O Resgate Nicholas Sparks

Resenhas - O Resgate

Sheyla 26/04/2015

# RESENHA 55 // O RESGATE
A cada vez que escrevo uma resenha sobre algum livro de Nicholas Sparks, sinto-me repetitiva: ou me pego falando de como o desenrolar da história me desagradou por ter seguido uma fórmula e, assim, ter sido previsível e incapaz de me emocionar, ou – na maioria dos casos – como me envolvi com os acontecimentos e personagens, a ponto de ser tomada por diversas emoções e ter terminado a leitura acreditando que aquela se tornou, para mim, a melhor dentre as obras do autor. Em O Resgate, felizmente minha experiência se enquadrou no segundo caso.

Novamente, as descrições das cenas foram tão completas e fluidas que foram perfeitamente visualizadas, como se eu estivesse assistindo a um filme. Também, foi impossível não me envolver com a história e com as personagens, principalmente a protagonista, Denise. Ainda que a narrativa seja em terceira pessoa, ela aproxima muito bem o leitor dos personagens, mesmo que alterne a visão, em determinados momentos, de acordo com cada um.

Sem dúvida alguma, a parte que mais me comoveu foram os obstáculos enfrentados por Denise com relação a Kyle. O garoto, por apresentar um distúrbio auditivo raro que não o permite compreender muito bem a linguagem, apresenta uma comunicação verbal bastante limitada, e o autor explorou com maestria todas as implicações desse fato: as dificuldades de Denise durante o diagnóstico do garoto, que demorou a acontecer; seus receios sobre o futuro de Kyle, já que é impossível prever sua evolução; sua própria vida, pessoal e profissional, ter sido inteiramente modificada para se dedicar inteiramente ao filho.

Merece ser citado o fato de que senti raiva de Taylor em determinados momentos por sua maneira de conduzir as situações, provando, novamente, a veracidade com que Sparks escreve suas histórias. Foi muito fácil compartilhar dos sentimentos e temores de Denise e, dessa maneira, peguei-me sofrendo junto da protagonista. Ainda que os principais focos da história sejam esses dois citados por mim, Sparks construiu um cenário mais amplo e complexo, mostrando, também, o casal de amigos de Taylor, Melissa e Mitch, e sua mãe, Judy, apresentando, assim, outras formas do sentimento central de suas histórias: o amor.

É uma história de altos e baixos que conseguiu despertar em mim diversas emoções, me deixando aflita, me fazendo rir, me deixando ansiosa, triste, com raiva e etc. Mas também não é uma história incrível. Acredito que o maior diferencial dela foi o Kyle e a forma simples de criança dele, que deu seu charme a mais ao livro. É um livro curto, que pode ser lido em um dia, e tem uma história gostosa.

Uma história que me surpreendeu. Porque diferente de muitos livros do Nicholas, o enredo desse, não ficou preso no casal em questão e nem no romance e drama que envolve os dois. O Resgate mostra o amor da família, o quanto isso pode te engrandecer mas também te destruir. Kyle, o garotinho, é a criança mais adorável que já vi na literatura. Esse livro, sem duvida, é um dos melhores livros que já li do Nicholas, até hoje. E nessa obra, o Nicholas escreveu uma nota no fim do livro, que sinceramente.. Me emocionou! A inspiração que ele teve para escrever, é tao linda quanto o livro em si.

Em linhas gerais, O Resgate é uma obra emocionante principalmente pela questão mãe e filho, mas que também tem seu mérito no romance desenvolvido. Como postei em minha página pessoal do Facebook ao terminar a leitura, ficou claro para mim que para escrever romances como esse não basta ao autor entender de escrever. É preciso, principalmente, entender de amar.

site: http://navibeblog.blogspot.com.br/

crpaiva 07/04/2015

Água com açúcar
Um pouco fora de meu gosto, mas bem elaborado

Alexandre Costa 26/03/2015

Uma história cativante e emocionante!!!
Olá pessoal, tudo bem? Hoje estou aqui para trazer a vocês a resenha do livro O Resgate do autor Nicholas Sparks publicado pela Editora Arqueiro. Antes de iniciar a resenha, gostaria de dizer que esse livro é baseado em fatos reais, então vocês podem ter certeza que a história é muito legal.

A leitura é muito emocionante, prazerosa e contagiante, pois o autor mesclou inúmeras situações que fazem com que nossos sentimentos mais ternos e puros venham à tona durante a narrativa. Vocês podem não acreditar, mas eu mesmo sendo um fã do gênero policial, quando me deparei com a leitura deste livro, foi como uma terapia para a minha mente, pois ele é muito envolvente e nos fazem refletir sobre situações que acontecem na vida de algumas pessoas.

