O Lado Mais Sombrio

O Lado Mais Sombrio A. G. Howard

Resenhas - O Lado Mais Sombrio

Lau 24/10/2014

O Lado Mais Sombrio
O Lado Mais Sombrio conta a história de Alyssa Liddel, uma garota descendente de Alice Liddel, do livro clássico Alice no País das Maravilhas. Mas, como nem tudo é o que parece, o País das Maravilhas também não é. Nesse livro da A. G. Howard, quando Alyssa resolve ir para o País das Maravilhas resolver todos os problemas que sua ancestral, Alice, causou, nós temos uma nova versão do livro de Lewis Carroll. Um País das Maravilhas com novos personagens, como o sensual e encantador Morfeu, com uma história e um cenário diferentes.

Não parta meu coração.
Eu arrancaria o meu primeiro.

Com uma escrita envolvente, A. G. Howard nos narra muito bem a história de Alyssa. Num misto de romance, aventura e ação, o livro nos provoca vários tipos de sentimentos. Raiva. Emoção. Felicidade. E muitos outros. Nos faz vibrar, até mesmo chorar. A história é uma das mais criativas que já li, sem contar que é cativante, assim como os personagens. Ah, os personagens. Todos os tipos de personagens, desde os legais até os que a gente menos gosta, e bem-descritos.

Ninguém sabe do que é capaz até as coisas chegarem ao limite.

E o design? A capa é perfeita, nos retratando Alyssa e seus "demônios", os insetos que ela tem que calar. As páginas são lindas, com detalhes cinzas de algum tipo de planta. Tudo impecável. Devo meus parabéns à editora Novo Conceito por uma publicação tão bela como essa. Um livro que, óbvio, entrou pros meus favoritos.

site: http://unlocked-land.blogspot.com.br/2014/10/resenha-16-o-lado-mais-sombrio.html

Núbia Esther 08/11/2014

Assim que comecei a ler o livro da Howard, pensei, por que demorei tanto para começar a ler este livro? Já estava com ele há tempos na estante, se não estou enganada, O Lado Mais Sombrio foi um dos lançamentos do mês de abril da Novo Conceito. A narrativa de Howard é fluida e sua trama ágil. O Lado Mais Sombrio é daqueles livros para ser ler numa sentada só. A história é repleta de tanta ação e tantos plot twists, que é impossível não ser fisgado é só querer parar quando chegar ao fim. Li em algumas resenhas, que alguns leitores não gostaram da enorme quantidade de reviravoltas utilizadas pela autora, alegaram que deixaram a história cansativa. Eu pelo contrário, achei que toda essa inconstância na trama e nos personagens casou perfeitamente com toda a loucura, insensatez e psicodelismo do mundo criado por Lewis Carroll e utilizado com propriedade por Howard para dar vida a sua história. Uma história feita sob medida para os fãs do País das Maravilhas.

A parte gráfica do livro é muito bem trabalhada. Desde a capa (igual a original) que é maravilhosa e consegue transparecer o lado sombrio da trama, até a diagramação, com o trabalho feito nas páginas de aberturas dos capítulos. A sensação é que a cada capítulo somos convidados a entrar um pouco mais nesse mundo doido em que nada parece fazer sentido e a desbravar um pouco mais os segredos da família de Alyssa.

Mas, afinal, sobre o que é a história de O Lado Mais Sombrio?

Alyssa Gardner é tataraneta de Alice Liddell. Aquela Alice que um dia entrou na toca do coelho. A garota ouve as plantas e os insetos e tem certeza de que o seu destino será terminar em um sanatório como sua mãe. A loucura parece acometer todas as mulheres de sua família e tem origem antiga, com sua tataravó e seus sonhos estranhos que inspiraram Lewis Carroll a escrever Alice no País das Maravilhas. Ela sempre achou que as conversas que ouvia fossem apenas alucinações, até perceber que não há como ela e a mãe dividirem as mesmas alucinações. As plantas e os insetos realmente falam. Será a história de Carroll apenas fantasia?

