A verdade sobre o caso Harry Quebert

A verdade sobre o caso Harry Quebert Joël Dicker

Resenhas - A Verdade Sobre O Caso Harry Quebert

Naiara Paixao 15/03/2024

Descobrir o assassino é só um detalhe
O livro é sobre a cidade de Aurora e sobre o escritor Marcos, que se mostra um detetive. Gostei do fato do livro ser regressivo, de acompanhar o nascimento de um lançando inédito. Os ensinamentos do Harry servem para vida de qualquer pessoa, temos que saber cair e não ter medo do fracasso.A narrativa tem umas partes arrastadas,poderia ser mais enxuta a história. Mas o que me ganha nesse livro são os detalhes, e aborda assuntos importantes a se pensar, principalmente no último capítulo. O melhor é ver o próprio seguir os 31 conselhos, os flashbacks que retornam a narrativa e fazem ainda mais sentido como as fases após o lançamento de um best seller. Tudo começa com Nola, mas esse livro é muito mais que um caso de desaparecimento/assassinato. Porém senti falta de algo, um brilho em meio as partes entediantes e as reviravoltas repetitivas da conclusão de quem foi o autor do crime, por isso tirei uma estrela.

Mariana 17/03/2024minha estante
Enfim a ped0fili4 glamurizada. Fico meio chocada das pessoas não mencionaram isso.

Cami.Leal 19/03/2024minha estante
Siiiim. A menina sofre todo tipo de violência e abuso mas tudo é normalizado.

Ju 06/03/2024

Me deixou muito intrigada mas tenho um problema com o final
Eu gostei muuuuuito do livro, não da pra parar de ler, flui super rápido e é cada reviravolta que você não espera, me diverti muito lendo e acho que no fundo é isso que importa

DITO ISSO, tenho considerações importantes:
- o final e a resolução de tudo me deixou um pouco decepcionada (não pelo desfecho em si, mas pela motivação)
- SPOILER SPOILER SPOILER:
- O fato de não ter sido abordado em nenhum momento o fato de que ele realmente manteve um relacionamento com uma criança me pareceu um pouco como uma passada de pano; tipo ?aí ele se apaixonou por ela então tava tudo bem?, não tá td bem!!!
Hugo Lima 06/03/2024minha estante
Tenho muita vontade de ler esse

Larisse.Dalila 11/03/2024minha estante
Eu fiquei pensando exatamente isso enquanto eu ia lendo, ficou super de terceiro plano o relacionamento entre uma garota de 15 anos com um cara de 34, ficou totalmente perdido no tanto de plot que tem.

Cami.Leal 19/03/2024minha estante
NINGUÉM nessa história teve piedade da menina em nenhum momento. Eu só consigo pensar que o próprio autor tem essa visão

gabe 06/03/2024

O livro cumpre o prometido que é intrigar, instigar e divertir o leitor. Marcos Goldman é escritor e quando a carreira empaca, vai buscar inspiração com o amigo e mentor Harry. Entre muitas conversas, o corpo de uma garota desaparecida há 33 anos, aparece no quintal de Harry que jura não ter envolvimento no assassinato. Marcos então embarca numa jornada de provar a inocência do amigo, se colocando em risco enquanto investiga essa história cheia de mistérios, segredos e diversos níveis de trama e reviravoltas.

Paula1735 05/03/2024

Uma obra prima ??
É um livro que não é tão fácil assim de ler, por ter muita informação. O autor trabalha com muitas datas (e além disso ele vai e volta na estória diversas vezes), muitos acontecimentos, muitos personagens. Então eu fui anotando alguns pontos importantes em cada data, para poder aproveitar o máximo da leitura. No final tudo se encaixa perfeitamente, e por mais que tenhamos diversas suspeitas do que aconteceu e bem difícil adivinhar de fatoooo quem foi o responsável pela morte da Nola e o que ocorreu naquele dia. A escrita e maravilhosa, isso não há dúvidas! Joel e um ótimo escritor e consegue contar tudo tão bem, tão fluido, de um jeito que te prende e te deixa ansioso para saber mais do que está por vir. ?? enfim, sem mais delongas.. é uma obra muito bem escrita que eu gostei muito de acompanhar.

gustavo elias 03/03/2024

Tudo pensado nos mínimos detalhes
Final me surpreendeu como nunca. Acho que nunca fiquei tão chocado por ter sido tão enganado do inicio ao fim. Com certeza um dos melhores (se não o melhor) livros que ja li desse gênero.

A única coisa que me incomodou foi o fato do livro ter normatizado um relacionamento amoroso entre um homem de 34 e uma menina de 15, mesmo que não seja nada sexual.

Evs ! 02/03/2024

Não sei nem por onde começar
Bom, vamos lá então né, por partes

primeiro: quando recebi a indicação desse livro, me falaram que era um romance policial, mas oi???? o autor literalmente romantiza pedofilia escancaradamente e sem vergonha nenhuma, e o pior é que ele bota um bando de homem velho pra se apaixonar ou ter algum tipo de envolvimento com uma menina de 15 anos como se fosse super normal???? wtf mano
segundo: o livro é extremamente enrolado, maçante e cansativo com a desculpa de que é um romance ?bem construído? mas na maior parte, ta só repetindo diálogos o que já foram ditos em algum momento. nem de longe merecia ser um livro de quase 600 páginas, até pelo fato de começar a ficar interessante e prender de verdade aos 80%, que é quando eles fazem uma grande descoberta q é realmente relevante.
terceiro: todos os personagens, sem exceção, um bando de chatos, sem carisma, sem leveza.. o protagonista é um fanfarrão e o harry é a pior espécie de ser humano q existe, deveria ter ficado preso porque no fim, ele tambem é um criminoso e nem de longe merecia o que o marcos fez por ele, os policiais um bando de safado, o pai da nola um velho cacura que deixou a menina sofrer a vida inteira, e a nola outra chata perturbada, eu queria esculhambar um por um mas é tanto personagem RUIM envolvido na história que se eu for pontuar fico aqui a vida inteira.
enfim, no geral, eu daria 1 estrela por todos esses quesitos mas o final do livro é muito bom e as coisas se encaixam perfeitamente e se conectam com diálogos e acontecimentos que foram citados anteriormente, fora o plot que na minha opinião é bom sim (apesar de eu já desconfiar desde o início) e só por isso acrescentei mais 1 estrela, mas é um livro que eu não leria de novo nem se me pagassem e que não me marcou em nada, daqui 2 meses to esquecendo que li.
Cami.Leal 19/03/2024minha estante
O autor enrola tanto com a história que o último capítulo ele precisa literalmente fazer uma linha do tempo pra gente compreender o que aconteceu. Fraco demais.

Evs ! 19/03/2024minha estante
eu odiei justamente por isso kkkkkkkk achei q seria um livro incrível e só perdi meu tempo

Luliane.Machado 26/02/2024

Xodó
Sensacional... Sou encantada por essa história.

Já havia lido uma vez e salvo na mente que esse era um dos melhores livros que já li.
Passados mais de 10 anos, resolvi reler, com minha best de leitura Monick.
E a experiência foi novamente maravilhosa.
Eu não lembrava o fim da história, o que foi fantástico, porque foi como se eu tivesse lendo pela primeira vez.

A história é fantástica, se você gosta de suspense, leia.
Dica: 3 livros em 1.
E também dicas de como ser escritor.

