Nosferatu

Nosferatu Joe Hill

Resenhas - Nosferatu

Nath 20/04/2021

Favorito
Amei o livro do início ao fim, me prendeu muito, li bem mais rápido do que estou acostumado. Tem ação o tempo todo, em nenhum momento fiquei entediado lendo. Me tirou lágrimas, risadas, arrepios, olhos arregalados e até mesmo alguns "ooownt". Amei demais, meu livro favorito da vida até então.

Sarita Helena 17/04/2021

Gostei muito da leitura, mas achei arrastada em alguns pontos. Tinha espectativas altas e não me decepcionei. Gostei das referências que encontrei durante a leitura.

grazisapienza 07/04/2021

Jingle Bell, Jingle Bell Rock ?
"Minha esposa e eu tínhamos ido ver um filme mudo, mas as placas eram em inglês. Ela passou a me chamar de Nosferatu". - Charlie Manx

Observação: Apesar de estar aqui, oficialmente, que o livro contém 608 páginas, a que eu li tinha 640 páginas pelo menos. No ebook, os agradecimentos começam na pág. 642.

Charlie Manx não é o tipo de homem que consegue viver aceitando os próprios erros, ou admitindo-os. Tudo na sua vida é culpa das mulheres que o cercam.

"Nosferatu" é o livro em que acompanhamos nossa querida anti-heroína Vick McQueen e seu embate épico contra Charlie Manx. É o terceiro livro de Joe Hill que eu tive contato, sendo o primeiro A Estrada da Noite (sendo citado no livro e na série) e O Pacto,  e tenho que admitir que eu amo como ele constrói as cenas de tensão! Algumas melhores que seu próprio pai (também citado no livro na localidade "Circo do Pennywise").

Eu comecei a acompanhar o livro porque tinha visto a série e queria confirmar alguns detalhes e saber mais sobre a história de Manx. O livro tem muitas diferenças da série, algumas tão grotescas que não entendi porque não deixaram a ideia original.

Mas avaliando o livro somente, o enredo acabou me pegando mais em alguns momentos do que a própria série. Queria saber sobre alguns personagens que só sap citados, como "O Homem que Anda pra Trás", considerado perigoso pelo próprio Manx, os outros frequentadores do que ele chama de A Estrada da Noite. Outro ponto além da rica Gama de criaturas ? característica herdada do pai imagino ? é que o enredo foi até bem fechado a maior parte do tempo. A única coisa que me deixou mais confusa foi esse ar infantil e débil dado à um assassino.

Consegui entender um pouco melhor sobre o Wraith, mas ainda me vieram algumas dúvidas de como ele conseguia fazer essa troca com Manx. Achei também o arco de Redenção de Chris McQueen muito fraco comparado ao da série, mas achei o momento em que ele e Vic conversam extremamente significativo.

Eu tenho que admitir que eu fiquei bastante impressionada com o final do livro, porque não imaginava que as personagens levariam destinos tão diferentes do que já tinha visto. A impressão que tive é que parte delas só foram necessárias como um parte da redenção da jornada de Victoria e não sei se gostei muito disso.

Mas ainda recomendo o livro porque tem uma narrativa muito bem construída e muito bem fechada em todos os seus arcos, mexendo com você nos momentos certos.

Emília 06/04/2021

Excelente!
Gostei muito dessa história. As referências aos livros do pai Stephen King, foi espetacular. Já fiquei com vontade de ver uma sequência. Se tiver é claro! Eu amei.

Luiza.Cruz 02/04/2021

Uns dos meus favoritos dos favoritos
Esse é o meu segundo contato com o autor, e meu Deus, quando é bom falta palavras para resumir o quão incrivel é esse romance.
A Vic possui um capacidade nada comum: de encontrar coisas ou até mesmo pessoas perdidas, através de uma ponte que consegue usar quando está com seu objeto de atravessar dimensões. Mas também outras pessoas não tão bem intencionadas tem essa mesma capacidade e a usa para meios maléficos no qual a Vic será a única a poder salvar seu filho após ser sequestrado a caminho da terra onde é natal todos os dias.
Amei as referências dos livros anteriores do autor e do pai, King.
É um livro que leria de novo sem dúvidas
Virou meu queridinho do gênero ?

Larissa.Cifarelli 02/04/2021

5/5
Primeiro livro que leio do Hill, da para ver claramente as influências do pai no desenvolvimento da obra.
Livro dinâmico, bem escrito, surpreendente. Estou realmente maravilhada.
Terror sem defeitos.

Bryan 31/03/2021

Terra do Natal enche o saco...
Muito bem escrito. Para mim o melhor personagem do livro é o carro e o bing. A vic quando não da sono da raiva. Depois de ouvir um milhão de vezes sobre a terra do Natal pensei que se tratava de um conto de Natal gótico.

