Fique onde está e então corra John Boyne

Resenhas - Fique Onde Está e Então Corra

Thatiane.Abreu 03/11/2015

Escolhi este livro para conhecer a narrativa de John Boyne e não me decepcionei, de fato, destaco essa fluidez e delicadeza como o ponto alto do livro.

Este é um livro que fala sobre guerra, e sobre um menino de 5 a 9 anos, e das sequelas da guerra, e como um menino de nove anos enxerga tudo isso. Deveria ser um livro pesado emocionalmente , mas não é.
É leve, divertido e por algumas horas curioso, a leitura corre solta e deve ser difícil demorar mais que dois dias para ler o mesmo completamente.

É interessante ver a guerra que tanto corre livros com tramas intensas, dramas e dores intermináveis, ser narrado na confusão do não entendimento de um menino, que por fim nos mostra que mais confuso que ele, está quem conheceu muito bem todas as faces da guera.

É sutil, delicado e leve, não se propõe a te arrancar o choro. mas a olhar a guerra num dia-a-dia infantil. Vale a pena ser lido. Mas também por essa leveza, acho dificil vê-lo como o livro favorito de alguém , pra algumas pessoas a falta de intensidade pode deixar a história boba, leve demais, superficial talvez... concordaria em partes.

Meu personagem favorito eh Joe Patience. O melhor amigo de George, é, ao meu ver, o que nos demonstra que o sofrimento estava em toda parte naquela época, não importasse que caminho escolher seguir. sua contramão me fez admirá-lo.

Indico a leitura : 4 estrelas

KatNip0 06/03/2022

Fique onde está e então corra
Achei o livro bom, não é emocionante a ponto de você chorar, mas faz você dar aqueles sorrisinhos de felicidade e até mesmo de tristeza. O final de deixa com o coração quentinho.

O livro é bom mas nada extraordinário.

AmandaRabelom 16/10/2022

Por amor
Gostei muito do livro: da narrativa, dos personagens, você fica preso no livro e lê que nem vê o tempo passar. Para mim o defeito é o final, não por ser ruim, mas por ser muito corrido. Se o final tivesse umas 30 páginas a mais seria muito bem descrito e desenvolvido, teria convencido mais e eu tiraria menos estrelas.

Jane.Ellen 27/11/2021

Fique onde está e então corra
O livro se passa no momento que a primeira guerra iniciou-se, transformando a gida das pessoas. Alfie, um menino que teve sua vida transformada nesse momento, pois viu um pessoa que amava partir para a guerra e sem notícias ficava muito frustado. A vida da sua família transformou-se, na sua pequena cabeça ele passou a ser "o homem da casa".
Alfie, passa por diversas aventuras e a maior dela está no momento em que ele busca por seu pai. Apesar de ter uma temática um pouco pesada a leitura é leve, o autor soube usar as palavras certas que ao mesmo tempo que lhe tocam e fazem imaginar o período lhe faz querer ler mais e maais. Espero que esse comentário inspire vocês.

Paulinha 24/04/2018

...
Acho que nenhuma palavra é suficiente para descrever esse livro. Assim como o menino do pijama listrado, ele é emocionante, triste, realista e perfeito em sua simplicidade. Que escrita perfeita. Gosto de livros sobre as grandes guerras. Mas conhecer esse sofrimento me entristece também.
Cíntia 27/07/2018minha estante
Compartilho o mesmo sentimento. Gosto do tema, mas sofro muito durante a leitura, principalmente por saber que apesar de história ser fictícia, muitas pessoas sofreram exatamente isso.

Gesemario 29/01/2022

O poder do amor em meio a guerra
A história de alfie e sua família em meio a grande guerra nos mostra como o amor pode curar e aplacar os piores pesadelos.

A determinação de margie (mãe de alfie) de cuidar da família, do pai (George) e do próprio alfie é inspiradora.

Juliana 25/01/2022

Bem infanto-juvenil
Li na expectativa de ser como o menino do pijama lustra, mas ele é bem mais infantil.
Acho uma leitura importante para a idade indicada 9 a 11 anos por retratar os horrores da guerra nas com certa doçura e eufemismos e finais felizes para não desacreditar , mas para adultos, é um livro bobinho.