Não vou dar dicas, porque, futuramente, devo ler de novo.
E melhor sem spoiler.

ladymidnight 23/02/2024

"Um bom livro, Marcus, é um livro que lamentamos ter terminando."
Após terminar a leitura desse livro em um pouco mais de 24 horas (ele tem mais de 550 páginas), percebi que havia acabado uma história que, com certeza, seria marcante para mim.
Eu não conhecia o Joel Dicker mas tenham certeza que irei ler todos os livros do autor.
Fiquei extasiada ao perceber o cuidado com que Joel escrevia. Não sei nada sobre edições de livros, mas tenho certeza que o trabalho de revisão e de planejamento foi minunciosamente feito, porque é muito visível na escrita. Um trabalho muito bem feito, sem pontas soltas e com um ritmo de tirar o fôlego.
Não achei o livro enfadonho e nem repetitivo, acho que o final (muito bem construído e com reviravoltas muito interessantes) justificaram a necessidade do autor sempre voltar ao passado, principalmente antes do dia 30 de agosto de 75. Logo, a quantidade de páginas não foi um problema para mim, pelo contrário, necessárias para a construção de camadas da história.
Falando nisso, creio que faltou um pouco de interpretação dos meus colegas que resenharam aqui. Muitos citaram que houve uma certa banalização do autor acerca do romance principal (quem leu, sabe), mas eu não vejo isso. O Harry literalmente perdeu tudo depois de se envolver com Nola, inclusive seu status de escritor. O fim dele foi totalmente cabível. Perdeu o emprego, a vida, seu livro, TUDO. Perdeu tudo porque praticou um crime, um crime que inclusive me deixou enojada lendo. Todos os personagens de Aurora ficaram com repulsa de Harry pelo o que ele fez, isso ficou bem claro no final e ao longo da trama inteira, mesmo que ele não tenha praticado o maior crime da trama, se é que me entendem...
Marcus, sim, pode ter banalizado o relacionamento dos dois, mas isso é o personagem com um laço parental com o Harry, não o autor. Temos que aprender a separar personagens escritos pelo autor do próprio autor, pessoal.
Como dizem que tudo foi normalizado quando Harry, que sim, considero a palavra com P para descrever ele, literalmente perdeu tudo, menos a liberdade? E eu considero que ele nunca foi livre de fato! Isso para mim foi um fim merecido para ele. Mas sim, ainda acho que ele merecia mais.
Dito isso, ainda tirei meia estrela porque concordo que o assunto em questão poderia ter sido mais aprofundado como um crime de fato, porque no fim, Harry não foi indiciado por isso, né? O que ele de fato deveria ter sido.
Grande história, grande trama, bem humorado e com personagens tridimensionais e um planejamento invejável.
Parabéns, Marcus, foi bom ler seu livro. Amei ler os agradecimentos ao Erne, até me emocionei na verdade.

pineberry 22/02/2024

Eu queria saber PQ não é avisado que esse romance proibido é uma romantização de uma relação entre um cara de 35 anos e uma menina de 15???? É um ponto muito relevante pra gente decidir se quer ou não ler isso. E me deu nos nervos como é romantizado e não tem desculpas pra isso, tipo, não tem um desenvolvimento que não seja pura e simplesmente isso, uma relação com essa diferença absurda de idade. Durante a história ou a chamavam de v4di4 por ter se envolvido com homens mais velhos ou juraaaavam que o amor pode tudo e ela sabia mais sobre o que é amar do que pessoas mais velhas por isso tava liberado shippar ?
O fato de ter um crime, plot twists e investigações não apaga o fato que o livro é sobre a romantização dessa relação. Sem contar que é desnecessariamente longo. Não tem tanta história assim a desenvolver pra ser quase 600 páginas.

Cecy Jarske 21/02/2024

A Verdade Sobre o Caso Harry Quebert
Foi uma leitura lenta e repetitiva, mas finalmente acabou. A questão da romantização da p*døfilia pesou demais pra mim, acabei demorando muito mais para finalizar a leitura por causa de toda essa "naturalização" ao longo do livro além de certas atitudes infantis em alguns momentos de personagens adultos. Porém, apesar dos vários pesares, dei continuidade na leitura e lá quase chegando no final conseguiu ficar interessante...