A Fazenda

A Fazenda Tom Rob Smith

Resenhas - A Fazena

Camila 12/12/2022

Tilde... Tilde...
No começo do livro, temos uma mãe querendo que seu filho resolva os seus problemas e entenda que não é loucura de sua cabeça, ao derramar teorias conspiratórias.
Há uma história por trás do desespero de Tilde e com a ajuda de seu filho Daniel, que é desconfiado e esconde seu companheiro dos pais, tenta fazer ao máximo enxergar que sua mãe não está com as faculdades mentais abaladas.
Não senti nenhuma conexão com Daniel ou qualquer outro personagem, exceto por Tilde. Quando ela narrou sobre a sua infância e adolescência imediatamente me interessei pelo o que ela tinha a dizer, por mais fantasioso que pudesse parecer, eu sabia que havia muitas camadas de dor a serem exploradas e fiquei atenta aos sinais de Tilde e seus possíveis traumas.
O livro em si, não é de todo ruim, mas a execução dele pecou um pouco. Quando a narrativa está com a visão de Daniel, a leitura se torna cansativa e arrastada e vira e mexe, retorna dez vezes ao mesmo assunto, o que acaba interrompendo qualquer fluxo de pensamento para tentar decifrar o que de fato está acontecendo. O que poderia ter se resolvido em cem páginas, Daniel enrola bonito os leitores. Muito diferente da maneira como Tilde narra, tão frenética e cheia de vida, mesmo que nessa vida haja muita dor.
Ademais, foi bem interessante a leitura deste livro, o final teve um momento de choque, mas eu já estava esperando por aquela linha de desenvolvimento. Não amei o livro e nem gostei tanto assim, foi uma leitura bacana.

Becca0 07/12/2022

Um baita thriller PSICOLÓGICO

Talvez a forma como o livro é narrado, tenho prejudicado um pouco minha experiência de leitura. Em certos momentos, Tilde, a protagonista e dona de uma das vozes da história, me fazia ter vontade de pular páginas e parágrafos. Em alguns trechos eu me pegava pensando se era realmente necessário todo aquele suspense, toda aquela cronologia, para enfim, sabermos o grande mistério da história. Confesso que, agora, após a conclusão da leitura, não sei mais a resposta.
A forma como a narrativa nos é entregue, atende justamente o proposto. Precisamos ouvir e ver a história do ponto de vista de Tilde. Precisamos chegar na única resposta possível para a grande questão sobre a lucidez (ou não) da personagem. Porém, quando finalmente nos é entregue o acontecimento, o que poderia ser a justificativa primordial dos questionamentos da lucidez de Tilde... MEU... CARACA! O livro explode na mente do leitor. (ou deveria. Quase obrigatório!) Através dos acontecimentos, podemos perceber como a mente humana é rodeada e recheada de camadas. Adentramos no obscuridade humana. E aqui, de ambos os lados. Sabemos que algo ocorreu com Tilde e seguindo a linha de raciocínio, alguém precisa ter feito algo com Tilde. E, ambas as mentes aqui, são "doentes". A forma como Tilde lida com isso é um retrato de anos e anos "jogando a sujeira para debaixo do tapete". Porém, para nossa psique, nossa razão/emoção, existe "tapete"??? É aceitável esconder o que acontece conosco??? Esconder o que sentimos diante de situações que nos são impostas??? Se sim, por quanto tempo???
E MEU! É incrível!
Majestoso.
Perturbador.
I-N-C-R-Í-V-E-L!

@_leandropaixao 27/11/2022

Esperava bem mais...
Achei esse livro uma enrolação sem tamanho, personagem sem construção, muita coisas jogada ao vento o que te faz além de ficar meio perdido nos detalhes, não se apegar a história.

