O Teste Joelle Charbonneau

Resenhas - O Teste

RafaCésar89 26/09/2014

|| Resenha || O Teste - Joelle Charbonneau
Bom, acho que vocês aqui do blog nem sabem, mas sou muito fã de distopias (rsrs), então assim que li a sinopse de O Teste e vi sua capa, coloquei na lista das minhas próximas leituras, como um bom fã do gênero, não poderia deixar essa leitura de lado, e assim que pude comecei a ler o livro.

Malencia Vale mais conhecida como Cia, tem dezesseis anos e acaba de se formar e o grande sonho dos adolescentes quando se formam é serem escolhidos para participarem do Teste, esse que visa encontrar os futuros líderes para ajudar a reestruturar a Comunidade das Nações Unificadas após a devastação que a guerra causou e uma chance de entrar para a universidade, através de alguns testes. Cia vive na Colônia Cinco Lagos e há anos que ninguém é escolhido para fazer o Teste, entretanto um dia depois de sua formatura Cia e mais três adolescentes são selecionados para participarem do Teste e tentar entrar na universidade e tem que partirem no dia seguinte para Tosu City. Cia vai perceber que o Teste não é realmente o que ela imaginava e que ela não vai poder confiar totalmente em qualquer um e que o Teste vai mudar Cia para sempre não sendo mais a garotinha que saiu de Cinco Lagos.

Quando comecei a leitura de O Teste, estava meio enjoado e saturado um pouco do gênero (apesar de ser o meu favorito enjoa às vezes) e já esperava mais do mesmo, mas depois que a história emplaca e um determinado fato acontece, o livro ficou muito interessante e a leitura começou a ficar totalmente viciante, e a cada final de capítulo me deixava muito curioso com o que ia acontecer a seguir e aquela sensação que tive no começo que seria mais do mesmo desaparece e a ansiedade de ler mais toma o seu lugar.

Assim como eu, muitos que vão ler O Teste vão comparar algumas partes com Jogos Vorazes e Divergente, bom eu acho que essas comparações vão ser inevitáveis, entretanto a história de O Teste se torna única e para aqueles fãs destes livros que eu citei (logicamente os nãos preconceituosos com outros livros) certamente vão gostar.

O que eu mais gostei no decorrer da leitura de O Teste foi que a autora não joga todos os detalhes sobre a guerra de uma vez, e aos poucos ela joga uma parte aqui, outra ali e de repente temos um quebra-cabeça montado com esses detalhes e uma boa explicação do que aconteceu no livro sobre a guerra e é aí que a distopia entra e o livro me conquista.

Apesar de ser clichê o estilo de alguns personagens, eu gostei da forma que a autora os desenvolveu no decorrer da história, que obviamente mostra uma evolução do que era no começo. A autora tentou introduzir um romance que não me convenceu. Infelizmente o final não nos traz grandes surpresas e é até meio que óbvio, entretanto a autora consegue deixar um gancho e a curiosidade do que vem no próximo volume.

Como não gostei do começo, o livro ia ser três estrelas, mas com o desenvolvimento da história e as provas do Teste o livro conseguiu subir e ficar com quatro estrelas de classificação, mesmo eu não tendo gostado muito do final, o desenrolar da história valeu muito à pena.
Para todos os fãs do gênero e para os que gostam de uma boa história é um livro que eu indico.

site: http://livrospuradiversao.blogspot.com.br/2014/07/resenha-o-teste-joelle-charbonneau.html

"Ana Paula" 08/09/2014

"As dúvidas ameaçam me engolir. Somos espertos o suficiente? Podemos superar um sistema estabelecido a décadas? Que controlam a vida de centenas das mentes mais brilhantes desde que o mundo começou a se reconstruir? Quem está atualmente nos controlando?"

O mundo como conhecemos acabou. O ser humano conseguiu destruir tudo na Terra. Bombas foram jogadas no mundo todo, os rios, lagos e oceanos estão poluídos; a terra não recebe mais o plantio de alimentos; os animais foram mortos ou adaptaram-se com a radiação, alguns seres humanos também. Tudo o que foi criado se perdeu em meio aos Sete Estágios da Guerra. Mas, a Comunidade das Nações Unificadas conseguiu reestruturar boa parte das cidades, dividiram-nas em Colônias, e seus habitantes trabalham arduamente para restaurar o que um dia foi perfeito. Os jovens com as mentes mais brilhantes são convocados para O Teste, que vai avaliar se eles tem potencial para serem líderes.

"... mas há histórias contadas ao redor de fogueiras de acampamento para assustar as crianças. Histórias sobre humanos que sobreviveram à radiação e à química, mas foram terrivelmente modificados."

É neste contexto que conhecemos Cia Vale. Uma garota de 16 anos que acaba de se formar. Agora, ela é adulta, e seu sonho é ser selecionada para O Teste. Mas quando, finalmente, seu sonho vira realidade, Cia descobre que terá que enfrentar mais que somente provas. Sua vida está em risco, ela e mais 3 jovens de sua colônia, embarcam para Tosu City com um futuro incerto a sua frente e com a promessa de nunca mais ver sua família e amigos.

"Sim. O Teste cobrou um preço para todos nós e o pagamento ainda não acabou. Ainda há um Teste a fazer."

