O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Raul TP 10/12/2023

Vale a pena ler? Sim, mas não muito.
Maquiavel quer se livrar de estrangeiros na Itália e vê uma oportunidade única, um príncipe Florentino Médici pra ele orientar e um papa também Médici. Ressentido dos anos sob governo eclesiástico dos Sforza e dos Borgia, não quer a união da Itália, só quer se ver livre dos espanhóis e franceses que frustraram os intentos de Florença nas últimas décadas. Frente a isso dá dicas ao príncipe de como manipular governos e povo ao seu bel prazer e dá exemplos, novos e antigos, de sucessos e fracassos, tornando a narrativa bastante envolvente, principalmente pelos comentários no fim do livro que melhoram o entendimento.

Livro interessante, mas pesado, leitura lenta porém que prende pela curiosidade. Recomendo assistir a série "The Borgias" antes, para fazer o livro ficar muito maia interessante.

el0is4 06/12/2023

"Não é a intenção que valida um ato, mas seu resultado"
O príncipe é um manuscrito sobre monarquia: como são, como se obtém, como mantém e como se perde.
Na obra, "príncipe" tem o significado literal que conhecemos, o filho de um rei, herdeiro ou não da coroa. Na nossa realidade, príncipe é qualquer um que ocupa uma posição de poder, que mantém alguma autoridade sobre outros humanos.
Apesar da grande passagem de tempo desde que foi escrito, o livro é uma obra atemporal, sempre vai ter algo pra ensinar, independente da realidade em questão.
Essa edição tem os comentários de Napoleão Bonaparte nas notas de rodapé, e são comentários embasados em experiências que o Napoleão viveu. É interessantíssimo, porque a personalidade desta figura emblemática fica bastante evidente.
O livro não tem uma escrita de difícil compreensão, não tem uma linguagem rebuscada nem nada. A leitura é fácil.

Cally 06/12/2023

O Príncipe
Um belo livro sobre como manter um território, de como governar um povo, uma demonstração ímpar de organização e disciplina de como lidar com a guerra.

A importância de estar preparado para qualquer tipo de ameaça, pois as pessoas tendem a serem movidas por interesses egoístas e ambições de poder pessoal.

A visão sobre a política passa a ser diferente, vista como uma estratégia para a estabilidade/manutenção do poder.

Róger 03/12/2023

"Os príncipes devem atribuir a outros aquilo que pode gerar reprovação e manter para sí aquilo que resultará em graça..."
Impressionante como a essência do poder nunca muda, embora posamos não concordar com os meios para atingir o fim, temos que concordar que os fundamentos são os mesmos nos dias atuais...
O livro aborda vários pontos que vemos todos os dias na política atual... Como diria Cersei Lennister "poder é poder..."
O poder tem um custo caro e o livro incentiva a agirmos deste modo, mas o conhecimento em sí não é perigoso, mas sim o que fazemos com ele....
"Devemos ser maus o suficiente para saber fazer crueldades e bons o suficiente para não ousar faze-las..."
DudaCosmy 03/12/2023minha estante
que resenha top vou até seguir

Juliane4 02/12/2023

Maquiavel discute questões como a natureza do poder, a manipulação política e as características de um líder eficiente. É uma leitura influente, que oferece insights atemporais sobre o exercício do poder e a tomada de decisões políticas.

prímula 30/11/2023

"Poderás ser odiado mas nunca deves ser desprezado"
O ódio que sinto dos escravos voluntários não está escrito.

O livro em si pode parecer um pouco confuso pra quem vai de cabeça achando que se trata de um livro de "manipulação", não que não seja, mas não é de uma forma que todos que lerem irão entender as partes específicas que envolvem isso.Se você quer saber mais sobre Maquiavel e os meios utilizados por ele, recomendo ler o príncipe e depois assistir alguns vídeos sobre o assunto.

Ao meu ver Maquiavel parece uma pessoa brilhante que não soube executar perfeitamente o que ele mesmo pregava, ele deixa explicito e tenta fazer com que as pessoas entendam que a politica é o que ela é, a realidade é o que ela é, você tentar mascarar e ir contra isso tentando ser "bom" só trará vantagem a outras pessoas. Mas mesmo com todos os motivos pra preferir ser temido do que amado, eu preferiria ser amado.

Mila 26/11/2023

Nem tão maquiavélico assim
É uma excelente obra de fácil leitura e compreensão, concordei com várias opiniões de Maquiavel exceto em passagens que ele defendia a guerra ou a crueldade de um príncipe para com o seu povo. Esse livro foi escrito como um guia para príncipes, e os seus ensinamentos hoje servem para líderes em geral. Nicolau é bastante racional em suas análises e de fato, muitas coisas das quais ele explica e exemplifica faz muito sentido prático, recomendo a todos que leiam com filtro, pois não é necessário concordar com tudo que ele diz para apreciar a obra.