"Minhas pernas vacilam. Por tantos anos, as mulheres de nossa família foram tachadas de loucas, sem o serem. Podemos ouvir coisas que outras pessoas não podem. É a única explicação para nós duas ouvirmos a mosca e os cravos dizerem a mesma coisa. O truque é não responder ao que dizem os insetos e as flores diante de pessoas normais, porque aí pareceríamos loucas.

Não somos loucas. Eu devia estar aliviada.

Mas algo mais está acontecendo, algo inacreditável." página 42.

O que ela descobre é que parece haver uma maldição pairando sobre sua família e cabe a ela ir atrás da toca do coelho, adentrar O País das Maravilhas e quebrá-la. Ela deve consertar os erros de Alice. Para isso contará com a ajuda de Jeb, seu amigo de longa data e por quem ela tem sentimentos mais fortes; e Morfeu, um ser intraterreno, que fala com ela através de seus pensamentos e com quem Alyssa partilha um passado. Conforme vai se embrenhando mais no País das Maravilhas, Alyssa descobre mais sobre sua família e sobre si mesma. Ela não é o que parece e até o fim dessa jornada, mais surpresas deverão aparecer

A.G. Howard emprestou com maestria a aventura de Alice criada por Lewis Carroll para criar uma história de tirar o fôlego. Seus personagens são cativantes. Alyssa pode até ser um tanto difícil de tragar nas primeiras páginas, mas é só seu lado doido aflorar para que a protagonista cative a empatia do leitor. Jeb é daqueles personagens que cativam por ser o bom moço, que não poupa esforços para ajudar a protagonista, mesmo que muitas vezes meta os pés pelas mãos e consiga ser bem obtuso em relação aos seus sentimentos. E Morfeu garante a insanidade necessária, nos mantém por um fio durante toda a história, explora a dualidade de nossos sentimentos até o limite, tudo isso aliado a um charme que é impossível passar incólume.

Quando comecei a ler o livro, não sabia que era uma série (podem me julgar, mas comecei a ler o livro sem ter ido atrás de quaisquer outras informações sobre a história), e durante toda a leitura a sensação que tive era de que O Lado Mais Sombrio era um livro único. A história é concluída de forma tão satisfatória, que mesmo tendo amado os personagens criados por Howard, é impossível não sentir receio de que não haja mais por onde continuar. Sim, ela deixou alguns se no ar, mas são possibilidades que se não exploradas não fariam falta. Tenho muito mais receio dela os explorar em demasia nos próximos livros, do que se os deixasse apenas como possibilidades. É claro que conferirei os próximos livros, mas sem grandes expectativas. Vai saber o que mais Howard pode aprontar tendo O País das Maravilhas como fonte de inspiração

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2014/09/28/o-lado-mais-sombrio-a-g-howard/

Lu 13/11/2014

Resenha
Demorei muito mais do que previa para terminar de ler esse livro. Não gosto de adaptações de histórias antigas, já que as que eu li de Branca de Neve não eram muito boas e, pra ser sincera, não gosto de Alice no País das Maravilhas. Nunca gostei, não tenho um motivo especial, mas não é uma história que me envolva ou que eu veja algo de Maravilhoso nela ou, talvez, só porque todo mundo venera e acha fantástica.

Resolvi ler "O Lado Mais Sombrio" só porque a capa é linda e me chamou muita atenção. Não gosto muito de histórias fantásticas e "Alice no País das Maravilhas" é o que menos gosto dos clássicos da literatura.

O livro conta a história de Alyssa, tataraneta de Alice Lidell (sim, a Alice original) e esse fato a faz sofrer uma espécie de bulliyng na escola. Além disso, Alyssa ouve insetos e plantas, eles falam com ela mesmo que ela não queira e, para calá-los, Alice os captura e faz quadros e maquetes com eles. Alyssa é apaixonada por Jeb, seu melhor amigo desde sempre, que parece vê-la apenas como uma irmã e, como se tudo isso não bastasse, sua mãe, Alison, está internada em um sanatório, completamente louca e ela tem que conviver com essa maldição que assola todas as descendentes de Alice.

