Iluminadas

Iluminadas Lauren Beukes

Resenhas - Iluminadas

Henrique 10/05/2014

Se eu acreditasse em demônios, Iluminadas estaria entre os livros mais satânicos que li em minha vida, e não foram poucos. Se eu acreditasse no diabo, Lauren Beukes seria seu sobrenome.
ANÁLISE SEM SPOILERS

Acredito que se queremos nos referir a algo irreal, surreal, podemos recorrer a diversos conceitos, dentre eles, o de "perfeição". Perfeição é uma invenção inalcançável quando estamos falando da vida real, no mundo real. No entanto, Lauren Beukes chegou perigosamente perto do que é pleno.

Enquanto escrevo esta resenha, preciso dominar o impulso de impregná-la de adjetivos. Um pouco constrangido, confesso que esse livro me fez puxar os cabelos meia dúzia de vezes e estagnar a leitura o dobro de vezes, receoso de ler o que viria em seguida ou por estar estupefato com o que essa mulher criou: um livro, acima de tudo, inteligente, com uma complexidade diabólica e psicologicamente destrutivo, perturbador e (naturalmente) divertida. Uma das melhores e mais inteligentes leituras da minha vida. Mereceu o prêmio de melhor livro do ano em seu gênero, recebido em 2013.

A imagem abaixo revela o trabalho, a dedicação e a mente por trás de The Shining Girls (título original) que, dentre outros aspectos, é um livro adulto, repleto de questões da vida adulta, da vida real, nuas e cruas, mesmo com o pano de fundo sobrenatural.
(imagem no blog, não consegui pôr o link aqui)
[http://pilulasliterarias.blogspot.com.br/2014/04/iluminadas-de-lauren-beukes.html]

Uma Importante Ressalva

Alguns leitores vão encontrar dificuldades em situar-se na história, especificamente com relação ao elemento fantástico que permeia toda a história: os saltos no tempo. Eu desejo, com sincera honestidade, que você não seja aquele gênero de leitor que desiste diante do primeiro obstáculo. Que transformam o "eu não estou conseguindo entender isso" em "que trapalhada é essa?". Esteja disposto a vivenciar uma experiência em literatura de fantasia diferente do status quo. Dê um passo mais adiante com a sua mente e seja bem vindo ao mundo dos livros que são como os sete diabos por sua trama bem arquitetada. E, pelo amor de Tolkien, voltem para me dizer se você também foram impulsionados a quase arrancar os cabelos!

Sobre a Obra

Não gosto de incluir sinopses em minhas resenhas. Ultimamente elas tem transformado bons livros em chavões ou 'lugares-comuns' por ressaltarem aspectos que não são relevantes e retirarem a originalidade presente na obra. Assim, na maioria dos casos, faço minha própria adaptação.

1931. Década em que o mundo enfrentou a terrível Grande Depressão.

Harper, um vagabundo doentio, tem uma chave que abre as portas de um casarão abandonado. A 'Casa' que o leva à outras épocas, outros tempos. Ele ouve a Casa, ela o chama.

Harper tem um missão: assassinar brutalmente todas as garotas iluminadas. Sua missão e seu prazer. Ele é bom no que faz. As coisas, no entanto, começam a desandar quando, ao avançar para o ano 1989, Kirby, uma das garotas que ele deveria matar, sobrevive e começa a caçá-lo.*

*Estes elementos compõem a premissa da obra.

Aspectos da Obra a Serem Considerados

+ TRAMA

"Só existe uma certa quantidade de enredos no mundo. É como eles são desenvolvidos que os torna interessantes". - Lauren Beukes, lluminadas

Interessante não é a melhor palavra para transmitir a excelência que essa mulher conseguiu atribuir à sua história, pois sua trama não apenas 'prende' a atenção, como também a 'subjuga', fere, lacera. Quando a Casa entra em cena, sua mente fica presa dentro dela, sedenta de curiosidade, sufocando de tensão. Sair da Casa significa presenciar a morte de garotas pelas mãos de um homem detestável e clinicamente cruel. Tudo se intensifica quando, antes de vê-las morrer, você as conhece, caminha por sua mente, segue seus passos, sabe de seus sonhos, planos, segredos e anseios. É um convite para toda sorte de emoções e sentimentos e o resultado dessa mistura é uma tortura psicológica que beira a histeria.