Quando eu comecei a ler este livro, não esperava que fosse gostar tanto do enredo e que me pegaria comparando-o a outras obras que já li. Tá, atrás, na capa do livro, tem uma citação que o define como uma mistura de "Divergente" e "Jogos Vorazes". Mesmo assim, comecei minha leitura sem esperar muito, e eis que me pego totalmente apaixonada pelo enredo, toda arrepiada pelas emoções que o livro despertou em mim e incondicionalmente ciente da igualdade desta trama com os Bests Sellers citados acima.

Joelle Charbonneau criou uma distopia que não chega a ser única, mas diferente de tantas outras. Ao contrário dos demais livros que li, o governo não quer acabar com aqueles que não aceitam a ordem imposta, aqui, em O Teste, os comandantes das Nações Unificadas querem testar seus futuros líderes, fazer deles líderes fortes e competentes, para que no futuro, eles não escolham o errado e acabem desencadeando outras guerras. Mas, para um futuro chegar, os escolhidos para O Teste terão que fazer escolhas, das quais as erradas, pode resultar em morte.

"Meus sonhos estão cheios de disparos e rios de sangue. Quando eu acordo, eu me lembro de que os sonhos são reais e a náusea me invade."

A narrativa é em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Cia. Cia é o tipo de protagonista que eu amo. Tão nova e com diversas responsabilidades que toma para si. Inteligente, corajosa, amiga. Cia sabe que não pode confiar em ninguém, mas a maneira que ela foi criada, a faz depositar esperança em seus amigos. Cia nos conta como o mundo chegou ao que é e nos questiona sobre o nosso futuro, creio que isso tenha sido intencional da autora, criar uma distopia que deu início a partir das guerras nucleares.

Vários personagens são enredados a trama e cada um possui um ponto forte e são igualmente inteligentes, mas alguns, abusam da maldade para chegar ao final dos testes. Acompanhamos Cia e suas descobertas, como ela consegue resistir a tudo que lhe é imposto e juntos com ela, vamos sofrer as consequência de suas escolhas... O tempo está acabando, que conseguirá chegar vivo ao final?

"Este teste é feito para nos ajudar a aprender sobre a terra de que precisamos restaurar a saúde, mas também dá a nós e aos oficiais do Teste uma forte visão do nosso caráter."

Só tenho elogios quanto a obra. A capa é linda e faz jus ao enredo apresentado, toda fosca com detalhes em alto relevo e verniz localizado no raio, no título e nos números que aparecem no fundo. A diagramação é simples, mas muito bem feita, com detalhes nos capítulos. A revisão está boa, com poucos erros que não prejudicam a leitura. As folhas amarelas e as letras em tamanho médio, fazem a leitura fluir sem nenhum contratempo.

Enfim, se deixar, fico aqui o dia todo falando sobre o livro, porque realmente gostei de tudo! Agora, quero o próximo volume - Estudo Independente - e descobrir como Cia vai enfrentar suas novas descobertas!

"Eu pisco enquanto o pequeno quarto se enche com os sons de uma voz que soa como a minha, e escuto a voz falando palavras em que não quero acreditar."

site: www.livrosdeelite.blogspot.com

Estela | @euviestrelas 07/09/2014

Incrível
Cia Vale vive na Colônia Cinco Lagos com seu pai, mãe e irmãos. Eles mudam constantemente de casa, mas sempre dentro da colônia, pois seu pai trabalha para que as plantas se adaptem ao solo infértil da melhor maneira possível e cresçam para alimentar toda a população. Tudo o que ela mais quer é ser escolhida para O Teste, passar e ir para a faculdade assim como seu pai. No dia de sua formatura o que ela mais espera é que seja anunciado que ela foi escolhida para O Teste, porque se isso não acontecer, ela realmente não sabe o que será da sua vida.

"Quando deixo o palco e recebo abraços de parabéns dos meus amigos, posso apenas me perguntar: O que vou fazer agora?" (p.20)

Mas o que Cia não sabia é que sim, ela seria escolhida para O Teste mais tarde e que isso não é nada bom já que seu pai ficou preocupadíssimo quando soube da notícia. Mas porque será que ele ficou tão preocupado? Talvez tenha um motivo para ninguém nunca falar nada sobre isso, talvez os candidatos ao teste nem se lembrem do que passaram ou quem sabe isso os atormenta até hoje?

"O pai nunca falou sobre O Teste, nem muito sobre seus dias passados na universidade, não importa quantas perguntas eu tenha feito." (p.34)

Estava ansiosíssima para ler O Teste desde que a Única anunciou que ia publicar ele e quando peguei para ler não consegui mais parar. A Cia é uma garota jovem, mas muito experta e determinada, ela sabe o que quer e vai fazer de tudo para conseguir. No livro conhecemos várias pessoas ao longo das páginas, várias mesmo, mas consegui não me perder nos nomes e isso foi um ótimo ponto para o livro já que eu sempre me perco. Um dos personagens que mais gostei além da Cia foi do Tomas, um cara da colônia Cinco Lagos que também vai para o teste, e do Michael, um oficial de Tosu City. Achei que todos os personagens foram bem construídos mesmo sendo muitas pessoas, Cia gosta de saber mais sobre as elas e ela sempre fala um pouco de cada um.

