O Príncipe

O Príncipe Maquiavel

Resenhas - O Príncipe

Tiago.Guedes 04/07/2023

Conduta nada puritana
Um manual de conduta de um líder, capaz de governar, não somente ao outros, mais a si mesmo.
De fato Maquiavel não é para puritanos, mas traz uma visão de como um líder deve se portar para conquistar e se manter. Muitos aspectos podem sim ser empregados nos dias atuais, trazendo visões interessantes a um líder.
Um livro que todos deveriam ler, mas que seus ensinamentos sejam pautados com cautela.

Marco 03/07/2023

Resenha
Ícone da ciência política e da filosofia moderna.
Parte das condições sócio históricas da época para construir um novo tratado.

Igao, apenas 03/07/2023

Ser bonzinho é o car**** tem que botar pra f****.
O Príncipe é uma obra clássica escrita por Nicolau Maquiavel no século XVI. O livro é considerado uma das mais influentes e polêmicas obras políticas já escritas. Nele, Maquiavel explora a natureza do poder e oferece conselhos práticos sobre como um príncipe deve governar e manter seu poder.

A obra é dividida em 26 capítulos nos quais Maquiavel discute vários aspectos do governo e da liderança política. Ele aborda temas como a aquisição do poder, a manutenção do poder, as virtudes necessárias a um líder, a relação entre o príncipe e seus súditos, a importância da aparência e da reputação, entre outros.

Um dos conceitos centrais apresentados no livro é a ideia de que um governante deve ser pragmático e flexível em suas ações, priorizando a estabilidade e a segurança do estado em detrimento de considerações morais. Maquiavel argumenta que, em certas situações, um príncipe deve ser capaz de usar a força, a astúcia e até mesmo a crueldade para manter o controle e garantir a sobrevivência do estado.

"O Príncipe" desafia concepções tradicionais de ética e moralidade política, o que levou a obra a ser amplamente discutida e criticada ao longo dos séculos. Maquiavel é frequentemente associado à ideia de que os fins justificam os meios, pois ele argumenta que um príncipe deve estar disposto a fazer o que for necessário para alcançar e manter o poder.

Apesar de seu caráter controverso, "O Príncipe" é um livro de leitura essencial para aqueles interessados em política e liderança. Ele oferece uma visão realista e pragmática do exercício do poder, levantando questões e dilemas complexos sobre o governo e a natureza humana.

Rafa 02/07/2023

Um museu de grandes novidades
Apesar de antigo, percebe-se que certas coisas nunca mudam. A política é cíclica, mas a essência, o esqueleto, é o mesmo. Por ser assim mesmo, ou estariam replicando as regras de Maquiavel? Fica a dúvida?

Vinicius.Anklam 01/07/2023

Rompe o idealismo político, por exemplo "A República" de Platão que exemplifica como deveria ser um modelo político. Maquiavel aborda em seu texto ambientado no contexto de que os Médici voltaram ao poder e instauraram a monarquia em 1512(Itália). Maquiavel trabalha o assunto em como a política de fato é, e como você príncipe (alguém que detém poder sobre uma nação/reino/estado) deve agir para manter o poder, conquistar e não ser traído.

Caio.Lincoln 29/06/2023

O Guia do Príncipe
O Príncipe de Nicolas Maquiavel era um dos livros que estavam na minha lista de leitura, mas finalmente tive a oportunidade de lê-lo.

Esse livro nada mais é que um manual de conduta, pois ele passa todas as informações para que o "Príncipe" seja bem sucedido no que diz respeito a sua liderança e governança para com a sua nação, e os seus súditos também.

Como ele mesmo diz, o líder não tem que ser amado, mas sim temido, pois se for muito bonzinho irá irritar o seu povo, e fazer com que eles se voltem contra você.

Algumas pessoas veem como um guia para déspotas, pois Maquiavel tem uma visão bastante fria e calculista, e nada romântica ao descrever a forma como o líder precisa se portar e agir.

Vale a pena a leitura, fica a dica.

Maria Clara 27/06/2023

O Príncipe.
Maquiavel é um bom escritor, com uma escrita fluida e direta ele não poupa críticas em príncipes desvirtuosos que não souberam aproveitarem sua fortuna e enaltece demais os príncipes virtuosos e que estes aproveitaram melhor sua fortuna.

César Borgia mesmo com suas ações escrupulosas foi enaltecido até demais por Maquiavel, retirando isso o livro da uma aula sobre política e tem alguns preceitos da obra que parece-me muito atuais. É um livro simples e direto, recomendo para ler mas não colocar em prática os conselhos políticos de como um príncipe (governante) deve se portar ou governar.

