Iluminadas

Iluminadas Lauren Beukes

Resenhas - Iluminadas

Oliver 11/07/2014

[Resenha] Ilumindas - Viva e com sede de vingança.

É bem isso que Iluminadas passa, ainda pequena Kirby Mazrachi conhece Harper em uma tarde ensolarada onde os dois tem uma breve conversa e Harper se despede com a promessa de voltar em breve, ela o vê ir embora, não sabendo que no futuro não distante ele iria tentar assassina-la friamente jogando suas tripas ao vento. Kirby segue sua vida com a lembrança de Harper e com o presente deixado por ele, um pônei laranja.

- Meu nome é Harper - diz ele, ofegante, estendo a mão em sua direção.
- Você é um estranho? - pergunta Kirby
- Agora não sou mais, certo ?

A historia é muito bem dividida, jogando o leitor a diferentes anos, tendo capítulos narrados por Harper o assassino e os demais narrados por suas vitimas as meninas iluminadas entre elas Kirby.
Harper inicialmente está em 1931, quando encontra em seu caminho uma casa que estranhamente o chama, o atrai,invadindo a casa ele descobre que ela é um portal que o leva para o passado, futuro e o trás de volta ao presente, suas descobertas ao entrar na casa não param por aí, Harper está de alguma forma ligado a casa, e o mais interessante é a forma que tudo acontece (LEIAM O FINAL É BRILHANTE). Harper viaja no tempo entre diferentes anos assistindo e participando da vida das meninas e no tempo certo ele as mata friamente, pois elas brilham.

Kirby sobrevive à tentativa de assassinato, e 1992 alguns anos depois se vê em uma busca incansável atrás de seu assassino que na realidade não existe em sua época, tornando sua busca quase impossível.(EU FALEI QUASE) Kirby em sua busca vai trabalhar com o um ex-repórter policial que cobriu seu caso na época do acontecido, os dois juntam pistas e evidências de assassinatos parecidos e assim tentam chegar a um possível assassino.
Juntando todas as peças, todo quebra-cabeça forma uma imagem.

Resenha completa > http://comandoliterario.blogspot.com.br/2014/06/resenha-iluminadas.html

site: http://comandoliterario.blogspot.com.br/2014/06/resenha-iluminadas.html

Núbia Esther 05/07/2014

“A porta se abre para a escuridão, e por um longo e terrível instante ele fica imóvel diante de todas as possibilidades. E então ele se agacha sob as tábuas, passa a muleta pela brecha de um jeito atrapalhado, e entra na Casa. ”

Pág 26. ”

Em Chicago no ano de 1931, o andarilho Harper Curtis invade uma casa abandonada que tem uma característica surpreendente: quem entra nela é transportado no tempo. Ele também percebe que de algum jeito já deve ter estado ali, porque nas paredes há nomes de mulheres que ele não conhece grafados em sua própria caligrafia. Além disso, a Casa parece falar com ele, o instigando a caçar e matar as garotas iluminadas, vítimas escolhidas a dedo nas mais diversas épocas no que poderiam ser considerados crimes praticamente perfeitos. Afinal, como rastrear alguém que mata na década de 80, mas que para todos os efeitos vive na década de 30? Apenas alguém que viveu na pele o horror de quase ter sido assassinada, pode ter a tenacidade suficiente, ou melhor a incapacidade de esquecer para persistir na busca de crimes que parecem estar ligados de forma impossível. Esta é Kirby Mazrachi, que em 1989 era para ter sido mais uma das vítimas de Harper. Três anos depois ela não mede esforços para tentar encontrar quem destroçou sua vida e a ajuda vem de Dan, um ex-repórter policial que cobrira seu caso, mas que agora cobre eventos esportivos.