A Única como sempre arrasou no livro, a capa é muito diva e dependendo do jeito que você olha ela, consegue ver vários números por volta do desenho (como na foto), esse desenho faz todo o sentido do mundo depois de algumas páginas, as folhas são amareladas e as letras são de um tamanho ótimo para leitura. Cada começo de capítulo temos o número destacado e a primeira frase em uma fonte que combina. A Joelle Charbonneau criou uma história que pode facilmente ser comparada a Jogos Vorazes mas que tem todo seu toque especial. É uma distopia incrível e eu não vejo a hora de ler a continuação.

site: http://estantedecristal.blogspot.com.br/2014/08/resenha-o-teste-joelle-charbonneau.html

Livrólatra 31/08/2014

"A história fala sobre um mundo destruído por guerras e uma sociedade tentando se reerguer das cinzas. Olá, distopia o/ você de novo? Nisso eles dão muito valor aos profissionais em cada área para que eles possam fazer com que o mundo se reconstrua. Então, o governo investe em educação, principalmente no ensino superior. A sociedade é formada pelo governo central, situado na cidade Tosu City, e as colônias, várias delas. Essa é a trama base desse livro. O Teste pode ser resumido como um graaaande vestibular, grande mesmo, cujo a punição para quem reprova não é nada amistosa. Funciona basicamente assim, os alunos mais promissores de cada colônia são selecionados para fazerem esse Teste, e se passarem eles vão para a universidade com o intuito de se formarem e ajudar o mundo. Aí que entra a protagonista da série..." O restante da resenha você pode encontrar no link ^^

site: http://livrolatras2.blogspot.com.br/2014/08/o-teste.html

Mila 14/08/2014

O teste
Título: O teste
Autor: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 318
Classificação: 5/5
Começar a falar sobre esse livro é arriscado. Primeiro pois ele possui uma riqueza de detalhes que muitas vezes me deixou atônita. E segundo pois a autora sabe mesmo te prender até a última palavra do livro.
Esse livro é o primeiro de uma Trilogia que está fazendo o maior sucesso por ai. A capa já nos remete a algo diferente e ao recebe-lo já fiquei imensamente curiosa para ler.
Ele conta a história de Cia, uma garota de 16 anos que mora na Colônia Cinco Lagos, que mora com sua família e possui mais três irmãos e uma melhor amiga. Admito ter ficado um pouco confusa com essa história de colônias e tudo o mais. O livro se passa no futuro, como se tivesse ocorrido uma guerra mundial e devastado quase todas as pessoas. Então os sobreviventes lutam para reconstruir as cidades com a ajuda de pessoas com dons, que possam auxiliar e fazer crescer novamente terras, comida e água em abundância. Como seu pai já havia sido selecionado para o teste e havia passado, o único conselho que ele dá é: 'Não confie em ninguém.'
O maior sonho de todos os jovens quando chega sua formatura, é ingressar na Universidade, sendo escolhido para o Teste. Quando chega a formatura de Cia, ela almeja muito entrar para cursar faculdade e para sua alegria e surpresa, é selecionada com mais três amigos de sala para entrarem para o Teste. Dentre eles, Tomas, um garoto muito bonito que vai mudar a vida de Cia. Ela vê sua vida mudar completamente ao entrar para o local dos testes. O teste é dividido em quatro partes: testes escritos, exames de aptidão, exames que avaliam sua capacidade em trabalhar em equipe, e o último um teste para avaliar sua capacidade de tomada de decisão e liderança.
O quarto teste é o mais diferente e é o que faz toda a ação da história acontecer. O livro é construídos com cenas e mais cenas que não seria correto soltar spoiler por aqui. Ele é rico em detalhes e a cada novo capítulo você vai percebendo o quão incrível essa história pode se tornar. E ela se torna inesquecível. Por muitas vezes meu coração palpitou, imaginei cada sofrimento, cada lágrima e cada amor de Cia pelas pessoas. Conhecer as sociedades que constroem a vida desse livro, foi inusitado e me peguei pensando várias vezes se o mundo poderia acabar assim, e surgiu do nada assim também.
Nada a reclamar!! A autora nos envolve tanto, que é impossível demorar para ler e você acaba devorando realmente o livro. Desejando a continuação.

site: www.chadecalmila.com

Carolina.Inthurn 11/08/2014

A melhor distopia que eu já li!
"Talvez seja a primeira regra que eu vá aprender como adulta - que nem sempre você pode conseguir o que quer."

O Teste é uma aposta do gênero distópico da Editora Única... É uma série que tem todos os elementos fundamentais para ser um tremendo sucesso! Estava com as expectativas lá em cima, e de algum modo surpreendedor o livro conseguiu ser mais do que eu esperava. A melhor distopia que já li!

Através da narrativa de Malencia Cia Vale, conhecemos a Colônia Cinco Lagos, onde a mesma mora com seus pais e seus irmãos. Quando a formatura se aproxima, quer dizer duas coisas: Cia está se tornando adulta; Sua grande chance pra ser escolhida para O Teste estão próximas. O Teste, elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, consiste em em analisar os formandos e escolher os melhores para que trabalhem pro governo, restaurando o mundo em que vivem. É de grande honra alguém ser escolhido para O Teste, e o sonho de Cia se realiza!

Cia é enviada para Tosu City e sabe que a partir de agora sua vida vai mudar... Ela nunca mais voltará para casa e não sabe o que a espera. Mas lembra-se sempre do conselho do seu pai: Não confie em ninguém. Cerca de 108 jovens competem entre si, e a cada estágio d'O Teste, Cia sente que talvez trabalhar para o governo não seja como o esperado.

A obra de Joelle Charbonneau reúne tudo aquilo das nossas distopias preferidas num livro único e sensacional. O livro em si é mais focado no gênero thriller distópico do que no romance, o que me fez gostar ainda mais... É uma leitura tão prazerosa que é capaz de se ler em um dia, como eu fiz. A narrativa da autora flui de maneira rápida e suave, em nenhum momento a histórica fica massante ou pacata demais.

