O Príncipe

O Príncipe Maquiavel




Resenhas - O Príncipe


1237 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Karol 10/06/2023

Temido ou amado ?
Os fins justificam os meios.
O livro permite vc entender como era ser um príncipe e as suas dificuldades para conquistar ou se manter. Com seu pensamento crítico, traz lições sobre as relações de poder e a realidade da época. Analisa diversos principados, dando sua opinião como um governante deve ser.
Observa-se muitas analogias que se refletem até nos dias de hoje, e mesmo depois de 500 anos muitos fatos não mudaram.
_ "Os homens são ingratos, volúveis, falsos, covardes, avarentos e, enquanto estão ganhando, eles estão com você, lhe oferecem o próprio sangue, os bens, a vida e os filhos, desde que, como disse antes, a necessidade de darem tudo isso esteja distante; mas, quando se aproxima, se revoltam." _
Em resumo para Maquiavel, um príncipe bom é aquele que é um leão e uma raposa, tem sorte, evita o ódio do povo e consegue ter o equilíbrio do mau e do bom. Ou seja, seja mau o bastante para saber fazer crueldades, e bom o bastante para não ousar fazê - las.
comentários(0)comente



Singulani 07/06/2023

Bastante atual
Até nos dias atuais podemos observar que muitos governantes, líderes e figuras políticas utilizam dessas técnicas de governo, inclusive as mais sujas.
Ótima leitura!
comentários(0)comente



Maria.Gabriela 06/06/2023

Imitar aqueles que foram execelentes
Na realidade eu li uma outra edição que não achei aqui, mas acredito ser o mesmo conteúdo.

Passei o último ano do ensino médio escutando meu professor de filosofia falar desse livro e sinceramente é mesmo muito bom. O autor fala do governo não como deveria ser, mas como ele é de forma crua.

Com isso ele apresenta as dificuldades e diferenças dos tipos de principados e como deveriam manter suas terras, quem deveriam ajudar ou pedir ajuda. Tudo explicado com razões e exemplos.

As falas de Maquiavel foram diretas com seus ensinamentos: não é questionada nenhuma prática cruel ou maldosa, considerando que o príncipe deve ser e fazer tudo o que precisar para manter seu governo.

São lições como deixar a cargo de outra pessoa os castigos e repressões para poder exercer papel de salvador justo e conquistar o amor do povo, ou mesmo ao conquistar um território já dominado eliminar toda a linhagem que antes governava para que o povo possa ter somente ele como opção.

O livro apresenta muitas verdades e algumas técnicas usadas até hoje como distrair o povo com festas e espetáculos a fim de distrai-los e tornar-se querido.

Muito mais do que eu esperava, muito bem detalhado.
comentários(0)comente



AlyssonFeitosa 06/06/2023

Melhor ser temido do que ser amado.
O livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel é uma obra emblemática da literatura política, que aborda as estratégias e táticas para a conquista e manutenção do poder. Através de uma linguagem clara e objetiva, Maquiavel apresenta um manual de conduta para os governantes e líderes da época, baseado em suas experiências como político e analista das relações de poder na Itália renascentista.

O livro trata das formas de governo, destacando a importância da política em detrimento da moralidade. Segundo Maquiavel, é preciso estar acima da ética e da justiça para alcançar e manter o poder, utilizando-se, inclusive, da força quando necessário. O autor apresenta ainda a figura do Estado como um organismo que deve ser protegido e mantido a qualquer custo, e os governantes como agentes responsáveis por essa missão.

Nesse sentido, Napoleão Bonaparte, general e político francês, afirmou que O Príncipe é uma obra fundamental para entender o jogo político e as estratégias de poder. Para ele, a obra de Maquiavel é um verdadeiro tratado sobre a arte da guerra, que pode ser aplicado tanto na esfera militar quanto na política.

Por sua vez, Cristina da Suécia, rainha e filósofa, destacou a importância do livro para entender a transformação do conceito de Estado. Segundo ela, Maquiavel apresenta uma visão revolucionária da política, afirmando que a necessidade de manter o poder pode justificar a violência e a falta de ética.

Em termos jurídicos, O Príncipe apresenta uma visão realista do poder, em que o Estado é visto como um ente que deve ser protegido a qualquer custo, mesmo que isso implique em ações moralmente questionáveis. É uma obra que pode ser analisada sob diferentes aspectos jurídicos, como o Direito Internacional, o Direito Constitucional e o Direito Administrativo.

Em suma, O Príncipe é uma obra que revolucionou a política e a filosofia do Estado, apresentando uma nova visão sobre o poder e a política que influenciou inúmeros pensadores e governantes ao longo dos séculos. Seus ensinamentos são importantes até hoje para entender os jogos de poder e as estratégias de governança em todo o mundo.
comentários(0)comente



