O Teste

O Teste Joelle Charbonneau

Resenhas - O Teste

Letícia 07/09/2019

Peguei esse livro bem aleatoriamente pra ler, e algo que se nota desde a sinopse é a semelhança gigante com Jogos Vorazes. Essa foi a crítica mais citada do livro, mas pra mim não foi um ponto negativo... porque você nao necessariamente tem que matar alguém ali, você só mata porque é da sua índole mesmo. De qualquer forma, ler o livro me deixou com bastante vontade de assistir aos filmes de Jogos Vorazes de novo, mas O Teste tem sim seus pontos únicos na história. A base em si é a mesma de HG: aconteceu alguma coisa no mundo, e os dividiu em várias colônias. Algumas tem mais sorte de ter um solo mais fértil, outras nem tanto. A protagonista, Cia, vem de Cinco Lagos, uma colônia extremamente pequena, onde graças ao trabalho de seu pai, não passam mais fome. Quando se formam na escola, algumas das mentes mais brilhantes são escolhidas para O Teste, uma prova que determinará se a pessoa é apta a cursar a universidade e assim, acrescentar algo ao mundo que foi destruído. Caso contrário, você apenas será um operador ou fazendeiro na sua colônia, trabalhando para aqueles inteligentes o suficiente que passaram pelo Teste. Até então, todos sonham em ser selecionados e irem para a universidade. Até que Cia foi escolhida e seu pai, que já participou do Teste, diz que o mesmo não é algo bom e que das poucas memórias que tem, pessoas morreram ali. Quem é selecionado, nunca mais volta, tendo passado no teste ou não.
Cia não tem mais opção (se ela se recusar a ir para o teste, a punição é a morte), e vai para Tosu City, onde o teste ocorrerá. São quatro fases, onde a cada uma candidatos são descartados e as punições são extremamente cruéis. Cia pode apenas contar com seu instinto e com um companheiro de sua colônia, Tomas. A última fase do Teste é a mais parecida com Jogos vorazes: eles são colocados em Washington, que está destruída e desabitada. Precisam retornar para Tosu City sozinhos (mais de mil km!), sobreviver a fome, sede (uma vez que a água é contaminada), armadilhas e aos próprios concorrentes do Teste, que matam uns aos outros para conseguir uma vaga na Universidade.
O livro no começo é um pouco lento. Mas depois que pega o ritmo, fica muito bom. A partir dos testes fica tudo bem interessante e não consegui parar até terminar (li tudo em um dia, praticamente). A escrita é bem fluida e já tô com o segundo pra ler.

Suellen vieira 15/01/2020

O TESTE
Vou admitir gosto muito de distopia adolescente, até agora todas elas me surpreenderam e amei todas ,( JOGOS VORAZES, DIVERGENTE E LEGEND) apesar de notar que elas bebem da fonte uma da outra, especialmente de JOGOS VORAZES.
Essa distopia nos apresenta um mundo dividido em colônias que está em processo de rescontrução dessa da guerra que dizimou o mundo que se conhecia. Nesse novo mundo os jovens quando completam 16 anos se formam no que equivaleria ao ensino médio na nossa linguagem e alguns desses jovens são selecionados para participarem de uma série de Teste, que se por acaso passarem entram na Universidade. Nesse contexto conhecemos Cia, que narra a história, é selecionada para o teste e a partir daí vai passar por provas que lhe testaram o físico, o psicológico, assim como a sua ética e a sua moral.

Thaliame 02/06/2020

Nossa, eu não esperava gostar tanto desse livro. Eu tava enrolando pra ler ele a anos mas depois que comecei eu simplesmente não consegui parar. É muito bom, realmente lembra um pouco divergente e jogos vorazes mas de um jeito que acredito que todo livro distópicos lembraria.
Jully Divulga Livros 02/06/2020minha estante
Depois conta como foi os demais da série.... Pq o primeiro até gostei, o segundo li mas já foi difícil,o terceiro abandonei antes da metade!!!

Heloisa 27/07/2020

Bom início de distopia
Gostei bastante do livro, foi lançado naquela época das modas da distopia, mas comprei ele em 2018 na Bienal, não me arrependo e recomendo muito, ansiosa pelos dois próximos

Sofia.Oliveira 23/09/2020

Maravilhoso e diferente
Gostei. Cada capítulo era uma surpresa. Os capítulos serem longos me deram uma preguicinha, confesso, mas a história valeu a pena.

