A cabeça do santo

A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

JAlia372 02/04/2024

Criativo, divertido e emocionante
Caminhar por dezesseis dias para cumprir o último desejo da sua falecida mãe, foi isso que Samuel fez. A estadia de Samuel em Candeia, cidadezinha do sertão, se estendeu além do esperado, revelando os mistérios das desgraças que aflingiram a vida de Samuel. A cabeça oca do santo degolado é sua nova e divertida morada, ali Samuel encontra seu milagre.

Sammara.Sammizy 01/04/2024

Ameiii a leitura. A história tem várias reviravoltas e tem muito regionalismo de lugares que já visitei. A leitura é muito fluida

Amanda.Valle 01/04/2024

Escrita muito boa
Gostei muito da escrita da autora, da capacidade de dar profundidade para história não necessitando de muitas páginas, além de conseguir imaginar todo o cenário.
Porém não foi uma história que me cativou, mas acho que vale a pena a leitura.

"Sou livre para o silêncio das form 01/04/2024

O santo sem cabeça
Hoje vou falar sobre um livro maravilhoso, que fez com que eu me sentisse em casa! ?? A cabeça do santo conta a história de Samuel, que sai da sua cidade natal, Juazeiro do Norte, para realizar o último pedido de sua mãe, procurar pelo seu pai na cidade de Candeia e acender uma vela para a estátua de Santo Antônio da cidade. Chegando lá o único abrigo que ele encontra é dentro da cabeça de Santo Antônio. Lá dentro Samuel começa a ouvir vozes de mulheres que rezam por casamento e por uma delas ele acaba se apaixonando!! ?

O livro é curto, tem uma escrita bem leve, dá pra ler rapidinho. É um livro de realismo fantástico, então vai ter cabeça de santo com muita enxaqueca de tanta reza por casamento sim. ? A Socorro Acioli, autora do livro, também quis mostrar o quanto a religiosidade das pessoas influencia na economia de uma cidade inteira.

A cultura cearense está completamente presente aqui. Então vai ter Santo Antônio casamenteiro, procissão, simpatias, muito romance, casamento, cinema de interior, falsas beatas e milagre de Santo Antônio.

Avner 31/03/2024

Encantador
Primeiro romance da autora cearense Socorro Acioli, o livro narra a história de Samuel que, no sertão do Ceará, entra numa jornada para atender os últimos pedidos que a mãe lhe fez antes de morrer.

Confesso que é até difícil escrever uma resenha sobre esse livro pois acabo de terminar e estou ainda buscando as palavras, completamente encantado! É uma leitura que poderia ser feita de uma vez só (e dá vontade), mas que fiz durar um pouco mais e li ?aos poucos? diluindo em alguns dias, pois não queria que acabasse. Tudo nesse livro é impecável: a escrita da autora que é única, divertida, poética: destaco algumas inserções/intervenções da narração em meio aos acontecimentos que são sensacionais!

Tem uma pegada ótima de comédia/humor, drama, romance, mistério, fé, busca, esperança, desespero? tem de tudo um pouco e na sua melhor forma! Eu só consigo indicar que leiam logo, pois é um livro que se tornou um dos meus favoritos! Uma leitura deliciosa, sagaz, mágica, sensível e extremamente brasileira no melhor dos sentidos! Amei DEMAIS!

criistiinee 31/03/2024

Singular!
Eu simplesmente amei a narrativa. Deixou o ritmo da história maravilhoso. Eu me surpreendi tanto com esse final. Não esperava de verdade! Achei que seria previsível, mas eu estava enganada, e como é bom se enganar nesse quesito haha recomendo demais essa leitura!

Felipe Augusto 30/03/2024

Me surpreendeu este livro, peguei para leitura sem saber exatamente a sinopse da história e foi muito gratificante a leitura. Um história mostrando muito as raízes do Brasil, recomendo muito a leitura.

Rodrigo.Gibaut 30/03/2024

Uma mistura de Gabriel García Márquez com Ariano Suassuna. Realismo Fantástico com essência nordestina Muito bom.

