O homem que confundiu sua mulher com um chapéu

O homem que confundiu sua mulher com um chapéu Oliver Sacks

Resenhas - O Homem que Confundiu Sua Mulher com um Chapéu

Thaís Aguiar 29/06/2022

O HOMEM QUE CONFUNDIU SUA MULHER COM UM CHAPÉU - OLIVER SACKS
Um livro sobre deficiências neurológicas escrito por um médico neurologista teria todos os motivos para ser uma peça acadêmica de aspecto teórico, monótono e de difícil entendimento para o público em geral, mas não é o que Oliver Sacks propõe nesta obra fantástica. Mais que um compilado de relatos de casos clínicos, observamos aqui, um médico que ainda se surpreende, duvida, estranha e acolhe as inusitadas patologias que lhe são apresentadas.

A abordagem aos pacientes é feita de maneira totalmente individualizada, onde o médico busca compreender além do que a literatura científica teria a dizer sobre cada caso. Temos aqui um processo de humanização importante de indivíduos com graves distúrbios psiquiátricos, que, facilmente, seriam isolados em clínicas para nunca mais conviver em sociedade. Oliver Sacks expõe a imaginação dessas pessoas, mostrando habilidades peculiares e uma sensibilidade que, muitas vezes, não é comum ao restante da população "saudável".

Cada caso clínico possui suas particularidades exploradas brilhantemente por Sacks, que busca ver muito além do que a doença permite enxergar de cada ser humano, além de contribuir cientificamente com observações relevantes que puderam ser estudadas por outros profissionais. A criatividade e sensibilidade, a relação com música, desenho, artes em geral e a intimidade com a natureza mostram papel fundamental na vida desses indivíduos, tidos muitas vezes como incapazes e alheios às coisas simples do dia a dia.

Recomendo fortemente a leitura desse livro, independente do leitor ser ou não profissional da saúde, pois o autor traz um olhar para esses pacientes, que inspira a empatia em cada um de nós. Além de ser escrito numa narrativa que nos prende do começo ao fim, Oliver Sacks mostrou a capacidade de falar sobre doenças assustadoras de forma quase poética.

Marina 16/06/2022

o Oliver Sacks é muito conhecido no mundo da neurologia e neuropsicologia e lendo o livro da pra entender claramente o motivo; ele faz um trabalho sensacional em contar os casos clínicos em uma linguagem acessível e fluida, que soa quase como uma ficção, e não da vontade de parar de ler. Alguns conceitos são um pouco datados por conta de pesquisas e renovações no campo que aconteceram desde a época da publicação do livro, mas nada que atrapalhe a leitura; é até interessante pra entender como era o entendimento do momento.

Leonardo.Broinizi 14/06/2022

Histórias reais e impressionantes!
Primeiro livro do autor que leio e já pude ver o porquê de o autor ser tão recomendado. Ele traz casos neurológicos raríssimos que pode ter contato durante sua longa jornada clínica. Ao trazer esses casos, o autor explica sobre essas doenças e sobre o funcionamento da mente humana. O conceito que mais gostei de ter minimamente compreendido no livro foi o de propriocepção, a maneira como nosso corpo nos faz sentir a posição dos nosso membros no espaço mesmo sem precisarmos olhar ou nos concentrar nisso. Pode parecer algo banal, mas a diminuição ou perda dessa capacidade traz dificuldades sérias e são a causa de alguns dos casos relatados neste livro.

Leitura recomendada a quem gosta de aprender sobre o funcionamento da mente, a quem curte casos curiosos de doenças neurológicas raras e a quem simplesmente gosta de de variar nas leitura e ler um bom livro que saia do lugar-comum.

Larissa Freitas 05/06/2022

Meu professor de Neuropsicologia pediu essa leitura complementar pra debatermos alguns casos em aula. Foi meu primeiro contato com os relatos de Sacks e, mesmo com a linguagem sendo menos teórica, tive dificuldade de entender alguns conceitos, fica mais fácil quando o professor contextualiza e assistimos alguns depoimentos de casos semelhantes e atuais. Alguns são bem interessantes, assuntos que nunca tinha ouvido falar. Uma pena que, na maioria das vezes, alguns desfechos tenham ficado meio vagos, daí não tem como saber se o autor não tinha as informações necessárias ou optou por não aprofundar? de qualquer forma, valeu muito a pena, é uma leitura enriquecedora.

Deixo aqui uma indicação de filme que vimos na última aula:

Tempo de despertar (1990), adaptação de um dos livros do Sacks de mesmo nome. Ele traz relatos da época em que trabalhou em um hospital psiquiátrico na década de 60 com pacientes catatônicos, mas ele sentia que os pacientes estavam apenas adormecidos por outro motivo e acreditava que com o remédio correto, eles poderiam despertar. E o resto é história? ???

Ps: inclusive, esse é o próximo livro que pretendo ler do Sacks. Depois de assistir o filme, fica melhor de visualizar e entender o esquema dos livros.

Gláucia 08/05/2022

O Homem que Confundiu sua Mulher com um Chapéu - Oliver Sacks
O livro é uma reunião de casos clínicos neurológicos do médico Oliver Sacks.
Todos são bastantes desafiadores e limitam de alguma forma a interação de sues portadores com o mundo.
Temos um pouco da explicação técnica que tenta nos inteirar dos mecanismos fisiopatológicos da doença mas vai além: Sacks pretende, mais que entender a doença, sentir a pessoa por trás e além dela.
O livro data de 1970 mas em relação aos desafios do funcionamento da mente muito pouco avançou.