De alguma forma, Alyssa acredita que as coisas que a mãe e os insetos dizem a ela tem alguma ligação com aquela loucura toda que assombra a linhagem Liddell e esse lado sombrio e cheio de segredos vai levá-la ao Pais das Maravilhas para tentar consertar os erros cometidos por Alice e, assim, quebrar a maldição que as leva a uma vida de loucura, salvando a si mesma e a própria mãe.
(...)
Imersa no País das Maravilhas, além das missões impossíveis que lhe são designadas, Alyssa conhece o sedutor Morfeu, que a deixa dividida entre o amor que sente por Jeb e a sedução que Morfeu exerce sobre ela.

É um livro sobre lealdade, família, amizade e, acima de tudo, amor. A autora tem uma boa narrativa com muitos detalhes, mas quando Alyssa entra no Pais das Maravilhas, a narrativa parece mudar e o livro fica um pouco mais lento e muito mais cheio de detalhes do que eu gosto. Mesmo assim, a autora narra o País das Maravilhas de um jeito sombrio e muito instigante.

"O Lado Mais Sombrio" é um bom livro sobre o Pais das Maravilhas e, ao mesmo tempo, me decepcionou em algumas partes, talvez por eu não gostar desse tipo de história e por ter detalhes desnecessários sobre roupas, mas o final era tudo aquilo que eu esperava. Vou esperar pelo próximo livro (Sim, é uma série) e ver do que A. G. Howard ainda é capaz.

site: http://lumartinho.blogspot.com.br/2014/07/o-lado-mais-sombrio-g-howard.html

toocloseforme 20/06/2015

Resenha: O Lado Mais Sombrio – A. G. Howard
Antes de começar a resenha tenho que dizer que sou suspeita pra falar de adaptações, já que os novos contos que li até hoje foram muito bons também e, fala sério, olha essa capa! A edição foi muito bem feita, com o início dos capítulos decorados e folha amarelada, bem do tipo que colecionador de livro gosta. Ok, vamos à resenha!

Alyssa Gardner seria uma garota normal se não fosse capaz de ouvir os pensamentos das plantas e animais. A história tem início com Alyssa já contando sobre seu hábito maluco de colecionar insetos, como uma forma de aliviar sua "maluquice" interna, mas as verdadeiras alucinações que remetem ao tão famoso País das Maravilhas acontecem quando a garota começa a sonhar. Por causa de sua natureza inquietante, Alyssa ainda tem de aguentar as perturbações de seus colegas de classe em torno da história de sua família, mas nem tudo é puro caos! Jeb, um amigo de infância, permanece ao seu lado, como um lembrete de que ainda pode haver normalidade em contraste à um mundo cheio de loucuras. Sua personalidade é normal e não chega perto das características convencionais de caras misteriosos dos outros livros de fantasia, o que é o mais interessante porque acaba dando um aspecto mais real e humano à história. Jeb pode ser um típico cara normal, sem detalhes magníficos e inexistentes em uma pessoa comum. Juro que estava torcendo por ele durante boa parte do livro, mas depois que Alyssa caiu pela toca e encontrou a Lagarta (que assume a forma de outro personagem), o cara simplesmente virou um pé no saco com sua mania de super-proteção, me levando à pensar que sua companhia desde o começo era desnecessária já que a garota cumpria as tarefas sozinha.

"Alguns murmúrios quebram o silêncio."
– É ela...
– É igualzinha, sim.
– Ouvi dizer que ela secou o mar com uma esponja. Uma esponja! Astuta e criativa. pg 204

Não sei ainda o que pensar de Morfeu, amigo intraterreno de Alyssa e sua possível paixão (sim, tem triângulo amoroso) platônica - e esquisita - o cara é louco e é surpreendentemente humano ao mesmo tempo! São muitas reviravoltas nesse livro e o leitor é capaz de sentir cada uma delas! Todos os outros personagens (medonhos, por sinal) tiveram papéis primordiais para que a trama fosse construída ao estilo Alice no País das Maravilhas, com um toque gótico. Acredito que quem gostou da história original, também vai gostar dessa daqui. (:

Mais alguns trechos do livro:

