O Poço da Ascensão

O Poço da Ascensão Brandon Sanderson

Resenhas - O Poço da Ascensão

Iaszz 27/09/2023

Eu não consegui largar esse livro até terminar, é uma continuação maravilhosa mas eu ainda preferi primeiro livro. Uma das coisas que eu queria ver mais nesse livro é a personalidade do Elend e eu gostei muito da construção de personagem dele, e da construção dele e da Vin. A Vin me estressou um pouco nesse livro mas eu amo a construção de personagem dela, acho que todas as inseguranças e todas as atitudes que ela toma condizem com a personagem, mesmo que eu não goste do que ela tá fazendo ou fique incomodada com as inseguranças em si. Eu amei todos os capítulos estando dentro da cabeça do Brisa, queria que tivessem mais. A maior parte do livro vc fica na expectativa de que vai acontecer algo, e no fim acontece tudo de uma vez. Não consegui prever esse plot, fiquei uns 10 minutos encarando a tela. Tiveram alguns pontos negativos durante a leitura mas não sei como, o efeito Brandon Sanderson me faz esquecer ou querer ignorar todos.
(Sazed é meu protegido amo muito queria colocar em um potinho)

Maria14241 27/09/2023

Não faço ideia como ele conseguiu manter tanta consistência numa estória que poderia ter sido volume único(O Império Final), realmente absurdo o que Brandon Sanderson faz nesse aqui, depois da primeira parte as coisas começam a escalar e chega no fim, não tem garantia de calmaria, é perfeito. Devorei em poucos dias.
E claro, não esquecer de Kelsier, assombrando a narrativa a cada capítulo. O melhor que temos.
Matthew8 28/09/2023minha estante
Brandon stan

Erwinnph 26/09/2023

Poço da ascensão .
Continuação após um ano da queda do senhor soberano? nossos protagonistas continuam a mudar a cidade com novas políticas ? resumo geral ? muitooooooo mistério sobre o poço da ascensão, muitas mortes, guerra em larga escala, intrigas polticas, manipulação psicológica e siiimmmm, amor ? casais lindos e inesperado rsrs ? prepara coração ? muita surpresa ? até achei que era games of trones, o senhor soberano me drible, ajaaaaa coração kkkk

Lyssa13 25/09/2023

Uma das melhores fantasias que já li!
Eu não li tantas quanto gostaria, ou o número necessário para me sentir algum tipo de expert. Na verdade, diria que está sendo a primeira fantasia adulta que leio e não poderia ter entrado nesse gênero de melhor forma. O universo apresentado pelo Brendon Sanderson é algo absurdo, envolvente, bem desenvolvido, elaborado e as vezes até difícil de acompanhar ou entender ? e vale a pena, vale incrivelmente cada página.

Os personagens também são incríveis, me apaixonei por eles no primeiro livro e no segundo se tornaram moradores fixos no meu coração. A política, o sistema mágico, o desenvolvimento da história e a resolução dos problemas (alguns) apresentados neste volume são impressionantes. Estou completamente rendida e querendo mais, MUITO MAIS!

Tem found family, pra quem curte, tem ship para quem, assim como eu, não consegue ler fantasias sem migalhas (temos bem mais que isso aqui) de romance, tem lutas incríveis, guerra, mortes, tem tudo que um bom livro precisa para me prender e, acredito, qualquer fã de fantasia.

literalmente.maya 10/09/2023

Surto, choro e gritaria
Posso estar em choque ainda com esse final e por isso dei 5* e favoritei, no auge da emoção. Mas não tenho como pensar em outra nota.

CarolNak 08/09/2023

AMEI ?????
Caramba, como é que esse cara consegue escrever livros tão bons? Tô apaixonada por esse universo! Uau!

Johnnyoss 27/08/2023

O golpe ta aí
Cai quem quer, mas dessa vez ninguém queria, porém todo mundo caiu mesmo assim. Era tudo mentira, o plot twist do século
cams 27/08/2023minha estante
toooodo resenhudo!

João 15/08/2023

Mistborn: Primeira Era, Livro 2
Esse livro sofre do problema que muitas trilogias sofrem; o meio de uma grande história muitas vezes é a parte mais chata dela!

Depois dos incríveis acontecimentos do primeiro livro, esse diminui bastante o ritmo. Desenvolve a política, apresenta novos personagens e desenvolve os já conhecidos.

O Poço Da Ascenção se estende mais que o necessário, entretanto, mais uma vez o autor entrega outra grande reviravolta no final. Com esse final fica impossível não querer terminar a trilogia.

-Koraline 11/08/2023

Muito me surpreende este livro ter uma avaliação menor que o primeiro, por que, apesar de ter adorado O Império Final, esse livro conseguiu me conquistar em todos os aspectos. No primeiro, meus personagens preferidos eram o Kel e a Vin, e aqui ela tomou uma profundidade, um amadurecimento e um desenvolvimento impressionantes. O quanto a magia foi expandida nesse livro me encantou, e a complexidade das tramas políticas apenas consagram o Brandon como um dos maiores escritores atuais. Uma das coisas que eu mais admirei nesse livro foi o quão bem o autor consegue desenvolver personagens, dando características de personalidades distintas para cada um, assim como aspectos linguísticos e comportamentais, sendo cada decisão tomada fazendo muito sentido com a construção das personagens. Enfim, o final, assim como o anterior, foi absolutamente surpreendente, e apenas lamento de não ter lido antes.