Rebeca 30/03/2024

Adorei!!
Descobri esse livro através do Paulo Ratz e ao saber que se tratava de uma obra com autora cearense e que se passa pertinho da minha cidade, me senti na obrigação de ler. E que maravilha foi ter essa experiência...
A narrativa e os diálogos são tão próximos do meu cotidiano, que tornava minha imersão na história ainda maior. Minha cidade foi citada mais de uma vez ao longo do livro!
É curto e gostoso de ler. E se você é cearense, vale muito a pena a experiência.

tavim 30/03/2024

A cabeça do Santo, de Socorro Acioli
Somos meio plantas nessa coisa de raízes: mudar de um solo pra outro funciona bem, mas, quando arrancados daquele que nos foi berço, sempre sobram uns dedinhos que souberam se agarrar bem à terra. esses restos tentam continuar se desenvolvendo até perceberem estar perdidos ao não haver mais uma base a se guiar. só que, um grau atinado acima de nós, ao invés de um esforço em se apagar totalmente do velho espaço, os restos de raízes adubam novos caminhos aos próximos e de certa forma se tornam um mais outra vez. já a gente, num possível retorno à antiga vida, num passeio à história da família, num lugar onde não imaginamos já ter estado, o que subsistem são sons e sensações, transcendentais sem saber ao certo como e por quê. são aqueles dedinhos, que nos encontram e dão forma à familiaridade.

a cabeça do santo de socorro acioli é um romance brasileiro até a raiz mais profunda do brasil. tem histórias que só podem acontecer aqui e que jamais aconteceriam em outro país, ainda mais por ser inspirado na real queda da cabeça de um santo no interior do ceará. o livro é um sopro de frescor, dos que a gente quer inspirar de uma vez só pra não perder a boa brisa. esse querido amarelinho foi das minhas primeiras leituras de janeiro e virou um dos romances mais divertidos que já li.
______________________________________________

No Instagram, publico mais resenhas e ilustro todas as capas dos livros que leio.
Acesse @tavim para ver.
tavim.com.br

site: https://www.instagram.com/tavim/

anacarol.luz 30/03/2024

Assisti uma entrevista da Socorro contando sobre o processo de escrita desse livro e fiquei extremamente curiosa para ler. Foi meu primeiro contato com o realismo mágico e tinha um pouco de receio de não gostar, mas no final das contas, curti bastante. Os personagens são muito carismáticos e a história é envolvente, porém, achei o final meio corrido.
Gigi 01/04/2024minha estante
Também tive essa impressão, uma história tão interessante merecia um final mais elaborado,

anandrad.e 30/03/2024

Apaixonada pela escrita da Socorro, por se passar no nordeste, pelos personagens e pelo final desse livro! Queria um capítulo extra só pra ver o Samuel sendo feliz hehehehehe

Carauna 29/03/2024

Mais um ouro na minha estante
Obrigada Paulo Ratz por mais um achado desse!!!???
Confesso que nem pegaria esse livro na mão se não fosse pelo vídeo do Paulo, e meu deus????? Que livro ótimo, eu tive que me forçar a dar uma pausa porque se deixasse eu terminava em uma sentada. Esse livro flui muito bem, a escrita é tão boa e te deixa tão imerso na história.
Consigo imaginar tudo, os cenários, as comidas, as pessoas!
Mais um ouro nacional! Já quero ler outros da Socorro

Michelle 29/03/2024

Cabeça do Santo
Um livro com uma história interessante, bonita, que passeia por lugares, sabores, crenças e até música do nordeste brasileiro. Obra com toques de mistérios e fé, que move montanhas ou descobre caminhos - tortuosos que sejam - para chegar onde e com quem se têm que estar.

Mayara 28/03/2024

Uma DELÍCIA de livro! Curtinha, história instigante e leitura envolvente.
Ele foi o livro perfeito depois de um anterior denso.
Dei risada, fiquei ansiosa e me senti no lugar do personagem. Eu amei.