Morena Cacheada 18/12/2020

Eu achei ele bem legal, mas sinceramente, toda vez que eu gostava de um personagem algo acontecia ksksk

soso.anami 06/02/2021

"testando" para ver se vale a pena o investimento
Para os fãs de distopias pós-apocalípticas, “O Teste”, da autora Joelle Charbonneau, é uma excelente pedida. Pessoalmente falando, por ser muito fã da Saga Jogos Vorazes e também já ter lido a trilogia Divergente, não pude deixar de comparar seus enredos e distopias. Hoje em dia, é praticamente impossível alguma mídia ser 100% original pois todo mundo busca inspiração em diversos lugares para criar suas obras. Em minha leitura de “O Teste”, mantive isso sempre em mente justamente para não ser desonesta depois em minha crítica.
O livro conta a história de Malencia “Cia” Vale, uma garota de 16 anos recém-formada no Ensino Médio. Seu país é a Comunidade das Nações Unificadas – ex- Estados Unidos da América – que, após uma guerra intensa, foi dividido em colônias para revitalização da nação. Cia mora em Cinco Lagos, um lugar pequeno, mas muito bem desenvolvido.
A garota sonha em ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pelo governo que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Pouco se sabe a respeito d’O Teste pois os selecionados não se lembram muito do processo. Após a formatura, Cia é escolhida para participar – assim como seu pai outrora também foi. Ele alerta a garota para não confiar em ninguém, principalmente no próprio Teste em si. Aos poucos ela vai descobrindo que nada é o que parece ser.
Apesar do enredo um tanto genérico, “O Teste” cumpre bem o papel esperado para o primeiro livro de uma trilogia. A autora apresenta os pontos mais relevantes, sem nos entregar a trama inteira de bandeja – afinal, existem mais duas obras para realizar essa função. Gostei do desenvolvimento dos personagens e, principalmente, gostei muito da protagonista.
Cia – diferentemente de um “Frodo” da vida – é muito independente e plenamente capaz de tomar decisões, ainda que em tão pouca idade. A garota é muito madura e racional, mesmo quando desenvolvendo sentimentos por seu colega de colônia, Tomas. A forma como a autora explorou o romance em sua obra foi muito inteligente, pois toda essa questão afetiva é deixada para segundo plano. Acredito que o foco, em uma saga distópica, nunca deva ser o namoro ou com quem a mocinha vai ficar. Não devemos pensar e discutir “prefiro fulana com ciclano do que com beltrano”, mas, sim, focar no que realmente importa. Penso eu que, se esse simples detalhe tivesse sido adotado em Jogos Vorazes, por exemplo, a saga poderia ser mais aproveitada ainda.
Outro ponto que gostei em “O Teste” foi sua escrita. Por ser uma obra voltada ao público infanto-juvenil, obviamente a narrativa é facilmente entendível. Gostei de como a autora desenvolveu os capítulos, normalmente encerrando-os de maneira abrupta e instigante. Uma coisa que me desagradou, porém, foi a passagem de tempo na própria narração de Cia. A meu ver, muitas coisas que ela descrevia (pois o livro é em primeira pessoa) eram rápidas demais, não deixando tempo para que o leitor se acostumasse com os atuais eventos. Toda essa pressa prejudicou um pouco minha experiência com a obra.
Apesar de suas muitas semelhanças com outras sagas literárias distópicas, “O Teste” consegue manter sua originalidade em termos de personagens, ambientação e roteiro. Apesar de o ritmo da história, inicialmente, ser demasiado lento, a autora conseguiu me cativar com sua escrita e me fazer avançar na leitura. Estou curiosa para saber o desenrolar dos eventos que aguardam por Cia em seu futuro na universidade. Recomendo e indico “ O Teste” para quem gosta do gênero.

literalmente.maya 13/02/2021

O teste
Não gostei tanto quanto achei que fosse gostar. Não digo que o livro seja ruim, mas apenas não estava naquela "vibe" de ler uma distopia. Talvez se tivesse lido em outro momento, teria aproveitado mais. Enfim.