Denise, uma mãe solteira e sem parentes e amigos com quem possa contar, tem em seu filho Kyle o maior desafio de sua vida: o menino sofre de uma doença rara, a qual influencia no aprendizado e no desenvolvimento intelectual da criança, criando um cenário ao mesmo tempo de muito sofrimento e de muito amor, pois ao mesmo tempo que Denise questiona Deus do porquê de seu filho ter nascido com essa deficiência, ao mesmo tempo ela coloca o amor e o tratamento a Kyle como prioridades em sua vida, porém como vocês terão o prazer de ler, não será uma tarefa nenhum pouco fácil conseguir um tratamento adequado para essa deficiência.

Ao longo da narrativa, Denise conhece o bombeiro Taylor que passa a ser uma pessoa cada vez mais presente na vida da mãe de Kyle, pois no início da história, esse homem tem um papel muito importante, tanto para a mãe quanto para o menino. É incrível como o autor conduziu toda essa maravilhosa história e, infelizmente não posso falar mais sobre isso meus caros leitores, pois corro o sério risco de contar mais do que o necessário, então vão ler ok?

Alguns traumas também serão expostos durante a história e, tanto Denise quanto Taylor serão obrigados a enfrentar essa situação para o bem de Kyle. É neste momento que o autor faz questão de deixar evidente que o amor supera barreiras, quando a vida das pessoas que mais importam em nossas vidas podem se beneficiar do sacrifício de um pai e uma mãe em prol de um filho. Só de lembrar dessa cativante história já estou com lágrima nos olhos!!!!!

Então caros leitores, tenho certeza que vocês vão amar esse livro, devido a todos os sentimentos que são colocados de forma inteligente pelo autor, fazendo com que jamais nos esqueçamos do amor que cada pai e cada mãe carregam dentro de si para o bem de seus filhos!!!!

site: http://www.amorliterario.com/2015/03/resenha-o-resgate-nicholas-sparks-ed.html

nosso livro de cada dia 23/03/2015

Melhor livro do Sparks
''Denise é uma mãe solteira, extremamente dedicada ao seu filho Kyle, uma criança especial. Kyle tem problemas na desenvolvimento da fala e durante anos os médicos não souberam dizer a ela o que seu filho tinha, então a mesma, fazia um tratamento em casa com o garotinho. Mas um dia chuvoso muda completamente a vida dos dois. Denise sofre um acidente de carro e seu filho, que estava no banco de trás, simplesmente some após alguns minutos que ela fica desacordada. Taylor McAden é um bombeiro, o primeiro a chegar no acidente e ao ver o desespero de Denise, se comove e moverá todas as forças possíveis para encontrar o garoto. A ligação será feita entre Denise e Taylor, mas o que ela não espera, é o quanto o passado do homem também pode ser perturbador.''

Uma história que me surpreendeu. Porque diferente de muitos livros do Nicholas, o enredo desse, não ficou preso no casal em questão e nem no romance e drama que envolve os dois. O Resgate mostra o amor da família, o quanto isso pode te engrandecer mas também te destruir. Kyle, o garotinho, é a criança mais adorável que já vi na literatura. Esse livro, sem duvida, é o melhor livro que já li do Nicholas, até hoje. E também um dos livros que mais me fizeram chorar na vida. Quando eu achava que ia parar de chorar, ai eu lia mais duas páginas e já estava soluçando novamente kk. E nessa obra, o Nicholas escreveu uma nota no fim do livro, que sinceramente.. Me destruiu! A inspiração que ele teve para escrever, é tao linda quanto o livro em si. Já aviso, se você não estiver bem, não leia! Mas se você procura um livro comovente e belo, vai fundo na leitura

site: https://instagram.com/nossolivrodecadadia/

Prof. Angélica Zanin 16/03/2015

Resgatando Corações
Denise e sua solidão criam uma criança com problemas de fala sem diagnóstico médico. Ela conhece então o homem que mudaria sua vida. Mal sabe ela que ele também tem suas questões. Bom de ler, romântico, humano com uma pequena dose de suspense. Nicholas Sparks viveu um problema parecido com o filho e isto o inspirou. Como os outros livros do autor é fácil de ler e impossível abandonar.