Ted Goldberg 25/11/2023

"As injúrias devem ser feitas todas de uma só vez, a fim de que, saboreando-as menos, ofendam menos: e os benefícios devem ser feitos pouco a pouco, a fim de que sejam mais bem saboreados."

kahrolsantana 22/11/2023

Uma análise sobre como REALMENTE É, e não como DEVE SER.
Como a introdução do livro deixa explicito, Maquiavel não se preocupou com o Estado ideal, mas com as causas que o levam a existir, desenvolver-se e decair. A obra foca exatamente nisso.

Os ensinamentos aqui são atemporais e necessários para entender o Estado e as próprias pessoas. Maquiavel é realista, não idealista, apesar de ter uma fama de mal, só diz aquilo que podemos constatar na vida real.

Jhé 22/11/2023

Mais interessante do que supus
A filosofia maquiavelia para a governança dos principados é baseada na fortuna e na virtude. Sendo esta interna aos príncipes e aquela externa a eles. Assim, o autor discorre sobre as características virtuosas que um príncipe tem de ter para manter-se no poder, sabendo utilizar-se da boa fortuna ou precaver-se das consequências da má fortuna.
Apesar de ele próprio ser cristão, Maquiavel entende que não são as virtudes cristãs que mantém o poder, e por isso discorre sobre meios pouco valorosos para manter-se no poder que, apesar de na época serem criticados, no campo da prática eram utilizados.
Ainda que não seja o objetivo, o livro fornece uma boa visão sobre como o povo era visto em principados fazendo com que mais do que nunca eu agradeça por ser uma cidadã em uma república representativa democrática kkkj. Mas ao final fiquei me questionando sobre o quão diferente são os ideais nacionalistas que motivam os povos de hoje às guerras por seus países da simpatia pelos príncipes que motivaram as pessoas no passado.
É um livro interessante e fácil de ser entendido. O tradutor soube adaptar muito bem a escrita de forma que apesar de ser um livro escrito há centenas de anos atrás, é facilmente compreensível nos livros de hoje sem perder a formalidade.
Felizmente não sou um príncipe governando um estado, então farei bom proveito escrevendo minhas fantasias de princesas e dragões ?

Graziele20 19/11/2023

O PRÍNCIPE
?="Porque uma mudança sempre deixa lançada a base para a ereção de outra."

????= Esse é um livro bastante conhecido, que foi escrito pelo filósofo Maquiavel.
Bom, não tenho não muito o que dizer diante desse livro, porquê para ser sincera, eu não conseguir realizar uma boa leitura dele, foi algo feito apressado e sem qualquer vontade (o que provavelmente me levou a não gostar da leitura), mas espero conseguir lê-lo em um outro momento, por livre e espontânea vontade.

?="Pois sabiam que a guerra não se evita mas apenas se adia em benefício dos outros."

? SINOPSE= Todos veem aquilo que o príncipe parece ser, mas poucos tocam naquilo que ele de fato é; e aqueles que tocam não ousam opor-se à opinião dos muitos que se respaldam na majestade do Estado para defendê-lo: nas ações de todos os homens, especialmente dos príncipes, quando não há justiça à qual se tenha de prestar contas, o que importa são os fins.

?="É que os homens em geral julgam mais pelos olhos do que pelas mãos, porque a todos cabe ver mas poucos são capazes de sentir."

alye 15/11/2023

Na minha opinião, quem tem esse livro como favorito só pode ser um garoto branco de classe média ou um redpill com síndrome de soberano?.

louise.girardi 15/11/2023

é de fato uma obra atemporal e atribui muitas práticas que podemos ver no comportamento de líderes na sociedade de hoje e majoritariamente antiga, acho interessante a leitura para entender melhor a forma de governo e como ela é entendida pelos possuidores desses estados.

cecilivros 14/11/2023

é
Absolutamente atemporal, foi muito interessante porque eu tava lendo bem na época do ataque do grupo Wagner e Maquiavel fala sobre exército de mercenários nesse livro e o quanto isso é um tiro no pé!!
foi definitivamente um livro kkkk li pra fazer provas de filosofia/sociologia mais rápido e realmente funcionou! mas não indico como leitura livre, ensina muita coisa, mas não é uma experiência prazerosa (pelo menos não foi pra mim).

Eduardo 13/11/2023

Complexo e intenso!
Uma análise diferente sobre política e poder. A obra trás uma abordagem pragmática onde o autor oferece uma reflexão interessantes sobre estratégias de liderança e governança. Uma leitura essencial para quem busca compreender as nuances do poder e da tomada de decisões políticas.