O Rei de Amarelo

Airton Marinho
Raphael Salimena

Resenhas - O Rei de Amarelo

Naxton 16/03/2019

Tem muita coisa melhor pra passar o tempo
Para mim esse livro só valeu a pena por conta dos 4 primeiros contos, sendo que desses só gostei de 2. Eu me iludi pelo tanto de expectativa que coloquei nesse livro para no fim precisar ter que forçar até terminar. Não duvido que Chambers seja um gênio da escrita, mas para minha pessoa esse livro não funcionou muito bem. Deixando um destaque para o conto "O Emblema Amarelo" que pra mim sem dúvidas foi a melhor parte do livro inteiro. Espero que caso você que esteja lendo essa resenha se interesse pelo exemplar tenha uma experiência muito melhor que a minha.
Sidnei 17/03/2020minha estante
O livro é muito, mas muito chato.
Existem trechos que descrevem o ambiente, simplesmente pela descrição, não acrescenta em absolutamente nada à trama.
Histórias de amor pra lá de açucaradas.. Afff
Faz auto referências o tempo todo, como se trata-se de um livro que tivesse o poder de levar as pessoas à loucura.
Só se for pelo tédio.
Só não abandonei porque não tenho esse hábito.

Andre 23/08/2023

O livro é dividido aqui entre os contos do Rei de Amarelo propriamente ditos, que citam nominalmente essa obra fictícia e seu poder de enlouquecer a quem ousar conhecê-la, e outros contos que não fazem essa referência direta mas, através das notas dessa edição, é possível estabelecer uma relação entre todos eles e localizá-los nesse universo.

Pra ser honesto gostei mais da primeira metade do livro onde paira uma aura sobrenatural com pitadas de terror. Na segunda parte são apresentadas histórias mais mundanas abordando conflitos sociais. Não são ruins mas quebraram o clima que já havia sido estabelecido e me tiraram um pouco da imersão.

Rub.88 14/09/2021

Um Decepcionante Sorriso Amarelo
O livro O Rei de Amarelo Robert W. Chambers que ganhou a luz da publicação em 1895. E uma coletânea de 10 contos bem esquisita.
A primeira estória O Reparador de Reputações de um doido que acredita ser herdeiro de um reino ilusório e que o primo quer usurpa-lo.
A segunda estória A Máscara conta de um escultor que descobriu um liquido que transforma qualquer objeto, inanimado ou não, em mármore puro.
Na terceira No Pátio do Dragão fala sobre um cara que adormece durante um sermão na igreja e teve um sonho estranho com o organista, que um sujeito sinistro que toca o órgão do citado templo.
O quarto conto é O Emblema Amarelo onde um pintor acaba se relacionando com sua modelo e a estranha figura do vigia do cemitério que parece sempre observar o casal.
As quatro estorinhas têm um elemento muito tênue de ligação. O Rei de Amarelo que é um livro, em forma de peça teatral, que num momento ou outro os protagonistas passaram os olhos. A tal obra tem a má fama de enlouquecer quem a lê. E o papel desses escritos mistérios na psique dos personagens, de alterar o humor e a sanidade, é muito interpretativo.
Do restante das estórias temos The Demoiselle d'Ys, A Rua de Nossa Senhora dos Campos e Rue Barrée que tratam basicamente de personagens perdidos de amores súbitos por jovens misteriosas.
A Rua as Primeira Bomba têm um teor histórico. A ação acontece durante o cerco de Paris em 1870 enquanto ocorria a Guerra Franco-Prussiana.
O Paraiso do Profeta são uma serie poemas em prosas onde os significados me escaparam
E enfim melhor a estória, a mais compreensível pra mim no estilo e na temática; A Rua dos Quatro Ventos. Onde um pintor é visitado por um gato perdido e o segue para um desfecho magico.

Elucorreia 25/04/2020

Um pouco confuso, esperava ter maior compreensão dos contos e suas ligações.

Matheus 21/09/2022

O rei de Amarelo
Diversos artistas vivem o final do século XIX na França e nos EUA, em situações fantásticas e também realistas.

KeityBarros - UniversosDePapel 12/04/2022

Decepção =\
Fazia muito tempo que tinha vontade de ler esse livro. Infelizmente a expectativa acabou se frustrando. Esperava algo como um tipo de terror desse que é considerado um clássico, mas me senti bem longe disso durante a leitura. Trata-se de uma coleção de contos que achei bastante enfadonhos enquanto me esforçava para não largar o livro inacabado.

Uma pena, mas para mim não funcionou.

Acompanhe mais no insta @UniversosDePapel_

Tiago 17/03/2023

Uma metade incrivel e outra mais ou menos
Os primeiros 4 contos são sensacionais. Talvez o problema foi eu entrar buscando um certo tipo de literatura meio bizarra, suspense e terror de modo geral, porque foi exatamente isso que a primeira parte entrega e com maestria, mas tudo fica meio mais ou menos na segunda parte, quando viram só contos normais. O problema é que o tom é extremamente distoante, e sinto q seria muito melhor se fossem duas obras distintas, até porque os outros contos são sim muito bem escritos, mas a incoerência temática me quebrou muito a expectativa e me arrastei pra terminar

Kit 21/10/2022

Maravilhoso, principalmente a primeira e a última história. O rei de amarelo é a insanidade pura. A tradução tem varias palas, mas da pra passar.