Além da brutalidade dos assassinatos, que Beukes preferiu não esconder e os quais são narrados sob o ponto de vista das vítimas. A história também deprime com os vislumbres de como será o futuro das pessoas próximas as elas. Isso também é potencializado pela característica de seus principais narradores. Kirby é uma protagonista amargurada, não teve uma das infâncias mais felizes e teve que amadurecer muito rápido já que a mãe em vários momentos parece viver no mundo da lua. Dan por outro lado não é muito melhor, ex-repórter policial, não é bem visto pelas forças policiais e perdeu a esposa por causa das frequentes ameaças que sofria. Quanto à Harper não há nem o que falar, um sociopata com uma visão completamente distorcida do mundo e com uma sanha assassina repulsiva.

A história de Beukes foi muito bem delineada. Mesmo pautando-se nas viagens temporais e com uma timeline completamente bagunçada, que até pode desencorajar alguns a continuarem a leitura (por favor não façam isso!), a história mantém uma coesão. E a forma como Beukes entrelaçou todos esses eventos foi surpreendente. Três vertentes literárias se unem para criar uma ótima história. O romance de época fica por conta da história de Chicago que nos é apresentada desde a década de 30, esta foi esmiuçada e mais do que pano de fundo atuou como um personagem a mais na trama. A ficção científica fica por conta dos saltos temporais, e finalmente temos o thriller policial, um lado investigativo regado com sede de vingança – garantida pela escolha da protagonista – para ninguém botar defeito. É com esses elementos que Iluminadas se torna um romance denso e com uma pegada noir que muitas vezes beira o terror, afinal já era a Casa uma entidade sobrenatural? Ou atingiu tal característica após todos os eventos que decorreram tendo ela como epicentro? Quando aliamos a isso, a árdua tarefa (mas não menos prazerosa) de traçar a linearidade dos acontecimentos, de entender as ‘brincadeiras’ envolvendo elementos passados e futuros, e como a manipulação desses elementos influencia nos eventos presentes, que influenciam no passado e vice-versa, percebemos que essa linha do tempo dobra sobre si mesma, conferindo uma circularidade à obra que sem dúvida nenhuma é a grande sacada de Beukes. Enfim, Iluminadas não foi uma leitura fácil, não foi rápida porque exige um nível de atenção imenso, mas todos esses elementos garantiram uma excelente leitura. Daquelas que mesmo com todo o quebra-cabeças montado, você ainda encontra um aspecto nebuloso, uma nova teoria, sobre a Casa, Harper e as garotas iluminadas…

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2014/07/05/iluminadas-lauren-beukes/

Literatura 27/06/2014

Sob as ordens do Mal
Até que ponto um autor é capaz de surpreender? Juro que ainda não sei… E depois que li Iluminadas (Intrínseca, 318 páginas) acho que sei menos ainda. Assim que vi a premissa da obra – assassino do mal que viaja no tempo para matar as suas vítimas – já fiquei com aquele coceirinha na mão, ansioso por ler. Até que fiz a besteira de pegar o danado à unhas e dentes para lê-lo. Algumas páginas depois – porque o começo juro que é meio parado – eu estava com os olhos vidrados, murmurando My precious.

Se você não está entendendo nada e acha que estou surtando, deixa eu te explicar. O livro, cujo título original é The Shining Girls já vem dando o que falar depois de ganhar os prêmios The Crime Writers’ Association Gold Dagger Nominee (2013) e do Goodreads Choice for Mystery & Thriller Nominee (2013) e vinha sendo esperado com certo roer de unhas aqui no Brasil. Eu assumo que não estava entre os desesperados, até que comecei a ler esse trem e ficar puxando os cabelos infinitas vezes de tensão.

O vilão da coisa toda é Harper, um cara verdadeiramente ruim da década de 30, que invade uma casa bem diferente das outras. Nela, um voz do além – provavelmente do Tinhoso – oferece a ele a grande oportunidade de viajar no tempo para matar determinadas mulheres – as Iluminadas no título. Como todo bom louco que se preze, o vilão aceita e começa a viagem como um Doctor Who das Trevas, matando as moças e mudando o curso das histórias em volta delas. Até que uma delas sobrevive, Kirby, que sai em busca da verdade desses crimes mirabolantes junto a um jornalista.

E que verdade…

Confira a resenha completa no site:

site: http://www.literaturadecabeca.com.br/resenhas/resenha-iluminadas-sob-as-ordens-do-mal/#.U638ifldUn4

Dolphin 15/06/2014

Em um estilo que gosto muito, Iluminadas mistura thriller com sobrenatural, é só posso dizer que foi uma leitura extremamente prazerosa.

A premissa já desperta a curiosidade: Um assassino em série que consegue viajar no tempo através de um portal. Suas vítimas são jovens mulheres que vivem em épocas diferentes, sendo que uma delas sobrevive e se torna obcecada com o monstro que quase lhe tirou a vida, e se dedica a descobrir quem ele é, custe o que custar.

De cara o que mais gostei foi a perspectiva feminina que permeia todo o livro. A autora faz uma ode ao feminino e denuncia todas as mazelas que infelizmente carregamos, simplesmente por sermos mulher. Não importa a época em que se vive, ser mulher é ser menos do que qualquer coisa.

Lauren Beukes nos apresenta histórias triste que terminam mais triste ainda. Desde a jovem operária negra, viúva, mãe de quatro filhos, que se mata de trabalhar como soldadora na construção de navios durante a 2ª Guerra, até a protagonista, uma estudante de jornalismo que cresceu em um ambiente nada tradicional. As 'iluminadas" personificam o papel reservado as mulheres ao longo da história da sociedade patriarcal. Através delas, a autora toca em assuntos ainda tabu: racismo, sexualidade, identidade de gênero, aborto e violência contra a mulher.

Na parte da ficção, a história também se sai muito bem. O suspense, típico de um thriller, muitas vezes me fez levar os dedos a boca para roer as unhas. Com uma narrativa em terceira pessoa que ao mesmo tempo mostra o mundo pela perspectiva dos personagens, Iluminadas usa um recurso que gosto muito, mas que desagrada bastante outros leitores, não segue uma linha de tempo linear, indo e vindo conforme o assassino vai e vem das diferentes épocas em que comete os crimes.

Recomendo a leitura. Não é um livro no nível do Mestre Stephen King, mas certamente é muito melhor do que atualmente tem por ai como literatura para jovens adultos.

Débora 05/06/2014

Uma palavra para descrevê-lo: Brilhante!
Comprei esse livro as cegas. Costumo ler bastante sobre um livro antes de comprá-lo, mas chegando na livraria eu o vi lá e acabei levando pra casa, mesmo sem saber nada sobre ele. Achei a leitura muito fácil, mas a impressão que tive ao ler as primeiras páginas foi "Ih, não vou gostar...". Felizmente fui surpreendida!

A história do livro não é linear, o que pra muita gente pode ser um ponto negativo, e confesso que eu também não sou muito fã de histórias assim. Cada capítulo se passa em um ano diferente e é narrado por pessoas diferentes, mas os principais narradores são Harper, o serial killer, Kirby, a única garota que sobreviveu aos ataques de Harper, e Dan, um jornalista que a Kirby acaba conhecendo.

Eu diria que os capítulos se parecem muito com contos, pois eles geralmente contam um pouco da história das garotas "Iluminadas" e também contam como elas foram assassinadas. A história delas não tem nada em comum, elas não têm nada em comum, o assassino não segue um padrão. Ele apenas mata as garotas que a Casa escolhe.

Eu fiquei muito curiosa pra saber porque que ele fazia tudo aquilo, porque a Casa era como era e o que tinha de especial nas garotas. Queria saber o motivo de tudo aquilo e foi isso que me impulsionou no incio. Mas chegou num ponto em que eu já não me importava com a respostas das minhas perguntas, o livro estava tão bom que eu só queria ler, ler e ler, mas ao mesmo tempo não queria ler para não terminar, entende?

Como a história não é linear, as vezes tem uma cena que a gente não entende muito bem, parece que está deslocada, mas o mais incrível nesse livro é que no final tudo faz sentido, os mínimos detalhes se encaixam! Outra coisa que eu adorei é que a autora consegue fazer com que a gente viva a história, sinta cada emoção. Senti ódio do Harper, fiquei com o coração partido em alguns momentos e no final fiquei com o coração disparado. Há muito tempo eu não fico assim lendo um livro!

Pra mim, o final não foi dos melhores, faltou algo, mas fiquei muito satisfeita com o livro. Dei cinco estrelas para ele no skoob e acho que foi super merecido. Sei que vai ter gente que vai detestar o livro, mas acho que ele merece uma chance e eu recomendo!

site: http://sussurrosdesolidao.blogspot.com.br

Raffafust 04/06/2014

Primeiro devo declarar que amo livros de suspense com pitadas de terror, quando vi que a Intrínseca havia lançado esse livro esperei ansiosa para recebê-lo e esperei que a história me prendesse do início ao fim com aqueles finais épicos.
Lamento informar que isso não aconteceu. Gosto de histórias com vai e vem no tempo, acho que acrescentam um quê de especial e fazem o leitor prestar ainda mais atenção para compreender a mesma, no entanto em “Iluminadas” por muitas vezes isso soou confuso, se você não curte histórias de ida e volta no tempo fuja. Demorei um pouco para me situar e o protagonista do mal não me ganhou, Harper é um senhor podre, não faz o bem para ninguém, só pensa em si e na década de 30 – época da maior recessão americana – ele está sem nenhum tostão no bolso, acaba de sair do hospital onde teve que imobilizar o pé por causa do tendão e mancando muito ele chega a Casa,sim com letra maiúscula, claro que ele nem imagina o que a tal Casa significa, ele entra de incherido na casa que lhe parece comum mas que por dentro irá mudar sua vida.
O tal lugar funciona como um portal do tempo, lá uma voz – que só pode ser do Capiroto – lhe dá ordens para que mate algumas mulheres em diferentes épocas, as tais mulheres são as Iluminadas que merecem ser mortas, sabe-se lá porque!
O cara é nojento, parece que foi desenhado para ser amigo do coisa ruim e com isso ele viaja para os lugares e tempos matando mocinhas desavisadas das formas mais horríveis possíveis. Dessas, somente uma delas irá sobreviver para contar história : Kirby.
Kirby será a única que conseguirá se desvencilhar dele, mas a cisma dele com ela não vai terminar e ele vai fazer de tudo para que consiga matar a moça.
Com requintes de suspense, crueldade e histórias paralelas servindo como pano de fundo, o livro é bom mas esperava muito mais, faltou um motivo, uma razão, tudo bem que pelo jeito a casa dominava a pessoa e ela agia de acordo com o que a Casa pedia mas porque aquelas meninas?
Não consegui ter com o livro a sensação que queria : a de thriller que me deixasse pensando após a leitura nos fatos e torcendo para que virasse filme. Esperava mais.

Fabricio~Raito 28/05/2014

Faltou me iluminar só mais um pouquinho!
• Eu preciso confessar que tudo em Iluminadas é atrativo: a capa, a sinopse, a chamada na capa destacando-o como ganhador de um importante prêmio. Minha expectativa e ansiedade para lê-lo foi imensa, mas de certa forma, fiquei um pouco frustrado ao término da leitura (o que não quer dizer que o livro seja ruim, é claro).

• A trama é envolvente, complexa e embasada no sobrenatural. Harper Curtis é um assassino que encontra uma casa com um segredo surpreendente: através dela ele consegue viajar no tempo, acessa o passado, o presente ou o futuro. Ele segue uma lista que encontra na casa, que parece trazer sentido em sua vida, onde deve assassinar todas as moças cujo nomes estão na mesma. Estas moças contêm algo em comum, um brilho diferente: são iluminadas. Tudo corria perfeitamente até que Kirby Mazrachi, uma de suas vítimas, consegue sobreviver a seu ataque, o que coloca em jogo (e risco) toda a arquitetura do assassino atemporal.

• Eleito um dos melhores livros de ficção científica de 2013 pelo jornal The Guardian e um dos melhores livros de 2013 na categoria Thriller e Mistério pela Amazon. E confesso que a trama (o seu desenvolvimento) é interessante e incrível. Mas durante a leitura, em todo tempo, senti falta de algo que pudesse me prender mais, algo que eu pudesse mergulhar na história e participar da mesma. Não sei se foi a narrativa e escrita da autora, ou se foi apenas uma experiência/impressão minha, mas creio que este entravamento foi negativom, não me permitindo apreciar mais a história.

• O livro é da Intrínseca, excelente editora, excelente trabalho, como vem mostrando ao longo dos títulos lançados. Sou tiete mesmo.

Henrique 10/05/2014

Se eu acreditasse em demônios, Iluminadas estaria entre os livros mais satânicos que li em minha vida, e não foram poucos. Se eu acreditasse no diabo, Lauren Beukes seria seu sobrenome.
ANÁLISE SEM SPOILERS

Acredito que se queremos nos referir a algo irreal, surreal, podemos recorrer a diversos conceitos, dentre eles, o de "perfeição". Perfeição é uma invenção inalcançável quando estamos falando da vida real, no mundo real. No entanto, Lauren Beukes chegou perigosamente perto do que é pleno.

Enquanto escrevo esta resenha, preciso dominar o impulso de impregná-la de adjetivos. Um pouco constrangido, confesso que esse livro me fez puxar os cabelos meia dúzia de vezes e estagnar a leitura o dobro de vezes, receoso de ler o que viria em seguida ou por estar estupefato com o que essa mulher criou: um livro, acima de tudo, inteligente, com uma complexidade diabólica e psicologicamente destrutivo, perturbador e (naturalmente) divertida. Uma das melhores e mais inteligentes leituras da minha vida. Mereceu o prêmio de melhor livro do ano em seu gênero, recebido em 2013.

A imagem abaixo revela o trabalho, a dedicação e a mente por trás de The Shining Girls (título original) que, dentre outros aspectos, é um livro adulto, repleto de questões da vida adulta, da vida real, nuas e cruas, mesmo com o pano de fundo sobrenatural.
(imagem no blog, não consegui pôr o link aqui)
[http://pilulasliterarias.blogspot.com.br/2014/04/iluminadas-de-lauren-beukes.html]

Uma Importante Ressalva

Alguns leitores vão encontrar dificuldades em situar-se na história, especificamente com relação ao elemento fantástico que permeia toda a história: os saltos no tempo. Eu desejo, com sincera honestidade, que você não seja aquele gênero de leitor que desiste diante do primeiro obstáculo. Que transformam o "eu não estou conseguindo entender isso" em "que trapalhada é essa?". Esteja disposto a vivenciar uma experiência em literatura de fantasia diferente do status quo. Dê um passo mais adiante com a sua mente e seja bem vindo ao mundo dos livros que são como os sete diabos por sua trama bem arquitetada. E, pelo amor de Tolkien, voltem para me dizer se você também foram impulsionados a quase arrancar os cabelos!

Sobre a Obra

Não gosto de incluir sinopses em minhas resenhas. Ultimamente elas tem transformado bons livros em chavões ou 'lugares-comuns' por ressaltarem aspectos que não são relevantes e retirarem a originalidade presente na obra. Assim, na maioria dos casos, faço minha própria adaptação.

1931. Década em que o mundo enfrentou a terrível Grande Depressão.

Harper, um vagabundo doentio, tem uma chave que abre as portas de um casarão abandonado. A 'Casa' que o leva à outras épocas, outros tempos. Ele ouve a Casa, ela o chama.

Harper tem um missão: assassinar brutalmente todas as garotas iluminadas. Sua missão e seu prazer. Ele é bom no que faz. As coisas, no entanto, começam a desandar quando, ao avançar para o ano 1989, Kirby, uma das garotas que ele deveria matar, sobrevive e começa a caçá-lo.*

*Estes elementos compõem a premissa da obra.

