Capão Pecado

Capão Pecado Ferréz

Resenhas - Capão Pecado

Nado 07/10/2021

Livro nacional que foi um divisor de águas na época de seu lançamento, sendo uma das obras mais comentadas da literatura marginal.
Para contar a rotina no bairro do Capão, o autor escolheu Rael como personagem principal. Ele é um adolescente que se mostra um filho exemplar na família, fazendo de tudo para ter e manter um bom emprego. Tudo seguia normal, quando acontece algo inesperado que mudará para sempre a sua vida e de algumas pessoas a sua volta.
Rael se apaixona perdidamente por Paula, a namorada de seu melhor amigo. Essa paixão fará com que o jovem tenha grandes descobertas e passará, na companhia dela ou por conta dela, por situações que nunca imaginou antes. Em meio a tantas narrativas e tantos personagens, que têm seus destinos alterados repentinamente (ou já estavam traçados?), o pior as vezes acontece de uma forma tão crua e tão ?natural?.
O leitor encontrará nessa obra um retrato fiel de uma sociedade desigual, na qual o machismo reina e a crueldade é quem comanda tudo. Com certeza, quem o ler, ficará mexido com a história e com a realidade de um Brasil tão pouco retratado.
A escrita coloquial utilizada pelo autor imprime ainda mais realidade na narrativa, e é possível sentir os diálogos conversarem com você. Algumas histórias secundárias têm também o poder de imergir o leitor a um cenário tão cruel, que por muitas vezes é o oposto daquele que há na maioria das obras que ocupam os primeiros lugares de livros mais vendidos no Brasil, os quais, por muitas vezes são dominados por autores estrangeiros.
Essa minha pontuação sobre autores internacionais ocupando os primeiros lugares dos mais vendidos, não é uma crítica. Apenas quero deixar registrado que é triste a constatação de que autores nacionais, tão bons, sejam esquecidos pelo grande público.
Literatura marginal são obras de autores que circulam fora do meio comercial das grandes editoras. A principal característica é retratar o oposto das tendências literárias, nela, os autores expõem as suas ideias, pensamentos, experiências e realidades através da escrita.

Anderson.Hoch 21/09/2021

Conhecendo Ferréz
Para a categoria 8 do Desafio Livrada, um livro considerado marginal, escolhi "Capão Pecado" de Ferréz.
É tapa na cara atrás de soco no estômago.
Com linguagem e situações frutos de vivências do autor. Uma história intrigante, muitas vozes e caminhos.
Para além de uma leitura, que indico, é uma experiência.

Emanoel 20/09/2021

Onde Deus sempre sai para almoçar
Fui lendo Capão Pecado passando por alguns lugares citados na história: Parque Santo Dias, COHAB Adventista; até os 6 anos morei no Jardim Jangadeiro, mas hoje, moro mais perto do Jardim Comercial.

É incrível ver seu bairro num romance tão forte, tenso e verdadeiro quanto esse. Foi escrito na época em que o Capão Redondo era (na verdade ainda é um pouco) foco dos jornais sensacionalistas e das manchetes dos grandes jornais de São Paulo e do resto do País.

Na história acompanhamos Rael, um rapaz, morador do bairro, cheio de sonhos, expectativas e mesmo em meio a realidade, sonha em viver dignamente. Porém sua, vida muda quando ele se apaixona pela namorada do melhor amigo. Levando o caso à frente, entra numa trama de perigo, amor e traição.

O livro é pesado, apenas. Não preciso dizer que antes de iniciar leitura, você precisará preparar o estômago, a mente e o coração. Ferréz escreve sem escrúpulos. É sucinto na realidade que, apesar de fria, é real!
Denise 30/06/2022minha estante
Oi Emanoel. Também morei no Jangadeiro, mais de 20 anos... Hoje moro no Campo Limpo. Já fomos vizinhos. ? Vim ler as resenhas pois comecei o livro agora. Abração!

Clara.Duarte 09/09/2021

capão pecado - ferrez
maravilhoso. narra muito bem a realidade das periferias (principalmente paulistanas, por se passar no mesmo capão redondo de racionais mcs).

Nicolas29 30/08/2021

Linguagem desconfortável
Esse é o primeiro livro do gênero literatura marginal que leio, a linguagem parece algo "jogado" pelo autor, bastante do cotidiano é as vzs de difícil compreensão do que de fato está acontecendo.

Para quem quer se aventurar na literatura marginal, fica a indicação.

Lipe 24/08/2021

Um livro espetacular, com narrativa leve, de faço absorção e repleto de emoção e sentimento.

Um livro que vale mais do que a pena de se ler.

Rafael V. 08/08/2021

Leia
Esse livro é um marco da literatura marginal, tem violência e sexo, mas com sotaque periférico e paulista. A vida pulsante da periferia com suas idiossincrasias, reviravoltas, traições e amores estão presentes através de uma escrita fluída, as vezes escolar, leve e chocante.

Rafael 23/07/2021

Literatura de alto calibre
Esse livro causa tanta ideia que às vezes os pensamentos ficam nadando num caos absurdo. E eu acho que essa era uma das intenções de Ferréz, cara que agora tenho como uma das minhas inspirações. A escrita é direta, sem firula, com a linguagem precisa. Digna de uma obra que é destaque até depois de pouco mais de vinte anos de sua primeira publicação. Mostrou a que veio.

O livro narra a história de Rael, que vive na periferia de São Paulo, mais precisamente no Capão Redondo. Mas também conta a história de um povo esquecido, da sinfonia da desgraça que toca em vários lugares do Brasil, que dança há muito tempo no ritmo da desigualdade. A narrativa tem batida, tem boombap, tem periferia crua. Rael se entristece com a realidade, se afoga nas leituras, se apaixona e fica puto de ódio ao ver seus iguais morrendo, caindo no crime ou nas drogas. Isso porque, muitas vezes, não há mais opção. É a máquina de fazer vilão rodando suas engrenagens.

Esse livro abre a cabeça como um tiro. É uma ideia só, num calibre pesado. Quem tá à pampa acaba se assustando, porque a realidade bate forte, sem pedir licença e ainda usa farda. Ferréz aqui tem recado, com endereço e tudo. Sofreu consequências, mas nunca abaixou a cabeça, como diz Marcelino Freire no posfácio. Enfim, uma leitura extremamente necessária, que eu já deveria ter feito há muito tempo. Conheça Capão Pecado. Conheça Ferréz.
Rickson.Ramos 29/11/2021minha estante
Excelente texto

Reinaldo Valdez 16/07/2021

(Mais) um livro ruim superestimado
Minha expectativa era enorme em relação a esse livro, mas a decepção foi grande. Achei a escrita muito precária. Alguns trechos são mal desenvolvidos, apresentam soluções muito infantis. A sensação é de que os eventos e as personagens foram sendo acrescentados à narrativa sem nenhum critério que não fosse o de disparar quinhentas gírias por parágrafo. Em suma, estão ali somente para "encher linguiça". Enfim, (mais) um livro ruim superestimado.