"Ao clicar na imagem, a tela fica preta. Quando me preparo para reiniciar o navegador, um clarão de luz vermelha me detém. A tela pulsa como se eu estivesse diante de um coração batendo. O ar à minha volta parece pulsar em sincronia." pg. 25

– Você roubou a rainha? Ou ela está à solta? – Os olhos da Irmã Um cintilam, os cílios macios se estreitando. pg 274

Juliara ZonaC 13/07/2015

O lado mais sombrio - A. G. Howard
O livro nos conta a história de Alyssa, tataraneta de Alice Lidell, a protagonista da famosa história de Lewis Carroll. Alyssa é uma menina diferente das outras de sua escola, sempre é perturbada por causa da história de sua tataravó e tem a estranha mania de fazer mosaicos com insetos capturados em uma armadilha que ela deixa na garagem.

site: http://www.zonadeconspiracao.com/2015/07/oladomaissombrio.html

Larissa Benevides 16/07/2015

O lado mais sombrio - A. G. Howard
" - Estou esperando dentro da toca do coelho, amor. Encontre-me."

Neste mês, Julho/2015, o conto de Lewis Carroll, "Alice no País das Maravilhas", completa 150 anos da data de publicação. Aproveitando a comemoração, trago para vocês O Lado mais Sombrio uma releitura deste conto mundialmente conhecido. O primeiro livro da trilogia Splintered.

A história original não é bem um conto de fadas. Alice, uma garotinha, em um belo dia vê um coelho branco branco de colete e relógio de bolso, que passa por ela olhando em seu relógio e exclama: "Por minhas orelha e meus bigodes, como está ficando tarde!". Curiosa, ela o segue e cai na toca onde é enviada ao País das Maravilhas, onde quase nada é impossível.

Aí vocês devem estar se perguntando, Por que você está me contando uma história antiga? Perdeu-se na resenha? Eu respondo queridos culpados, a minha primeira dica quanto a esse livro é que você se lembre o quão fantasioso e louco é o conto original. O lado mais sombrio continua com a ideia de que o País das Maravilhas é um lugar onde o impossível acontece, tudo é visto de uma forma diferente da normalidade do nosso mundo.

O que Howard traz a tona é o lado sombrio desse mundo fantasioso. Como realmente seria esse mundo? O que a cabeça de uma criança não conseguiu enxergar na sua visita?

Bom, a história tem como personagem principal Alyssa Victoria Gardner, uma garota de 16 anos que gosta de andar de skate, dreadlocks e é apaixonada por Jebediah Holt, Jeb, seu vizinho e amigo de infância. O que a torna diferente é o fato de ser tataraneta de Alice Liddell, a doce garota que diz ter caído na toca do coelho. Desde criança, Alyssa tem que conviver com as piadinhas sobre a sua família.

Se bullying não fosse suficiente, sua mãe está internada em um hospital psiquiátrico. Desde Alice, as mulheres de sua família sofrem com a insanidade, falam com plantas e insetos, contam histórias sobre o País das Maravilhas. E no começo você pode sentir o sofrimento da protagonista de ver sua mãe em tal estado e saber que, não muito tarde, este será o destino dela.

"Aprendi logo por que se chama camisa de força. Porque força nesse contexto significa apertar. Porque força tanto que o sangue fica represado nos cotovelos, deixando as mão dormentes. Aperta o necessário para que o paciente não consiga escapar, não importa o quanto ele grite. Aperta tanto que sufoca os corações daqueles que amam aquele que a veste."

Tudo muda após compartilhar uma conversa de sua mãe com um par de cravos, assim ela descobre que na verdade sua família sofre com uma maldição que afeta somente as mulheres. Alice bagunçou algo no País das Maravilhas e para salvar sua mãe de um tratamento invasivo, terapia com choques, Alyssa precisa descobrir como quebrar esta maldição e provar que sua mãe não é maluca.
Em busca de respostas e soluções Alyssa pesquisa e se prepara para sua viagem, através da toca do coelho.
Agora sim começa nossa aventura! No momento em que estava olhando para a toca do coelho, Alyssa deseja que Jeb estivesse ao seu lado, a presença dele sempre trazia confiança. Através desse desejo o garoto acaba aparecendo no mesmo local, cai na toca do coelho e se junta nessa aventura (mais maluca), protegendo e aconselhando sua amiga.