?Oh o pecado de escrever tais palavras, ? palavras que eram claras como o cristal, límpidas e musicais como fontes borbulhantes, palavras que fagulham e brilham como os diamantes envenenados dos Médici! Oh, a malignidade, a desesperada danação de uma alma que podia fascinar e paralisar criaturas humanas com tais palavras, ? palavras entendidas tanto pelos ignorantes quanto pelos sábios, palavras que são mais preciosas do que joias, mais tranquilizantes do que a música, mais terríveis que a morte!?

Will82828 28/05/2023

Os quatro primeiros contos são muito interessantes, por conta de toda mitologia da peça do rei de amarelo, mas depois de terminar estes contos os outros que são mais sobre romance em si e são bem mais ou menos.

Raiane Santos 01/11/2020

O rei de amarelo
A história foi bem diferente do que eu esperava. Eu imaginei que seria algo sombrio, envolvendo algo sobrenatural, e não foi.
Me incomodou o fato de em vários contos terem frases em francês sem tradução.
Entendi a maioria dos contos, porém, os dois últimos, não teve uma conclusão fechadinha, e então não os entendi direito.

Marcelo.Castro 13/10/2023

Mediano
Rei de Amarelo entrou na minha lista por ser citado como inspiração para criação da saga da Torre Negra de Stephen King, além de ser citado como base de outros clássicos do terror e suspense. A obra é uma coletânea de contos, dividida em duas partes. Os contos da primeira parte seriam os de natureza fantástica e terror cósmico. A segunda, é composta por contos mais realistas, com alguns pontos de contato com as narrativas da primeira parte. A edição é boa, a introdução e notas são ótimas para situar a obra e suas influências, mas no geral o livro é bem mediano. Respeito o esforço editorial, mas, particularmente acho os contos da segunda parte absolutamente desconexos com o da primeira (nomes iguais, mesmo lugares, tudo bem, mas nada além disso). Quanto a parte de fantasia/terror, os contos são bons, mas nada de extraordinário ou profundamente marcante. Livro interessante para quem é muito fã do gênero, ou dos escritores que beberam em sua fonte, mas dispensável e esquecivel de um modo geral.

Gabriela 11/06/2014

RESENHANDO: O REI DE AMARELO
ESSA RESENHA TAMBÉM ESTÁ NO BLOG 'É O ÚLTIMO, JURO!' E NO CANAL DO YOUTUBE!

NOTA: 5/5

PONTOS FORTES: Achei que Chambers criou um clima muito bom nos contos sobrenaturais e toda essa coisa do Rei de Amarelo. O universo não é tão profundo, mas o clima é sensacional. Toda aquela coisa do proibido e de que ninguém deve ler o livro deixa a gente curioso o tempo todo sobre ele. Esse clima sobrenatural que você não identifica se o personagem está sonhando, se está se passando no nosso mundo, se é real é muito bom! Os personagens dele são muito bem feitos e achei que ficaram perfeitos em cada conto.

PONTOS FRACOS: Achei que na parte realista tem uns dois contos meio arrastados. Parei de ler na metade porque ficou meio chato, aí peguei de novo, aquela coisa, sabe? Mas só na parte realista, mesmo.

O QUE MAIS GOSTEI: Gostei mais da primeira parte, claro, rs. Sou bem mais fã de fantasia, todo mundo sabe. Gostei muito do lance do livro ser proibido e dessa aura macabra que ele tem. Mas o principal pra mim e que eu mais gostei foi a linha tênue que liga alguns contos entre si. Ele faz bem discretamente e deixa aquela coisa de será que é mesmo?. Aí rola umas dúvidas quanto à realidade que a história se passa, o tempo que passou entre um e outro, essas coisas! Muito foda!

O QUE MAIS: Bom a edição que eu tenho é o lançamento da Intrínseca do mês passado. Ficou muito linda! O livro é todo bem feito, com as divisões dos contos super bonitas, com uma apresentação e tals, curti! Gostei muito também que o livro é cheio de notas, então tem muita informação sobre o universo, os contos, a ambientação é ótimo porque nignuém é obrigado a saber de todas as minúcias e pra não ficar parando pra ir atrás das ligações é bem bacana ter essas explicações todas aí! Curti muito e recomendo!

Para quem quiser dar uma pesquisada sobre cada conto individual (meus preferidos com *) :

O reparador de reputações*
A rua dos Quatro Ventos
A rua da primeira bomba
A rua de Nossa Senhora dos Campos*
Rue Barrée*

Acompanhem minhas resenhas pela minha página no facebook, blog e canal no youtube!

site: https://www.youtube.com/user/oultimojuro

Priscila 26/05/2020

Os contos são muito interessantes, mas não conseguiram captar meu total interesse.

Faust XXI 21/09/2021

Nada demais
Referente a leitura desta obra foi criado altas expectativas com a opinião pública, além de ser tratado como um clássico que inspirou diversos escritores do gênero. Em minha opinião pessoal o livro é ruim.

Temos nesta edição 9 contos escritos e um tópico para poemas, dentre estes contos apenas os 4 primeiros englobam a peça do rei de amarelo. Aqueles que tiveram contato com a sinopse sabem que este roteiro, desta peça, uma vez que lido atrai desgraça à vida do leitor.

Gostaria de avaliar conto por conto, mas minha opinião se baseia neste livro como um todo. Algumas histórias são boas, nada demais e já outras são insuportáveis. A obra engloba várias referências difíceis de compreender pois se baseia em eventos históricos do passado de outros países, mas ao menos o próprio livro concede uma explicação no fim de cada conto.

Ao fim do livro a leitura me foi uma tortura, eram poucas páginas e eu precisei fragmentar entre saltos longos visto que já estava saturado. Peço desculpas a quem endeusa esse livro, considerei uma perda de tempo.