Réquiem

Réquiem Lauren Oliver

Resenhas - Réquiem

Thayna283 23/02/2023

Amei essa Trilogia, foi uma das melhores leituras que já li. A história é muito boa e envolvente. Não gostei muito do final porque ficou muito em aberto e eu queria um epílogo feliz pq nossa Lena merece né pessoal. Tbm queria saber o acontece com a hanna, ela era uma das minhas personagens preferidas.

Yogi 17/01/2023

Lembro que quando li a primeira vez eu fiquei frustrada com o final mas fiquei mais pq ele é aberto demais. E eu ficava focada só no romance.
Dessa segunda vez, nossa senhora... não é nem que tenha ficado com final aberto, eu achei um final ruim mesmo, mal escrito. Sei que eu sou ninguém pra falar que algum livro é mal escrito mas é minha opinião.
Esse final me deu a impressão de que a autora tava de saco cheio e colocou qualquer coisa lá.
Sério, nem parece ter sido escrito pela mesma pessoa.
Um dos piores finais de história que já li.

Marilan 03/12/2022

Shallow now
É difícil de engolir que esse é o fim de uma trilogia com tanto potencial. Parece que prometeu, prometeu, quase foi e no final ficou num limbo. Que não desenvolveu o suficiente pra ser algo completo e ficou nessa coisa interminada. Não reclamo do final em aberto, mas sim das diversas pontas soltas que ficaram sem conclusão. A revolução tão prometida que parecia super organizada e planejada no final foi só uma bagunça sem nexo algum.

A Hana parecia uma personagem que teria tanta profundidade e no final só se tornou uma parte do livro confusa, difícil de entender. A Lena parece que não se desenvolveu nada também, não teve relações profundas com mais ninguém depois do Alex, seja com a mãe, com o outro par romântico e no final até mesmo com o próprio Alex. Além de toda enrolação pra no final resolver o romance deles da forma mais rasa possível.

Se tem uma palavra que define esse livro é essa: raso.

Mileny0 27/11/2022

Arrastado
Nossa, chato demais, muita descrição de tudo, protagonista que não me cativou, terminei na luta porque não gosto de abandonar sagas
Thais (@continuealeitura) 27/11/2022minha estante
Pior que quero terminar essa saga tmb, parei na metade da segunda se n me engano (sempre confundo essa saga com uma outra, delírio, destino, etc)

Ghabriela Haluch 24/09/2022

O QUE ACONTECEU AQUI?
Eu fiquei tão irritada com o final dessa série que nem tenho muito o que escrever. Eu amo a série, amo a ideia mas a autora CAGOU no final. Não sei se ela ficou sem ideia, ou se apressaram ela demais, se tinha que pagar divida de jogo, sei lá, só sei que esse livro aqui não faz jus ao que ela começou em delírio, uma pena, porque eu amava e só queria um final decente.

Chris 24/07/2022

Então
Tô digerindo esse final volto com resenha.......................................... ..................

Vinicios 21/06/2022

Derrubem os muros?
Concluindo o livro percebi o quanto a saga decaiu um pouco.
Achei os dois últimos livros razoáveis em comparação ao primeiro, o que me chamou a atenção neste último volume foi o ponto de vista da Hana, que é interessante até certo ponto, mas que se perde tendo em vista que a personagem não é muito bem desenvolvida e logo o livro se perde em uma grande monotonia.
O final é pouco impactante, mas com o decorrer da história já se percebia isso.
readingeo 21/06/2022minha estante
eu só o li o primeiro e amei

@sobreli.vros_ 16/05/2022

PERSONAGENS
Lauren Oliver não decepcionou ao encerrar essa história, a autora que iniciou esse conto com insegurança e cheio de falhas, conseguiu concluir de forma extraordinária. Lena partiu de uma menina insegura cheia de medos, para uma mulher forte e dona do seu destino, mesmo quando o amor lhe parece horrível, ela luta por ele, com a volta de Alex em sua vida, ela se vê dividida entre amar Julian ou lutar por seu velho amor, mas ao passar dos dias mesmo com altos e baixos, ela se prende a Julian que é seu amigo e companheiro em todas as horas.
Alex como sabemos, não foi morto na fuga de Lena para a selva, ele foi preso e levado para as criptas, sua fuga foi possível devido aos incidentes criados pela resistência. De volta à selva ele se depara com Lena e Julian juntos, nesse momento decide se afastar e deixá-la viver sua vida até que o amor fala mais alto.
Julian o jovem mimado da alta sociedade, destinado a erradicar o DELIRIA do mundo, junto com a organização do seu pai, se vê em um mundo desconhecido, luta a todo momento para garantir o seu espaço e o afeto de Lena, em um determinado momento, passa a ser essencial para a resistência, mas um preço alto ele terá que pagar.
Prego, Graúna e Alistar são nomes já conhecidos do livro pandemônio, são comandantes de grande importância para a resistência e para o desenrolar da história de Lena, conheceremos também Pippa e Fera, que fazem parte do comando mais alto da resistência.
Hanna a melhor amiga de Lena, apresentada no primeiro livro como um dos motivos que levou Lena a sua fuga. Hanna foi curada e prometida ao filho do prefeito, que tem um passado obscuro, mas parece que a cura não foi eficaz e Hanna ainda transborda de sentimentos, descobrimos então que por inveja, ela entregou Lena e Alex e por remorso ajudou a amiga fugir, mais uma vez Hanna se tornará importante no desfecho da história de Lena.
Mãe da Lena: depois de 15 anos presa nas criptas ela consegue fugir e se torna um alto comando dentro da resistência, o relacionamento com a Lena sofre um pouco no início, mas tudo se esclarece e elas se reaproximam, compartilhando o amor que uma sente pela outra.
Grace a prima de Lena que a ajudou em sua fuga. Grace continua uma garota forte, mas depois da fuga de Lena passa dificuldade com a família, foram banidos de seu bairro e quase não conseguem se manter, até Hanna aparecer e ajudar, mas o final para Grace não poderia ser diferente, ela mostrou sua força e para o que veio.