Bea 18/03/2022

Extremamente interessante
Eu tenho um grande interesse pela área de psicologia e ler esse livro me fez sentir ainda mais vontade em assuntos e leituras da área. Os casos contados pelo Dr. Oliver me prenderam do início ao fim, fiquei maravilhada e intrigada em como nossa mente consegue ser tão abstrata, complexa, como se fosse um universo totalmente diferente com suas próprias regras.
É uma leitura de fácil compreensão, fluida, interessante e com certeza irei ler outros livros dele desse mesmo conteúdo e forma. É um livro da qual eu recomendaria para qualquer um de qualquer idade e, principalmente, para os que se interessam ao menos um pouco sobre psicologia.

Eloisa 29/01/2022

Faz pensar de uma forma diferente.
Comecei a lê esse livro, por incentivo de uma professora de artes, que recomendou para um trabalho escolar. Eu tinha lido metade dele, e depois deixei de lado por volta de 2 meses. Então, retornei a leitura há uns dias.

De certa forma, foi um livro bem diferente pra mim, pois nunca tinha lido um livro que envolve alguma área de saúde em questão. Mas por outro lado, era um livro que envolvia casos de pessoas reais, e isso me deixou bastante animada pra continuar a leitura.

O livro é dividido em vários "contos" onde cada um é a história individual de um paciente do Dr. Sacks. De princípio, você acredita que aquilo tudo seja apenas uma ficção, pelos casos serem tão "distantes da realidade". São casos que envolve pessoas que tiveram algum problema cerebral e tenha perdido alguma das suas capacidades "intelectuais".

E a forma em que cada história é narrada, é realmente impressionante, pois não é uma leitura cheia de termos médicos, ou algo semelhante, é uma leitura fluída e bem gostosa.

Foi uma leitura que abriu uma outra porta no meu modo de leitura e gosto. Recomendo a todos.

Suelen 01/01/2022

Um livro mto interessante, o autor avalia alguns casos que passaram pelo local onde ele trabalhava, mostrando que não importa a condição em que a mente da pessoa se encontre, ela merece ser tratada com respeito e receber um diagnóstico e tratamento humano. Alguns casos são mto interessantes e mostram como a mente humana é incrível, até mesmo quando algo ocorre e ela funciona de forma falha.

Driele9 19/12/2021

O cérebro e suas particularidades
É uma coletânea de casos em que o autor atuou como médico, o livro é uma grande relato, discorrendo um pouco sobre o que acontece quando o cérebro não funciona como deveria e causa sintomas que a maioria de nós nunca imaginaria.
São casos muito interessantes e diferentes, que demonstram não só a doença em si mas também a capacidade do cérebro ( e da pessoa que o usa) de se reconectar de alguma forma, de se reconstruir, de formar novas pontes consertando aquilo que por alguma razão não funciona como deveria.
Em alguns pontos a linguagem técnica fica um pouco complicada, para quem como eu, não é da área médica, mas com um pouco de esforço dá para passar por isso e ainda aproveitar bastante a leitura e de bônus aprender muita coisa nova e se surpreender com o que nosso cérebro é capaz de aprontar.

Georgia Bulgacov 21/11/2021

Emocionante
Fantástico. Além de narrar casos interessantíssimos, Oliver Sacks traz perspectivas sensíveis, filosóficas e muito humanas sobre seus casos. Foi uma leitura que me trouxe empatia e diversas reflexões sobre a realidade de cada um. Mesmo nos piores casos, em que danos fisiológicos tornam a vida bastante difícil, há uma beleza singular em cada ser.
Quero ler mais livros do autor com certeza.

Haruzinha 20/11/2021

Interessante
Vários casos explicados de forma simples que parecem que vieram de algum filme de ficção, mostra o quando o nosso cérebro pode ter várias diferenciações nos tornando único

Gisele 19/11/2021

Casos interessantíssimos descritos com muita clareza e até certa poesia por Sacks. Essencial no estudo da mente e seus mistérios.

AnaPaula 11/11/2021

A pessoa vale mais que o transtorno.
Ler o que o dr. Oliver Sacks relata sobre alguns de seus pacientes é reconhecer que a pessoa vale muito mais, muito mesmo, do que o transtorno que lhe acomete.
O modo acolhedor com o qual dr. Sacks busca tratar seus pacientes, leva-nos a questionar algumas práticas médicas atuais.
Um livro que deveroa ser lido por todos que atuam na área da saúde.

Lili 17/10/2021

Vai para a lista de livros favoritos
O que dizer desse livro? Já tinha grandes expectativas e não me decepcionei.
O livro é bem escrito, em nenhum momento minha leitura foi tirada do foco, muito pelo contrário, gostaria de ler muito mais histórias do livro.
O livro vai sim para minha lista de favoritos além de super recomendado.

Bruno.Rodrigues 10/10/2021

Fantástico
Qual é o limite entre a personalidade que criamos no decorrer da vida e algum certo tipo de distúrbio patológico ou desenvolvido? Até onde buscar um processo de cura pode ser vantagem ou desvantagem, se este processo de cura, pode simplesmente apagar sua existência, o seu eu?
Oliver Sack constrói nesse livro, uma "ficha clínica" humanizada, pacientes além de sintomas, números e características.