Mary Manzolli 11/07/2021

Sobre uma realodade marginalizada que precisa de ajuda.
Eu poderia, nessas poucas linhas, resumir para vcs a história de Rael, o protagonista do romance, que se diferenciava dos outros garotos da sua idade, no bairro do Capão Redondo, uma favela igual a outras tantas das grandes metrópoles, mas que um dia se apaixonou pela namorada de um dos seus melhores amigos, foi viver com ela, teve um filho, e mudou os rumos da sua vida de um jeito perturbador.
Só que mais importante do que a história, é o que Capão Pecado representa, neste momento, 21 anos após o seu lançamento.
Capão Pecado fala de um povo real, de carne e osso, que trabalha, luta pelo pão diário, ao mesmo tempo em que presencia, todos os dias, violências tanto entre moradores, como da própria polícia.
É clara a intenção de Ferréz com a obra, de abrir os olhos pra uma realidade marginalizada e que precisa de ajuda.
O livo é o choque de realidade necessário para aqueles que, de dentro dos seus condomínios de luxo, acreditam serem capazes de entender e julgar a realidade dos bairros marginalizados. A favela ao mesmo tempo que se difere da imagem idealizada e romantizada nos filmes, também não se conecta às imagens veiculadas pelos meios oficiais e que a associam ao medo, ao perigo, à violência e à criminalidade. É preciso enxergar além, é essencial ver a dor, o sofrimento, a miséria, o abandono, o preconceito, a exclusão, a segregação social e racial, as vidas cansadas, as frustrações de não poderem ver seus sonhos realizados, a vida de crianças sem futuro.
É sobre as pessoas que não tem segurança, que cuidam dos filhos dos patrões ricos, sem ter quem cuide dos seus próprios filhos, de quem muitas vezes não consegue comprar alimento para por na própria mesa enquanto serve as mesas em restaurantes finos. É sobre gente que convive com a miséria, com a violência do tráfico de drogas, com os confrontos policiais e encontra com a morte de perto mais vezes do que podemos prever.
Na obra os personagens se misturam e aos poucos começamos a vislumbrar o retrato do lugar que, entre ruas, becos, esquinas, vielas, barracos e casas inacabadas circulam e vivem bandidos, estudantes, traficantes, trabalhadores, prostitutas, crianças, mulheres e jovens com diferentes histórias, sonhos e sentimentos. A complexidade da estrutura da favela vai sendo exposta sem deixar de mostrar marcas da exclusão social, do preconceito e das violências em suas variadas formas.

A linguagem de Ferréz é a falada nas favelas e comunidades, a narrativa é repleta de gírias, palavrões e dialetos próprios da periferia, fato que há 20 anos, quando do lançamento do livro, o levou a receber muitas críticas e encadear o movimento conhecido, atualmente, como literatura marginal. E Ferréz deixa claro quando diz, Capão Pecado ?é um livro de mano para mano. É ácido e violento. É um grito".

"Escritor marginal mata escritor imortal. Neste caso, foi em legítima defesa"

(Marcelino Freire)

Para outras resenhas sigam-me no Instagram. @marymanzolli

Karol 03/07/2021

"Capão, por mais que queiram, ninguém dizimou"
O livro conta a história de amigos que são moradores do Capão Redondo, gostei mais da narrativa de uns que de outros. No geral acho que o livro se sobressai quando descreve o Capão pelo cotidiano e vivência dos personagens. É cruel, violento e muito bom.

Fernanda Taniz 01/07/2021

Literatura Marginal
O tipo de livro que você começa triste e termina pior. Pôxa, eu não sei expressar o que senti em algumas partes, identifiquei alguns aspectos terríveis, mas que muitos brasileiros puderam ver de perto e até passar por eles. A história/escrita é frenética, assim como é para as personagens. No final achei um pouco corrido, tudo jogado na nossa cara de vez, sendo impossível aguentar tantas coisas de uma só vez. Arrepia! Pode ser que tenha sido proposital, acredito muito que sim. Leiam!!

Cris @cristinadaitx 16/06/2021

Um dos maiores representantes da literatura marginal ou literatura periférica, Ferréz retrata neste livro a vida e os conflitos das pessoas que vivem na periferia. Com a sensibilidade de quem conhece esse ambiente de perto e que enfrentou as mesmas dificuldades dos personagens, o autor consegue transmitir ao leitor uma veracidade de acontecimentos e sensações que permeiam as pessoas que enfrentam todo tipo de injustiça social e que são completamente massacradas e esquecidas pelo poder público. Uma literatura rica de detalhes e de conscientização da situação atual em que vivemos e que se espalha por todas as periferias do país. Importantíssimo ressaltar que o autor, a todo momento, traz uma reflexão de como a educação, a leitura e a cultura são as únicas, ou principais armas capazes de combater qualquer tipo de desigualdade, principalmente a desigualdade social.

Lucão 12/06/2021

"capão pecado" tem 20 anos de idade e é um livro essencial para conhecer um pouco sobre o que pensam, sentem, vivem e sofrem as diversas (no sentido de diversidade mesmo) pessoas moradoras das favelas. podia facilmente se chamar "bom jardim pecado", "lagamar pecado", "boa sorte pecado", "piteiras pecado". continua atual e relevante.