Aspectos da Obra a Serem Considerados

+ TRAMA

"Só existe uma certa quantidade de enredos no mundo. É como eles são desenvolvidos que os torna interessantes". - Lauren Beukes, lluminadas

Interessante não é a melhor palavra para transmitir a excelência que essa mulher conseguiu atribuir à sua história, pois sua trama não apenas 'prende' a atenção, como também a 'subjuga', fere, lacera. Quando a Casa entra em cena, sua mente fica presa dentro dela, sedenta de curiosidade, sufocando de tensão. Sair da Casa significa presenciar a morte de garotas pelas mãos de um homem detestável e clinicamente cruel. Tudo se intensifica quando, antes de vê-las morrer, você as conhece, caminha por sua mente, segue seus passos, sabe de seus sonhos, planos, segredos e anseios. É um convite para toda sorte de emoções e sentimentos e o resultado dessa mistura é uma tortura psicológica que beira a histeria.

Lauren Beukes coloca diante de nós pessoas reais, garotas inegavelmente reais, que estão no rastro de um serial killer impiedoso, que sente prazer no ato de matar, que se excita em ferir. Garotas que não fazem ideia de que um andarilho do tempo está caminhando em suas direções.

Os capítulos (e é aqui que reside grande parte da complexidade da trama) são distribuídos sob o ponto vista de alguns personagens, na maioria dos casos envolvendo Harper ou uma de suas vítimas, dentre as quais, a mais abordada é, naturalmente, Kirby. Há diversas tramas secundárias, repletas de ligações entre si e que giram em torno do círculo de assassinatos, que precisa ser fechado. Esses capítulos se passam em diversos momentos do tempo entre 1931 e 1993, repleto de referências históricas e culturais que atribuem uma grande carga de riqueza ao trabalho da Lauren.

Especificamente os capítulos com a Kirby são cheios dos melhores diálogos da trama.

+ ESCRITA

Um elemento que confere a consistência creep à história são seus diálogos mordazes, inteligentes e mórbidos. A escrita de Lauren evoca realidade, é direta, cheia de analogias que esbanjam sagacidade, ironia. Laurem também está ocupada em nos inserir no contexto de cada um de seus personagens, afinal de contas, uma negra que viveu na década de 40 não lida com a mesma realidade que se aplica aos anos 90.

+ ASPECTOS QUE CONSIDERO IMPORTANTES:

--O Sobrenatural--

Iluminadas é um pouco thriller policial, um toque de drama e um escancarado teor sobrenatural, que confere outro aspecto, o de um thriller psicológico.

A Casa é o que nos possibilita transitar entre a vida de pessoas que viveram em diferentes momentos da nossa história. Sua influencia sobre Harper e os eventos que giram em torno dela nos faz sentir a autoridade da natureza do mal, sua mão invisível brincando com vidas dentro do tempo, mudando suas vidas, desenhando suas mortes.

A ideia de um lugar, aparentemente inofensivo, uma casa antiga e caindo aos pedaços, que exerce influencias malignas sobre um indivíduo e que o permite caminhar livremente entre as épocas quando bem entender é perturbadora. Esse elemento fantástico é guiado por Lauren com uma notável maestria. O homem que assassinou uma garota na época da Grande Depressão fez também uma vítima nas vésperas da virada do século, mais de meio século depois. Um psicopata caminhando pelo tempo nas mãos de Lauren é a última pessoa com quem você gostaria de esbarrar um dia.

--Policial--

O peso e a importância do gênero policial ou investigativo está em muitas partes do livro. Temos assassinatos que, apesar de serem cometidos em diferentes momentos do tempo, possuem alguma ligação. Apesar da intervenção da polícia nesses crimes, como não conseguem solucioná-los, ou eles encontram a quem culpar (geralmente gangues) ou arquivam o caso. Logo, teremos personagens que, por estarem envolvidos ou apenas interessados e intrigados com os casos, irão dar uma de detetives. Esse aspecto é bastante animador para mim, pois faz referência ao desejo por justiça e a esperança que precede seu cumprimento.