Jenifer 07/02/2015

O Resgate
O livro de Nicholas Sparks conta a história de Denise Holton, uma mãe solteira que se envolveu com um rapaz enquanto estava na universidade. Formada em pedagogia, teve que abandonar a profissão quando descobriu que seu filho Kyle apresentava problemas que não o ajudavam a desenvolver adequadamente para acompanhar as crianças de sua idade. Agora ela trabalhava em um restaurante todas as noites. Denise não tinha mais ninguém no mundo, o pai de Kyle o rejeitara quando ela deu a notícia que estava grávida e seus pais havia falecido. Em uma noite voltando de uma das consultas para descobrir qual era o problema de seu filho, ela bateu o carro em uma árvore. A tempestade estava forte, e Kyle tinha problemas de comunicação. Por algum motivo, não se sabe o qual, o garotinho de 4 anos não entendia a linguagem. Foi quando Taylor McAden entrou em sua vida, mudando-a completamente. O voluntário no corpo de bombeiros do condado de Chowan, resgata seu filho que se esconde na floresta. Eles acabam se envolvendo, e o bombeiro que bloqueava qualquer tipo de sentimento acaba se deixando levar pela moça e seu adorável filho. Taylor havia perdido o pai com 9 anos de idade, quando o mesmo o salvou de um incêndio em sua casa e se culpou a vida inteira por isso. Quando conheceu Denise, se apaixonou perdidamente por ela, e o que nunca tinha contado para ninguém acaba revelando à ela. Os dois se casam e acabam tendo um filho, depois de uma tempestade em seu relacionamento amoroso. O livro é inspirado em Ryan, um dos filhos de Nicholas Sparks. Quando descobriram que o garoto tinha problemas com aprendizagem ele estava em uma turnê que duraria 3 meses, então, sua mulher teve que enfrentar isso sózinha. Ele começou a treinar com seu filho exatamente como Denise fizera com Kyle, e foi ai que percebeu que Ryan tinha salvação e que não era um caso perdido!

Patty 31/01/2015

Um dos melhores
O Resgate conta a história de Denise, uma mãe solteira cujo filho de 4 anos tem problemas de fala e Taylor, um homem que carrega uma culpa muito grande pela morte de seu pai.
Porém, o amor é capaz de remover tristezas e transformar a vida de ambos como se operasse um verdadeiro resgate.
Para mim é um dos livros mais incríveis que já li do Nicholas Sparks. Uma história comovente e apaixonante que nos leva a sentir a dor de seus personagens como se fossemos eles próprios.
E no final, descobre-se ainda o porque do livro ser tão intenso com a nota do autor.
Se tivesse que indicar somente um livro do Nicolas, com certeza esse seria o que eu indicaria.

Fabíola 18/12/2014

Emocionante!
Emocionante! Amei a história!
Conta sobre a vida de Denise que tem uma vida difícil com seu filho Kyle, de 4 anos que tem um atraso na . A cada exame, ele é diagnosticado com uma doença diferente até que concluíram que ele tinha um retardo mental. Denise, sem ninguém, parou de exercer sua profissão e com a herança e um trabalho de garçonete começou a sustentar ela e seu filho e passa horas treinando com ele. Ele não falava nada, mas durante os anos ele melhorou um pouco. Não é totalmente compreensível, mas Denise entende.
Na cidade estava um caos durante um furacão se aproximando e quando Denise está na estrada, sofre um acidente. Acorda com um homem, que é bombeiro, a chamando, quando não acha seu filho, se desespera! Como está bem machucada a levam para o hospital e alguns homens vão à procura de Kyle.
O homem que achou Denise, é Taylor, um cara que tem um passado triste e que se arrisca sempre para salvar pessoas.
Após horas de desespero de Denise e da procura dos homens da cidade por Kyle, Taylor o acha. Levam ele ao hospital para se encontrar com sua mãe que ainda está debilitada. Judy, uma amiga da mãe de Denise e mãe de Taylor, aparece para ajudar e Denise acaba aos poucos gostando dela.
Depois de uns dias Taylor encontra com Denise no mercado e se oferece a ajudá-la. Acaba também atraído por ela.
Aos poucos, Taylor acaba ganhando a confiança de Taylor e de Kyle, que o adora. Denise fica admirada pelo motivo de Taylor ser tão atencioso com Kyle.
A relação deles vai bem até que num churrasco na casa de Mitch e Melissa, eles perguntam de casamento à Taylor e depois disso ele fica distante, mal vai à casa dela e se distancia de Kyle. Ele no aniversário de Kyle, o promete uma coisa e não cumpre.
Mas a vida dará uma volta, acontecerá algumas coisas, segredos revelados e eles terão que se decidir se irão ou não ficarem juntos.
Na nota do autor, achei super interessante o fato de uma parte dessa história ser verdadeira. O que Kyle tem, o filho de Nicholas Sparks, Ryan, teve. E o Nicholas conta um pouco sobre como foi essa fase de sua vida.
Eu super recomendo! Teve partes que meus olhos se encheram de lágrimas, mas não cheguei a chorar. Mas é maravilhoso! Amei!

