Lua de larvas

Lua de larvas Sally Gardner

Resenhas - Lua de Larvas

sarita 16/07/2023

"é a droga da realidade que destrói os planos."
Lindo e extraordinariamente sensível. Amei acompanhar a vida e devaneios de Standish

Tamirez | @resenhandosonhos 06/09/2018

Lua de Larvas
Eu estava esperando um livro ao estilo de Extraordinário e tive uma grande surpresa ao ler Lua de Larvas. Ele nos leva de volta aos anos 50 em um mundo distópico, com um regime de governo muito parecido com o nazismo alemão, onde as pessoas são categorizadas e eliminadas. O livro á narrado em primeira pessoa pelo protagonista Standish Treadwell, um garoto disléxico e que possui um olho de cada cor.

O país/planeta (?) se chama Terra Mãe e está se preparando para ser o primeiro a por os pés na Lua, e está usando esse acontecimento para encantar o povo que vive oprimido pelo regime de governo. As pessoas que são diferentes ou mais contrárias ao governo são colocadas na zona 7 e é lá que Standish mora com seus avô, já que seus pais misteriosamente desapareceram. Num vai e vem entre o presente e o passado, vamos acompanhar esse garoto nos contando sua história e tentando descobrir o que aconteceu com o seu melhor amigo Hector, que recentemente também desapareceu. Hector se mudou para a casa vizinha e se tornou o defensor de Treadwell no colégio, onde ele era regularmente agredido.

“Hector disse que a gravata representava algo diferente. Era igualzinha a uma coleira no pescoço de um cachorro. Ela dizia que você fazia parte de algo maior do que você sozinho jamais conseguiria ser. Hector dizia que o uniforme era um jeito de fazer que fôssemos todos iguais, não mais que números, números certinhos, com o formato de garotos, a serem registrados num livro. Hector não era um número certinho, e acho que pode ser que eles o tenham apagado, mas não posso ter certeza. O que eu sabia era que ele estava certo. O nó da gravata representava a sobrevivência.”

A pobreza e miséria são a realidade e o governo recompensa os delatores e apoiadores, deixando a população a mercê de suas escolhas e opiniões. Toda um história é criada ao redor desse esperado envio do homem a Lua, bem como acompanhamos Standish no seu dia a dia e na sua busca por respostas. Esse garoto que é inteligente e ingênuo vai caminhar com a gente por situações que vão ser chocantes e causar revolta.

A autora usa de uma ‘brincadeira’, introduzindo o episódio da ida do homem a Lua e todas as teorias de que isso não aconteceu de verdade, apimentando a história, quanto levantando questões importantes da sociedade, do bullying e de como agimos em situações extremas. O fim do livro deixa um gostinho de quero mais, principalmente porque somos apresentados a esse universo de forma rasa, ja que quem nos conta toda a história é o garoto e só ficamos sabendo o que ele entende ou conhece sobre esse universo.

“Os ‘e se’ são infinitos como as estrelas.”

Com uma diagramação maravilhosa, ilustrações ao longo das páginas que contam uma história paralela que se funde com a narrativa principal, Sally Gardner construiu uma obra surpreendente e tocante. Lua de Larvas foi um dos livros mais inesperadamente positivos do ano e que me fez repensar várias coisas, bem como sentir vários sentimentos controversos ao longo da leitura.

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-lua-de-larvas-sally-gardner/

Aline Maia 15/08/2021minha estante
Eu pensei que era mais novo também hahaha, mas no meu caso acho que a capa me influenciou mais do que o texto

Arantxa.cybelle 17/08/2021

"Acredito que a melhor coisa que temos é nossa imaginação."
acho que ter esse livro na minha estante por tanto tempo é como se ter um tesouro escondido entre muitas histórias.
lua de larvas é um livro tão sensível e necessário para o mundo que vivemos, um romance distópico que nos toca de uma forma indescritível.

eu amo como a escritora conseguiu muito bem desenvolver os personagens e suas histórias durante a leitura que é muito envolvente e fluida, eu li mais de 60% do livro em 2h.