Cristopher - @cristopher_rx 28/03/2021

Recomendo a leitura!
Demorei de mais para ler esse livro por causa do trabalho e da faculdade, mas senão teria devorado o livro.
Para mim a leitura foi bem fluida, apesar de que o começo do livro ser bem confuso com esse poder da Vic de encontrar objetos, mas com o tempo o livro foi ficando bem fluido e foi tirando todas as dúvidas. Um vilão no seu Rolls-Royce que promote levar crianças para a Terra do Natal onde é proibido ser infeliz e uma mãe disposta a fazer de tudo para resgatar o seu filho das mãos do Manx.
Joe Hill conseguiu misturar a beleza do Natal e a inocência das crianças em algo bem aterrorizante.

sabrinasilva26 27/03/2021

Embora seja um livro totalmente fora da minha zona de conforto, eu gostei bastante. Os personagens são bem construídos e embora o início seja um pouco confuso, o autor consegue sanar todas as nossas dúvidas. Fiquei um pouco frustrada porque ele sempre oferecia uma sugestão de violência para mascara-la logo em seguida, dando a impressão de tudo ser mais fácil para a protagonista. Mas, tirando isso, é um bom livro. O final foi bem fechadinho e condizente com a trama. Pra quem gosta deste gênero, é uma boa pedida.

Nick 25/03/2021

Eu demorei um pouco pra ler o livro, estava passando por ressaca literária forte, mas o livro em si é muito bom, se não fosse a ressaca teria lido super rápido, porque queria muito saber como ia acabar.
Não é meu primeiro contato com o autor, e o final já era mais ou menos o que eu esperava. Joe é um autor que não entrega um final perfeito pra quem gosta de finais felizes, mas é um final muito interessante.

Páxcoa 17/03/2021

"deus é uma bibliotecária sapatão"
Os personagens tem carisma e personalidade, a única coisa que me incomodou foi que a terra do natal foi pouco explorada eu acho que 700pg seria melhor, tudo funciona nesse universo, é um poço de frases fodas e em varias partes aparece nomes de livros do stephen king, o primeiro livro que eu li o joe hill e com certeza não vai ser o ultimo.

Thiago 15/03/2021

Nosferatu foi a terceira leitura que fiz de uma obra de Joe Hill e, tal qual as experiências anteriores, eu adorei esse livro. É nítido o crescimento de Hill como escritor de thrillers - ele parece mais confiante e confortável com novos experimentos aqui, e sua narrativa demonstra alcançar um novo degrau de riqueza em todos os possíveis aspectos - seu texto permanece rápido, dinâmico, raivoso, porém, a construção de seus personagens está atingindo o mesmo patamar em que se encontra o seu pai: são personagens extremamente reais, multifacetados, e cativantes. Entrementes, a trama é simplesmente fantástica e imaginativa!
Em Nosferatu, acompanhamos a história de Vic desde a sua infância, quando descobre a habilidade de percorrer o país inteiro em questão de minutos, através de uma passagem que existe apenas em sua mente. A passagem funciona como um portal, conectando seu ponto original de partida e qualquer destino/objetivo que deseje alcançar. Ao longo dos anos utilizando seu portal, Vic descobre uma outra pessoa com a mesma habilidade, porém Chalie Manx confere ao seu dom propriedades muito mais sinistras: ele é um sequestrador de crianças e serial killer. A história aqui é uma caçada de gato e rato com uma grande dosagem (obviamente) de elementos supernaturais que percorre o intervalo de muitos anos ao longo de sua narrativa. Eu adorei a maneira como o livro descreve o crescimento da protagonista desde a infância à várias camadas da fase adulta, culminando com a maternidade. Crescimento, aqui, diga-se de passagem, é palavra chave - o desenvolvimento do personagem é muito bem explorado, e nos tornamos testemunhas da gigantesca transformação pela qual Vic passa do começo ao final do livro. Em todas as ficções que leio, meu aspecto favorito é a construção e desenvolvimento de personagens e existe algo sobre Victoria que é preciso ser contemplado e elogiado: eu realmente não gosto desse personagem, mas me preocupei com ela durante todo o livro. E durante todo o tempo, me senti mal pelas (muitas) aflições as quais ela é submetida. Mais que isso, me senti péssimo por depreender o quanto a criança do início do livro poderia ter se tornado uma adulta admirável. Victoria é genial, é resiliente, corajosa, determinada e deveras compreensível. É também um caco de uma pessoa arruinada por eventos traumáticos que a moldaram na personagem de quem não gosto. E isso, é uma mostra da gigantesca aptidão que Hill tem em construir personagens reais. É, em minha opinião, a melhor qualidade de seu pai, e Hill a herdou completamente. Eu gosto muito de seus personagens - mesmo quando não gosto deles. Mas o mérito do livro não está apenas em seus grandes personagens, pois as passagens de ação são arrebatadoras também. Aqui, nesse aspecto, arrisco dizer que Joe Hill superou seu pai: sua ação é de tirar o fôlego. É tensa, frenética, envolvente. Vou descrever isso enigmaticamente para evitar spoilers, mas em dado momento, certo personagem se vê preso e, em sua fuga desesperada, começa a expolar às pressas o lugar onde está. Cada novo cômodo desconhecido à que adentra, se torna não apenas umas atropelo aflitivo de palavras engolidas, como também o início de um novo capítulo. E isso, simples como possa soar, tornou-se uma ferramenta poderosa nas mãos de um grande contador de histórias: conferiu tremenda fluidez à sua narrativa fazendo com que aquele ?arco? do livro fosse algo impossível de ser abandonado até sua conclusão. Joe Hill é, sem dúvidas, um grande contador de histórias!
Nosferatu é também um livro cheio de referências, tanto às suas próprias obras anteriores, quanto as obras de seu pai, o mestre do horror, Stephen King! Quem é fã dos autores, vai se deliciar aqui: temos referências à Pennywise e a Derry, à Dr Sono, à Estrada da Noite, à Torre Negra... é fan service de primeira e empregado com bastante sutileza.
Os últimos elogios são referentes ao nosso vilão e à Terra do Natal: Charlie Manx (uma espécie de Willy Wonka perverso) é um vilão incrível, um vilão, aliás, que não pensa em si mesmo como vilão: ele acredita piamente que suas ações são honrosas e que suas vítimas são resgatadas e salvas, e não sequestradas e destruídas. Essa ilusão o torna tão maquiavélico quanto perigoso! O outro elogio é sobre algo à quê o livro cria uma expectativa do começo ao fim: A Terra do Natal não decepciona.
Nosferatu já se tornou uma das melhores surpresas do ano pra mim, e Joe Hill está, definitivamente consolidado como um dos meus autores favoritos!

