Comunicação Não-Violenta

Marshall B. Rosenberg

Resenhas - Comunicação Não-Violenta

LucasPc20 28/03/2024

Desarmador de conflitos
É um livro que te ensina a como desarmar conflitos. É didático, simples e bem curto. Leitura flui fácil e você não precisa anotar muito do livro para gravar ele na sua mente. Pelo menos, para mim foi assim

nay.gba 26/03/2024

Nem todo livro merece 2 chance, mas merece um perdão
Relendo após cinco anos, a experiência foi outra. Mais madura, com um olhar mais direcionado pude compreender mais.

Não acho que seja o tipo de leitura que alcance a todos, mas dê-se a oportunidade como um curioso e com olhar de uma criança.

Fazer a leitura de um material tão sutil e ao mesmo tempo provocativo é desafiador, requer uma base de conhecimentos prévia e uma boa dose de auto conhecimento.

Na segunda vez, pude deslocar o olhar da técnica e observar causas pra nunca ter conseguido fazer plenamente o uso da CNV.
Posso afirmar, que da primeira vez o tiro saiu pela culatra e agora eu entendi o porquê.

Leitura Recomendada.

Wellington 23/03/2024

Comunicação não violenta
No livro "Comunicação não violenta", o autor Marshal Rosenberg apresenta maneiras para o leitor aderir uma comunicação não violenta ao enfrentar conflitos ou não, mas principalmente conflitos. Ele aborda exemplos dessa Comunicação a cada explanação de uma determinada pauta, 14 no total. Além dos exemplos, em algumas pautas, Marshall sugeri exercícios de fixação, que são de grande valia para o leitor compreender de fato o assunto.

Bina 23/03/2024

Aprendizado necessário
Nesse livro foi possível aprender mais sobre os caminhos para ter uma comunicação não violenta, ter empatia pelas pessoas e por nós mesmos. Expressar nossos sentimentos mais claramente e comunicar nossas necessidades. Foi de grande ajuda pra mim, gostei.

rpa1tera 21/03/2024

Tem que saber filtrar
É bom e ruim, tem que saber filtrar. A comunicação não violenta é uma ferramenta muito bacana e seu uso trás benefícios aos nossos relacionamentos. Porém, como disse, tem que saber filtrar. O autor pesa a mão em várias situações onde o mundo é encantado e perfeito e a cnv é a bala de prata que vai servir para tudo, e não é bem assim... Como toda ferramenta tem sua função e uso específico, acredito assim também é com a CVN. Em muitos casos ela vai cair como uma luva, em outros não. Achei um absurdo o autor (branco) passar pano para uma situação de racismo (exemplo fictício usado no livro) viajou bonito. Há casos onde é só com a CMV comunicação muito violenta.

Monick.Markic 18/03/2024

Repetitivo
Livro muito cansativo, na verdade eu o escutei via Audible lavando a louça ou estendo a roupa, mas acho q se eu tivesse lido seria muito pior.
Tem muitos exercícios e histórias pessoais. Poderia ser mais direto, ser menos repetitivo e com menos páginas.
Tive alguns insights e algumas coisas tentarei por em prática.

Patricia 15/03/2024

Leitura obrigatória!
Simplesmente mudou a minha vida essa leitura. Recomendo fortemente que absolutamente todo mundo leia esse livro pelo menos uma vez por ano, que é o que pretendo fazer.
Trás exercícios práticos e de extrema clareza, além de uma aplicabilidade imediata.
Sem dúvida já estou indicando para todos que conheço.
Me surpreendeu bastante o fato de que não necessariamente o termo, em minha opinião, Comunicação Não Violenta é o mais adequado para as valiosas lições desse livro. Seria muito mais aderente ao seu conteúdo o título Comunicação Assertiva. Ameiii!!! E já estou aplicando no meu dia a dia.

Sarah 08/03/2024

Cnv
Esse livro me fez perceber muitas coisas, entre elas, que uma boa comunicação pode mudar a forma como as pessoas nos veem e como nós as vemos.
me identifiquei com vários exemplos mostrados no livro e agora me sinto mais apta a exercer a comunicação não violenta.
a leitura é meio demorada, mas qualquer livro explicativo é assim. as vezes muitas coisas são repetidas e isso deixa a leitura cansativa.
no geral, tem partes que eu discordo, mas acredito que seja um tipo de livro que eu filtro as informações e uso o que faz sentido pra mim!
é um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez, pra enxergarem esse lado da comunicação.

Bruna.Barreto 07/03/2024

Comunicação não-violenta
O livro deveria ser obra para ser ensinada em escolas. Afinal, a comunicação saudável é importante pra sociedade. Super super recomendo. Li e reli ??

gabimelg 07/03/2024

?Então se dê um tempinho. Nunca ande quando puder dançar.?
Esse livro é TRANSFORMADOR. Se você tem interesse em melhorar sua comunicação, seja no trabalho, com amizade, em casa e qualquer outro lugar, ele pode te ajudar.

Falar de forma que o outro te escute de verdade, requer algumas ferramentas.

Algumas partes são bem desafiadoras, mas é para quem quiser atender às sugestões e tiver disposto a usá-las.

Não considerei repetitivo, penso que o autor quis transmitir com total clareza, e ao meu ver, conseguiu muito bem.

Recomendo 100%

Eu li no kindle, mas recomendo ler o físico por conta das tantãs anotações.
Tiago Absolão. 07/03/2024minha estante
Sempre que possível faço palestras desse livro na faculdade de Direito, excelente mesmo!

Taciara2 05/03/2024

O livro é bom, e traz técnicas e ensinamentos ótimos para uma comunicação mais acertava.
Vários exemplos e formas para aborda melhor esse assunto.

Ana Savagnago 01/03/2024

Filtro
Não que o livro seja ruim, mas o considerei desatualizado é cansativo e algumas partes. Já em outras é instrutivo e até emocionante! Sua leitura precisa de filtro e um cadinho de paciência...

Chelsea.Archer 29/02/2024

Lições
O livro tem muitas lições interessantes, principalmente no que toca à busca pela paz e por espalhar palavras conscienciosas.

O fato de voce conversar com alguem sem julgar e, principalmente, sem parecer julgador, já produz uma mudança significativa nas reações do interlocutor.

Em alguns momentos senti que o livro estava rodando no mesmo assunto sem avançar. Fora isso, foram lições preciosas.

Danielle.Nasser 21/02/2024

Gostei do livro, apesar de sentir a leitura cansativa. Ela me trouxe muitos conhecimentos úteis e coisas que pretendo colocar em prática, mas confesso que não dá para seguir o livro a risca. Inclusive um dia tentei percebi que nem sempre as pessoas querem ser apenas ouvidas com empatia, por exemplo, claro que cada caso é um caso. Num geral, o livro é bom, valeu a leitura.

Livia 21/02/2024

Adoro a comunicação não violenta e tudo que aprendi em razão dessa técnica. Valorizo muito quem consegue praticar frequentemente e ensinar os outros sobre essa técnica. Aprendi sobre isso durante uma aula na faculdade e me interessei no tema, então, recomendo o livro mas às vezes pode ser meio entediante ou cansativo.