O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Jon Snow 17/05/2023

O principe não tem nada de maquiavélico.
Didático, claro, específico... é impressionante como o livro(tal qual fora concebido, um manual de liderança para o Medici II)da um passo a passo a seguir de como ser melhor, obviamente nada pode ser levado a risca, porém, ao flexionar cada conselho você pode utilizá-los para melhorar seu desempenho como líder, aumentar sua influência, tomar decisões acertivas, e não necessariamente ser maquiavélico.
Um livro que deveria ser lido por todos! Simplesmente excelente!

Henricas14 16/05/2023

Um clássico da filosofia
Leitura bastante produtiva e de caráter bem complexo, precisei ler várias vezes o mesmo trecho para entender melhor a mensagem. Aqui é uma amostra doq estamos acostumados a ver na história e nos próprios filmes e séries de época, Maquiavel ensina a como sobreviver no poder, aproveitar da virtu e fortuna, a ser temido do que amado. São ensinamentos que se mostram bastante atuais, e pelo visto, quase como uma lei do comportamento humano na busca do topo

berg_ 16/05/2023

Poder.
O livro por si só nos mostra como um líder deve se comportar diante ao seu povo, como conseguir respeito e se manter no poder e outros ensinamentos dignos de um Príncipe. Guia definitivo para liderança!

luiza1792 15/05/2023

Meio maquiavélico dms
Li pra universidade e achei bacaninha, o conteúdo é interessante e ele desenvolve de uma maneira que não fica MUITO prolixo ou entediante, ainda que em algumas partes fique sim. acho que é visto em todas as areas de humanas e sociais então é bom que essa leitura inicial não seja taao complicada ;)

Bernal 15/05/2023

Essencial
O conteúdo é muito simples de resumir: o tal príncipe do título era Lourenço Médici, ?O Magnífico?, um estadista que encontrava-se ameaçado naquele período, e foi a ele quem Maquiavel dedicou todo o conteúdo do livro, formado por orientações absurdamente pragmáticas e frias sobre como recuperar o seu poder e sair da crise, unificando a Itália.

Resenha completa no IG @be.thereader

Amanda Ayres 14/05/2023

Choque de realidade.
Durante a minha experiência lendo o livro mais famoso de Maquiavel, um grande nome do período renascentista, eu percebi que grande maioria dos livros ?geniais? apenas falam o que acontece. Maquiavel fala sobre a política na sua forma mais crua e nua, por isso é um livro tão bem escrito e revolucionário.
Pumps 14/05/2023minha estante
Bom saber!Tenho esse livro.Ainda não li.

Bokah 09/05/2023

O fabuloso principe de maquiavel
Maquiavel nesse livro tenta deixar uma espécie de manual de instruções para as futuras gerações de príncipes. Como governar, como lidar com questões sociais, morais e econômicas do Estado, como agir em caso de guerras, enfim, um completo manual.

É interessante ver a falta de esperança na humanidade que maquiavel deixa transpassar nos seus escritos, achando que a humanidade é mal por natureza, que os homens são vis, cruéis e apenas se importam com o próprio bem estar. No seu estilo de governo, Maquiavel vê o povo como meros peões cuja única emoção e propósito é a busca desenfreada pelo lucro pessoal.

É até difícil dizer em que momento ele acerta e em quais ele erra, o estudo da história é importante nesse caso e infelizmente não é minha área.

Excelente livro, tanto como base histórica como pra que você tenha uma noção de como pensavam as pessoas daquela época.

Vinicius 09/05/2023

Essencial
O Príncipe está entre os livros que todos deveriam ler.
Maquiavel faz uma análise meticulosa, dedicada a Lourenço de Médici, de diversos principados (formas de governo) trazendo exemplos históricos para reforçar sua narrativa.
Ademais é possível vislumbrar alguns exemplos de seus ensinamentos no contexto político atual, bem como o homem dentro da política.

Vinicius 09/05/2023

Essencial
O Príncipe está entre os livros que todos deveriam ler.

Ericles Santos 08/05/2023

A natureza política do homem e os meios da boa governança
Nicolau Maquiavel, em um incomparável rigor científico (apresentando dados e exemplos históricos), dedica o texto ao príncipe Lourenço de Médici.

Discorre sobre a natureza política do homem tal qual ela realmente é e da lições de como um Príncipe deve agir para governar.

Lê-lo é ser alçado a um campo político e encontrar respostas dos porquês de alguns comportamentos políticos de nossos governantes.