Gleison Lima 04/06/2023

Maquiavel
Livro inteligente comparado a época que fora escrito! Percepção detalhada sobre como atuar em seus principados; atuação de cada governante.
comentários(0)comente



vick 04/06/2023

Obra atemporal.
Dedicado a Lourenço de Medici, Maquiavel acabou por escrever um livro atemporal, criando uma importante ruptura na teoria política daquela época. É notório que ele não buscou um Estado ideal nem partiu de especulações metafísicas, optando por uma abordagem franca e realista sobre a política no mundo concreto e objetivo.
Os conceitos de "virtù" e "fortuna" são, de longe, os mais marcantes de toda a obra. "Virtù" é a capacidade de um governante controlar e superar as dificuldades impostas ao seu governo, enquanto "Fortuna" é o que se pode chamar de sorte das circunstâncias e das oportunidades geradas pelo acaso. Essa leitura é indispensável para quem busca compreender e enfrentar os desafios do poder.
comentários(0)comente



Math 04/06/2023

O príncipe
Não dá para fazer uma resenha melhor desse livro do que a resenha feita por Rousseau "Maquiavel, fingindo dar lições aos príncipes, deu grandes lições ao povo"
comentários(0)comente



Natalia Luiza 31/05/2023

Incrível como Maquiavel é inteligente. Todas as táticas que ele mencionou foram bem pensadas e comprovadas com exemplos.
comentários(0)comente



Mackye 28/05/2023

Interessante
No início a leitura foi difícil porque, quando se está começando, a narrativa deixa o leitor meio perdido, principalmente pelo formato - um guia. E, sendo um tipo de guia de conduta que o autor, em sua época, achava válido, de primeira não se sabe como interpretar os argumentos e as afirmações dele. Conforme a leitura segue, é possível adaptar-se à forma como as informações são apresentadas e ter um maior aproveitamento.
Certamente há partes cansativas, geralmente quando o autor passa páginas discorrendo sobre certo acontecimento histórico específico que talvez o leitor não tenha conhecimento. Portanto, ressalto que para ler este livro é necessário ter uma boa base de conhecimentos históricos, tanto da época em que o livro foi escrito como acerca de civilizações e momentos históricos importantes.
Pois a partir disso será possível compreender melhor a visão de Maquiavel e distinguir quais partes de sua obra podem servir de reflexão para os tempos atuais.
Para mim, O Príncipe não deve ser levado como um manual de como agir em sociedade, mas com certeza alerta quem o lê para a cruel realidade praticada por determinados indivíduos, que buscam poder a qualquer custo.
comentários(0)comente



Anonima_Sorry 25/05/2023

Palavras não são suficientes
Quis ler apenas pela perspectiva mais objetiva e acabei gostando bastante. Certas coisas são cruéis quando olhadas por uma lente mais humanitária e solidária, porém são ideias bem coesas. É um manual de como um príncipe deve se manter no poder, sem pretensões de ser uma pessoa boa e justa, apenas continuar governando.
comentários(0)comente



Aisha 24/05/2023

Outro livro que considero mais um objeto de estudo, tem muitas coisas que ainda devo voltar para pesquisar nesse livro na faculdade eu acredito, eu considero ele um pouco mais complexo e de difícil entendimento para algumas pessoas, mas já está no meu costume
maquiavel traz um manual muito interessante nesse livro de como um príncipe deve agir no geral, com seu exército, súditos, nobres, entre outros, e o livro é dividido dessa mesma maneira, vários tópicos para serem comentados sobre a maneira de agir "corretamente" segundo ele
para quem já conhece, sabe que maquiavel não foi bem interpretado, mas de fato trouxe uma realidade política que muitos não ousaram a falar, também considero uma obra atemporal, apesar de que muito escrito não cabe aos dias atuais por motivos óbvios!
as observações sobre o poder escritos neste livro são a parte mais interessante sem dúvidas, para obter poder e status sempre foi e sempre vai ser assim, por trás de um rosto amigável e fala doce sempre haverá alguém mau e de índole duvidosa, por isso que o mesmo diz que entre ser amado e temido, é preferível ser temido, mas que você transpareça bondade para não ser odiado
por outro lado, não é um livro que da gosto de ler, claro tem partes muito chamativas e inteligentes que despertam a atenção, mas também há trechos históricos um pouco tediosos, mas tem quem goste ne? acredito que é um clássico bom de ler, mas que muitos podem não gostar, o famoso 8 ou 80
comentários(0)comente



Cecii.Dori 22/05/2023

Manual histórico
Achei interessante, por se tratar de um manual histórico de séculos atrás. É interessante ver como as coisas antigamente funcionavam, e ver as figuras históricas sendo mencionadas.
comentários(0)comente



Luiza.Valpcoski 20/05/2023

??????
O livro eh sim muito bom, mas sinceramente eu esperava mais por toda a expectativa que colocam encima do Maquiavel, tbm não gostei muito por não entender muita coisa kkkkkk ele cita muitos reis e batalhas que não conheço e claro que é uma atitude muito boa em um livro e de uma pessoa muito inteligente, mas minha nota baixou um pouco por isso, tbm eh muito tecnico e não se aplica nos dias atuais, mas pra época e contexto, era um pensamento totalmente inovador e de alguém que realmente entendia das coisas, tbm é uma leitura mais difícil e que me entediou em algumas partes. Resumindo, o livro é de ótimo grau e muito bom, mas a leitura é difícil e não entendi algumas coisas, mas foi um ótimo aprendizado e ponto de vista.
Ah detalhe q foi o primeiro livro técnico ou de não ficção que eu li ?
comentários(0)comente



1237 encontrados | exibindo 226 a 241
16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR