Réquiem

Réquiem Lauren Oliver

Resenhas - Réquiem

Izzy.Liberato 14/10/2020

Réquiem
Mais uma trilogia que tinha tudo pra ser incrível, com uma premissa intrigante, porém o livro final deixou a desejar e parece ter sido escrito às pressas sem zelo com os personagens principais e com quem lia o livro. Me frustrei um pouco em não ter mais detalhes e um final fechadinho. Triste porque os dois primeiros livros foram ótimos.

Larissa3149 25/09/2020

Merecia um final melhor!
Eu detesto finais inconclusivos, abertos, detesto mesmo, mas às vezes até entendo o objetivo do autor em finalizar um livro assim. Nesse caso, não teve o menor sentido, parece que faltam páginas no livro. O livro todo só mostra os Inválidos indo de um lugar para outro, aí quando chega nos últimos capítulos, acontece absolutamente tudo. Acho que a autora deveria ter dedicado mais capítulos para o final, para fazer algo bem feito. A única coisa boa que fica para mim ao terminar esse livro (e a trilogia) é a mensagem final, "derrubem os muros". A mensagem que a trilogia passa é realmente muito reflexiva, muito interessante, pois, por pior que seja a dor que sentimos por simplesmente sentir algo, não diminuiu a alegria que é poder amar, odiar, ficar feliz, ficar triste, ficar animado etc. Ter sentimentos e ser livre para senti-los sempre valerá a pena. Porém, eu realmente esperava muito mais desse livro, da conclusão da trilogia, uma pena ter terminado assim, tirou todo o brilho do universo, da narrativa, para mim!

Saan0 16/07/2020

Derrubem os muros!!!!
É, chegamos ao final da trilogia Delírio, uma trilogia que sinceramente, não teve erros!
Réquiem foi mais um acerto da autora, impecável com todos os personagens, com a divisão da história que, nesse livro, foram contadas nas visões de Lena e Hana. Duas perspectivas diferentes dos acontecimentos da vida dos párias e dos curados de forma simultânea.
Me impressionei demais com a forma que esse livro me deixou inquieta, principalmente quando os capítulos eram mais curtos, mas era uma inquietação completamente positiva, chegava o próximo capítulo e o suspiro vinha junto com a pergunta: que diabos vai acontecer agora? Eu preciso saber!!! E o próximo era a mesma coisa.
Eu cheguei até as últimas páginas agonizando, morrendo de vontade de saber mais, de imaginar o final, aflita a cada página que passava, pelo simples fato de não ter nada de previsível, eu simplesmente não conseguia imaginar se no final das contas iriam todos morrer ou não. Uma agonia que só acabou lá pras duas últimas páginas.
O final maravilhoso desse livro, com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo, uma mistura enorme de sentimentos, foi incrível.

Nathália 06/06/2020

Decepcionada
Não tem nada que eu odeie mais que livros sem final. Odeio tanto que só leio fanfiction concluída e one shot. A trilogia tinha uma premissa incrível, mas a autora se cansou no meio dele e chutou o balde. Não terminou a história, estragou o par romântico e quando estávamos quase lá, brochou. É isso, não tem termo melhor. No ápice da guerra, decidiu que iria finalizar a trilogia e os leitores que se virem. Fiquei bem triste com o final, ou melhor, a falta dele, mas vida que segue. Não me arrependi de ler os dois primeiros, mas esse terceiro... Puts, que perda de tempo.

Summy 30/04/2020

Fiquei querendo mais
Realmente terminada, porém incompleta pra mim. Queria um final mais final, mas ficou a sensação que continuaria.

Nica 28/03/2020

Decepção
Ridículo.
Pelo visto, a autora cansou da história mas precisava de um final, então escreveu tudo em duas semanas e perdeu as últimas páginas.
Apressado, sem propósito, sem conclusão.
Fora que, (SPOILER), os livros anteriores nos preparam para uma grande guerra, cheia de rebeldes e opositores. Acontece que os rebeldes são fracos, poucos, desorganizados, não parecem ter muita motivação e, o pior, a guerra não é explicada. Quando ela atinge o seu auge a autora ACABA com o livro. Não tem final, simples assim.
Além do porre da indecisão de par romântico. A protagonista não faz nada com ninguém e trata os dois mal. Tenho para mim que ela quer ser solteira.
Para então, no final, a autora não dizer quem ela escolhe.
Acho que quem escreveu Pandemônio morreu.

ju 23/01/2020

Não vale a pena
Assim como o primeiro livro este é muito cansativo.
Intercalando entre Hana e Lena mas a autora não soube fazer dois tipos de " escrita" parecia que era a mesma pessoa sempre.
Não tem exatamente um enredo até quase o final do livro! Francamente terminei pois não gosto de deixar trilogias ou coleções sem terminar mas foi bem difícil essa.
O segundo é o melhor sim, e preferia que Alex seguisse morto para desenvolver mais a Lena...mas pelo triângulo amoroso tinha que voltar ne.

Não tem final. Não esperem o mundo feliz ou em caos. Não esperem saber com quem ela fica... simplesmentea autora não estava afim e honestamente nem eu.

jess 12/08/2019

Trilogia delírio - 3 vol. / réquiem/
Neste último livro da trilogia, tive a melhor experiencia possível. O enredo da história se tornou cada vez mais profundo. Percebi que ao final dela os personagens haviam mudado muito e a autora conseguiu mostrar bem isso. Alem do ótimo desfecho que foi muito mais do que eu imaginava; O único ponto negativo foi que eu esperava que a autora trouxesse visões de mais personagens do que ela trouxe, e também preenchesse algumas pontas soltas que acabaram ficando, o que felizmente não prejudicou o sentido total da história.

Ravete 22/08/2018

(Lauren Oliver, escreva mais um livro, por favor!)
(04/01/2015) Comprei o livro logo que ele foi lançado, depois de esperar ansiosamente durante meses após concluir a leitura de Pandemônio. Já com o livro em mãos, vi-me diante do primeiro receio em relação a leitura: despedir-me de uma história que eu amei e que me cativou de maneira inexplicável. Despedir-me de personagens que me fizeram sorrir, chorar, refletir... amar. Enrolei durante algum tempo, e logo o skoob foi tomado por resenhas que me colocaram diante do meu segundo receio: medo de sentir que, após três livros, tudo tinha sido em vão. Sim, porque muitas resenhas exaltam a falta de propósito do livro e até o classificam como ruim, "uma perda de tempo". E então, agora, após concluir minha primeira leitura de 2015, posso finalmente dar a minha opinião. Ou talvez eu não consiga me expressar, talvez minhas opiniões soem contraditórias, porque ainda não pude decidir se gostei ou não. Gostei, mas senti que Lauren Oliver me deve algumas explicações. No todo, o livro é muito bom, faz jus a tudo o que já tinha sido contado nos dois livros anteriores. As cenas de ação estão tão presentes em Réquiem - ou mais - quanto estiveram em Pandemônio, e não posso deixar de expressar minha satisfação por poder acompanhar o ponto de vista de Hana, já que em Pandemônio o nome dela mal é mencionado (e ela é a minha personagem favorita da trilogia, não importa o que ela tenha feito). A escrita é fluída e eu concluí a leitura rapidamente, ansiosa e já saudosa, revivendo através das lembranças de Lena e Hana o trajeto percorrido de Delírio até aqui; queria saber se o fim realmente era tão ruim quanto descreviam, já que durante todo o tempo me senti diante de um livro que estava no mesmo nível de seus precursores. Então posso dizer que Réquiem supriu as minhas expectativas como um livro. Sim, o livro é bom, muito bom! O desenrolar dos acontecimentos até o desfecho é muito bom. Cada página vale a pena. Mas como o encerramento de um ciclo, como o fim de uma trilogia, ele deixa a desejar. Eu só consegui pensar em como um epílogo teria feito toda a diferença. O final fica subentendido, subjetivo, dependendo da interpretação de quem lê, e depois de passar mais de mil páginas vivendo as lutas e incertezas da vida nesse futuro onde o amor é a pior das doenças, eu queria ao menos uma certeza de que tudo ficou bem no final (ou que não ficou bem, mas queria me apegar a alguma certeza). Mas quero me desprender desse pensamento, não quero depender de certezas, não quero ser como os curados, os zumbis. Afinal, que certezas a vida real oferece?
(Lauren Oliver, escreva mais um livro, por favor!)

bi 27/04/2018

"Derrubem os muros"
Réquiem é o livro que conclui a trilogia Delírio e afirmo que foi o melhor. Neste volume, temos uma Resistência mais focada na guerra, uma Lenda mais forte que vai em busca dos seus objetivos e muita, muita ação mesmo.

O final do segundo livro me fez ter dúvidas sobre o terceiro, porque surgiu um triângulo amoroso e todos já estamos cansados disso. Fui meio incerta ler Réquiem e acabei lendo em 3 dias, quase nunca querendo parar, sempre querendo saber o que ia acontecer depois.

Quem me conhece sabe que adoro ação e isso fez eu adorar a conclusão dessa história, desses personagens. Traição, tiro, bomba, guerra, descobertas, amizade, revolução, liberdade e amor: tudo isso caracteriza muito bem esse livro. O único ps que tenho é sobre o final de Hana, que eu queria saber mais.

Pra quem gosta da Hana, certeza que vai adorar Réquiem. Aqui temos capítulos intercalados entre Lena e Hana e eu amei isso. Hana era minha personagem preferida e tivemos muito dela, de sua família. Foi bom estar na cabeça de outro personagem além de Lena, ver o outro lado da história. Além de Prego, Graúna e outras pessoas da selva, mais personagens aparecem, como Coral e Pippa. Julian continua sendo um amorzinho, mas acho não foi valorizado do jeito que deveria na maioria do tempo. Ele acabou sendo uma válvula de escape de Lena, e ela só usava quando precisava.

Para quem ainda não leu esse último livro, leia! Eu tenho medo de últimos livros, medo da decepção, mas não me arrependi com esse aqui. E certeza que vou procurar mais histórias da Lauren.

Mais uma série concluída em 2018!

site: instagram.com/leituradiferente

Cristiane 17/02/2019minha estante
Eu li só o último mas concordo com você queria um fim mais explicado, o que houve depois?

Cris 17/02/2019minha estante
É isso que me deixou chateada, eu não sei o que aconteceu depois... esperei tanto por um final épico e só recebi isso, é triste :(

Cristiane 17/02/2019minha estante
Então, não gosto quando a história termina assim tipo como se fosse ter um outro livro pra desfecho, e confesso que não gosto quando o povo morre bem nada haver, tipo podia ter matado outro na história.

Cris 19/02/2019minha estante
Concordo 100% com você. Muita expectativa pra nada.

Erika 23/01/2020minha estante
Siiiim! Esse final foi uma decepção total. Realmente eu esperava mais. ?