Como é uma série, aguardo ansiosa pelos próximos volumes que serão publicados pela Única em breve. O livro termina com gostinho de quero muito, muito mais! A editora está de parabéns pelo trabalho de diagramação e capa, e principalmente por trazer O Teste para o Brasil. Sou eternamente grata.

"Eu me sento na cadeira atrás de mim e respiro fundo tentando conter o pânico. Se estiver certa, eu não posso tentar responder ao problema que minha equipe me designou. Se estiver errada, não responder ao problema pode resultar no meu fracasso. Tenho de decidir no que eu acredito."

site: www.estantedasfadas.com.br

AndyinhA 10/08/2014

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Porém, não sei como explicar para vocês o motivo de não ter achado o livro tão fenomenal quanto ele merecia e culpo totalmente a escrita da autora, ela não me prendeu, não me mostrou as cenas de ações e ansiedade que ela escrevia. Era como eu soubesse que elas estavam lá, mas só as vivi porque eu sei que sentimentos/experiência devo experimentar ao ler aquilo, não porque a escrita me fez sentir isso. E confesso que não ter curtido a escrita da autora me deixou bem triste. Em outro livro de distopia teria desistido, mas como curti bastante o enredo, segui firme e forte.

Gostei da Cia, exceto quando era chamada pelo seu nome completo, porque sempre ficava lendo ‘Melancia’ ao invés, de Malencia. Nome estranho demais. O início demora emplacar porque o vilarejo dela é muito ‘paz e amor’ e a gente se pergunta, cadê o mundo destruído? Cadê as pessoas se esgueirando? Mas quando os testes para ingressar na universidade vão surgindo e cada um parece ser mais mortal que o outro, a gente percebe que o buraco é mais embaixo...rs

Uma coisa que curti na personagem foi que ela é esperta e não leva rasteira duas vezes. Não que ela não caia em algumas ciladas, mas é daquelas que cai uma, mas não na segunda e isso me fez gostar muito dela, a maioria das mocinhas são umas lesmas que repetem o mesmo erro nos mil livros da série. E o fator importante aqui é que a protagonista cresceu em uma comunidade que ajuda os outros e todos se conhecem, então esse é o primeiro (enorme) obstáculo que ela precisa superar no Teste, ela acha que todos são bacanas.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2014/08/poison-books-o-teste-joelle-charbonneau.html

Hilloa 31/07/2014

distopia
Amo distopia!! Excelente livro nesse estilo!! Louca para ler o 2

Adriano 30/07/2014

O sistema que dá esperança ao jovem, é o mesmo que oprime!
Hoje, quero resenhar para vocês, um dos últimos títulos que eu devorei num nível absurdo de rapidez. Como fã de livros distópicos, a leitura de O Teste se consagrou na minha área de conforto literário. Foi uma experiência absurdamente prazerosa. Ouso chamá-la de deleite literário.

O livro aborda, em suma, a tentativa de reconstrução do mundo tal qual o conhecemos hoje, após a destruição em massa causada por uma guerra sem precedentes que culminou na destruição dos recursos vegetais, animais, energéticos e hídricos. Os sobreviventes se unem na Comunidade das Nações Unidas, um país com o poder centralizado nessa capital e com a população aglomerada e distribuída em colônias, com níveis diferentes de desenvolvimento.

Como toda distopia, o governo da Comunidade das Nações Unidas é excessivamente autoritário e com algumas regras rígidas, que se quebradas geram punições severas. Nesse ambiente pós-apocalíptico, nem todos têm direito a educação e quem poderá usufruir de um ensino superior nas universidades do governo, serão aqueles que apresentarem notoriedade nas escolas básicas e que desenvolvam projetos que possam solucionar problemas dessa civilização. São as mentes brilhantes e jovens prodígios que poderão vir a somar no rol de intelectuais.

No entanto, ser escolhido não quer dizer que você vai para a universidade. Ser escolhido quer dizer que você está apto para fazer o Teste e se aprovado nessas provas, terá a chance de ir para a faculdade. A seleção desse jovem é tida como motivo de honra e orgulho. Dissemina-se na população o pressuposto de que ser escolhido para o Teste é prova de que a comunidade te admira e acredita em seu potencial. Vemos o otimismo dos jovens ao se imaginarem pondo em prática benefícios para o bem geral, ou seja, eles se veem como construtores de um futuro utópico.

"Enquanto eu como, ele me diz que o processo do Teste foi criado há anos pelo pai do doutor Barnes, que acreditava que os Sete Estágios da Guerra ocorreram porque os líderes mundiais não tinham a combinação correta de inteligência, habilidade de agir sob pressão e força de liderança para nos tirar dos confrontos. Que a única maneira de garantir que a Comunidade Unida não repetisse seus antigos erros seria testar os futuros líderes do nosso país e se certificar de que eles tinham a amplitude de qualidades que não apenas ajudariam nosso país a florescer, mas manteriam nosso povo em segurança. Com o passar dos anos, vários oficiais da Comunidade questionaram a necessidade de penalidades tão severas ao falhar no Teste. Alguns dizem que os Avaliadores fraudam o sucesso das provas para que aqueles que são espertos demais, fortes demais ou dedicados demais sejam podados. Contudo, há aqueles que se sentem não apenas levados a reconstruir a Nação, mas também a questionar suas leis e suas escolhas. Qualquer um que verbalize opiniões negativas sobre o Teste ou é transferido para um posto avançado ou desaparecido."