site: perdidaemlivross.blogspot.com.br

Nina 09/12/2014

O Resgate é um dos primeiros livros escritos pelo Nicholas Sparks e foi lançado em 2002 pela Rocco. Recentemente, a Arqueiro adquiriu os direitos do livro e o relançou, revisado e ampliado (a obra quase dobrou o número de páginas!). Como é possível observar na sinopse, é uma típica história do Sparks: um enredo bem rotineiro, personagens simples, eventos cotidianos, o que torna fácil a identificação com o livro; a gente lê com a sensação de que aquela história, aquelas pessoas são reais e poderiam estar do seu lado.

E esse é o grande encantamento dos livros do Sparks, a gente lê se sentindo em casa!

A história é comovente, a carga dramática trazida pelos personagens é gigantesca e a narrativa simples e envolvente faz com que os sentimentos nos sejam transmitidos com uma veracidade impressionante. Sofri horrores com o Taylor e chorei litros quando compreendi o tamanho da tragédia pessoal que ele carrega. Também me emocionei muito com o dedicação de Denise com o filho e toda a aflição e insegurança que ela sente em relação ao futuro de Kyle.

Aliás essa é uma das temáticas que o livro traz: a relação de pais, família e amigos com a criança que tem necessidades especiais e toda a falta de amparo, principalmente médico, que ainda existe. É como se a sociedade simplesmente fechasse os olhos para o problema porque assim é mais fácil lidar com ele. E isso fica claro quando Denise se depara com uma enorme quantidade de diagnósticos errados e acaba ela mesma estudando sobre o assunto para poder ajudar o filho.

Sobre essa tema, Sparks escreve com muita propriedade, pois em 1996, um de seus filhos, Ryan, foi diagnosticado com autismo. Um diagnóstico que depois se revelaria errado, mas que foi suficiente para desencadear um ano repleto de preocupações. Nicholas passava de 3 a 4 horas diárias com o filho, em terapia intensiva, tentando ajudá-lo a desenvolver a fala. Finalmente, o diagnóstico correto de Distúrbios do Processamento Auditivo Central (o mesmo de Kyle), trouxe esperança à família e, em 1999, Ryan ingressou na escola em uma turma regular. A experiência com o filho foi tão marcante que o inspirou a escrever o livro. Essa passagem está descrita no último capítulo do livro.

Esse não foi o melhor livro que li de Sparks, mas com certeza foi uma leitura inesquecível, tanto que ele me inspirou a fazer minha primeira resenha em vídeo. Então, se vocês quiserem me ouvir falando sobre o livro (e tiverem paciência para tanto, rsrs) é assistir:

site: http://www.quemlesabeporque.com/2014/08/o-resgate-nicholas-sparks.html#.U-PVsONdVuA

Luzimeire 12/11/2014

"O Resgate."
Mais uma deliciosa leitura foi concluída hoje... O livro O RESGATE. Após dar por encerrada a maravilhosa leitura deste livro incrivelmente fantástico, pude me dar conta de uma coisa: Que o Nicholas Sparks, tem exatamente a fórmula perfeita para nos emocionar e nos levar as lágrimas.

E o que dizer desta obra? Começo dizendo que o mesmo vale muito à pena ser lido, até mesmo por aqueles que afirmam não gostar dos livros do Nicholas Sparks.
Afirmo com toda convicção da palavra que este é um livro para TODOS aqueles que se consideram um verdadeiro LEITOR (A).

É difícil resenhar algo que só pode ser sentido. O Resgate trouxe para minha vida, sentimentos que palavras não conseguem traduzir... Só mesmo lendo para saber exatamente a sensação que este livro nos causa, uma sensação de conforto, esperança, sonhos, desejos, AMOR & FÉ.

Eu super recomendo a leitura deste livro... Em especial, para você que já foi agraciada com o dom de ser “MAMÃE.”.

Rodrigo 04/11/2014

O Resgate
Acredito que esse seja o livro mais fraco de Nicholas. Sem graça, cansativo e repetitivo. Mas na sua linha de escrita. Falta mais carisma na história e movimentação.