Aimeelivros 02/04/2021

O Teste #1 O Teste – Joelle Chatbonneau
“— O processo do Teste consiste de quatro partes. Nos próximos dois dias vocês vão se sentar para os exames escritos. Eles avaliarão seu conhecimento de História, Ciências, Matemática e Leitura assim como darão uma ideia de sua lógica e de habilidades para resolver problemas. Depois de esses testes serem corrigidos, vamos fazer nossos primeiros cortes.
A tensão na sala se eleva um pouco. Aperto com mais força a mão de Tomas, o que deve ser desconfortável para ele, mas ele não reclama.
— A parte dois é uma série de exames de aptidão que permitirão que vocês demonstrem suas habilidades para transferir conhecimento intelectual para uso prático. Aqueles que passarem, serão convidados paraa parte três — um exame que vai testar sua habilidade para trabalhar em equipe e fazer uso das forças e das fraquezas de seus colegas. Finalmente, a parte quatro avaliará sua tomada de decisão e suas habilidades de liderança. Aqueles que tirarem notas altas nas quatro partes do Teste, então, terão uma avaliação um a um com o comitê de seleção. Essa última avaliação pessoal e psicológica vai nos ajudar a determinar quem será encaminhado para a universidade”

Muitos leitores comentam que a trilogia O Teste é muito parecida com Jogos Vorazes, o qual não li, e é muito importante lembrar que tem sido cada vez mais difícil criar algo totalmente original. Admito que distopias adolescentes são muito semelhantes e a maioria veio na mesma época.
Conheci O Teste através de um comentário aqui no Skoob em uma publicação que fiz da trilogia Destino. Não lembro quem foi, mas me recordo da pessoa dizer que as trilogias são parecidas e que essa é melhor. E sim, esse primeiro livro foi bom.
É uma leitura que prende a atenção, você quer saber o que está acontecendo e como a Cia vai concluir cada teste. A protagonista é inteligente e demonstra isso, em alguns momentos me incomoda que ela sempre tenha a resposta pra tudo, ela é uma personagem que leva em consideração seus princípios e se possível prefere evitar os dramas.
Uma coisa me incomoda nesse livro: o leitor não sabe o nome dos pais da Cia, talvez essa seja uma informação irrelevante, mas me incomoda já que todos os personagens apresentados têm nomes, menos eles.
Tomas foi um personagem que me intrigou, fiquei um bom tempo pensando que ele era apenas um banana e no fim ele é tão astucioso quanto a Cia.
Eu não sei o porquê o governo adora matar adolescentes em distopias pôs apocalípticas, mas adoro que sempre são adolescentes de 16/17 anos que resolvem o problema.

Rafael2343 12/05/2022

Eu tava com essa trilogia na minha lista de leitura tem anos (do tempo que as distopias estavam em alta) e não dava muita fé por conta desses títulos e capas que não são nada convidativos mas, com o decorrer da leitura, me vi preso e sempre na curiosidade do que ia vim a seguir a ponto de parar pra notar e já ter chegado ao fim.
Espero que os demais sejam nessa mesma pegada e que não vá decaindo. Essa mistura de ?3%? com ?Divergente? e até ?Jogos Vorazes? foi na medida certa. Poderia mudar umas coisas? Sim. Mas mesmo assim a leitura é muito fluida e interessante. Cia até que não é uma personagem chata de se acompanhar, muito pelo contrário.

Vamos ver o que vem a seguir.

Eyshila.Silva 19/10/2022

Superou as expectativas
Não esperava muito desse livro. Porém acabei gostando bastante e estou louca para ler a continuação !!
As pessoas ficam comparando com outras sagas, mas cada uma tem seu jeito e cada autor tem seu estilo de escrita.

Isadoleleo 29/12/2022

Sinceramente SUPER recomendo este livro, para MIM distopia é a mesma coisa em universos diferentes. Em muitos momentos lembrei-me de Jogos Vorazes, não pq o que aconteceu era idêntico, mas pq para MIM distopia é a mesma coisa. O pp é incrível e olha que não sei avaliar nada kkkkk, gostei bastante dela e do Tomas, confesso que não curti muito o final, mas foi uma boa ponte para o segundo livro (que estou ansiosa para começar a ler). Também gostaria de ler o pov do Tomas para entender o que ele fez e o pq, porém acredito que explicarão tudo no segundo livro.

Ju Martinez 02/01/2023

Um ótimo início do que pode ser uma grande saga. Sempre gosto muito quando as personagens principais são meninas fortes que tentam superar todas as expectativas. Gosto muito da Cia, mas acho o par dela, Tomas, um pouco morno e ela merece mais. Vamos ver como será a continuação.