Posso dizer que eu gostei muito do Jeb, além da sua beleza (claro), ele possui um senso de justiça e uma lealdade muito difícil de encontrar.

" O perfume dele - uma fragrância de chocolate e lavanda - se mistura ao seu suor, em um aroma tão irresistível quanto cheiro de algodão-doce para uma criança no parque. [...] Só consigo distinguir a barba escura por fazer, aqueles dentes brancos e alinhados (com exceção do incisivo esquerdo, que se sobrepõe de leve ao dente da frente) e o piercing sob o lábio inferior."

Logo no primeiro contato com esse mundo fantasioso, Howard nos dá uma pequena noção do que vamos encontrar. Várias descrições de personagens são refeitas, muitas vezes muito mais macabros do que do conto original.

"Não é o Coelho Branco ou nenhum outro tipo de coelho. É uma criaturinha parecida com um duende e do tamanho de um coelho. As pernas, braços e corpo são humanos, mas sem carne - um esqueleto descarnado. Luvas brancas cobrem suas mãos cadavéricas; botas brancas protegem seus pés. A exceção à aparência esquelética é sua cabeça careca e seu rosto de homem velho, coberto com carne pálida como a de um albino. Seus olhos - esbugalhados e inquisitivos, como os de uma corça - têm um brilho rosado. Longas antenas brancas brotam de trás de cada uma de suas orelhas humanas. Fica claro que a jovem Alice deve tê-lo confundido com um coelho. Seus chifres parecem orelhas quando visto no escuro."
Neste mundo encantado Alyssa conta com a "ajuda" de Morfeu, um homem alado misterioso (lindo e charmoso) que a convidou para esta jornada. Desde criança os dois compartilham momentos e experiências. Ele também mexe com as estruturas de Alyssa. Diferente da época de Alice, Morfeu sofreu metamorfose e deixou de ser aquele "largarto falante", para ser um homem sedutor e que vai completar o triângulo amoroso da história.

"Ele tem mais ou menos a mesma idade e altura de Jeb. Está usando um terno preto de couro com botas utilitárias e se estica sobre o chapéu do cogumelo com a mangueira do narguilé aninhada elegantemente entre dois dedos e com os tornozelos cruzados. Calças desgastadas cobrem suas pernas musculosas. Ele é mais magro do que Jeb, mas está em ótima forma. Seu casaco, aberto até quase o abdômen, revela um peito liso e alvo, como a pele de seu queixo recém-barbeado."

Assim Alyssa tem que passar por uma série de teste para acertar os erros de Alice e quebrar a maldição de sua família, podendo retornar para casa. Descobertas do passado, intrigas, aventuras, romance, de tudo vai acontecer. Então se prepare para novas versões e explicações de como tudo aconteceu. Em várias passagens fiquei de boca aberta e com aquele pensamento que agora sim, tudo faz sentido. Entendem?

Quanto ao livro, muito lindo! Capa, contra capa, além de todas as páginas decoradas. Uma belezura!

site: http://www.sociedadedosleitores.com.br/2017/08/resenha-o-lado-mais-sombrio.html

TMLQA 17/07/2015

Você conhece a Alice? Isso mesmo, aquela que caiu na toca do coelho e foi parar em um lugar bem diferente! Tinha um gato com um sorriso grande, um chapeleiro meio doidinho, uma lebre que sempre estava atrasada e uma rainha bem excêntrica que adorava ver cabeças rolar.

O livro conta a história de Alyssa, uma menina que tem uma vida bem complicada.

