O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Gleison Lima 04/06/2023

Maquiavel
Livro inteligente comparado a época que fora escrito! Percepção detalhada sobre como atuar em seus principados; atuação de cada governante.

vick 04/06/2023

Obra atemporal.
Dedicado a Lourenço de Medici, Maquiavel acabou por escrever um livro atemporal, criando uma importante ruptura na teoria política daquela época. É notório que ele não buscou um Estado ideal nem partiu de especulações metafísicas, optando por uma abordagem franca e realista sobre a política no mundo concreto e objetivo.
Os conceitos de "virtù" e "fortuna" são, de longe, os mais marcantes de toda a obra. "Virtù" é a capacidade de um governante controlar e superar as dificuldades impostas ao seu governo, enquanto "Fortuna" é o que se pode chamar de sorte das circunstâncias e das oportunidades geradas pelo acaso. Essa leitura é indispensável para quem busca compreender e enfrentar os desafios do poder.

Math 04/06/2023

O príncipe
Não dá para fazer uma resenha melhor desse livro do que a resenha feita por Rousseau "Maquiavel, fingindo dar lições aos príncipes, deu grandes lições ao povo"

Natalia Luiza 31/05/2023

Incrível como Maquiavel é inteligente. Todas as táticas que ele mencionou foram bem pensadas e comprovadas com exemplos.

Mackye 28/05/2023

Interessante
No início a leitura foi difícil porque, quando se está começando, a narrativa deixa o leitor meio perdido, principalmente pelo formato - um guia. E, sendo um tipo de guia de conduta que o autor, em sua época, achava válido, de primeira não se sabe como interpretar os argumentos e as afirmações dele. Conforme a leitura segue, é possível adaptar-se à forma como as informações são apresentadas e ter um maior aproveitamento.
Certamente há partes cansativas, geralmente quando o autor passa páginas discorrendo sobre certo acontecimento histórico específico que talvez o leitor não tenha conhecimento. Portanto, ressalto que para ler este livro é necessário ter uma boa base de conhecimentos históricos, tanto da época em que o livro foi escrito como acerca de civilizações e momentos históricos importantes.
Pois a partir disso será possível compreender melhor a visão de Maquiavel e distinguir quais partes de sua obra podem servir de reflexão para os tempos atuais.
Para mim, O Príncipe não deve ser levado como um manual de como agir em sociedade, mas com certeza alerta quem o lê para a cruel realidade praticada por determinados indivíduos, que buscam poder a qualquer custo.

Anonima_Sorry 25/05/2023

Palavras não são suficientes
Quis ler apenas pela perspectiva mais objetiva e acabei gostando bastante. Certas coisas são cruéis quando olhadas por uma lente mais humanitária e solidária, porém são ideias bem coesas. É um manual de como um príncipe deve se manter no poder, sem pretensões de ser uma pessoa boa e justa, apenas continuar governando.

Aisha 24/05/2023

Outro livro que considero mais um objeto de estudo, tem muitas coisas que ainda devo voltar para pesquisar nesse livro na faculdade eu acredito, eu considero ele um pouco mais complexo e de difícil entendimento para algumas pessoas, mas já está no meu costume
maquiavel traz um manual muito interessante nesse livro de como um príncipe deve agir no geral, com seu exército, súditos, nobres, entre outros, e o livro é dividido dessa mesma maneira, vários tópicos para serem comentados sobre a maneira de agir "corretamente" segundo ele
para quem já conhece, sabe que maquiavel não foi bem interpretado, mas de fato trouxe uma realidade política que muitos não ousaram a falar, também considero uma obra atemporal, apesar de que muito escrito não cabe aos dias atuais por motivos óbvios!
as observações sobre o poder escritos neste livro são a parte mais interessante sem dúvidas, para obter poder e status sempre foi e sempre vai ser assim, por trás de um rosto amigável e fala doce sempre haverá alguém mau e de índole duvidosa, por isso que o mesmo diz que entre ser amado e temido, é preferível ser temido, mas que você transpareça bondade para não ser odiado
por outro lado, não é um livro que da gosto de ler, claro tem partes muito chamativas e inteligentes que despertam a atenção, mas também há trechos históricos um pouco tediosos, mas tem quem goste ne? acredito que é um clássico bom de ler, mas que muitos podem não gostar, o famoso 8 ou 80

Cecii.Dori 22/05/2023

Manual histórico
Achei interessante, por se tratar de um manual histórico de séculos atrás. É interessante ver como as coisas antigamente funcionavam, e ver as figuras históricas sendo mencionadas.

Luiza.Valpcoski 20/05/2023

??????
O livro eh sim muito bom, mas sinceramente eu esperava mais por toda a expectativa que colocam encima do Maquiavel, tbm não gostei muito por não entender muita coisa kkkkkk ele cita muitos reis e batalhas que não conheço e claro que é uma atitude muito boa em um livro e de uma pessoa muito inteligente, mas minha nota baixou um pouco por isso, tbm eh muito tecnico e não se aplica nos dias atuais, mas pra época e contexto, era um pensamento totalmente inovador e de alguém que realmente entendia das coisas, tbm é uma leitura mais difícil e que me entediou em algumas partes. Resumindo, o livro é de ótimo grau e muito bom, mas a leitura é difícil e não entendi algumas coisas, mas foi um ótimo aprendizado e ponto de vista.
Ah detalhe q foi o primeiro livro técnico ou de não ficção que eu li ?

Jon Snow 17/05/2023

O principe não tem nada de maquiavélico.
Didático, claro, específico... é impressionante como o livro(tal qual fora concebido, um manual de liderança para o Medici II)da um passo a passo a seguir de como ser melhor, obviamente nada pode ser levado a risca, porém, ao flexionar cada conselho você pode utilizá-los para melhorar seu desempenho como líder, aumentar sua influência, tomar decisões acertivas, e não necessariamente ser maquiavélico.
Um livro que deveria ser lido por todos! Simplesmente excelente!

Henricas14 16/05/2023

Um clássico da filosofia
Leitura bastante produtiva e de caráter bem complexo, precisei ler várias vezes o mesmo trecho para entender melhor a mensagem. Aqui é uma amostra doq estamos acostumados a ver na história e nos próprios filmes e séries de época, Maquiavel ensina a como sobreviver no poder, aproveitar da virtu e fortuna, a ser temido do que amado. São ensinamentos que se mostram bastante atuais, e pelo visto, quase como uma lei do comportamento humano na busca do topo

berg_ 16/05/2023

Poder.
O livro por si só nos mostra como um líder deve se comportar diante ao seu povo, como conseguir respeito e se manter no poder e outros ensinamentos dignos de um Príncipe. Guia definitivo para liderança!