AVALIAÇÃO
Delírio é uma trilogia envolvente, me apeguei a maioria dos personagem e senti a perda daqueles que morreram, vê o crescimento dos protagonistas e os desfechos de sua história foi emocionante, o único problema de ler essa trilogia é o primeiro livro que me fez ter vontade de largar a leitura, mas sinceramente? Valeu a pena insistir, o final foi épico, cheio de reencontros, perdas dolorosas, reviravoltas emocionantes. Uma das coisas que me alegrou mais em Réquiem é que ele deixou um gostinho de teorias, sabe? teve um final conclusivo, mas que eu posso imaginar várias ramificações, a Lauren não decepcionou.
A protagonista teve que enfrentar muitas perdas, muitas dores e crescer longe de tudo que aprendeu, Lena teve que tomar muitas decisões difíceis e uma delas foi: decidir se lutar pelo amor valia mesmo a pena. Na selva ela passou fome, frio, perdeu amigos, encontrou outros, claro, mas esse fato não abafa todas as dores, ela não via felicidade e também não se sentia livre, mas tudo isso que ela passou transformou-a em uma mulher forte e decidida, dona do próprio destino, deixou de ser dependente emocional, agora ela sabe o que quer para ela. Só não darei 5 estrelas, por conta do primeiro livro que foi muito chato. 5 estrelas.

Karoline 08/02/2022

Basicamente gostei. Não é o último livro que eu esperava, acho que algumas partes da história poderiam ter sido bem mais exploradas porque fiquei bastante curiosa pra entender o que acontecia com alguns personagens. Além disso, praticamente todo o final se resumiu em poucas páginas. Mas gosto da mensagem que o livro passa, de poder sentir, ter liberdade de escolha e não aceitar menos que isso.

GreiceLague 31/12/2021

?Derrubem os muros. Afinal, essa é a questão. Não saberemos o que vai acontecer se derrubarmos os muros; não dá para ver o outro lado, não dá para saber se teremos liberdade ou ruína, resolução ou caos. Pode ser o paraíso ou a destruição. Derrubem os muros.? Eu não estava esperando esse final, como eu queria uma continuação do depois.

Lust 24/11/2021

Réquiem
? O Último livro da trilogia Delírio, não me decepcionou porém não superou as minhas expectativas, acho eu que ele foi um pouco corrido demais e com pouco desenvolvimento em algumas partes.

MarianaCota 15/09/2021

Eu não acredito que termina dessa forma!! EU ME RECUSO!!! Precisa ter mais um livro! Aí tá, eu entendi que é pra mostrar que a gente não precisa saber, mas eu quero saber!!!

Aline 26/08/2021

Não se atinja com resenhas ruins
Eu estava tão feliz com o final do livro passado que eu mal terminei o segundo e já iniciei este aqui. Mas logo fui decepcionada, aconteceu tudo que eu queria de um jeito horrível. Então eu fui as resenhas e foi de tirar a vontade de continuar, todos falando que o livro acaba mais e que nada de bom acontece mas vou falar aqui ISSO É UMA MENTIRA.

Foi um porre a autora ter enfiado um triângulo amoroso aqui é claro, É UMA GUERRA MEU AMOR NÃO É ROMANCE, Mas pelo ela já tinha cagado tudo botando um novo par no segundo livro que acabou firmando um triângulo que nós já esperávamos (apesar de não ter triângulo de verdade já que a gente sempre soube quem a Lena amava mesmo)

Outro fato triste, meu amo Alex. Eu estava tão ansiosa para saber tudo dele, eu estava tão ansiosa para ele contar oq passou pra Lena, mas simplesmente não aconteceu. Eles mal interagiram e teve uma parte que eu pensei que iria acabar assim, um sem falar com outro.

Por outro lado esse foi o que teve mais ação, eu amei a batalha e as cenas da Lena lutando a evolução dela nesse livro foi EXTRAORDINÁRIA (apesar da evolução sentimental dela ainda está uma merda) e aqui vemos uma Lena guerreira sabe.

O tão esperado e mal falado final: não é ruim! O livro acaba em aberto? Sim! Mas é um aberto que a gente entende tudo, ela fez a escolha de quem ela iria terminar ali naquele final sim, não adianta dizer que ela não escolheu nenhum dos dois pq ela escolheu é óbvio. O único ponto do final que não gostei foi de Hana mas de resto gente não tem o que reclamar mesmo, o FINAL É PERFEITO.