temas tão atuais e necessários que foram abordados como muita sutileza e previsão, não esperamos um final feliz mas um final que no meio dessa distopia, real e muito emocionante.

terminei lua de larvas emocionada e reflexiva sobre o ser humano e como podemos tanto destruir e fazer as coisas mais brutais por simples necessidades ridículas de auto-afirmação e poder sobre outras, quanto a nossa simplicidade em ver e viver por pessoas reais, por nós mesmos e pelo que nosso mundo tem para oferecer para nós.

amor, amizade, resiliência, ganância, os singulares...muitas coisas podem ser absorvidas nesse livro incrível.

Amo você. Essa bagunça maluca e corajosa que você é.
Aline Maia 09/11/2021minha estante
Senti isso tbm lendo o livro.. ficou um tempo encostado na minha estante e era um tesouro a ser encontrado ?

Arantxa.cybelle 09/11/2021minha estante
gostei demais, terminei o livro e fiquei um bom tempo absorvendo tudo
achei uma leitura muito necessária e amei ler no momento que eu li

Polyana.Christina 01/07/2021

Fiquei super interessada quando descobri que "Lua de Larvas" era um livro distopico e com um protagonista criança. Achei que iria amar o livro, mas não gostei. Achei tão confuso e quando terminei não consegui notar a proposta do livro. Mas eu amei a edição, os desenhos e os capítulos curtos. Quero ler ele novamente para ver se minha opinião muda.

gio 22/05/2021

tô destruída :(
"Você dá sentido a um mundo sem sentido. Você me deu botas espaciais para eu poder pisar em outros planetas. Sem você, estou perdido. Não existe esquerda, nem direita. Nem amanhã, só quilômetros de ontens. Não importa o que aconteça agora, porque encontrei você. É por isso que estou aqui. Por causa de você. Você que eu amo. Meu melhor amigo. Meu irmão."

Ana Elisa 25/01/2021

O que você faria por uma amizade?
Essa é a pergunta que pode resumir em partes esse livro.
O que você faria por uma amizade?
O que você arriscaria para salvar quem ama?
O que fazer quando todos a sua volta parecem estar alienados em um mundo que não existe?

Esse livro é incrível, não tenho palavras para expressar meus sentimentos em relação a ele. Só sei que faço minhas as palavras do The Times:" A publicação mais original dos últimos anos."

Uma leitura com toda certeza necessária, marcante e atemporal.

Arthur 01/05/2022

Lua de larvas mi deu animação e depressão
Um livro com várias críticas sociais a um governo totalitarista e ele tendo deficiências que não o ajudavam muito na sua vida tudo de bom fica ruim mais a melhor parte que é a parte do beijo do standish com o Hector eu fiquei MT ahhhhh surtei mesmo muito bom leiam por favor preciso falar mais sobre esse livro com alguém
deaky 21/07/2022minha estante
eu esperava um beijo e aconteceu de vdd !!!

deaky 21/07/2022minha estante
pena que né... k

letty28 19/02/2024

?Quando você foi embora, ficou aquele buraco enorme. Eu não podia andar por aí com um buraco daquele tamanho no meu coração.?

nalu 05/01/2022

Lua de Larvas - Resenha
Eu achei muito bonita a forma como as coisas são relatadas no livro. O livro relata as crueldades de um governo e do mundo de uma forma muito sútil. É um livro rápido de ler, com uma leitura muito fácil, terminei em dois dias. Tem alguns gatilhos.

Mokumura 05/10/2021

Não esperava nada e recebi uma facada no coração, óbvio que merece 5 estrelas por me fazer chorar 2 da manhã ?

ray 30/03/2022

O livro em si é muito gostosinho de ler, a escrita e os capítulos, a contrução do mundo distópico é boa e o final não gostei muito, mas o que quis transmitir foi incrível

Borboliteraria 12/04/2022

Uma história criativa e triste
Eu não esperava por isso.

Apesar da fantasia, o que dói nessa história é o tamanho teor de verdade. É impossível não querer chorar com o final?