Lauren Beukes coloca diante de nós pessoas reais, garotas inegavelmente reais, que estão no rastro de um serial killer impiedoso, que sente prazer no ato de matar, que se excita em ferir. Garotas que não fazem ideia de que um andarilho do tempo está caminhando em suas direções.

Os capítulos (e é aqui que reside grande parte da complexidade da trama) são distribuídos sob o ponto vista de alguns personagens, na maioria dos casos envolvendo Harper ou uma de suas vítimas, dentre as quais, a mais abordada é, naturalmente, Kirby. Há diversas tramas secundárias, repletas de ligações entre si e que giram em torno do círculo de assassinatos, que precisa ser fechado. Esses capítulos se passam em diversos momentos do tempo entre 1931 e 1993, repleto de referências históricas e culturais que atribuem uma grande carga de riqueza ao trabalho da Lauren.

Especificamente os capítulos com a Kirby são cheios dos melhores diálogos da trama.

+ ESCRITA

Um elemento que confere a consistência creep à história são seus diálogos mordazes, inteligentes e mórbidos. A escrita de Lauren evoca realidade, é direta, cheia de analogias que esbanjam sagacidade, ironia. Laurem também está ocupada em nos inserir no contexto de cada um de seus personagens, afinal de contas, uma negra que viveu na década de 40 não lida com a mesma realidade que se aplica aos anos 90.

+ ASPECTOS QUE CONSIDERO IMPORTANTES:

--O Sobrenatural--

Iluminadas é um pouco thriller policial, um toque de drama e um escancarado teor sobrenatural, que confere outro aspecto, o de um thriller psicológico.

A Casa é o que nos possibilita transitar entre a vida de pessoas que viveram em diferentes momentos da nossa história. Sua influencia sobre Harper e os eventos que giram em torno dela nos faz sentir a autoridade da natureza do mal, sua mão invisível brincando com vidas dentro do tempo, mudando suas vidas, desenhando suas mortes.

A ideia de um lugar, aparentemente inofensivo, uma casa antiga e caindo aos pedaços, que exerce influencias malignas sobre um indivíduo e que o permite caminhar livremente entre as épocas quando bem entender é perturbadora. Esse elemento fantástico é guiado por Lauren com uma notável maestria. O homem que assassinou uma garota na época da Grande Depressão fez também uma vítima nas vésperas da virada do século, mais de meio século depois. Um psicopata caminhando pelo tempo nas mãos de Lauren é a última pessoa com quem você gostaria de esbarrar um dia.

--Policial--

O peso e a importância do gênero policial ou investigativo está em muitas partes do livro. Temos assassinatos que, apesar de serem cometidos em diferentes momentos do tempo, possuem alguma ligação. Apesar da intervenção da polícia nesses crimes, como não conseguem solucioná-los, ou eles encontram a quem culpar (geralmente gangues) ou arquivam o caso. Logo, teremos personagens que, por estarem envolvidos ou apenas interessados e intrigados com os casos, irão dar uma de detetives. Esse aspecto é bastante animador para mim, pois faz referência ao desejo por justiça e a esperança que precede seu cumprimento.

A quantidade de pesquisas e leituras que a autora realizou para fazer Iluminadas se o que é chega a ser assustadoras. Além disso, o número de apoio que ela recebeu, conselhos, sugestões, dicas, correções e as viagens que ela fez para conseguir informações para sua história só reforçam meu apreço por essa maravilha da ficção.

+ Iluminadas e Sua Aplicação à Vida Real

À parte o seu poder devastador pela tensão e crueza, Iluminadas é um livro sobre a natureza humana. Sobre como somos pequenos e estamos sujeitos à mudanças repentinas e inesperadas. Sobre como a perda pode significar uma vida inteira de solidão, de dor ou de superação, resiliência, aceitação e resignação. Sobre os clichês da humanidade, suas guerras, seus dilemas, seus vícios, seus amores e terrores. Sobre continuar vivendo mesmo quando a morte soprou seu hálito de sangue e excrementos em sua face.

É, também, um retrato da mente cruel, sádica e selvagem que nos recorda do quanto podemos ser perversos. Acredito que todos temos uma versão potencialmente minimizada e, ainda assim, perigosa e destrutiva do "Harper" dentro de nós e que, por vezes, ela se manifesta por meio de palavras, de comentários pejorativos na rede, do desejo insano de agredir alguém, de ver sangue verter. Nossa mente é nossa casa, precisamos mantê-la sob nosso comando.