Vicky.Ribeiro 02/10/2022

Sendo sincera
Esse é o tipo de livro que te faz querer chegar no final por duvidar dele o tempo todo, e quando finalmente chega você fica levemente decepcionado, e eu diria até que um pouco irritado. Não era o final que eu esperava mas a história em si conseguiu me prender bastante e não foi um leitura cansativa ou algo assim

Fabiana 05/08/2022

Leitura massante
Tentei ler achando que ia melhorar no decorrer da leitura mas...você vai lendo tantos detalhes dos crimes achando que vai descobrir algo, enrolação e repetição, me arrastei na leitura e principalmente no final.
@_leandropaixao 27/11/2022minha estante
Pensei que fosse só eu rsrsr

Jaque Moreira 05/08/2022

Muito bom.
O livro me surpreendeu, foi uma leitura melhor do que eu imaginava. A história bem construída, e um final bem concluído sem pontas soltas. Amei!

veronica167 31/07/2022

Decepcionante
Demorei muito para engatar nessa leitura e mesmo achando a história arrastada, depois da metade do livro, fiquei mais presa à narrativa. Percebi que o livro estava chegando ao final, mas que ainda haviam muitas questões sem respostas. Continuei a leitura e quando vi, o livro tinha acabado de uma forma totalmente decepcionante. Arrisco dizer que foi um dos piores finais de livro que já li. Não recomendo!

Fernando.Francisco 24/07/2022

Você pode confiar?
Antes de mais nada, é um excelente livro, recomendo, e VOCÊ TEM QUE LER...
Agora saindo do emocional, vamos ao racional, pois sim ele tem excelentes premissas em sua sinopse, uma narrativa com proposta inteligente, nos colocando sob os pontos de vistas de personagens que nos fazem duvidar até de nossa própria sombra. Parece um pouco moroso em certas passagens, penso eu justificadas, todavia mais a frente te amarra muito! O que me ganhou, na verdade, nem mesmo foram esses argumentos, porém a constante sugestão e rima temática: Você confia em quem ama? Está disposto a CRER em algo baseado somente nisso? Família é sinônimo de confiança? Segurança? Para além disso a obra é uma metralhadora de crítica social, ao machismo, ao racismo, intolerâncias, etc. Sem ser panfletário, e sim orgânico. Aqui já deves ter se perguntado: não é o livro errado? Acho que te entendo, é assim mesmo, só consiguiras ver com meus olhos no final, e que algo realmente muito sério aconteceu aqui, e temos que falar sobre isso, o quanto antes...
Geovana Rodrigues 24/07/2022minha estante
É, eu tentei abaixar minhas expectativas, como comentei com você aquela vez, mas aí você pega e solta uma resenha assim...

Fernando.Francisco 25/07/2022minha estante
Modéstia a parte, o textin ficou bom mesmo heheheh

Geovana Rodrigues 25/07/2022minha estante
Bixo convencido kkkkkklkkkk mas ficou bom mesmo ^_^

Carol 14/07/2022

Achei que a história deu muita volta, o que em alguns pontos era bem irritante. Considerei a conclusão mediana.

Gui Castelo 13/07/2022

Gostei
Escrita boa e enredo legal, mas a história poderia ter um desfecho decente, pra falar o mínimo. Não entendi porquê o autor fez uma escolha dessas

Alessandra.Adams 09/07/2022

O tema é instigante e prende o leitor até o final. Leitura envolvente, principalmente quando acaba a narrativa da mãe. Final surpreendente.

DiasDaii14 05/07/2022

Recomendo muito, plot forte no final, em nenhum momento consegui saber quem estava com a razão? o autor foi muito certeiro, e amarrou todas as pontas.

Jessica852 30/06/2022

A Fazenda é um thriller psicológico mais denso, com uma narração minuciosa. Acredito que os fãs de suspenses bem planejados e que não priorizam a presença de ação, irão apreciar o livro. Vale a pena conferir pelo seu estilo incomum e clima perturbador.

Flora.Carvalho 29/06/2022

Surpreendente
O livro é simplesmente surpreendente.

No desenrolar da trama, o leitor tem o mesmo dilema do personagem principal: Acreditar na narrativa apresentada por sua mãe, ou tudo não passa de delírios dela?

Quando você tem certeza do final, aparecem novos elementos que mostram um terceiro caminho.
Esse novo caminho é muito bem amarrado, não possui informações jogadas ao acaso ou sem sentido.