Essencial.

Micael Cabral 02/05/2023

5 séculos se passam e os poderosos mantém padrão
O livro de Maquiavel é uma ótima obra, em que ele o escreve um para um novo príncipe, de uma forma simples porém completa de como deve-se comportar nas relações dentro do principado, com seu exército, seus súditos, seus secretários e os nobres.
Sua obra , mesmo sendo escrita no século XVI ela trata de ações usadas até hoje, o modo que os príncipes devem lidar com o povo é muito similar a como os políticos agem conosco. Além disso o tratamento para com os nobres chega a ser exatamente o mesmo dos dias atuais.
Embora o livro não seja um romance, algo que torna para alguns a leitura monótona, ela ainda é ótima por tratar de tantos pontos comuns atualmente, além de que mostra uma outra face da liderança.

Euelivros 30/04/2023

?Verdades nuas e cruas?

- Alguns dos conceitos citados no livro, já são diferentes na nossa época atual, mas são fundamentais para nossa compreensão e termos uma visualização maior do que era e do que ainda é,  na política, no estado, e no poder em si.

- Esse livro vem com frases que são nuas e cruas, vemos a realidade manipulada da política,  da igreja e de diversos ambientes sociais,  e bom esse livro de séculos atrás comparado a atual realidade vemos o quanto essa falha é enraizada na nossa história e o quanto isso nos afeta e afetará.

- Esse livro descasca parte por parte a mente manipuladora que usa o povo que depende desse poder para se manterem.

- A escrita é complicada no início,  mas fui pegando o ritmo,  é preciso ter uma expansão de conhecimento histórico para quando ele usar fatos históricos que comprovariam suas afirmações para você está bem ciente do que ele está referenciando.

- Uma leitura que indico mas leia em um momento certo, para poder ver as perspectivas diversas desse livro e da mente desse autor.

Patricia Pietro 28/04/2023

Maquiavel, ex-funcionário público que serviu ao governo de Soderini na Itália, escreveu este livro em uma tentativa de ser readmitido nas funções públicas. Isso é algo que pode explicar o fato dele ter escrito um livro a respeito de principados e não sobre o governo popular (regime político de sua preferência).

De qualquer forma, o autor pretendeu escrever sobre as coisas como elas são e não como deveriam ser. Sendo assim, para Maquiavel, o príncipe deve ser bom, piedoso, honrado e amado, mas que haverão situações em que para proteger o Estado e preservar seu governo ele poderá ser cruel, miserável ou agir contra a fé, a caridade, a humanidade e a religião (Os fins justificam os meios).

Isto porque o príncipe que tentar ser bom em todos os aspectos terminará arruinado. Vale ressaltar que para o filósofo há uma grande diferença entre a moral dos homens comuns e a dos príncipes.

Foi uma leitura difícil (só engatei na leitura na segunda tentativa), pouco proveitosa para mim, mas fiquei feliz por ter conseguido concluir.

alissont 26/04/2023

A dura realidade do mundo
Maquiavélico. Adjetivo. Sem escrúpulos; pérfido; que nega as leis morais.

Certamente, após ler "O Príncipe", é possível compreender o porquê do nome de seu autor ter sido adjetivado e ser associado, quase sempre, à maldade. Isso acontece pois Maquiavel expõe, em sua obra mais célebre, a forma como o mundo realmente funciona, chegando, em primeiro momento, a parecer hediondo (como é possível ver no trecho no final da resenha), até o instante em que se percebe que as coisas são como são, quer concordemos ou não.

Não podemos julgar se Maquiavel compactuava ou não com o que escreveu, visto que são apenas relatos decorrentes do conhecimento adquirido através de anos de experiência política. No entanto, cabe a nós, como príncipes de nossas próprias vidas e após se defrontar com a realidade nua e crua do mundo, decidir qual postura adotar: preservar os princípios pelos quais vivemos ou abandoná-los em troca de uma mera jornada mais tranquila.

"A um príncipe, portanto, não é essencial possuir todas as qualidades acima mencionadas, mas é bem necessário parecer possuí-las. Antes, ousarei dizer que, possuindo-as e usando-as sempre, elas são danosas, enquanto que, aparentando possuí-las, são úteis; por exemplo: parecer piedoso, fiel, humano, íntegro, religioso, e sê-lo realmente, mas estar com o espírito preparado e disposto de modo que, precisando não sê-lo, possas e saibas tornar-te o contrário..."