Comunicação Não-Violenta

Comunicação Não-Violenta Marshall B. Rosenberg
Marshall B. Rosenberg

Resenhas - Comunicação Não-Violenta

Alexia 02/06/2023

Mais um livro de auto ajuda que leio tentando me tornar uma pessoa melhor mas colocando pouquíssimo em prática
Wesley 02/06/2023minha estante
É complicado

Albino 02/06/2023minha estante
De fato esse livro é muito citado e recomendado, mas sua escrita é para uma cultura bem diferente da nossa. Então os diálogos e situações, não raro beiram as estrangeirismos. Mas não desanime e absorva os conceitos básicos e sempre os lembre.

Ludmilla 30/07/2020

Um livro muito bom. Penso que, para colocar a cnv (comunicação não-violenta) em prática, nas diversas situações da nossa vida, é importante revisitarmos esse livro várias vezes. Uma leitura não basta. São muitos ensinamentos.

Ceci 26/06/2021

CNV
Achei o livro interessante, acredito que colocar em prática exige muita determinação, empatia e vontade de mudar. A prática pode levar a mudança, mas é preciso tempo. Gostei do livro, recomendo.

samuca 08/06/2021

Empatia
"Precisamos sentir empatia para dar empatia". O autor ensinar metodologias para melhorar a comunicação: Avaliar sem julgar o outro, aprender a ouvir e se expressar de forma objetiva.

Pati 25/01/2023

Maravilhoso
Uma leitura perfeita para ajudar na convivência harmoniosa com as pessoas à nossa volta. Adorei o livro e recomendo!

Dai Porto 21/03/2021

Leitura bastante densa
O livro e muito bom, principalmente para aqueles que buscar aprimorar a comunicação buscando a empatia. Mas em alguns momentos precisei reler alguns parágrafos.

lady hideko 15/04/2021

O livro foi muito esclarecedor sobre como algumas vezes damos respostas violentas, mesmo quando não enxergamos violência nas nossas palavras, ou nos precipitamos em buscar a solução de problemas em situações onde a pessoa não busca exatamente uma solução e sim ser ouvida.
Por um lado, o livro é muito necessário e acredito ser o tipo de obra que todos que gostam do gênero deveriam ler, porém possuo algumas ressalvas. Primeiramente, por vezes, o livro pareceu ser muito simplista, os diálogos aplicados no dia a dia se mostraram muito mecanizados, similares a roteiros de peças teatrais onde no final sempre nos deparamos com um final feliz. Acredito que essa atitude de mostrar sucesso em todos os empregos da técnica da comunicação não violenta possa frustrar o leitor nas primeiras tentativas de colocá-la em prática.
Em segundo lugar, algumas vezes se mostrou utópico onde claramente o participante do diálogo disse uma frase onde se dá para captar o que ela quis dizer perfeitamente bem e o autor repetiu exatamente a mesma coisa com palavras similares. E sim, muitas vezes essa atitude faz parte da técnica para estimular o interlocutor a liberar mais do que tá sentindo e talvez se expressar com outras palavras, mas, muitas vezes, não consigo pensar em como aplicar isso no dia a dia sem ser considerada uma idiota.
Só que o que mais me preocupou e o que mais me deixou pensativa foi o fato de utilizar Comunicação Não Violenta em casos onde não vejo como se fosse a comunicação ali o maior problema. Me perdoem a ignorância, se for o caso, mas não acho que Comunicação Não Violenta seja aplicável em casos de racismo, fascismo ou tentativa de estupro. Não, a pessoa sendo atacada racialmente não tem que ser uma boa samaritana tentando cavar um buraco num poço de petróleo para entender por que exatamente o interlocutor está tendo atitudes ou falas racistas. Eu, como pessoa branca, não estou nem no meu local de fala, mas achei um tanto frustrante ver CNV sendo aplicada com gente que claramente tem falha de caráter e não falha comunicativa. Eu como integrante de um grupo de minoria social estou cansada de tentar entender ataques à nossa gente então não vejo como com pessoas racializadas isso possa ser diferente.
O livro é interessante e necessário, sim, e pode ser empregado pra melhorar nossos relacionamentos interpessoais também, principalmente com familiares, amigos e parceiros de vida, mas acredito que deva ser lido sobre um olhar crítico. Cabe a cada um aqui saber até que ponto consegue aplicar a CNV no dia a dia.

