spoiler visualizarIsis.Alves 19/03/2021
Resumo
Comunicação não violenta
1. Do fundo do coração
CNV
- É uma forma de comunicação que nos leva a nos entregarmos de coração
- Se baseia em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas
- Nos ajuda a reformular a maneira pela qual nos expressamos e ouvimos os outros
4 componentes da CNV:
- Observação
- Sentimento
- Necessidade
- Pedido
2 partes da CNC:
- Expressar-se com honestidade
- Receber com empatia
Promove maior profundidade no escutar, fomenta o respeito e a empatia e provoca o desejo mútuo de nos entregarmos de coração.
2. A comunicação que bloqueia compaixão
- Julgamentos moralizadores (Analisar os outros é, na realidade, uma expressão de nossas necessidades e valores. Classificar e julgar as pessoas estimula a violência)
- Fazendo comparações (Comparações são uma forma de julgamento capazes de bloquear a compaixão pelos outros quanto por nós)
- Negação de responsabilidade (podemos substituir uma linguagem que implique falta de escolha por outra que reconheça a possibilidade de escolha. Cada um de nós é responsável pelos seus próprios pensamentos, sentimentos e atos)
- Comunicar os desejos como exigências (uma exigência ameaça ouvintes explícita ou implicitamente com culpa ou punição se eles não a atenderem)
?A maioria de nós cresceu usando uma linguagem que, em vez de nos encorajar a perceber o que estamos sentindo e do que precisamos, nos estimula a rotular, comparar, exigir e proferir julgamentos.?
3. Observar sem avaliar
Quando combinamos observação com avaliação, as pessoas tendem a receber isso como crítica.
Rótulos positivos ou negativos limitam nossa percepção do ser de outra pessoa.
É difícil fazer observações que sejam isentas de julgamento, crítica ou outras formas de análise sobre as pessoas e seu comportamento.
4. Identificando e expressando sentimentos
- É util diferenciar o que sentimos e como achamos que os outros reagem ou se comportam a nosso respeito.
5. Assumindo a responsabilidade por nossos sentimentos
- O que os outros dizem e fazem pode ser o estímulo, mas nunca a causa dos nossos sentimentos.
Quando alguém nos da uma mensagem negativa, temos 4 opções de como recebê-las:
- Culpar a nos mesmos: tornar aquilo como pessoal e escutar apenas acusação e crítica
- Culpar os outros
- Escutar nossos próprios sentimentos e necessidades
- Escutar os sentimentos e necessidades dos outros
Faça distinção entre doar de coração e ser motivado pela culpa.
Ligue seu sentimento a sua necessidade: ?Sinto-me assim porque eu ... ?
- Julgamentos, críticas, diagnósticos e interpretações dos outros são todas expressões alienadas de nossas necessidades.
Falar o que precisam, em vez de falar do que está errado com as outras pessoas.
Da escravidão emocional a libertação
Primeiro estágio - escravidão emocional: vemos a nós mesmos como responsáveis pelos sentimentos dos outros.
Amor como negação das próprias necessidades, a fim de atender as necessidades da pessoa amada.
Segundo estágio - ?ranzinza?: sentimos raiva; não queremos mais ser responsáveis pelos sentimentos dos outros.
Terceiro estágio - libertação emocional: assumimos a responsabilidade por nossas intenções e ações
6. Pedindo aquilo que enriquecerá nossa vida
Use uma linguagem positiva ao fazer pedidos: Devemos expressar o que estamos pedindo e não o que não estamos pedindo
Formular pedidos em linguagem CLARA, POSITIVA e de AÇÕES CONCRETAS revela o que realmente queremos.
A linguagem vaga favorece a confusão interna
Tenha consciência e seja claro do que está pedindo.
Solicitações não acompanhadas de sentimentos e necessidades do solicitante podem soar como exigências.
Para ter certeza de que a mensagem que enviamos é a mesma que foi recebida, podemos pedir ao ouvinte que a repita para nós.
Demonstre empatia com um ouvinte que não queira atender seu pedido
Peça honestidade:
- No que o ouvinte está sentindo,
- No que o ouvinte está pensando, ou
- Se o ouvinte está disposto a tomar determinada atitude.
Pedidos x Exigências
Pedidos são recebidos como exigências quando os outros acreditam que serão culpados ou punidos se não os atenderem.
Quando outra pessoa ouve de nós uma exigência, ela vê duas opções: submeter-se ou rebelar-se.
Como saber se é uma exigência ou um pedido: observe o que quem pediu fará se a solicitação não for atendida.
É uma exigência se quem fez a solicitação crítica ou julga a outra pessoa em seguida.
Também é exigência se quem fez a solicitação tenta fazer a outra pessoa sentir-se culpada.
É um pedido se a pessoa que pediu oferece em seguida sua empatia para com as necessidades da outra pessoa.
Expressar pedidos genuínos também requer uma consciência do nosso objetivo: estabelecer um relacionamento baseado na sinceridade e na empatia. Ou seja, é com a qualidade do relacionamento, que atendem a necessidade de todos.
7. Receber com empatia
- Esvaziar a mente e escutar com todo seu ser
- Pergunte antes de oferecer conselhos ou estímulo
?Tendemos a ter uma forte premência de dar conselhos ou encorajamento e de explicar nossa própria posição ou sentimento. A empatia, por outro lado, requer que se concentre plenamente a atenção na mensagem da outra pessoa.?
- A compreensão intelectual bloqueia a empatia
10. Expressando a raiva plenamente
As pessoas não escutam nossa dor quando acham que tem culpa de algo.
Pratique traduzir cada julgamento numa necessidade não atendida
Vá no seu ritmo
4 passos:
- Parar e respirar
- Identificar nossos pensamentos que indicam julgamentos
- Conectar-nos com nossas necessidades
- Expressar nossos sentimentos e necessidades não-atendidas