A autora se concentra em Malencia Vale, mais conhecida como Cia, da Colônia Cinco Lagos que após a formatura é escolhida para fazer o Teste. Cia é uma garota forte, inteligente, observadora, esperta e que veio de uma família, na qual seu pai já passou e foi aprovado no Teste e ele dá a filha, certa vantagem, ao passo em que lhe confessa sobre seus pesadelos com cenas que remetem a fase de provas, cita como o Teste destrói a juventude e deixa bem claro que ELA NÃO DEVE CONFIAR EM NINGUÉM.

"Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda, não é o que dizem? Mas como agir quando amigos e inimigos são as mesmas pessoas?"

Eu achei que essa busca por um líder é bastante abusiva. Os escolhidos são tirados do conforto de sua colônia e de sua família e são levados a fazerem provas extensas e teóricas de Matemática, Ciências, História e Escrita. São testados em suas escolhas, em sua convivência, em sua capacidade de solucionar problemas, sua liderança, em sua capacidade de sobrevivência e de enfrentar desafios. De modo geral, são testados a partir do momento que são admitidos participantes e fracassar não é uma escolha. Cada demonstração de fraqueza ou de derrota são punidos.

O Teste é composto de 5 provas e a cada momento, percebemos uma Cia mais paranoica, que passa a enxergar as entrelinhas de um sistema que oprime e mascara. Ela passa a se cobrar mais, temer a morte em cada segundo porque ela começa a sentir que uma vez dentro do Teste, não tem como sair vivo dele, a não ser que seja aprovada! A Cia é muito esperta e graças a isso, consegue captar armadilhas e duvidar de qualquer sombra de bondade. Ela passa a se erguer sobre o ditado popular: "quando a esmola é demais, o santo desconfia". E ela desconfia de tudo.

No decorrer da prova, Cia se alia a Tomas, o rapaz carinhoso e bondoso de sua Colônia e eles começam a desenvolver um "affair". Passam a se amar e confiam, de fato, um no outro. No entanto, seria esse amor suficiente para que Cia confiasse em Tomas, mesmo quando seu pai deu ordens estritas de que ela não confiasse em ninguém? Vão ler o livro para descobrir.

Cia começa a se questionar: confiar é uma característica desejável ou um defeito de um bom líder? Os Avaliadores considerarão isso como fator positivo ou negativo?
Como o livro é narrado pela Cia, nós acompanhamos todos seus pensamentos, indagações, descobertas, medos e angústias. As vezes sentimos falta de diálogo ou de como outros participantes estão enxergando as provas.

O livro é bem parecido com Jogos Vorazes. Uma cópia? NÃO!!!
O ambiente do Teste, o mundo devastado por guerras, esse governo autoritário que oprime e tira dos jovens o direito a liberdade, a personalidade de Cia, os dramas causados por essas provas se assemelham aos jogos criados pela Suzanne Colinns. Eu, como tributo, soube diferenciar bem O Teste de Jogos Vorazes. São livros que possuem várias diferenças e cada um, tem sua peculiaridade que o torna interessante. Se você ama um destes, pode ter certeza que amará o outro.

De modo geral, o livro é eletrizante do começo ao fim! Toda a tensão do livro coloca em questão um lado obscuro da liderança e todos os sacrifícios que algumas pessoas estão dispostas a fazer para conquistá-la! Mostra os esforços para sobreviver num mundo destruído que sonha se restaurar. O caminho tortuoso da narrativa de Joelle Charbonneau cria uma estória única e imperdível.

Nenhum fato é previsível! Nenhuma escolha é desprezada! Nenhuma morte é em vão!

Eu confesso: achei que O Teste é um livro "nerd". Não me julguem, mas esse ambiente de fazer provas, ser inteligente e esperto. Descobrir códigos, armadilhas e solucionar problemas sob pressão, me lembram as pessoas nerds e inteligentes que são promissoras e bem-sucedidas em suas escolhas.
A leitura é mais do que recomendada para fãs de distopia e livros jovem-adulto, nerds e claro, tributos. Tenho certeza de que não se arrependerão!

A continuação de O Teste, Estudo Independente já foi publicado no Brasil!

Espero que tenham gostado! E comentem! Vou adorar saber o que vocês acharam!

site: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2014/07/resenha-o-teste-joelle-charbonneau.html
Gu 14/09/2014minha estante
Distopia? Livro nerd? TO DENTRO
Já quero ler Adriano. Resenha perfeita

Jéssica 29/07/2014

''Não confie em ninguém''
O Teste, de Joelle Charbonneau, é o primeiro volume da trilogia do mesmo nome. Para quem não sabe, existe um conto com uma introdução da história e quem narra é Zeen Vale, irmão da protagonista da trilogia. Ele está disponível na Amazon de graça, clique aqui para ser direcionado ao site. O Teste fez parte da minha Maratona Literária #EUSOUDOIDERA e foi o terceiro livro lido.

O livro nos conta a história de Malencia Vale, jovem que acabou de se formar na escola e que deseja ser selecionada para o Teste - que é um programa da comunidade das Nações Unificadas que escolhe os melhores estudantes para irem para universidade. Este programa é muito disputado, mas existem poucas informações sobre tal, e o sonho da protagonista é ser selecionada já que quer seguir os passos de seu pai, que foi escolhido quando jovem.

