A Fazenda

A Fazenda Tom Rob Smith

Resenhas - A Fazena

Ronaldo 15/10/2019

O livro tem uma premissa muito boa, uma mulher que ao investigar um crime é tratada como louca e que, ao receber alta do hospital psiquiátrico em que foi internada pelo marido, pede ajuda ao filho, a última pessoa em quem ela confia. O autor conseguiu construir uma excelente trama de mistério, que vai se intensificando a cada capítulo e aguçando a curiosidade. Chega um momento que fica fácil deduzir o que está por trás de todas as especulações da protagonista, mas mesmo assim a história continua interessante, pois a gente quer que tudo venha à tona. O problema é que faltando umas cinquenta páginas pra leitura terminar, há uma reviravolta que põe em dúvida tudo aquilo em que acreditávamos e tudo o que foi construído pelo autor é descontruído num estalar de dedos. Não se pode criar uma expectativa no leitor e depois puxar o tapete dessa maneira, isso não é surpreender, é frustrar. Se o autor me despistasse com uma história aparentemente previsível e no final viesse com uma conclusão ainda mais impactante do que supus, aí sim seria um trabalho bem feito. Mas o que aconteceu foi que ele armou uma trama elaborada pra não entregar nada no final. Até houve uma revelação chocante, mas que não era diretamente ligada ao episódio principal. Resultado: queria de volta as horas que perdi.
Claudia Cordeiro 15/10/2019minha estante
Vc consegue pôr em palavras o que eu achei e não soube exprimir

Vann.Deodato 17/07/2019

Fiasco
Comecei a ler pq uma amiga me indicou. Ela achou incrível. Lá vai eu ler... Li em 1 dia. Que fiasco. Pra quem é acostumado a ler thrillers e pra quem acabou um livro incrível, este não chega aos pés. Infelizmente, não deu pra mim. Muito fraco. O começo estava até legal, mas aí eu já fui sacando tudo.... aí perdeu a graça.

Denilson Diniz 30/03/2019

Uma bosta.
Perdi meu tempo lendo essa porcaria, começou bem, quando chegou no meio só era pra "enche linguiça" e o final é uma merda.
Di Azevedo 19/04/2019minha estante
Eu comecei ontem. To nas primeiras paginas e ja achando um saco. Ela diz que tem uma revelaçao importante, mas ja se passaram varios capitulos e essa revelaçao nao acontece.

Denilson Diniz 20/04/2019minha estante
Olha me decepcionei com esse livro, o autor tenta entrega os fatos muito soltos e sem noção, se tivesse ele em formato físico tocava fogo kkkk.

Denilson Diniz 20/04/2019minha estante
Olha, me decepcionei com esse livro.
O autor te prender no início mas ao revelar o ministério ele acaba com a trama rsrs..
Se eu tivesse esse livro no formato físico, eu jogava no fogo kkkk.

Mandy Nerújo 03/10/2018

Tenso
É uma história muito tensa. O autor consegue passar uma penumbra envolta dos personagens de forma bem consistente, não parece forçado. Você se pega do início ao fim desacreditando e acreditando na história de Tilde. Você cria suas suposições e não consegue adivinhar o final. (Só perto do fim, bem perto mesmo kkkk). O enredo é bem fechado e não tem muitas pontas soltas, ele consegue se fechar em torno do que o autor propôs de forma interessante.

Conclusão: Para quem gosta de histórias de suspense psicológico eu recomendo esse livro. É diferente de outros suspenses psicológicos porque aqui você tem uma visão de um segundo personagem contando sua visão à outro. Então você consegue ter três interpretações da mesma história: A de Daniel, de Tilde e a sua própria. E essa construção foi feita com maestria pelo autor.

site: https://suspeitaparafalar.wordpress.com/2018/09/26/a-fazenda-tom-rob-smith/

Lschomberg 20/08/2018

História bom com enredo morno
Um livro com uma bela historia, mas infelizmente a enrolação em muitas partes não me prendeu. Final sem emoção.

Adriana1161 15/06/2018

Enredo fraco
Até que gostei do livro, mas achei o enredo muito fraco. História até meio infantil, apesar das boas nuances de um drama psicológico.
É misterioso, mas enrolado. A ação só se passa nas lembranças.
E o final...bem, acho que até o autor cansou de tanta enrolação!

Julia Ferreira 13/04/2018

Um bom mistério.
Pra começo de resenha acho bom já deixar claro que eu adorei o livro, mas devo admitir que é de se esperar que alguns leitores se decepcionem com o final e eu vou explicar o porquê.
Tom Smith começa com a típica calmaria de uma vida normal (tanto que no início da história eu estranhei sua semelhança com a vida do personagem narrador) e aí as coisas vão saindo do controle gradativamente. Não é um livro cansativo, nem maçante. Antes que eu pudesse ver já estava cem porcento envolvida em todo o mistério. A narração segue o tempo certo de não ser rápida demais, com poucos detalhes ou atratividade, nem lenta demais, se tornando entendiante e causando aquela ansiedade terrível. Tudo é na dose certa.
Agora, por que alguns leitores podem se decepcionar? Bom, a apresentação do livro em si dá uma impressão pouco eficiente sobre a história. Devo assinalar que quando peguei essa edição nas mãos achei que estava com um enredo muitíssimo assombroso que, na realidade, não existe. O livro é muito mais sobre encaixar e desencaixar peças, e ele trás toda a leveza da visão de um personagem que muito além de "juiz" é filho do casal que sofre conflitos. Quem espera por aflições de crimes frios e calculistas não vai se sentir completamente suprido.
Mas é uma história interessantíssima de se ler, valeu a pena.