Luana.Calili 08/12/2021

A guerra vai acabar antes do Natal
Nesse livro é retratado um dos piores lugares para se estar numa guerra (além das trincheiras) : o hospital. Como é um hospital lotado de ex-soldados? Sequelados? Com a chamada "neurose de guerra"? Os efeitos colaterais de tanta violência são abordados aqui.

É um livro simples, mas que te prende. Vale a leitura. Conhecer um pouquinho de como era a vida das famílias durante a guerra.

Todos estavam cansados, vulneráveis e com cicatrizes, mas com esperança de que a guerra terminasse antes do Natal.

FP Neto 24/01/2019

Uma narrativa infarto-juvenil panfletária que, caso nunca a conhecesse, não sentiria falta...

Erica Leme 22/04/2019

Emocionante
Que livro lindo!
Nunca tinha lido nada do autor, e fiquei encantada com a sutileza da narrativa, que fluiu facilmente.
Terminei o livro super rápido, pois simplesmente não conseguia largá-lo, para saber o que aconteceria em seguida, torcendo pelo bem dos personagens, como se eles existissem e fossem alguém próximos a mim.
Há muito tempo não lia algo que fazia eu me sentir assim.

Mesmo sendo um tema pesado, primeira guerra mundial, com algumas passagens mais densas, no geral o livro é bem leve, pois vemos tudo através da perspectiva de um menino.
As reflexões que a história nos trás também é excelente.

Amei. Leiam.

Ana 02/12/2019

Cruel, verdadeiro, extraordinário
John Boyne acerta mais uma vez ao retratar os horrores da guerra pelo olhar de uma criança. As marcas que a guerra deixa em Alfie são inevitáveis mas ele permanece levando com ele aquela inocência infantil, isso faz com a história seja dolorosamente bonita. A retrataçã da "neurose de guerra" é feita de uma forma verdadeiramente cruel, o que torna a história muito mais comovente.

Gleydson @juristageek 07/04/2020

Deveras emocionante
Quando se fala em um livro sobre a Primeira Guerra Mundial, imagina-se um cenário devastador, com soldados nas trincheiras, bombardeios, desespero e mortes. No livro, tais coisas são apenas citadas, já que acompanhamos tudo do ponto de vista de uma criança. Alfie nos mostra como a guerra interferiu na vida de todos, principalmente na sua. O mais emocionante do livro é a inocência do protagonista: como seu objetivo é encontrar seu pai e tirá-lo de onde ele quer que ele esteja, ele não vai medir esforços para isso, mesmo sendo um garotinho.

Também existem os personagens secundários, que são muito importantes para a história. Margie, mãe de Alfie, que era doce e carismática, se tornou uma mulher frustrada, que trabalha o dia todo. O personagem secundário que mais chamou a minha atenção foi Joe Patience, amigo de Georgie, que se recusou a ir para guerra, chegando a ser preso e agredido por isso. O motivo pelo qual ele se recusa a ir para a guerra é muito nobre, então é melhor descobrir durante a leitura do livro.

Eu acho que a capa do livro faz um bom trabalho de divulgação, pois todos os elementos presentes nela combinam: a ilustração, a fonte, as cores... Depois de lê-lo, ela fica ainda mais bonita, pois passa a fazer total sentido. Sobre a escrita, ela é simples e a leitura flui rapidamente, o livro acabou em um piscar de olhos e eu fiquei com um gosto de quero mais.

É um livro emocionante, que pode ser lido em todas as idades e que passa uma mensagem muito bonita.

site: http://www.acampamentodaleitura.com/

Biah 07/04/2020

Adorável
O ano é 1914. Alfie tem apenas 5 anos quando vê tudo ao seu redor desmoronar com o início da Primeira Guerra Mundial. Seu pai precisa se alistar para o combate e, com o passar dos anos, Alfie vai percebendo que talvez a vida nunca volte ao normal. Ainda assim n mede esforços pra tentar consertar as coisas e trazer seu pai de volta.
"Ele tinha feito pela melhor razão do mundo. Por amor"

@gugugb 19/04/2020

Mais um livro extremamente sensível do sempre interessante John Boyne!!!

JV 27/05/2020

Eu já li O menino do pijama listrado desse autor e gostado bastante, então já li confiando que iria gostar.
A leitura é bem fluida e não é cansativa, é um bom livro apesar da história não ter grandes surpresas, só achei o protagonista muito esperto pra idade dele hahaha