A vida do livreiro A.J. Fikry

A vida do livreiro A.J. Fikry Gabrielle Zevin

Resenhas - A Vida do Livreiro A.J. Fikry

anna 07/11/2021

Me surpreendi
Quando comecei leitura não esperava muito da história porém fique surpresa quando terminei. No começo da narrativa não me interessei mas aos poucos fui me encantando e me surpreendendo. Acontece um número considerável de coisas para o tamanho do livro mas elas são desenvolvidas ( na minha opinião). Recomendo!

Maria Faria 12/12/2022

Não é tão clichê assim?
A.J. Fikry era o único livreiro de uma pequena cidade. Sua esposa morreu e ele tornou-se ainda mais sisudo do que antes. Quando lemos sobre A.J., pensamos tratar-se de um homem mais velho, mas ele tem apenas 39 anos.
O início do livro aponta para um grande clichê das histórias de amor em cidades pequenas onde chega ?a mulher amada salvadora?. Entretanto, A Vida do Livreiro eleva os clichês a outro patamar, tornando a história surpreendente, já que acontecem algumas reviravoltas.
A primeira surpresa vem em forma de um bebê abandonado dentro da livraria do sisudo. Não surpreende o leitor o fato de que Maya, a criança abandonada, será parte da felicidade do livreiro mal-humorado. O contexto envolvendo o passado de Maya é que dá um toque diferente à história.
É uma narrativa sobre a reconstrução de uma vida e de uma livraria. A pequena cidade nunca mais será a mesma depois da mudança de roteiro na história de A.J. e de sua pequena ?Island Books?. É um livro sobre livros e sobre histórias que estão sendo vividas, mas que podem tranquilamente fazer parte do enredo dos livros que estão nas prateleiras.
A.J. Fikry é um grande leitor de contos. Em cada entrada de capítulo há uma anotação com comentários do livreiro sobre determinado conto que já tenha lido, trechos que conversam com os acontecimentos daquele capítulo. Nesta parte sinto que perdi muito, pois não conheço nenhum dos contos referenciados e, com certeza, conhecer o enredo dos contos deve acrescentar muito ao entendimento do livro.

Mari Briese 03/03/2023

A vida de A.J. Fikry
A.J. Fikry é um livreiro de uma livraria em Alice Island. Após perder a esposa nada mais parece fazer sentido, as vendas da livraria Island Books não vão bem, ele se embriaga para sonhar com Nic, sua falecida esposa.

Quando o Tamerlene, uma edição rara de um livro de Edgar Allan Poe, é roubada, no mesmo dia, é deixado um pacote na livraria que mudará para sempre a vida e o coração de A.J.

Um livro leve, gostoso, uma leitura fluída, que quanto mais tu ler, mais quer saber o que acontece. Um livro que não é preciso pensar muito, apenas sentir.

E como não pode faltar, num romance engraçado e delicado, tem algumas lágrimas, pelo menos da minha parte.

Cris 29/04/2017

Livro incrível
Passei o livro entre estranhamento, encantamento, risos e lágrimas...
Só posso dizer incrível, ameiii a leitura

Laura 09/06/2017

Fofo!
É um livro fofo, bem água com açúcar. É bem construído, fácil de ler e envolvente. Recomendo a leitura para quem está precisando de um abraço e uma aquecida no coração :)

