Um teto todo seu Virginia Woolf

Resenhas - Um Teto Todo Seu

Hiária 08/08/2022

Clube de Leitura
Fiz releitura deste livro, lendo com mais calma, com pausas e reflexões. Atualmente, praticamente 100 anos depois, as mulheres ainda vivem em ?Ficção?. Sim, houve muitas conquistas de 1928 para 2023, contudo ser mulher num mundo ainda machista e segregador, não é tarefa fácil!
Quantas mulheres, nos dias atuais, são impedidas de trabalhar, de expressar opinião e são consideradas como inferiores? Eu, não sei exatamente a nível mundial, mas aqui no Brasil, principalmente entre evangélicos extremos, ocorre com frequência.

Em resumo, é um livro de leitura complexa, mas satisfatório!

08/08/2022:

Li esse livro pela primeira vez e ganhei através de um programa de ?Clube de Leitura? da empresa que trabalho.

Como o objetivo era ler alguns capítulos, ter encontros pra discutir e depois ler mais capítulos e voltar a discutir e por se um livro com abordagem diferente que costumo ler, meu propósito vai ser [re] ler ?Um teto todo seu? com calma e sem pausas longas, pois do modo que aconteceu, no início sentir tédio, depois confusa, depois me sentir desprovida de inteligência e do meio para o fim que comecei a pegar o fio da meada, mas já era tarde e sim, terei de reler.

Por isso que não pontuo o máximo, pois quero ter outra consideração após a leitura?

elli elli 06/08/2022

Um Teto Todo Seu
Que obra fantástica. Realmente incrível. Devo dizer que nunca li um livro em um formato semelhante a esse, o formato é desconexo, a escrita é belíssima, a linha de pensamento é várias vezes interrompida, mas, de alguma forma, isso só torna esse livro ainda mais perfeito, esse formato singular é o que faz ele tão pessoal e bonito. Acho que é uma leitura que todos deveriam ter, mas principalmente escritoras e aspirantes a escritoras mulheres, é um acolhimento raro o que há aqui. Ele tem uma quantidade enorme de referências, algumas metáforas...Um livro muito muito bom. Ele me passou a impressão de uma grande conversa, e eu acabei esse livro querendo escrever e desejando voltar no tempo, apenas para poder conversar um pouco com a Virginia Woolf, uma mulher com um fluxo de pensamento tão interessante e ideias tão a frente de seu tempo. Gostaria que ela pudesse saber como as mulheres estão um século depois, como ela desejava saber.

Louise 27/07/2022

Que mulher genial
Foi uma leitura incrível, confesso que eu abandonei Mrs. Dalloway e achava que não ia gostar desse também, mas eu adorei. É crucial lermos esse livro para entendermos sobre a importância das mulheres terem um teto todo seu. A genialidade da Virginia Woolf é de outro mundo e a maneira como ela disserta é impecável, fiquei muito impressionada. Ela traz reflexões de uma maneira tão inteligente que me faz ficar pensando sobre o assunto o dia todo.

Jadina 21/07/2022

Ensaio provocador sobre mulheres e ficção, mas também sobre tantas outras coisas.

Uma brisa de inspiração para leitores e escritores e um chamado para que as mulheres ocupem cada vez mais espaços.

As reflexões e discussões podem e devem ir muito além dos temas contidos nesse ensaio, mas é interessante para percebermos de onde viemos, onde estamos e onde queremos chegar.

Obrigada, mulheres, por lutarem e escreverem. A literatura não seria tão grandiosa sem a nossa presença.

paes.katherine 16/07/2022

Um teto todo seu, Virginia Woolf
Sempre que lemos algo ficamos com o desejo de que as outras pessoas leiam também, mas esta obra de Virginia Woolf tem um peso especial, ela deveria ser lida, principalmente, por mulheres. Não querendo puxar só para o lado feminino, porém esta obra merece ser compreendida da primeira palavra até a última e, só uma mulher para entender a outra, para se entender e para reconhecer tanta luta e sofrimento que as mulheres passaram e ainda passam em pleno 2022.

Virginia foi audaciosa na escrita desse ensaio ficcional, pois mesmo com muito dinamismo de cenas e análises, ela nos prende ao questionar os primórdios da escrita feminina e mesmo sem obter respostas sólidas nos apresenta seus questionamentos, seus pensamentos, suas fúrias, suas feridas e a sua força.

Não deve ter sido fácil buscar algo que foi tão escondido, apagado, escanteado. Afinal, por muito tempo, as mulheres só existiram, porque não lhe davam a oportunidade de participar, de viver. Eram seres humanos incapacitados, sem inteligência, sem valor. Portanto, aposto que hoje em dia Woolf teria muito orgulho de nós, que ainda com muito por caminhar, estamos vivendo. Vivissímas para conquistar e lutar por tudo que é nosso, por um Teto todo nosso.

