A cabeça do santo Socorro Acioli

Resenhas - A Cabeça do Santo

nathaliabeatriz 14/04/2024

"Riam das desgraças suas e dos outros. Desgraça é tudo coisa de se rir"
Ler esse livro foi desde o início muito fluído e gostosinho de acompanhar. A conexão dos plots, o puro suco de humor brasileiro me fez dar gargalhadas sinceras e até mesmo os momentos mais melancólicos traziam um realismo para os personagens. Fiquei tão feliz acompanhando a trajetória do Samuel e todas as histórias conectadas que cheguei ao final esperando mais capítulos. Enfim, achei uma leitura rápida e muito empolgante e, se tivesse que mudar alguma coisa, só acrescentaria um epílogo ao final.

Bea 14/04/2024

Resolvi ler depois da indicação do Paulo Ratz e porque minha orientadora sempre me indicou ler algo da Socorro Acioli. Gente, que livro gostoso de ler!!!!

olivia.tomazela 14/04/2024

Que livro incrível!
Escrita deliciosa e história muito criativa com o puro suco do Brasil.
Lembra demais o Auto da Compadecida por conta do realismo mágico, trambiques e religiosidade. Sério, é muito bom.
A autora foi aluna de Gabriel Garcia Marquéz. Podemos ver que ela foi excelente aluna rs.
Parece que vai virar filme, estou ansiosa.

Gabi 14/04/2024

Que delícia de leitura foi essa? Um enredo muito curioso, com vários momentos de pequenas risadinhas.
Uma história de como a fé move a vida das pessoas, das mais diversas formas, contada de maneira bastante inusitada. E muito nítido o perfume de G.G.Marques entre as páginas e suas piadinhas de realismo mágico.

Eu amei!

Rogerio_dosanjos 14/04/2024

Escrito em uma master class com ninguém mais ninguém menos que Gael García Marquez, A Cabeça do Santo nos convida a uma viagem fantástica pelo sertão do Ceará onde acompanhamos personagens cheios de nuances e sonhos em uma cidade decadente assolada por uma maldição e onde milagres não são bem-vindos. A cabeça do santo traz o melhor estilo do Realismo fantástico ao interior do Ceará, é convidativo e divertido.

Mercia.Santos 13/04/2024

A cabeça do santo.
Achei incrível como a autora conseguiu iluminar os costumes do interior e as preces fervorosas de um povo sofrido, mas que nunca desiste nem abandona suas crenças. Pena que o final foi muito rápido. Poderia ter ido um pouco mais além, mas entendo que fugiria da proposta inicial do livro.

Sara 13/04/2024

??
Que leitura deliciosa, me tirou de uma ressaca de 3 semanas, e li em poucas horas. Achei o final um pouco apressado, mais nada que tire o valor do livro, literatura brasileira é maravilhosa! Quero um filme pra já !

Valen54 12/04/2024

A cabeça do santo
A história é envolvente, os personagens são cativantes, realmente amei quase tudo. Só deixei de dar 5 estrelas porque achei o final um pouco corrido, parecia que a autora deixou pra resolver todos os problemas em um final de 20 páginas.
Tirando o final o resto é perfeito! ???

mari 12/04/2024

Que delícia de livro!!! que história gostosa e escrita leve! um beijo pra socorro acioli.

(decidi tirar meia estrela pq achei o final um pouco corrido).

HCS378 12/04/2024

Uma história nordestina
A história é muito fluída e envolvente, com personagens marcantes e um realismo fantástico na medida certa. Amei as descrições do cenário dominado pela caatinga e das particularidades da fé desse povo cearense.
Pessoalmente, senti que o final foi um pouco corrido, mas nada que faça a narrativa perder seu encanto.
Ja vou ler o outro livro da Socorro!

Guilherme G. 12/04/2024

Ótimo. Porém o final?
O livro é ótimo a história é super envolvente, porém, o final poderia ser melhor ou até mesmo melhor desenvolvido. Somente por isso não o livro não recebe 5 estrelas em minha percepção.

zadora 12/04/2024

A cabeça do santo
De longe a história mais divertida que eu li nesse ano. Um livro leve, engraçado, rápido e muito muito bom. A Socorro foi muito inteligente nessa história, eu acho que ela junta cada coisa bem brasileira em um enredo que prende.
É uma leitura que deveria ser obrigatória em escola ou vestibular (ou para vida)
Quero ler e conhecer mais dela.

barretogi 11/04/2024

Um realismo fantástico de aquecer o coração!
de trazer pungente a fé e espiritualidade que se materializam em muitos brasileiros - sofridos e aguerridos - em seus mais diversos credos. com uma história inusitada e inteligente te prende do início ao fim (que chega rápido).

Steffani5 11/04/2024

Simples, satisfatório, delicioso de ler
Esperei uma outra "vibe" desse livro, mas gostei do que foi realmente apresentado.

Me lembrou um pouco o Auto da Compadecida.

Assistiria essa história facilmente, de tarde depois do almoço, sentada no chão da sala e comendo um doce. Várias vezes.
É estranho, mas foi essa sensação que a história deixou em mim.

Achei o enredo simples, descontraído até, criativo.

Acho que o que esperava era o tom pesado, social e poético que andei lendo de literatura brasileira ultimamente. Mas, foi o livro certo no momento certo pra mim.

Carol 11/04/2024

E é bom!
"-Tu sonha muito, Chico.
-Foi a morte que me ensinou. O tempo de sonhar é em cima da terra."

Que história boa de ler, as andanças de Samuel e tudo que vai acontecendo me deixou presa no livro, não queria mais largar.

"Havia de ser algo estranho, gato não é bicho de dar cabimento a ninguém"
Maria 12/04/2024minha estante
Agora leia Pedro Páramo, é obrigatório depois de ler a cabeça do Santo. Na verdade antes, mas também li depois ksksks

Carol 13/04/2024minha estante
Orraaa, pois vou obedecer mesmo ??