O mundo que conhecemos foi destruído depois de sete estágios da Guerra e posteriormente foi criado o governo da Comunidade das Nações Unificadas, e nessa nova realidade existem várias colônias e a capital é Tosu City. Cia vive na colônia Cinco Lagos e o no dia de sua formatura descobre que foi escolhida para o Teste. Dessa colônia foram também selecionados mais três jovens, que são Tomas Endress, Zandri Hicks e Malachi Rourke. Esses quatros jovens de Cinco Lagos partem em uma aventura misteriosa. A comunidade sabe pouco sobre o programa e imaginam que devem conter apenas provas, mas as coisas não são assim. Quando Cia começa a participar do Teste percebe que nem tudo é o que parece e se lembra do recado de seu pai: ''Cuidado com quem você confia, Cia.''

É inevitável que quando uma nova distopia lance surge as comparações com Jogos Vorazes e Divergente e, sim, tem algumas familiaridade com essas séries, mas Joelle Charbonneau traz algo único e inovador. Quem me conhece sabe que sou uma romancista incurável, porém o meu outro gênero preferido é o distópico, adoro a forma com essas autoras exploram um novo mundo.

''Admitir um erro cometido e encontrar uma maneira de detê-lo a todo custo.''

Cia e Tomas são grandes amigos e claro já comecei a torcer pelo casal e a forma como ele trata a protagonista é bem legal, sempre a protegendo e cuidando dela. Quando digo isso vocês devem pensar que Cia é uma protagonista fraca, mas não é isso. Ela é corajosa, muito inteligente e nesse mundo distópico ela é muito esperta e confia muito em sua intuição.

A narrativa do livro é empolgante e voraz, e fiquei muito preocupada em saber o que aconteceria com a Cia, temos cenas de tensão e bastante ação que torna o livro maravilhoso de ser lido. Encontrei alguns erros de revisão que espero que nos próximos volumes sejam consertados. Confesso que minhas unhas ficaram roídas de tanto nervoso que eu passei nesse livro, quando pensava que as coisas iriam relaxar já tinha um novo acontecimento. Sem dúvidas, O Teste está entre minhas séries distópicas favoritas e agora quero ler desesperadamente o segundo volume, Estudo Independente, que acabou de ser lançado pela Única Editora.

Como disse no primeiro parágrafo, eu li O Teste na Maratona Literária e uma das regras estabelecida pelos organizadores é que quando terminasse o livro deveria escolher um música que represente a história. Minha música escolhida é ''Battlefield'', da cantora Jordan Sparks. Eu a escolhi porque tem uma pegada mais rápida e quando eu lia o livro sempre imaginava essa canção.

site: http://www.leitorasempre.com/2014/07/resenha-o-teste-joelle-charbonneau.html

ricardo_22 25/07/2014

Resenha para o blog Over Shock
O Teste, Joelle Charbonneau, tradução de Santiago Nazarian, 1ª edição, São Paulo-SP: Única, 2014, 320 páginas.

Em um mundo pós-guerra, que sofre consequências que vão além da própria destruição, a Comunidade das Nações Unificadas seleciona os jovens mais brilhantes que podem se tornar grandes líderes para participar do chamado O Teste e mais tarde contribuir na reconstrução do mundo. Quando sua formatura finalmente chega, Cia espera ser selecionada e participar dessa que pode ser uma trajetória muito difícil.

Poucas informações são reveladas, mas ela se entusiasma quando é selecionada. Pelo menos até seu pai se mostrar preocupado, já que no passado também passou por isso e não tem boas lembranças. As revelações surpreendentes do pai fazem com quem Cia tenha a certeza de que será preciso cuidado ao enfrentar o governo. Ou então, pode nunca rever a sua família.

“Agora que minhas escolhas foram feitas, o pânico se estabelece. Amanhã estarei me afastando de tudo o que conheço para algo estranho e potencialmente perigoso. O que eu mais quero no mundo é subir na cama e puxar as cobertas sobre minha cabeça. Em vez disso, fecho a sacola, coloco no ombro e volto para minha família, na esperança de poder curtir minhas últimas horas com eles” (pág. 44).
A maioria dos novos autores de distopia tem se aproveitado da leitura digital para lançar introduções de suas séries. Com Joelle Charbonneau, uma das mais importantes descobertas de 2013, isso não poderia ser diferente. Apesar de ser narrado pelo irmão mais velho da protagonista da série O Teste, e mostrar como a ambição pode afetar todos ao seu redor, a introdução, lançada pela Amazon, não chega perto de mostrar tudo o que a trilogia é capaz de transmitir.

Isso, infelizmente, também acontece com o início do próprio livro O Teste. Apesar de ser uma distopia, e por isso ter muita coisa diferente do habitual, é possível dizer que enquanto a narradora Cia passa por sua formatura, o cenário é relativamente utópico. Não que tudo seja lindo e apaixonante, mas a própria narrativa se difere do esperado e sofre com certa lentidão, dando a impressão de que será no mínimo cansativo.

Apenas quando o pai de Cia faz um alerta, e conta suas próprias experiências, isso começa a mudar. Na sequência, quando o aguardado teste tem início, percebemos o motivo de a trilogia ser aclamada e comparada com os principais títulos distópicos da atualidade. A realidade muda e o envolvimento do leitor se intensifica da mesma forma que a vida da protagonista se torna conturbada.