Ela mora com o pai pois a sua mãe está internada em um hospital para doentes mentais. Mas sua complicação não para aí, Alyssa ouve vozes e essas vozes vem das flores e dos insetos.
Depois de algumas descobertas, ela decide ir até o país das maravilhas para descobrir mais sobre a sua história e salvar a sua mãe de ser submetida ao tratamento de choque, pois ela também ouve vozes. Ao entrar no incrível país das maravilhas ela descobre que as maravilhas não são tantas assim e que a história de Lewis Carrol foi contada de uma forma um pouco diferente.
Agora vem o meu ponto de vista! Hahaha

Fiquei presa nesse livro gente! A cada descoberta, cada história mal contada, cada personagem descoberto ia me deixando cada vez mais apaixonada pelo livro.
Sou suspeita pra falar, pois amo releituras e geralmente gosto mais do que as originais.
E vamos falar sério!! Essa capa está maravilhosa! Espero que gostem e aproveitem a leitura!

aCah 21/07/2015

Resenha - O Lado Mais Sombrio | A. G. Howard
Em o lado mais sombrio conhecemos a Alyssa, uma adolescente que sofre um certo bullying por ser tataraneta de Alice (a garotinha que inspirou o livro de Lewis Carroll). Após Alice entrar no pais das maravilhas e mudar o rumo das coisas, uma maldição caiu sobre as mulheres da família (fazendo com que elas escutem plantas e insetos), é por este motivo que Alisson, mãe de Alyssa, está internada em um sanatório. Alyssa vai tentar tirar a mãe do sanatório e salvar as futuras mulheres da família e para isso ela deve entrar no pais das maravilhas e arrumar a bagunça que sua tataravó fez.

site: https://youtu.be/FjtR5fopIM8

Talitando 13/08/2015

Muitcho loko
Um livro diferente de tudo que você já viu, Pensa num clichê? Agora esqueça todos eles e vá já ler o lado mais sombrio! Um livro surpreendentemente bom. Cheio de surpresas e coisas diferentes.

site: https://www.youtube.com/watch?v=0LjSRjptQOs

Adayane 17/08/2015

Bizarro e perfeito *--*
Sou do tipo que, literalmente, julga o livro pela capa. Quando vi a magia que a capa desse livro traz fiquei logo louca pra ler, e quando abri e vi os detalhes das páginas tive certeza que seria minha próxima leitura.
"Bem vindo ao verdadeiro País das Maravilhas!"
Nesse livro, Alyssa Gardner é tataraneta de Alice Liddell, que inspirou Lewis Carroll a escrever "Alice no País das Maravilhas". Por uma confusão causada por Alice, uma maldição recai sobre as mulheres de sua família, as quais sempre acabam numa clínica psiquiátrica por, supostamente, sofrerem de loucura e alucinações, o que não é, de fato, verdade, já que todas realmente escutam e podem conversar com animais e plantas.
Quando Alyssa descobre sobre a maldição, ela busca todas as maneiras para quebra-la e conseguir tirar sua mãe da clinica. Nisso ela acaba entrando na Toca do Coelho.
Ao chegar no País das Maravilhas, Alyssa se depara com uma realidade um tanto diferente da que foi retratada no livro. Lugares e seres ainda mais bizarros do que ela imaginava. Ela começa sua jornada, enfrentando criaturas medonhas, concertando os erros que foram cometidos por Alice e se redescobrindo nesse mundo intraterreno.

Gosto de praticamente tudo que envolve magia, fantasia e mistério, "O Lado Mais Sombrio" traz tudo isso, cenários e personagens bizarros e mais confusão mental. O que não curti muito foi o romance que o livro traz, mas, como a maioria da literatura juvenil atual existe isso, só me deixei levar. Num todo, Eu adorei a história. Criativa e com reviravoltas que quase não me deixam largar o livro. Recomendado com sucesso!

site: http://dispersandopalavras.blogspot.com/2015/08/resenha-do-livro-o-lado-mais-sombrio.html

JehRelogi 24/08/2015

“Bem-vindo ao verdadeiro País das Maravilhas”
O meu interesse por esse livro surgiu quando deparei-me com a capa de “Atrás do Espelho” exposto em uma livraria. Foi amor à primeira vista. Posteriormente, ao pesquisar na internet sobre o conteúdo, descobri ser uma releitura de Alice no País das Maravilhas (um dos meus livros favoritos) e, para minha surpresa, fazia parte de uma série em que o primeiro volume era O Lado Mais Sombrio.