Por fim...

Gostaria de convencer o mundo a ler esse livro, mas é querer demais. No entanto, espero que tenha feito um ótimo trabalho em convencer você. Penso que você merece ler essa história, todos merecem ler essa história.

Eu estava tentando considerar os aspectos negativos, mas eles devem haver sido tão irrelevantes que me resta apenas citar o ponto facultativo, que é a descrição. Alguns leitores podem achar alguns momentos descritivos acima da conta, o que não torna um livro ruim, já que há outros aspectos que o torna tolerável. Gostei das descrições e as considerei relevantes para contextualizar e familiarizar com o que deveria.

Espero que leia, goste e recomende Iluminadas.

Por Henrique Magalhães

site: http://pilulasliterarias.blogspot.com.br/
Vanessa 29/04/2014minha estante
Sua foi tão boa que me deu medo e curiosidade de ler o livro!! rsrs

Henrique 01/05/2014minha estante
Hey, Mayah!
Torcendo para que você não apenas leia, mas sinta toda a tensão e emoções que a trama e a escrita prometem. Acredito que a Lauren Beuekes fará um ótimo trabalho em "atormentar" o leitor e impressioná-lo ao mesmo tempo. ;-)

Abraços!

Mi Monteiro 01/06/2014minha estante
Cara essa é a resenha mais empolgante e complexa que já li...igual ao livro...adorei ?

Priscila - @entretdsleituras 09/10/2014minha estante
Bom, primeiramente gostaria de dizer que adorei sua resenha, segundo, li o livro, e cara, dei graças a Deus não ter desistido, de a cada capítulo eu ter dado uma chance, até que cheguei ao que realmente é o livro e adorei, e vale ressalta pro demais que realmente não desista no primeiro obstáculo.

Aguero 13/03/2015minha estante
Estou ficando louca lendo esse livro, quando terminar não terei mas neurônios.
Vai dar pane no sistema

Evelyn.Santiago 19/12/2022minha estante
Estou em 15% e estava um pouco triste por não ter me prendido aínda, mas por causa da sua resenha vou continuar, me deu muito mais vontade de ler, é excelente saber que o livros se torna algo surpreendente. Obrigada

Pedro 25/12/2022minha estante
Gente, vi a série mas não pretendo ler o livro. Algumas coisas ficaram sem
Respostas, vocês que leram podem
Me responder, please?

1. Qual era a dos objetos deixados nos corpos, só o radio fez sentido.
2. Qual o
Padrão de escolha das vítimas? Se fossem loiras eu até entenderia, mas elas não seguem um
Padrão.
3. Qual é a do cachorro grendel? Nem era ele que kirby levou pra passear quando foi atacada...

Aline MSS 10/06/2022

Achei o seriado melhor q o livro. (Difícil acreditar, RS)
Demorei mto pra resenhar, pois li o livro e logo em seguida assisti ao seriado pra ter uma opinião mais clara.

O livro em si é bom e traz uma história bem inovadora, mas criei altas expectativas e acabei me frustrando. Os 3 temas q mais me atraem é "espionagem", "crimes/ serial killers" e "viagem no tempo". Então qdo vi a chamada do seriado corri pra comprar e ler o livro, já q a história trata dos meus 2 temas favoritos (viagem no tempo/crimes). Criei altas expectativas e acabei me decepcionando com diversas coisas na leitura.

Oq me salvou de não detestar tanto foi ter assistido ao seriado. Elisabeth Moss e Wagner Moura salvaram demais a história. No seriado existem explicações cruciais q o livro NÃO traz e isso é bem difícil de se ver, já q geralmente ocorre o contrário.
Vale a leitura pra quem curte a temática, mas achei q os roteiristas do seriado fizeram um trabalho melhor do q a autora do livro.

Oq temos no livro:
- Serial killer;
- Viagem no tempo com pouquíssimas explicações;
- História NÃO linear;
- Poucas descrições e diálogos curtos;
- Final redondo e não previsível;
- Poucos personagens.