Emerson 19/10/2014

Resenha: O Resgate
Começamos o livro conhecendo Denise uma moça de vinte e nove anos que já sofreu muito na vida, perdeu os pais e os avós muito nova e por um descuido engravidou, no começo se viu perdida, sem família e sem o apoio do pai da criança como levaria essa gravidez adiante? Mas ela já tinha passado por tantas coisas difíceis na vida que uma gravidez até parecia um milagre, ela não estaria sozinha, teria alguém para dividir seus dias solitários e tristes.

Kyle nasceu, um menino lindo e saudável, mas chegando numa certa idade foi constatado que ele não se desenvolvia como as crianças normais, Denise o levou a diversos médicos e cada hora um novo diagnóstico era dado, uma hora autismo, outra surdez e por aí vai, e a cada nova descoberta Denise procurava estudar e se inteirar da possível doença do filho, mas depois no final não era nada daquilo, até que o que Kyle realmente tinha era uma dificuldade em entender a linguagem, mas Denise sentindo que o filho precisava muito dela, deixou seu trabalho como professora de lado e ela mesma cuida do filho em casa e treina com ele quatro horas por dia, o incentiva a aprender as palavras, é lindo de ver o que ela como mãe foi capaz de fazer pelo filho, realmente amor de mãe é o maior amor do mundo. Nem preciso dizer que isso foi a parte que mais me tocou no livro, mas o livro não é composto só de Denise e Kyle.
"Não, conclui, não seria melhor. Se havia uma alegria em sua vida, era o filho. Era engraçado como ele podia deixá-la maluca e ainda fazer com que o amasse por isso."
Denise Holden era uma professora em Atlanta e, depois de uma única noite com um cara, teve seu mundo virado de cabeça para baixo. Como se não bastasse o pai não querer a criança, Kyle nasceu com problemas de fala e audição e, aos 4 anos de idade, ainda tem muita dificuldade em se comunicar.

Depois de abandonar sua antiga vida e mudar-se para a pequena Edenton, Denise passou a trabalhar quatro horas por dia, seis dias por semana, para estimular o desenvolvimento do filho. O progresso é lento, mas existe.

Em mais um dia de visita ao médico, na volta para casa, Denise e Kyle se veem em meio a uma terrível tempestade e um desagradável acidente. Quando consegue ser resgatada, ela nota uma coisa terrível: seu filho não está onde deveria, na cadeirinha do banco de trás.

Taylor McAden, voluntário do corpo de bombeiros, tenta acalmar a moça, mas em vão. Após se inteirar dos fatos, rapidamente ele organiza um grupo de busca que agrega mais gente a cada minuto e, mesmo em meio à tempestade, não desiste.

Em meio a todo o desespero, Denise percebe que Taylor não é apenas um voluntário comum, mas alguém disposto a fazer qualquer coisa para salvar alguém até dar a própria vida. Depois de passado o susto, o caminho dos dois começa a se cruzar e uma inesperada amizade surge daí: não só entre Taylor e Denise, mas especialmente entre Kyle e o rapaz.

Acompanhar o desenvolvimento do relacionamento dos três e tentar entender os protagonistas é o grande encanto da história. Taylor perdeu o pai logo cedo e tornou-se um homem bom, mas inconsequente no que diz respeito a ajudar as pessoas e, principalmente, com o coração fechado para o mundo.

Denise é uma batalhadora, dá orgulho ver sua trajetória que não é perfeita, mas muito digna. Ela é o exemplo de mãe determinada e mulher, já que consegue, muitas vezes, analisar friamente as situações e tomar a melhor decisão pensando em sua pequena família.
Os personagens são muito bem construídos, todos com uma grande carga emocional de decepções do passado e tristezas profundas que os marcaram e os deixaram receosos. Acho que SPARKS trabalha muito bem com as feridas que demoram a cicatrizar, e esse é um dos motivos de eu idolatrar tanto o autor. O livro tem uma Narrativa bem leve e agradável ,com pequenos capitulos. O livro é narrado pela primeira pessoa.

"- E você não sabe o que eu sei. Que Kyle tem mais coração, mais espírito do que qualquer criança que já conheci. Você saberia que Kyle é o filho mais maravilhoso que qualquer mãe poderia desejar. Saberia que, apesar de tudo, ele é a melhor coisa que já me aconteceu. É o que há de bom na minha vida."

site: http://estanteliterarianews.blogspot.com.br/