Com a aproximação do meu aniversário, eu só sabia falar dele para a minha amiga e parceira no Blog, Bruna. Foram tantos dias a incomodando, que na respectiva data fui presenteada com o mesmo e há poucos dias terminei a leitura. Vamos às considerações:

Quanto a capa, ela é linda! Rica em detalhes, de cores vivas e chamativas. O mesmo cuidado aparece no interior. Todo início de capítulo possui desenhos delicados, onde há a reprodução de flores e folhas que remetem a ideia do jardim no País das Maravilhas, permanecendo visíveis nos cantos inferiores das páginas subsequentes, porém menores e muito mais discretos.

Em relação a história, não sei se posso dizer exatamente que o livro seja sombrio, ele possui características que remetem a um lado mais dark do romance original, mas talvez por ser uma obra escrita para um público jovem, a autora tenha optado por não se aprofundar tanto. Porém, não há nenhum problema nisso, uma vez que ela usou e abusou da criatividade para a criação dos seres intraterrenos que residem no País das Maravilhas. Esses sim, posso dizer que dão um pouco de medo, afinal, ninguém gostaria de encontrar um ser descarnado na rua ou plantas carnívoras gigantescas.

Aliás, tudo que tem na obra original, também está presente em “O Lado Mais Sombrio”, mas com uma roupagem nova, desde os personagens até os acontecimentos.

Logo nas primeiras páginas somos apresentados aos problemas de Alyssa e ao desejo que ela tem de superá-los, o que a torna muito forte já de cara. Bem ao contrário do que vemos por aí quando a personagem principal é uma garota (tenho um pouco de preconceito com personagens femininas, pois geralmente elas vem carregadas de um melodrama muito cansativo). Alyssa não se deixa abater pelas dificuldades e tampouco fica lamentando por sua vida ou dramatizando, o que mais gostei nela foi o fato de sempre erguer a cabeça e seguir em frente, independente de quão grande fosse sua queda.

Quem a acompanha na jornada para o País das Maravilhas, é seu melhor amigo Jeb. Sinceramente? Não me afeiçoei a ele em nenhum momento e acredito que é por ele ser muito confuso e estar sempre querendo bancar o herói com a Alyssa, a protegendo de tudo e todos e tratando-a como uma bonequinha de porcelana que poderá se quebrar ao mínimo toque. Nada do que ele diz me parece justificável para suas atitudes.

Dentro do País das Maravilhas, conhecemos Morfeu, o guia de Alyssa. Ele é indescritivelmente lindo e sedutor. Tem uma personalidade que o faz gravitar sobre os demais personagens. Não sei se é porque eu gostei dele, ou se essa foi a intensão da autora, mas o que percebi foi um desenvolvimento muito maior dele do que dos demais. Além disso, Morfeu também exerce um importante papel ao auxiliar Alyssa no seu autoconhecimento.

O ponto mais positivo do livro é o desenrolar da trama, este que foi muito bem planejado e escrito, usando uma linguagem fácil, coloquial e em primeira pessoa, tornando-o uma leitura agradável e rápida com conclusão em uma semana ou menos. Porém, acredito que autora poderia ter sido um pouco mais detalhista quanto às características físicas de alguns seres do País das Maravilhas, algo mais próximo da realidade. Como sou daquelas que lê já imaginando tudo, eu infelizmente não consegui visualizar um ser ou outro, até mesmo me sentindo confusa e tendo que reler mais de uma vez pra compreender melhor.

Porém, o maior destaque está no conflito existente entre Jeb e Morfeu. Os diálogos que envolvem ambos são muito engraçados, além de que eles sempre estão dando um jeito de se provocarem, o que garante um lado cômico aos momentos mais tensos e sérios da narrativa.