Como a principal frase de divulgação diz para não confiar em ninguém, e o relacionamento com outros candidatos é praticamente inevitável, o livro também ganha um toque angustiante. A cada nova personagem que surge em cena, a desconfiança ultrapassa a barreira das páginas e toma conta do leitor. Conhecendo o que envolve o desfecho do teste, após o alerta do pai da protagonista, fica impossível confiar em alguém ou não se irritar quando uma garota tão inteligente como Cia age ingenuamente – ainda que também seja capaz de atitudes louváveis.

site: http://www.overshockblog.com.br/2014/07/resenha-261-o-teste.html

Joyce 23/07/2014

Resenha do blog Entre Páginas e Sonhos
"O Teste" é uma distopia eletrizante e muito envolvente que me fez virar as páginas avidamente até o seu término. Eu adoro distopias por fazerem uma crítica à sociedade e sempre terem histórias relacionadas ao governo, injustiças, sociedade futuristas e lutas pela defesa de um ideal. Durante a leitura eu senti uma pitada Jogos Vorazes (trilogia que eu amo), mas a história em si é bem diferente e cativante da mesma maneira.

A história é sobre Malencia Vale, a "Cia", uma jovem de 16 anos recém-formada que mora na distante e pequena Colônia Cinco Lagos. Ela está aguardando a decisão da Comunidade das Nações Unificadas que escolherá os participantes para 'O Teste". É através desse programa que são escolhidos os melhores e mais brilhantes jovens que serão treinados para serem os futuros líderes para a reconstrução do mundo pós-guerra.

Para a surpresa de todos, ela e mais três jovens de sua colônia são convocados, entre eles Tomas, um amigo que vai ser muito importante nessa jornada. Eles não sabem nada sobre O Teste, porém o pai de Cia que já havia participado da seleção fica preocupado e a alerta sobre seus sonhos e pede para que ela não confie em ninguém. Cia parte para essa seleção e sabe que pode nunca mais ver sua família novamente, mas segue confiante para enfrentar um futuro cheio de desafios e perigos.

"- Cada candidato começará o teste independentemente do outro. Isso não significa que vocês permanecerão sozinhos. Vocês podem escolher se unir a outros candidatos. Também podem escolher impedir o progresso de seus colegas para garantir que obtenham uma nota de passagem antes deles. As escolhas que vocês fazem durante o teste serão consideradas nas suas avaliações finais." pág 133

Os jovem vão para Tosy City, sede do governo da Comunidade das Nações Unificadas, que possui mais dez colônias que estão devastadas pela guerra que aconteceu no país. Chegando lá, descobrem que cento e oito jovens participarão do Teste, mas somente vinte serão escolhidos. Porém, o que acontece com os outros jovens é incerto e Cia e Thomas precisam passar nas quatro rodadas e serem qualificados na avaliação final para se tornarem os novos universitários do programa. As fases são bem diversas e eles terão que lutar pelas suas vidas. Só digo que a última é a mais intensa, violenta, sangrenta e difícil de todas e é a parte mais eletrizante da leitura.

O Teste é um programa bem obscuro no qual poucas pessoas sabem do seu funcionamento, porém existem pessoas que são contra e que vão tentar ajudar Cia a concluí-lo. Cia e Tomas viram unha e carne durante O Teste, mas será que Cia deve mesmo confiar em Tomas ou em qualquer outro candidato? O que será que acontece com os candidatos que não passam no Teste? E o mais importante, do que você seria capaz de fazer para passar no Teste?

Cia é uma protagonista corajosa, determinada, inteligente, astuta e com um coração de ouro. Ela luta com todas as suas forças para continuar viva e vencer as dificuldades. Thomas é um garoto protetor, amigo, preocupado com Cia e entre eles vai nascendo um sentimento de amor e proteção. Adorei acompanhar essa história pela versão de Cia e o final me fez ficar super ansiosa para ler o próximo livro: Estudo Independente.

A narrativa está em primeira pessoa por Cia e é muito fluída e intensa. A leitura é muito prazerosa e rápida. As páginas são amareladas e a diagramação é simples. A capa está linda demais com detalhes em relevo e brilhante. Favoritei o livro

site: http://www.entrepaginasesonhos.com.br/

Rafaela B 20/07/2014

O Teste
Pense no que uma guerra mundial com todas as tecnologias que temos hoje pode causar. É isso que acontece na realidade de Cia, ela vive num mundo que viu uma guerra química, biológica e bélica quase destruir o planeta e os poucos sobreviventes tentam reconstruir o planeta e torná-lo habitável novamente. Cia vive em uma pequena colônia com sua família, seu pai cursou a tão desejada Universidade e é um biólogo que recupera o solo destruído pela guerra e produz alimentos saudáveis e resistentes ao solo pobre. O sonho dela é um dia poder ir para a Universidade e ser alguém importante. Na sua formatura ela vê seu sonho se realizar, mas uma revelação de seu pai estraga sua alegria: O Teste que antecipa sua entrada na Universidade pode não ser o que ela pensava e muito mais perigoso. Ela não pode confiar em ninguém e estar preparada para o pior.
Eu gostei da história, as descrições da destruição do planeta são bem reais e nos faz imaginar com perfeição essa realidade que, com o que temos visto e ouvido sobre conflitos pelo planeta, pode não ser algo tão distante de uma realidade próxima. Teve uns pontos que achei que não se encaixam mas nada grave para estragar a leitura.

Helana O'hara 10/07/2014

O Teste
O Teste foi um livro cedido pela Única Editora.É um livro com um pouco mais de 300 páginas divido em 22 capítulos. A diagramação é bem simples, não existe um diferencial, a única coisa interessante é o desenho da capa que está explicado no livro e é muito interessante.