Ca Agulhari @literario_universo 24/02/2018

Belo suspense com toque de drama.
É um livro com um suspense bem interessante. Não chega a ser thriller, puxa mais pro drama, mas rende boas reflexões.

Jennefer 12/01/2018

Gostei mas...
Então, eu gostei do livro, mas tive problemas com toda a enrolação na história. A leitura é bem fluída, mas as vezes ficava irritada com a Tilde. Dava pra cortar muita coisa sem sem que nos fizesse perder o interesse. O desfecho é ok, mas não gostei que tenha acabado assim do nada! Fiquei com cara de Oi? Isso não aconteceu...aconteceu?
Mas vale a leitura a curiosidade em descobrir o que aconteceu tá sempre ali capítulo após capítulo!
Jucaliana 10/05/2019minha estante
Achei que faltou algo e realmente, a enrolação é enorme.

kathrein.oliveira 05/12/2017

Surpreendente
Livro intrigante, em alguns momentos achei um pouco enrolado e excessivo, mas preciso admitir que um livro de 332 pags que em que a história se passa em algumas horas, tem que ser no mínimo ótimo. O livro supreende, intriga e com capítulos curtos te deixa muito preso. Recomendo.

Xandy Xandy 28/09/2017

Um telefonema pode mudar de vez a sua vida!
O livro conta a história de Daniel, que não mantinha mais contato com seus pais desde que eles mudaram-se da Inglaterra para uma fazenda no interior da Suécia, para viverem uma vida mais tranquila e pacata longe da agitação de Londres; ele também queria manter em segredo dos pais o fato de ser homossexual e viver com seu namorado.

Daniel pensava que seus pais encontravam-se muito felizes na fazenda, mas tudo mudou ao receber um telefonema de Chris, seu pai informando-lhe que Tilde, sua mãe, não estava nada bem, pois andava imaginando coisas terríveis e fora internada em um hospital, após sofrer um surto psicótico.

Depois do telefonema, Daniel decide largar tudo e partir para a Suécia, para dar apoio ao pai e visitar sua mãe no hospital, porém, minutos antes de embarcar no avião, ele recebe uma ligação de sua mãe.

Confuso, ele houve a mãe falar-lhe que tudo o que seu pai lhe dissera era mentira, e que ela não precisava de um médico e sim de ajuda policial, e que estava vindo encontrar-se com ele no aeroporto para contar sua versão da história.
O resto, só visitando o Lendo Muito!!!

site: https://lendomuito.wordpress.com/2017/09/28/a-fazenda-tom-rob-smith/

Suellen.Nobre 01/07/2017

Não foi lá essas coisas...
A estória se desenvolveu até que bem. A narativa é fluida, a linguagem simples e direta (tanto que eu li o livro em menos de 2 dias), mas quando finalmente chegou ao ápice e o autor resolveu explicar o porquê das coisas, foi meio decepcionante.
Aquelas típicas estórias de suspense que parece que o autor meio que se perdeu, sabe?!
Não foi de todo ruim, mas não é um livro que eu indicaria para alguém.
Adriana 04/07/2017minha estante
Estou tentando compreender o final até agora... Fiquei perdida e sem saber o que realmente aconteceu, o que foi real e o que não foi.

Suellen.Nobre 04/07/2017minha estante
Pelo que eu entendi *SPOILER*, o pai dela a trancava e fingia que ela era esposa dele com o nome de Freja. Ela cresceu com isso na cabeça e quando leu o livro sobre os trolls, imaginou uma realidade alternativa onde Freja era uma amiga que viu um troll na floresta ( o pai com a roupa de apicultor) e que ela havia se afogado no rio. Fugiu com medo de ser assassina (sendo que ela era a Freja).
Quando ela vê o jeito como o pai da Mia a trata e como os homens a olham, ela fica com medo de que Mia sofra abusos.
Ela via as coisas acontecerem e imaginava toda uma teoria da conspiração. Era tudo imaginação. Pode-se dizer que ela era louca mesmo.

Paulascrap 17/04/2017

Enredo bem elaborado!...
Um suspense com enredo bem elaborado sem deixar pontas soltas que surpreende onde menos esperamos, o que torna a leitura interessante. A narrativa começa um pouco arrastada, precisamos insistir um pouco para o livro engrenar na história, mas quando isso ocorre você se envolve de verdade na trama proposta e aguça a curiosidade para descobrir a verdade. Daniel recebe um telefonema de seu pai informando que sua mãe sofreu um colapso nervoso e foi internada, depois outro telefonema de sua mãe informando que está fugindo do marido por achar que está correndo riscos pq descobriu algo grave e pede ajuda. Quando o filho resolve voltar a fazenda dos pais na Suécia onde supostamente um crime ocorreu, e se depara com verdades inesperadas ao investigar a possível insanidade da mãe, descobre um passado obscuro em sua família escondido por seu avô com perfeição a ponto de tornar a loucura de sua mãe uma válvula de escape para fugir de uma realidade cruel de sua infância. O desfecho nos faz entender que essa insanidade era na verdade uma confusão entre passado e presente, um trauma que nunca foi descoberto até agora. Eu gostei e recomendo a leitura, não é uma narrativa que empolga desde o começo mas merece uma chance para nos deixar envolvidos na trama

Magasoares 13/04/2017

Decepcionada.
Uma estória interessante, mas um final, meio sem graça!