Não indicaria ficar somente na leitura, o seriado é curto e na minha opinião
valeu mais à pena. Não indicaria comprar o livro físico, ter o e-book faz a "frustração"ser menor, hahahahah.
DANILÃO1505 20/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Janaina Edwiges 16/05/2022

Bem fraco!
Minha experiência com Iluminadas foi bem ruim. O livro é extenso e arrastado, sem aquela tensão presente nos bons thrillers, que nos deixam vidrados e ansiosos por devorar a história. Uma narrativa de 400 páginas, mas que não traz desenvolvimento e nem explicações relevantes sobre os temas centrais. O leitor chega ao final do livro completamente carente de respostas. Várias questões poderiam ser melhor exploradas, como a motivação dos assassinatos, a existência das garotas iluminadas e o que realmente representava a casa na trama.

Optei por ler a obra antes de assistir a série, que é protagonizada pela Elisabeth Moss, uma das minhas atrizes favoritas. No entanto, se imaginasse que o livro seria tão fraco, tinha partido direto para a adaptação. Foi um martírio chegar até a última página!
Epha Silva 13/07/2022minha estante
Estava procurando uma resenha que falasse justamente sobre isso, as minhas frustrações são as mesmas.

Janaina Edwiges 13/07/2022minha estante
Exatamente! Frustração é a palavra! Não houve explicação das questões principais trazidas pela história.

A.Paula.Sz 23/01/2023

Muito bom!
Vi um monte de gente reclamando desse livro, porque entraram na leitura procurando respostas para dúvidas q trouxeram da série. Outros acharam muito confuso.
Sinceramente, esse foi um dos melhores thrillers q li recentemente, e na minha opinião, a autora não deixou nada a desejar.

Uma dica pra quem pretende ler: se entregue à leitura sem ficar procurando explicações. A melhor parte é a surpresa!
A.Paula.Sz 24/01/2023minha estante
É no mínimo intrigante que, antes de a série ser lançada, a avaliação desse livro era acima de 4 ?. O povo tem q parar de querer comparar série X livro, são coisas distintas. O próprio nome já diz: "adaptação".

Marcone989 15/12/2023

O tempo inteiro.
Iluminadas é um excelente livro, um seven sci-fi, um quebra cabeça que não é inteiramente entregue com sua conclusão. Protagonistas com personalidade e um Antagonista misterioso e quase indecifrável, existem momentos onde parar de ler é um desafio, talvez o desfecho não tenha me agradado 100%, acho que para o que foi construido esperava um final mais apoteótico, porém ele também se ajusta ao que foi contado, mesmo dando ao livro um sentido episódico. Para quem gosta de livros com tramas policiais e um bom mistério com toda certeza Iluminadas é uma boa pedida.

Kleber88 27/09/2022

A série é melhor
Criei uma expectativa já que vi a série antes de ler o livro. A série é bem trabalhada, realmente fizeram pra gente entender a história, o livro deixa a desejar já que é muito confuso. Se viu a série, melhor ficar só com ela mesmo.

Livrendo 26/07/2023

Mal explorado.
Este Trhiller não é exactamente aquilo a que estamos habituados, e isso poderia ter sido uma coisa boa, mas não foi.
Porquê? Ora, a autora pegou num assassino, juntou-lhe garotas mortas e achou por bem juntar uma Casa que permitia ao assassino viajar no tempo. Até aqui, interessante. No entanto, a autora não soube explorar a história.

Não soube explicar bem o que se passava, como é que a Casa conseguia fazer de máquina do tempo, o próprio assassino, Harper, não está bem construído enquanto personagem. Parece mais uma marioneta do que um assassino em série.

Achei que o livro estava algo "abandalhado". No entanto, há algo que se safa, que é Kirby, uma das vítimas deste assassino e que escapa às suas garras por pouco.

Kirby tem as marcas no corpo e na mente daquilo que Harper lhe fez e não desistirá até encontrar o responsável. No dia em que Harper ataca Kirby há uma cena que é de partir o coração e acho que foi a única coisa que me suscitou algum sentimento.

Fora isso, viajamos no tempo, para trás e para a frente, muitas vezes de forma confusa, já não sabemos quem é a rapariga que estamos a acompanhar, uma vez que, as alcunhas se misturam, as situações se misturam e a confusão fica instalada.