_limamanu 14/03/2021

Razoável
Achei a história interessante e bem construída, porém não consegui me conectar, principalmente com os personagens.
Dos 75% pra frente tive que dar uma forçada pra terminar porque estava achando muito maçante.
Não me arrependo de ter lido, porém não leria novamente.

Yanka 12/03/2021

96% do livro: JOE HILL EU TE ODEIO VC É UM MONSTRO

97% do livro: puts perfeito não tem um erro

Já começa muito bom, daqui pra frente vou ter que ler tudo que o Hill escrever. Eu fiquei apaixonada pelos personagens, o Lou então é a coisa mais fofa, a forma que o Hill constrói os personagens é boa demaaais.Únicas ressalvas são que em um momento eu senti q quebrou o ritmo e

[SPOILER]
Não tenho problema com morte de personagens MAS não gosto desse plot do amigo/ajudante do herói da história morrer como se fosse um sacrifício, é algo que não funciona pra mim e também achei sem necessidade na trama.
Luiz.Alfredo 13/03/2021minha estante
Nossa ganhou muitas estrelas, parece me muito bom, estou ansioso para ler qualquer coisa do Joe Hill, e compartilhar por aqui.
Não li sua parte do spolier!

Lady Bridgerton 03/03/2021

eu to tombada, chocada, e meu deus por que eu não li essa obra prima antes
gente do céu achei meu favorito do ano e ainda estamos em março mas nossa que livro bom, que historia mais criativa eu diria kkkk faz jus ao enredo. ai assim nos primeiros 10% talvez vocês encontrem uma resistencia mas depois o livro começa a andar, começa o suspense, começa meio que o terror psicologico especialmente por que a vic alem de ja ser toda complicada por conta dos pais ai ainda vem um papai noel do mal atras tambem, e nisso você se sente muito na pele da protagonista, joe hill amado que escrita incrivel, fluida, da pra sentir tudo que os personagens passam. e meu deus que vilão foda, entrou para os meus favoritos simplesmente por que teve horas que me fez questionar meus proprios conceitos e olha que o desgraçado nem teve ponto de vista por que senão eu tava lascada, o final então eu tinha teorias mas ainda sim me supreendi e até chorei de tanto choque e o pior e que esse autor ainda deixa brechas pra você imaginar coisas do futuro mano eu queria uma continuação não nego por que estou muito tombada e amei esse universo das pessoas criativas, encerro dizendo que o natal nunca mais vai ser o mesmo pra mim