A quantidade de pesquisas e leituras que a autora realizou para fazer Iluminadas se o que é chega a ser assustadoras. Além disso, o número de apoio que ela recebeu, conselhos, sugestões, dicas, correções e as viagens que ela fez para conseguir informações para sua história só reforçam meu apreço por essa maravilha da ficção.

+ Iluminadas e Sua Aplicação à Vida Real

À parte o seu poder devastador pela tensão e crueza, Iluminadas é um livro sobre a natureza humana. Sobre como somos pequenos e estamos sujeitos à mudanças repentinas e inesperadas. Sobre como a perda pode significar uma vida inteira de solidão, de dor ou de superação, resiliência, aceitação e resignação. Sobre os clichês da humanidade, suas guerras, seus dilemas, seus vícios, seus amores e terrores. Sobre continuar vivendo mesmo quando a morte soprou seu hálito de sangue e excrementos em sua face.

É, também, um retrato da mente cruel, sádica e selvagem que nos recorda do quanto podemos ser perversos. Acredito que todos temos uma versão potencialmente minimizada e, ainda assim, perigosa e destrutiva do "Harper" dentro de nós e que, por vezes, ela se manifesta por meio de palavras, de comentários pejorativos na rede, do desejo insano de agredir alguém, de ver sangue verter. Nossa mente é nossa casa, precisamos mantê-la sob nosso comando.

Por fim...

Gostaria de convencer o mundo a ler esse livro, mas é querer demais. No entanto, espero que tenha feito um ótimo trabalho em convencer você. Penso que você merece ler essa história, todos merecem ler essa história.

Eu estava tentando considerar os aspectos negativos, mas eles devem haver sido tão irrelevantes que me resta apenas citar o ponto facultativo, que é a descrição. Alguns leitores podem achar alguns momentos descritivos acima da conta, o que não torna um livro ruim, já que há outros aspectos que o torna tolerável. Gostei das descrições e as considerei relevantes para contextualizar e familiarizar com o que deveria.

Espero que leia, goste e recomende Iluminadas.

Por Henrique Magalhães

site: http://pilulasliterarias.blogspot.com.br/
Vanessa 29/04/2014minha estante
Sua foi tão boa que me deu medo e curiosidade de ler o livro!! rsrs

Henrique 01/05/2014minha estante
Hey, Mayah!
Torcendo para que você não apenas leia, mas sinta toda a tensão e emoções que a trama e a escrita prometem. Acredito que a Lauren Beuekes fará um ótimo trabalho em "atormentar" o leitor e impressioná-lo ao mesmo tempo. ;-)

Abraços!

Mi Monteiro 01/06/2014minha estante
Cara essa é a resenha mais empolgante e complexa que já li...igual ao livro...adorei ?

Priscila - @entretdsleituras 09/10/2014minha estante
Bom, primeiramente gostaria de dizer que adorei sua resenha, segundo, li o livro, e cara, dei graças a Deus não ter desistido, de a cada capítulo eu ter dado uma chance, até que cheguei ao que realmente é o livro e adorei, e vale ressalta pro demais que realmente não desista no primeiro obstáculo.

Aguero 13/03/2015minha estante
Estou ficando louca lendo esse livro, quando terminar não terei mas neurônios.
Vai dar pane no sistema

Evelyn.Santiago 19/12/2022minha estante
Estou em 15% e estava um pouco triste por não ter me prendido aínda, mas por causa da sua resenha vou continuar, me deu muito mais vontade de ler, é excelente saber que o livros se torna algo surpreendente. Obrigada

Pedro 25/12/2022minha estante
Gente, vi a série mas não pretendo ler o livro. Algumas coisas ficaram sem
Respostas, vocês que leram podem
Me responder, please?

1. Qual era a dos objetos deixados nos corpos, só o radio fez sentido.
2. Qual o
Padrão de escolha das vítimas? Se fossem loiras eu até entenderia, mas elas não seguem um
Padrão.
3. Qual é a do cachorro grendel? Nem era ele que kirby levou pra passear quando foi atacada...