O Universo Numa Casca de Noz

O Universo Numa Casca de Noz Stephen Hawking

Resenhas - O Universo Numa Casca de Noz

Dionathan 29/12/2023

Excelente audiobook!!

Sempre uma expedição no mundo das ideias!! Recomendo muito a leitura! Ou no caso, a audição!

Gabsi 11/01/2024

Não é um livro para leigos. Não recomendaria para alguém que está tendo o primeiro contato com astronomia.
É um livro um pouco mais técnico que aborda diversos temas de pesquisa da astrofísica, transformando assuntos complexos em curiosidades rápidas de maneira divertida, junto a ilustrações que *ajudam* na compreensão do que está sendo abordado no capítulo.
O autor inicia o livro falando sobre Einstein e como suas descobertas fundamentaram as complexidades que hoje enfrentamos na física. Diria que o resto do livro exige que você tenha dado muita atenção ao primeiro capítulo.
E então, entramos nos temas: o tempo (o passado e o futuro), a complexidade da vida, as formas de "existir" no mundo (distribuição das galáxias, se vivemos numa brana ou num holograma). Sinto que algumas informações eram jogadas aleatoriamente no meio do caminho.
A tentativa de deixar o livro menos pesado e mais divertido pode incomodar >algumas pessoas< (acredito que poucas) sobre o modo de escrita do autor, já que as vezes ele começa falando sobre algo astronômico e termina falando uma aleatoriedade. Um exemplo, página 154:
"Isso sugere que a área do horizonte de um buraco negro pode apenas aumentar com o tempo, nunca encolher. Para que o horizonte de um buraco negro diminua de tamanho, a densidade de energia no horizonte deve ser negativa e dobrar o espaço-tempo para fazer os raios luminosos divergirem uns dos outros. Foi algo que percebi pela primeira vez quando me preparava para dormir, pouco após o nascimento de minha filha. Não vou dizer há quanto tempo foi isso, mas hoje tenho um neto."
O livro segue assim, entre divagações sobre sua vida pessoal, apostas e Jornada nas Estrelas.
Indubitavelmente um astrofísico famoso por suas descobertas e contribuição na divulgação científica, mas seus livros não são fáceis de ler. Dá pra aprender sobre astronomia com livros mais leves e sem ficar tentando adivinhar a linha de raciocínio do autor, que aparentemente escreveu para ele mesmo.

LuanGabs 22/01/2024

Livros científicos que tem essa linguagem mais atrativa, mais repaginada e mais palatável são um refúgio pra mim. Além de que são os que mais fazem eu ficar reflexivo.

Depois de me apaixonar por cosmologia, astrofísica, astronomia, física de partículas (e culpo Carl Sagan por isso), ler Stephen Hawking, Neil deGrasse Tyson tem sido um hobbie maravilhoso.

Este livro não é diferente. Em um texto curto, direto e com muitas ilustrações e fotos, Hawking nos faz passear por diversas questões fundamentais da existência humana. Tempo, Espaço, Futuro, Passado, Inicio, Fim, tecnologia, vida?

Talvez seja necessário um conhecimento prévio sobre alguns termos, ou ao menos que você não seja completamente alheio aos temas da física teórica, pra que a leitura permaneça com a fluidez de fato. Não recomendaria esse livro como um primeiro contato em leitura cientifica (talvez cosmos de Carl Sagan dê um pontapé inicial bem mais suave e preciso), mas recomendo como um essencial pra quem ama essa temática.

Fãs de astrologia, passem longe desse livro ou passem raiva hahahahaha

Kézia 13/02/2024

O livro é excepcional, me trouxe bastante conhecimento. Não é um assunto/ciência que eu domino mas tenho sim grande interesse. O universo é fascinante apesar de ainda existir tantas perguntas sem respostas.

Não é uma leitura tão complicada como pode parecer, pois a linguagem é bem acessível e facilitada, porém eu reli algumas partes.

Stephen Hawking é genial.
Foi bom ter saído da zona de conforto.