Lady Rita 14/07/2022

Tenham um teto todo seu!
Esse foi o 4° livro de Virgínia que li esse ano, e de longe o livro que mais me tocou.
Nesse livro a autora fez mais uma vez uma retrospectiva histórica, sobre o destino feminino, nem preciso dizer o quão incrível é a forma que ela usa o tempo e nos leva junto, tem tanta coisa que poderia colocar aqui, mas seguindo o conselho dela, falarei e escreverei sobre o que eu quero, não escreverei apenas para agradar outrem.
Virgínia trouxe uma vontade que deixei adormecida por tanto tempo...ela me trouxe de volta a vontade de ganhar e viver a liberdade que hoje, nós mulheres podemos desfrutar mais do que em qualquer outro século.
Por isso, devemos buscar nossa independência intelectual e financeira, para que a gente viva a nossa vida e realize grandes coisas, como somos capazes de fazer.
Eu recomendo esse livro para todas as pessoas que precisam de inspiração.
Tal qual é dito no livro, enquanto escrevia fui interrompida, por isso repito o que Virgínia falou...tenham um quarto todo seu, onde você consiga ler, escrever e criar sem interrupção!
E encerro aqui, convidando todas as irmãs mortas de Shakespeare, para que acordem, leiam, pesquisem, trabalhem, vivam, digam o que querem, e escrevam!

dia 09/07/2022

Um teto todo seu
Li "Um teto todo seu", de Virgínia Woolf, para uma disciplina da faculdade. É um ensaio muito interessante e que me fez refletir sobre várias coisas, fala muito sobre o espaço da mulher na literatura, levando em conta as condições sociais e a sua influência, com o tema "as mulheres e a ficção".

Lia 06/07/2022

Não tenho palavras para descrever o quanto gostei desse livro e como me abriu a mente para pensar e escrever sobre alguns assuntos, por isso só vou digitar isso: LEIAM E RELEIAM, não se assustem depois de terem lido Mrs. Dalloway, porque eu achei mais simples e conciso. E o mais importante: Reflitam sobre o que consomem e porque consomem.

lendocombeatrizz 02/07/2022

Toda mulher merece um teto todo seu!
Nunca havia lido algum livro de Woolf, mas sabia muito bem quem era e quem costumava ser. Baseado em sua escrita você consegue conhecê-la, cheia de personalidade, nada trivial ? e é isso que encanta.

Muitas pautas são apresentadas em ?Um teto todo seu?, caso você não mantenha atenção, pode acabar se perdendo, porque os caminhos são muitos (e Virginia te faz querer explorar cada um deles). Feminismo, Sufrágio, Misoginia são só alguns dos assuntos citados, que, para alguns são polêmicos.

Além disso, para quem gosta de escrever, o livro te faz sentir em casa. Parece que é brasa para a fogueira do nosso coração. É uma sensação que incendeia até o âmago. Terminava de ler e tudo que eu pensava era em escrever e amar a ficção?

Flávia 28/06/2022

Essa leitura é muito essencial! Uma mulher para escrever precisa de duas coisas. Primeiro: dinheiro. E segundo: Um teto todo seu.

Recomendo muito a leitura, é um pouquinho densa, mas vale o esforço.

le.se.caliope 20/06/2022

5 estrelas e favoritado
A escrita de Woolf me fascina muito, a forma como ela consegue discorrer por páginas a fio sem soar enfadonha é impressionante.
Um teto todo seu é um ensaio que expõe uma verdade sobre as mulheres e a escrita, que se segue válido até hoje.

Nati 17/06/2022

Fiquei curiosa depois de assistir o vídeo do canal da Antofágica sobre o livro. Hoje pode parecer um pouco óbvio, mas não é. A liberdade para criar precisa de segurança e independência, e ainda é difícil para as mulheres possuírem ambos. A temática do livro é extremamente relevante e necessária na atualidade. Ainda existe muito trabalho a fazer.

Esse foi meu primeiro contato com a autora e, talvez não tenha sido uma boa escolha. Por ser um ensaio esperei algo mais direto, o que não acontece. A narrativa pode se tornar arrastada com as constantes oscilações entre ensaio e a história que o permeia. No final já estava cansativo e repetitivo. Essa edição em específico conta com um posfácio maravilhoso. Recomendo muitíssimo, porém não como um livro de 'primeiro contato '.

Pr.Thiago 15/06/2022

UM TETO TODO SEU
Publicado pela primeira vez em 1929, Um Teto Todo Seu é um dos livros formadores do pensamento feminista moderno. Cem anos após a sua concepção, o ensaio ainda ecoa a denúncia da desigualdade de gênero e seus reflexos na produção de arte e, mais especificamente, na escrita de ficção. Para escrever de maneira genial, não seria preciso ter um dom, mas um quarto só seu e uma renda fixa. A autora nos provoca: se Shakespeare tivesse tido uma irmã tão talentosa quanto ele, a obra dela teria alcançado igual reconhecimento? Neste brilhante ensaio, Virgínia Woolf mescla gêneros literários e confere contornoa límpidos à experiência difusa da realidade.

Yasmim 13/06/2022

Um teto todo seu
A base do feminismo. Não há coisa melhor que termos nossa moradia e nosso dinheiro, coisas básicas para ser livre.