Não fiquei fã. Achei o livro confuso e mal explorado. Foi-se safando Kirby e o seu amigo jornalista.

site: https://www.instagram.com/livrendo.tudo/

Isadora 22/12/2020

Assustador
No início eu estava com dificuldade de acompanhar o enredo, acabava me confundindo com os saltos no tempo, mas depois que entendi o livro é excelente. Contém cenas fortes de violência que são muito descritas e assustadoras, com um personagem serial Killer nos envolvemos no mistério. Recomendo!
Campos 22/12/2020minha estante
Fiquei curioso

Amanda.Souza 16/04/2021

Enredo foda x final decepcionante
O livro inicia numa boa pegada, as vezes até nos confundimos com os saltos temporais, mas nada demais. -
Acho que a autora quis dar mais enfase para o serial killer e isso foi bom para o enredo porque ele é completamente insano, mas ela enrola demais e a protagonista meio que se perde no meio da historia, a investigação que a protagonista faz fica em pano de fundo. Harper é um psicopata com certeza, já demonstra comportamentos agressivos, mas porra, qual a motivação dele? não tem.
Nada nesse livro é explicado ou minimamente intuído, é só um desenrolar de acontecimentos que leva para um desfecho frustrante.
Ste 12/06/2021minha estante
Senti exatamente o mesmo. Tem muito potencial, mas se perde por conta da falta das explicações. Do porque ele quer as meninas, o que A Casa significa, entre outras mais que não vou citar por conta de spoiler. Lauren deixou muitas pontas soltas.

Homero 29/04/2022

Decepcionante em vários níveis.
É assim: O início chato... Mas a ideia é interessante, então vamos continuar que deve melhorar...
No meio continua chato... Mas deve ter uma conclusão boa pelo menos...
No fim se caga todo.

São 400 páginas, muito mal aproveitadas.
As vezes, parece ser um conto de assassinatos.
No meio da trama, a autora coloca de forma bem anticlímax, uma personagem qualquer, que será assassinada, sem quase nenhuma relevância para o contexto, na maioria das vezes.
E se fosse apenas o momento do crime... Mas não!
É nos dada a visão de cada uma das vítimas, todo o seu contexto social, familiar, suas interações, pra no final, acontecer o que sabemos.

Os protagonistas e antagonista, são super mal construídos, o Harper que tinha tudo pra ser um vilão incrível, é escrito sem motivações, com quase nenhum sentimento...
Kirby e Dan, a autora até tenta, mas tudo, inclusive o relacionamento dos dois, é cru demais, superficial ao extremo.

A conclusão, me lembrou aqueles filmes de ação sem muito apego a realidade... Uma pena.

E lógico que não dá pra não falar do mistério proposto, viagem no tempo, e tudo mais... Não conte nada com isso, é tudo jogado, sem pretensão nenhuma de ser algo mais, de dar um passo num caminho interessante como as várias problemáticas da viagem ao tempo.
Esse livro parece que foi escrito no "safe", o cuidado aqui, foi para não deixar de ser raso em momento algum.

____________________________________

Com 4 episódios já liberados, a adaptação da Apple TV+, parece que entendeu que seguir a risca o livro, a levaria para o caminho do penhasco...
Já mudou um monte de coisa, deixou o Dan muiito mais interessante, a Kirby muito mais complexa e cheio de elementos novos.
Já deixando claro que será um daqueles exemplos que a adaptação melhora a obra original.

site: https://www.instagram.com/p/CdS7W3qFp9p/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Fabio 28/07/2022

É truncado.
A premissa é boa e os personagens também, mas ainda assim o livro não flui como deveria.

Durante a maior parte do livro, é tudo mais do mesmo e apenas as passagens que abordam as iluminadas é bacana. Gostei do início e do final, mas o meio não conecta como eu esperava.

Fora isso, a forma como é escrito também não é das melhores, achei truncado, oscila muito entre o superficial e o excessivamente descritivo, não há uma linearidade neste sentido. No fim, falta um pouco de personalidade.

De qualquer forma, eu estou animado para a série. Quero ver. Acredito que funciona para essa mídia e, como a história é boa, talvez quando desenvolvida por outra pessoa funcione bem.

Junior 06/06/2023

Me interessei por esse livro por causa da série (com o mesmo nome) da Apple, o livro tem bastante diferença em relação a série e eu gostei das diferenças, achei melhor para conhecer a personagem da kirby, entender a motivação do Harper. É um bom livro, vale bastante a leitura.