Em O Teste, conhecemos Malencia, ou Cia, é uma garota de 16 anos que vive na Colônia Cinco Lagos, ela vive em um Mundo devastado e as colônias abrigam pessoas para uma revitalização. É dia de formatura para ela e outros jovens e ela tem uma grande expectativa para saber quem vai ser chamado para O Teste, é uma forma para escolher novos líderes e fazer parte da Universidade. Para surpresa de Cia, ela e um grupo de jovens acabam sendo escolhidos. E chegando ao local dos testes, ela percebe que não é o que ela achava e aos poucos ela precisa saber exatamente em quem confiar.
Cia acaba se aproximando mais de Tomas que é da mesma colônia que a dela e a única meta deles é apenas sobreviver e saírem dali juntos e livres.
O que os dois não sabem é que o Teste pode ser muito perigoso…

Bem, não foi um livro com super novidades. Acho os livros distópicos sempre muito semelhantes, lógico que alguns tem uma narrativa intensa e fazem toda a diferença, que é o caso de O Teste. A tensão dos personagens e o limite deles para as provas que passam, deixa o leitor com uma fome de leitura enorme, querendo devorar o livro rapidamente.
Aconteceu isso comigo. Comecei a ler, e quando percebi passava de 100 páginas.
Algumas coisas me incomodaram, achei o começo bem violento com alguns acontecimentos e tive que parar para respirar, mas quando voltei a leitura terminei o livro todo.

Cia e Tomas são bem carismáticos. Ela é muito guerreira, corre atrás, tá apaixonada… Ela dá um fôlego ótimo para a leitura. Já Tomas é um pouco mais leve e faz a gente torcer por eles e não querer que nada de ruim aconteça.
Autora poderia trabalhar um pouco mais os concorrentes da dupla, queria ler mais tensão, acho que ficaria interessante… Eu gosto de livros policiais, então tensão pra mim quanto mais melhor Smiley mostrando a língua

No geral, O Teste é bem bacana para quem gosta do gênero. Tem que ler, para quem gosta de distopias precisa ter na estante.
E uma coisa legal, a Paramount comprou os direitos do livro e tem mais filme vindo por aí!

Clã 08/07/2014

Clã dos Livros - O Teste
O mundo vive um pós-guerra difícil. A população sobrevivente se organizou em colônias e luta pela reconstrução do que pode. Com solos destruídos, água contaminada, falta de energia.

Para reconstruir o mundo e manter a todos em segurança, evitando que novas desgraças voltem a acontecer, o governo, seleciona, os melhores alunos das colônias, para participar de um teste.

Inteligência, habilidades práticas para solucionar problemas com a água, plantas, terra, luz... Os selecionados são treinados, estudando e se especializando em sua área de interesse para serem líderes das colônias.

"- Todo ano a Comunidade das Nações analisa as conquistas de todos os formandos em todas as dezoito colônias. Os melhores alunos desse grupo de formandos são levados a Tosu City para um teste da universidade. Ser escolhido é uma honra. Os formandos da universidade são nossa grande esperança – aqueles com os quais todos contamos para ajudar a regenerar a terra e melhorar nossa qualidade de vida. São os futuros cientistas, médicos, professores e oficiais do governo (...)"

Malencia Vale é apenas mais uma moça. Vive na Colônia Cinco Lagos, uma das menores. A muitos anos ninguém desta colônia é selecionado para O Teste, por isso, apesar de desejar ser selecionada e poder estudar assim como seu pai, Malencia não alimenta grandes esperanças.
Por este motivo, ela e seus amigos formandos surpreendem-se ao receber uma visita de um importante representante da Tosu City.

Ela e mais 3 amigos de Cinco Lagos são selecionados e o que parecia ser uma boa notícia, foi na verdade uma desgraça para o pai da moça. Ele já tinha participado do Teste. Suas memórias de todo o período de testes foi apagada, porém guardava a lembrança de pesadelos estranhos envolvendo os participantes. Antes do embarque de Malência, seu pai resolve lhe contar e talvez lhe preparar para o que poderá vir.

Alimentados pela esperança de uma boa formação e pela alegria de ajudar na reconstrução de seu país, jovens vão despreparados para o que realmente os aguarda.

"Essa noite estamos apenas felizes por estar vivos."

Desafios mortais que sem piedade eliminam os mais fracos. Divididos por grupos com pulseiras específicas, todos os selecionados, assim como Tomas, Malencia , Zandri e Malachi (grupo de Cinco Lagos) tem que atravessar cidades destruídas, lutar contra animais genéticamente alterados pela radiação e o que é mais perverso, contra seus próprios colegas.

"Com pernas mais longas e mais força, Tomas fica na minha frente. Ele grita para eu continuar correndo, e eu corro, mas não posso ir tão depressa. Então eu escuto. Ofegante. Galhos partindo. Latidos e gemidos. Estão perto. Perto demais. E cada vez mais. Medo, rápido e feroz ajuda minhas pernas a se moverem com mais velocidade."

Será que o grupo de amigos poderá sobreviver a este cruel desafio?

Muitos segredos serão revelados, alterando a direção e escolhas que os personagens devem tomar ao longo da história.

Com um enredo repleto de ação, sangue, escolhas difíceis e extremamente bem conduzido, a autora nos carrega até a última página em um fôlego só.
Malencia precisará pesar sua emoção e razão para fazer as melhores escolhas, pois não existem duas respostas, para nenhuma das questões!

Imperdível para ao amantes de ação, aventura e claro distopias.

site: http://cladoslivros.blogspot.com.br/2014/06/resenha-o-teste-livro-1-da-trilogia-de.html