conhecimentos em assuntos mais complexos, porém com uma linguagem bem acessível !!!

Anderson 25/05/2021

Reconhecimento justo.
Hawking explica a Física a partir da relatividade geral passando por todo desenvolvimento das física quântica até a Teoria-M e seus detalhes e limitações.

Livro primoroso, com linguagem mais leve que a do Uma Breve história do tempo mais a adição das imagens explicando experimentos, ideias e conceitos deixa o livro ficou mais fácil para o leitor compreender, ainda que o assunto seja extremamente pesado para o público geral. Para ajudar há um glossário genial no fim do livro explicando resumidamente os conceitos e pontos chaves que podem passar despercebidos, ou necessitar de um reforço.

Bia 01/08/2021

Comecei a ler por pura curiosidade mesmo, mas é preciso certo conhecimento do assunto ou você acaba se perdendo. Apesar disso, a escrita é simples e o autor reúne as teorias mais importantes da física.

Marcos 20/12/2012

Bravo Mundo Novo
Uma introdução ao mundo da física quântica escrita em uma liguagem acessível à maioria das pessoas. Um dica, não se preocupe em entender todos os detalhes, mas em pegar o sentido geral da coisa.

André 26/12/2020

Ciência
O livro foi escrito por um dos mais renomados cientistas do século, só por isso já vale a leitura. Ele é um pouco complicado de entender, principalmente para aqueles que não possuem familiaridade com física e química por falar muitos conceitos dessas duas áreas. O interessante do livro são os questionamentos levantados e que ainda não tiveram respostas e talvez nunca tenham.

Gran 01/06/2014

Complexo para leigos
Sou leigo no assunto, mas interessado. Achei o livro por um preço acessível e resolvi comprar, mesmo tendo consciência das outras resenhas deste site que diziam que o livro não era indicado para leigos e que haviam livros melhores. Devia ter confiado mais nessas resenhas. Fui incapaz de absorver a maior parte das informações do livro. Achei as explicações complexas, apesar do livro ser bem ilustrado numa tentativa de facilitar a compreensão.
Portanto, acho que não estava preparado para lê-lo. Talvez se tivesse lido outro livro com informações mais básicas antes, aproveitaria melhor. A sensação que fiquei é que acabei perdendo meu tempo numa leitura que, pra mim, tornou-se chata. Usei muito tempo para adquirir poucas informações, muitas vezes lendo duas ou três vezes alguns capítulos que achei mais complexos.
Não recomendo para leigos como eu.

PS: Não entendi o critério de avaliação de algumas pessoas que fizeram uma resenha. Alegam que não entenderam nem metade das informações escritas e deram nota 4 ou 5!!!??? Não seria injusto com outros livros onde as informações são repassadas de forma mais intelegíveis?

Thiago468 26/06/2023

Como ter enxaqueca de forma fácil e rápida.
No começo eu não entendi nada , e no fim parecia que eu tava no começo....
Brincadeiras a parte, esse livro me irritou demais, me irritou o fato de ser um assunto tão mas tão complexo que realmente não tenho a capacidade de entender quase que tudo o que ele tá falando.

Confesso que para várias coisas desse livro eu estava lendo revirando os olhos , como se eu tivesse lendo um livro de horóscopo, ou coisas sem sentido e sem provas ....

Nos 45 do segundo tempo porém bateu uma consciência, uma possibilidade de aceitar que realmente é plausível essas explicações tão complexas da origem de tudo ....
Até parece que Deus ia fazer um universo fácil de entender né ?

Percebi então o quão ignorante sou em relação a assuntos mais complexos , e fico impressionado com o tanto de conhecimento acumulado sobre o universo que a humanidade já tem.

Talvez , assim como foi com muitos gênios do passado... Talvez a obra de Stephen Hawking só será amplamente entendida daqui uns 100 anos ou até mesmo mais .

Espero que a sociedade não se auto destrua até lá .

Ahhh com isso me despeço ( pelo menos pelos próximos anos ) em literatura científica pra focar em outra área da minha vida ....

Essas últimas que li já me deram uma baita enxaqueca kkkkk.

Fabio293 21/04/2021

Cansativo
Achei interessante e cansativo ao mesmo tempo. Em determinado momento da leitura só queria terminar e passar para o próximo livro.

Thiago Gadelha 28/09/2020

Inspirador
Esse é o tipo de livro que nao pode ser lido pela metade e deixado de lado. Vale muito a pena ate para quem nao é da área, pois consta ilustrações excelentes exemplificando.

Van Jales 10/05/2021

O Universo numa casca de noz
É lindo que toda vez que leio algum livro do Stephen Hawking sinto que posso entender sobre tais temas, pois ele traz de maneira bem leve os assuntos. Quero muito a sequência desse livro, vontade de chorar...

Rafa 21/03/2015

O Universo Numa Casca de Noz
Mais um livro brilhante do gênio Stephen Hawking, dessa vez nós vamos conhecer tudo sobre o big bang e sobre a física na atualidade, vamos a fundo sobre tudo do Universo. Em O Universo numa casca de noz, a forma como Hawking escreve sobre a teoria do big bang, buraco negro, relatividade entre outros assuntos da física moderna.

O livro tem uma linguagem técnica, mas não precisa se assustar e uma dica que dou para os leitores é muita atenção e com certeza você vai retornar algumas páginas para entender melhor sobre o assunto. Um ponto forte no livro é o bom humor do cientista, através das palavras ele consegue prender atenção do leitor e tornando assim um livro prazeroso em se ler.

A Editora Planeta fez um trabalho incrível de diagramação, um livro ricamente ilustrado com vários gráficos e imagens em alta qualidade, sem contar também que a fonte e espaçamentos traz um conforto durante a leitura.

O leitor vai embarcar em uma viagem e conhecer as diversas teorias e estudos sobre viagem no tempo e até mesmo para outras galáxias.

site: http://www.livreando.com.br/2015/03/resenha-o-universo-numa-casca-de-noz.html

Valério 20/01/2015

Descubra, aprenda, surpreenda-se
Li este livro como a primeira obra de astro física, física quântica e nuclear. Não sou da área, mas a curiosidade sempre foi muito grande.
Já tem algum tempo. E este livro me deu a base para poder entender melhor outras obras, que se aprofundam um pouco mais.
Muito ilustrado, o que torna mais fácil o entendimento.
O que é explicado na verdade não é tão complicado. Apenas nos parece complicado porque vai contra a nossa lógica, que aprendemos em nosso dia a dia.
Por exemplo: é muito difícil entrar em nossa cabeça que o tempo pode passar mais rápido para um do que para outra, se obedecidas as condições para isso.
É um conceito estarrecedor saber que o tempo pode ser "entortado" e que em um buraco negro a gravidade é tão alta que até a luz não consegue sair dele.
Uma excelente introdução à física, escrita pelo que talvez seja o maior gênio atual da humanidade.

Juan 16/08/2020

Ao contrario de Uma Breve História do Tempo, esse eu terminei tendo a impressão de que não entendi muita coisa do livro. Mas faz parte...