Enfim, é um livro que vale muito a pena ler, tanto por aqueles que conhecem o romance de Lewis Carroll, quanto por aqueles que nunca o leram (leiam a versão ilustrada, é muito boa) e, principalmente, para os apaixonados como eu de uma boa dose extra de fantasia.

site: http://garimpeiradelivros.blogspot.com.br/2015/04/resenha-o-lado-mais-sombrio.html

Kelly Cristina Licare 28/08/2015

Não é mais uma historinha de Alice nos País das Maravilhas...
O País das Maravilhas sempre me pareceu sombrio, e A G Howard consolidou esta imagem com O Lado Mais Sombrio.
Não, não vamos ler um livro sobre as aventuras de Alice e sim uma historia sobre seu legado que é vivida por Alyssa e sua família.
O que achei fantástico foi a forma que a autora descreveu os personagens desse Mundo Sombrio e até mesmo o próprio Mundo. Confesso que fiquei com medo as vezes porque através dos detalhes que ela descreve é possível visualizar com bastante facilidade.
Todos os personagens foram bem construidos, os diálogos são fluidos e inteligentes , principalmente entre Alyssa e Morpheous.
Por ser o primeiro livro de uma trilogia acho que a autora poderia ter "soltado" mais história afim de prender o público, deixa-lo completamente apaixonado. Eu dei continuidade na trilogia devido o personagem Morpheous que é muito interessante por diversas razões, e porque acreditei que a autora conseguiria fazer melhor nos livros seguintes, afinal material ela teve.

Ana 03/09/2015

O lado mais Sombrio
Posso parecer louca, mas nunca li Alice no País das Maravilhas. Meu conhecimento sobre essa história, nada mais é do que o divulgado em filmes, citações e coisas do gênero. Então imaginem minha surpresa ao descobrir a temática do livro "O Lado Mais Sombrio".
Adquiri esse livro durante um escambo no skoob e admito que não li resenha, não pesquisei, nem nunca fiquei sabendo do mesmo; contudo fui cativada fútil e automaticamente pela capa colorida e sombria assim como informa seu título.
Com essa temática dark, mergulhamos no mundo de Alyssa Gardner, tataraneta de, adivinhem só?! Alice!! Essa mesma! A do país das maravilhas! Alyssa, ou Al para os íntimos, é uma jovem gótica que adora skate e faz arte com insetos mortos, porque somente espetando-os com alfinetes em suas barrigas e montando com eles seus mosaicos, eles finalmente se calam e a deixam em paz! Mas não são só os insetos que ela ouve... As flores também são bem tagarelas... E é nesse mundo conturbado que Al, todas as sextas vai com seu pai a casa de repouso visitar sua mãe que lá reside a alguns longos anos... Ela vai, sempre morrendo de medo de partilhar do mesmo destino de sua mãe...
Esse é um livro recheado de aventuras, descobertas, dilemas e principalmente revelações! Descobrimos que nada é aquilo que realmente parece ser, mas que no final de tudo a força da confiança e do amor, podem mudar o mundo.... Acho que quando eu decidir ler Alice original, o de Lewis Carroll, jamais conseguirei ver a história com os mesmos olhos...
E vocês?! O que me dizem de fazer esse desafio, essa viagem alucinante e descobrir, com novos olhos, o País das Maravilhas com nossa Alice moderna?! E pra finalizar e deixar a história mais interessante, eu queria dizer que no final do livro, ELE ACABA!*
*(Só para entenderem, essa é minha primeira resenha, e a Bia falou de forma bem gentil e sutil que se eu desse muitos detalhes do livro ou contasse o final ela me matava! Ela é um amor né gente?! Então Bia! Essa é pra você!).
Espero que tenham gostado!
Um beijo e um cheiro!
Ana Souza

site: http://www.viciadosemleitura.blog.br/2015/06/resenha-o-lado-mais-sombrio-ag-howard.html

Tathi 04/09/2015

o melhor livro baseado na alice, sem duvida, adorei! muito boa a descrição dos mundos e dos personagens

Victor Navarro 05/09/2015

Isso é real ou um faz de conta?
O que falar de uma releitura moderna e mais sombria de um clássico da literatura? A autora soube transformar um conto infantil em uma historia com um lado mais dark do país das maravilhas. Este livro te prende a cada capitulo, são reviravoltas que a personagem principal (Alyssa) sofre a cada momento em sua vida, pois a vida que Alyssa leva não é nem um pouco normal !! Os personagens são cativantes, cada um de alguma maneira, e pode-se perceber como é o país das maravilhas na visão de uma adolescente que sofre com uma maldição que as mulheres de sua família carregam graças a curiosidade de Alice.