Naiara 05/09/2023

Eu nao entendo o sucesso deste livro, mas agora entendo um pouco mais como pensa a pessoa que acha essa forma de comunicaçao acertiva..
Foi interessante pare perceber porque agem de algumas formas e o pensamento por traz.. So isso, nao acredito que seja uma forma sadia de lidar com as pessoas, as vezes que fui tratada com essa comunicaçao nao violenta nao gostei e nao vejo porque tratar as outras pessoas desta forma..
É um ponto de vista meu, nao sei se é certo, porem é como vejo o mundo...

Yasmin 20/07/2021

Impecável
Esse livro é perfeito, de utilidade pública, acho que todos deveriam ler. É um livro rico de ensinamentos, eu amei cada parte dele, acredito que essa seja a forma de comunicação que devemos incluir no nosso dia a dia. Será o tema do meu TCC de tanto que amei, é um livro que precisa de releitura.

Thais de Sá 07/07/2020

“Nunca ande quando puder dançar”
Eu comecei a ler esse livro e logo fiquei muito frustrada! Parecia impossível colocar qualquer ensinamento em prática, sem anos de estudo ou sem ser a Monja Coen. Mas tenho que dizer que fiquei impressionada com o quanto ele me ensinou de ontem para hoje. Talvez fosse o momento certo para eu ler esse livro, porque eu estava imersa em uma situação que me provocou muita raiva, e nesse momento o livro me questionava o motivo da minha raiva, e desconstruiu o que eu achei que fosse a causa - o outro - até chegar em mim, no meu desejo não sendo atendido... ou achando que não estava sendo atendido. Em 1 dia... algumas páginas e uma calma física inesperada.

Eu estava errada, eu não tinha como absorver tudo de imediato e sem prática, lógico! O aprendizado é constante, mas alguma coisa será absorvida de imediato... e provavelmente o que você mais precisa naquele momento.

Rebeca.Laila 07/09/2021

Muito difícil de por em prática.
O livro contém tudo que você precisa saber sobre comunicação não-violenta e um pouco mais, além de alguns exercícios para dar um feedback ao/à leitor(a) se o que está sendo lido é o mesmo que está sendo absorvido.
O assunto tratado é bem simples na teoria e ajuda a ter mais consciência dos próprios sentimentos, atos e necessidades. Contudo, praticar? apenas com muita dedicação e aperfeiçoamento ao longo do tempo (confesso que ainda deixo MUITO a desejar).
Porém, apesar de ser um assunto bem útil e necessário, a linguagem do livro chega a ser irreal algumas vezes, pois apresenta um ?mundo cor-de-rosa?.

Resumindo: é bom, poderia ser melhor, mas não deixe de ler e de tentar por em prática (a sociedade agradece).
Thami Zambrano 12/09/2021minha estante
Ótimo!! E difícil de praticar kkk

FabAola 01/08/2021

Necessário
Um livro que traz técnicas e insights realmente necessários, para que possamos melhorar nossa comunicação.

Quando você vê o termo "comunicação violenta", pode achar que se trata de alguém que faz uso de palavrões, ou que trata o outro com grosserias. Mas não, não só isso, o fato de fazer julgamentos, ou de rotular alguém, já é uma forma de violência.

Recomendo esse livro para todos que desejam melhorar sua comunicação e consequentemente, seus relacionamentos. Entre cônjuge, entre pais e filhos, em relações de trabalho, enfim todas as existentes.

Andinho 23/04/2021

Necessário
Leitura necessária, principalmente no tempo que vivemos. Precisomos ultizar mais das técnicas apresentadas para comunicarmos melhor e ser eficiente. Resumindo o livro em uma palavra: EMPATIA. Necessário termos mais empatia com o próximo, se colocando no lugar das outras pessoas, somente assim conseguiremos viver melhor com todos os seres humanos.

Wesley - @quemleganhamais 17/04/2021

Comunicação com Amor
A comunicação não violenta é estruturada em 4 componentes: observação, sentimento, necessidade e pedido.
É uma maneira de se comunicar sem julgamentos, sem avaliações e com muita empatia. Conversando dessa maneira é possível resolver todo tipo de conflito, até mesmo os internos.
Vale muito a pena a leitura e conversar dessa maneira com as pessoas. Isso pode mudar o ambiente no qual vivemos.