Julia Taina 09/08/2023

E assim vamos para o final...
Eu amei a segunda parte da história, sei que muitos acharam lento, mas eu em particular achei fantástico, os jogos políticos, os mistérios, os novos personagens, tudo 10/10. Em especial o Zane e o OreSeur, os dois personagens que mais gostei nessa segunda parte. E claro, o Elend, que no primeiro livro não tinha gostado muito. O Sazed como sempre o melhor de todos! Eu fui feita de boba muitas vezes nesse livro, muitas coisas me enganaram e me surpreenderam. O final foi só pra deixar o leitor ainda mais ávido pelo próximo e último capítulo da história. E que história meus amigos! Simplesmente viciada

Rebeca 08/08/2023

Onde o filho chora e a mãe não vê! ?
Começar esse livro foi muito difícil pra mim por não ter superado a partida do Kelsier (nunca irei), ele é grandão e continua sendo imbatível em toda a trilogia! E foi ainda mais difícil por eu não suportar o Elend? acho o personagem tão sem carisma e sem tempero inicialmente, mesmo estando na cara ser proposital pelo próprio desenvolvimento pessoal dele.

Mesmo com essas pontuações acima, o universo é tão imersivo que o Brandon merece uma salva de palmas. Uma boa fantasia é aquela cuja imersão se dá de forma completa!
Aquela em que você entra de cabeça no mundo proposto pelo autor, conseguindo em pouco tempo desenvolver afeto pelos personagens, mesmo aqueles que se mostram difíceis aparentemente e se ver envolvido na trama.

Assim que terminei o primeiro livro percebi que estava fascinada pelo universo. Já havia decorado os metais usados pra puxar e empurrar, seja ferro ou emoções. Os conceitos alomânticos estavam frescos e memorizado nas minhas ?mentes de metal?.

Assim que fechei o primeiro livro, abri o segundo. Confesso que não sou de fazer isso, gosto de pensar sobre o que foi lido e muitas vezes escrever sobre também. Porém Mistborn ? O Império Final terminou com um enorme gancho para o segundo. A queda o Império Final trouxe esperança para o povo, mas quais seriam as futuras consequências disso? Aquele gostinho de ?e agora?? me fez abrir o próximo livro imediatamente.

Alguns mistérios foram desvendados, mas como fica o mundo sem o Senhor Soberano? Como a morte dele trará condenação ao mundo? O que é o Poço da Ascensão?
Se alguém estava esperando apenas batalhas de Nascidos da Bruma e Brumosos, Sanderson mostra que não é bem assim mais uma vez. Sua trama é muito mais do que boas cenas de batalha e já deveríamos saber disso desde o primeiro livro.

Podemos esperar nesse livro um foco ainda maior na Vin e sua jornada pessoal. As coisas ficarão ainda mais difíceis para ela como uma nascida das brumas, e adolescente que se vê sozinha sem o auxílio do Kelsier.

O Brandon representa muito bem cada um dos personagens e seus dilemas. É tudo tão bem escrito que nos faz ter uma miríade de emoções. Gostamos e desgostamos de vários deles em inúmeros momentos.

Além das discussões políticas, decisões estratégicas e batalhas campais, os personagens terão que lidar com questões totalmente diferentes de até então, depois da queda do Senhor Soberano. Como por exemplo: As Brumas.

As brumas mudaram de comportamento e agora tem um novo visitante estranho e ameaçador.

Relatos de moradores, de áreas afastadas das cidades, dizem que as brumas estão mais intensas e agora estariam matando pessoas em plena luz do dia

São esses dois fatos, aliado aos escritos no diário do Soberano, que leva Vin à uma missão quase pessoal em busca do que é o Poço da Ascensão para entender as brumas, o espectro de Bruma que ela vê e o que são os pulsos alomânticos que passa a sentir com frequência.

Elend também terá um destaque nesse livro. Será ele um líder capaz? Ele é o único personagem que eu desgosto nesse livro, mas isso é totalmente um gosto pessoal meu. Elend não é um regente, nem líder. Se de um lado temos Vin agindo como uma guarda-costas e assassina silenciosa, do outro temos alguém buscando aprovação do ?bando de Kelsier?e tentando aprender a agir como Rei. Confesso que isso me estressou em vários momentos, mas já era totalmente esperado. Ele sempre foi um garoto que vivia com a cara nos livros e tudo o que sabe sobre política, diplomacia, filosofia e traquejo social vieram dos livros.
Entretanto, o mundo é bem diferente dos livros e vemos isso a cada capitulo que desenvolve a trama de Elend. O garoto precisa aprender, e rápido.

Além das questões pessoais de Vin e Elend, ainda tem todo o romance dos dois que tem o seu porquê de existir, mas não podemos negar que as dúvidas que carregam são enormes, resultando em dilemas extremamente desgastantes para eles e nós que estamos lendo. Porque afinal, são adolescentes.
Talvez essa seja minha única crítica sobre o livro e por isso eu tirei meia estrela.
Eu não shippo os dois, acho o romance totalmente sem tempero e chato. O fato de quase 90% do enredo desse livro ter se resumido a isso, foi cansativo e repetitivo!! Mas para ser justa, se existe um abrandamento de emoções em alguns pontos da história, em outros, meus amigos e amigas, é como se nossas alegrias fossem tumultuadas, logo após uma queima de duralumínio.
Vin está maravilhosa e um faz show à parte!! Quando ela não está se martirizando por causa do Elend, ela está fazendo o que faz de melhor: Ser uma Nascida das Brumas. E nisso, ela arrasa!! Todos as batalhas e os embates dela e do Zane foram minhas partes favoritas do livro.

O livro é repleto de magia, reviravoltas, emoção, perdas profundas e batalhas memoráveis.
Vemos o crescimento de cada personagem a cada passar de página e conseguimos entender o porque de tantas complicações no início.

A sensação que dá no final é: Como manter a fé, quando tudo parece ruir ao seu redor?
Bem? isso só o Brandon é capaz de nos responder no último volume dessa trilogia.