AnaLarissa.Cabral 24/06/2023

Um manual
Escolhi o ?Príncipe? como leitura de meio de safra, aquele mais curtinho que lemos entre outros dois mais longos, e o escolhi por achar que suas poucas páginas me tomariam poucos dias, apenas o suficiente para curar minha ressaca literária. Ledo engano. Demorei nesse livro quase um mês inteiro, totalmente fora do previsto.
Demorei não porque o livro é difícil ou denso, pelo contrário, a leitura em si é fácil e flui bem. Demorei mesmo porque achei o livro chato.
O livro tem aprendizados importantes e a temática é super atual, porém é chato. É num formato de manual mesmo, quem lê tem a sensação de estar lendo um manual de instruções. Tá errado? Não! Essa é a exata proposta do livro, errada estava eu que não me informei o suficiente sobre isso antes!
Esse é um daqueles livros que, por serem clássicos, achamos que já sabemos do que se trata e no meio do caminho somos surpreendidos com a revelação de que o senso comum estava um pouco equivocado. Compreendo o que querem dizer com o termo ?maquiavélico?, em referência ao autor, porém na verdade Maquiavel em momento algum defende que medidas cruéis devam ser tomadas pelos governantes. Ele apenas expõe fatos, e fatos não ligam pros seus sentimentos. Ser temido é mais eficaz que ser amado, isso é um fato. É o melhor? Não na opinião do autor, que condena esse tipo de prática, mas como ?manual? que é, ele o expõe e expõe baseado na própria história, que corrobora com sua observância.
Outro ponto em que tive dificuldade foi nas referências históricas usadas. Maquiavel faz incontáveis referências a personagens anteriores e contemporâneos a ele, usando-os como exemplos de seus apontamentos, porém confesso que conhecia apenas 10% dos citados e ele também não aprofundava na relação. Creio eu que o livro foi escrito para ser um norte na época e que os personagens eram bastante conhecidos do período, pois parece se tratar de informações óbvias que pra mim não ficaram tão óbvias assim.
Pra concluir, diria que é um clássico que deve ser lido por quem se interesse pela temática política e que tenha noção que lerá um manual prático com ensinamentos preciosos sobre poder e governança. Se não é o seu caso, pode procurar outro.

Carolina221B 21/06/2023

"Governar é fazer acreditar."
Não tenho muito o que falar de um livro já tão conhecido por todos, então uso a famosa frase de Rousseal: ?Maquiavel, fingindo dar lições aos reis, deu-as ele, e grandes, aos povos.?
Uma leitura rica e muito proveitosa.
Quanto a Maquiavel: "O que não lhe faltava para ser Rei senão um reino?"
Uma estrela a menos pela edição, que infelizmente me foi de péssima escolha.

Quincas Borba 16/06/2023

Finalmente li esta obra...
Conclusão: nem um pouco maquiavélica. Esta obra, ao longo dos séculos, teve uma fama infame (se é que este jogo de palavras faz sentido) de ser um manual para quem quisesse ser um tirano, degradando o nome de Nicolau Maquiavel nos séculos seguintes, mas a realidade não é bem assim.
O livro é mais algo que mostra como os principados (que é uma palavra geral para definir um governo) funcionavam. Ao recomendar ao príncipe (um governante) com se deve tomar o poder, como o exercer, o que fazer com a oposição, como se relacionar com o povo e etc, Maquiavel não estava ensinando os que quisessem ser tiranos: também estava avisando sobre os possíveis déspotas que se escondem nas sombras, como uma maneira de prevenir a sua ascensão.
É um livro que você deve ler por conta própria; não só por ser muito curto, mas também por ser um dos pilares para entender a política moderna.
Maquiavel, tu foi injustiçado! Deveras injustiçado!

Dja 15/06/2023

Bom livro
Não é exatamente o melhor livro do mundo , mas ele fala na proposta que começou , dissertando todas as formas de se tornar um príncipe e como se manter no poder. Maquiavel fez de sua obra um verdadeiro ensinamento , mas que se torna maçante por sua leitura difícil
Gladstonier 01/07/2023minha estante
Para entender melhor Maquiavél é preciso entender a concepção calvinista de Depravação Total, Maquiavél entendia que o homem era tão corrupto quanto poderia ser, de modo que era necessário considerar essa corrupção nas tomadas de decisões. Com essa base, é possível ler toda a obra de Maquiavél.

Gladstonier 01/07/2023minha estante
PS.: Maquiavél é anterior ao Calvinismo, apesar de algumas visões de mundo serem similares.

Richard.Capiotto 14/06/2023

Instigante como um bom clássico deve ser!
Se pudéssemos sintetizar de forma muito sucinta o que é O Príncipe, diríamos que: É basicamente um manual de construção, manutenção ou declínio de um reino. Mas, ao fazer uma análise um pouco mais profunda, ele nos mostra a força e o poder da influência política, confiabilidade cívica, amabilidade e quaisquer formas de dominação atribuídas e observadas à época. O que é curiosíssimo e extremamente interessante nesse texto, é a forma como pode-se ser usado atualmente; há alguns conceitos aqui descritos e algumas observações que dependendo do teu meio, é fácil encontrar situações análogas! Afinal, toda relação de poder é parecida de alguma forma! Fiquei de certa forma impactado com o texto! Achei muito coerente e coeso. E por ser um ?manual? dele há como se extrair ensinamentos com os quais podemos agir em determinadas situações da vida! Tirano, eu? Claro que não! Sejamos honestos, as reações humanas são complexas demais.
Afinal como Maquiavel diz aqui ? nunca se deve cair acreditando que haverá quem o levante mais tarde?

Leandro423 14/06/2023

O livro achei interessante por ser na verdade uma reunião de fatos históricos, todos contanto as formas que foram utilizadas para governar no passado, onde Maquiavel ao comentar cada caso, meio que fe um "catálogo " de ideias e expressou sua opinião em cada uma delas.

Ao ler, consegui encontrar várias formas utilizados pelos políticos brasileiros, tanto na atualidade quando em governos anteriores.

Apesar de ser uma livro de quase 600 anos, a leitura é fácil e bem escrita, onde acredito que deveria ser obrigatória essa leitura nas escolas.

Henrique 11/06/2023

Livro bom em alguns aspectos e ruim em outros
É um livro que conta realmente a política presente a 500 anos atrás, porém é perceptível muitas semelhanças com as atuais, o modo como Getúlio Vargas agiu, como Hitler chegou ao poder e também nos presidentes se é notável algumas características descritas. No entanto o livro mostra a visão de Maquiavel sobre o assunto, e por esse esse modo de política é o correto, mesmo só destruindo o povo sempre, então não se deixe enganar e pensar que esse livro é uma inspiração, mas um estudo bem aprofundado da infeliz realidade atual