Letícia 30/07/2017

Um livro leve e delicado!
Esse livro estava na minha estante provavelmente desde a data de lançamento dele no Brasil, ou seja, no ano de 2014. O fato é que de 2013 a 2017, estive envolvida com o doutorado, e então a partir da agora, as leituras de lazer voltarão e com força total (assim espero). Na retomada, eu tenho escolhido livros mais curtos e leves, para então na sequência ir para as leituras maiores e mais complexas. Então, vamos ao livro!
A vida do livreiro A.J. Fikry é um livro curto, tem 186 páginas e foi editado no Brasil pela Editora Paralela. Não conheci a autora - Gabrielle Zevin. Acredito que comprei esse livro, assim como outros que estão relacionados à temática do livro, leituras, livrarias, bibliotecas, por que são textos, que particularmente gosto muito. Aprecio conhecer a visão do autor acerca da temática, e então me apareceu um livreiro.
O núcleo principal da história é composto pelo livreiro - A.J. Fikry, Amelia Loman, a representante de uma editora e a filha de A.J. O improvável acaba por acontecer! Pois quem diria que o livreiro da pequena Alice Islands sucumbiria às novidades literárias e ao novo, no caso, nova representante editorial.
O livro se divide em duas partes, e podemos dizer que a abertura de cada capítulo, vem a partir de um trecho de livro, escolhido pelo A.J., frases, citações de títulos de livros, vão aparecendo ao longo da leitura, pois o cenário para a história, envolve a livraria de A.J. e todos os personagens que de alguma forma têm no livro e na leitura algum tipo de relacionamento.
O desenrolar da história vai nos mostrando como A.J. passa de um livreiro carrancudo para alguém sensível, amoroso (na verdade, sempre foi amável), e a leitura sempre como um condutor para a aproximação das pessoas, o livro como objeto de prazer, e de companhia.
A transformação de várias vidas em Alice Island a partir dos livros e das pessoas que circulam pelo meio deles. Ao final é uma declaração de amor e afeto aos livros e às transformações a partir do nosso encontro conosco e com os outros a partir da magia da leitura.
É uma leitura, leve, gostosa, sensível, ideal para quem ama os livros, a leitura e tudo que cerca esse mundo tão mágico da leitura.
E como está na capa do livro "Nenhum homem é uma ilha; cada livro é um mundo." Concordo perfeitamente com essa frase!
Recomendo!

Marta Skoober 30/07/2017minha estante
É exatamente isso que nos atrai a esse livro: o universo livresco

Julia.Martins 31/08/2017

Recomendo
Narrativa leve que oscila momentos tristes e engraçadas. O livro fala da vida do rabugento livreiro A.J. Flikry. A história traz uma mistura de humor, reflexão e ótimas indicações de contos feitas pelo próprio protagonista. Ao término da leitura fiquei melancólica, mas ainda assim com o coração aquecido por essa história fofa sobre livros e amantes de livros. Recomendo demais a leitura. Pontos positivos para a capa da versão brasileira que é a coisa mais fofa de se ver. Pontos negativos para o trabalho de revisão textual que deixou a desejar.

Books da Sue 22/04/2023

O poder dos livros
A história deste livro não é deslumbrante nem maravilhosa, mas é bem legal no sentido de que mostra pra gente o poder de construção e reconstrução dos livros sobre as nossas vidas. Eles estão presentes em todas as fases da vida do livreiro Fikry, boas e ruins. Isso foi o que mais me encantou - a realidade nua e crua de uma vida real, numa cidade real, entremeada por muita literatura e pessoas reais. E, como na vida de verdade, algumas dessas pessoas gostam de leitura, outras não, algumas se permitem ser transformadas pelos livros, outras deixam essa transformação como legado para seus filhos?

Um ponto alto da obra são as sugestões de leitura: como o livreiro é fã de contos, anotei vários deles e já estou adquirindo alguns para minha coleção pessoal.

Como leitora, achei que a autora se perde apenas em algumas partes da trama quando tenta explicar acontecimentos sem aprofundar devidamente - aprendi que em literatura tem coisas que, se o escritor não vai aprofundar, é melhor nem levantar, porque acaba despertando uma curiosidade e deixando o leitor sem resposta - minha opinião.

Carla 31/01/2018

História boa, mas..
A história em si é bem interessante, mas achei a escrita da autora muito irritante. Fiquei até surpresa em ler que aquela era sua décima primeira obra, uma escrita meio imatura e com algumas descrições bem clichês dignas de autores amadores. Não descarto esses ?defeitos? terem aparecido por meio da tradução, mas vai saber. A história teria ficado melhor se desenvolvida em mais páginas, às vezes os acontecimentos se resolviam do nada, sem um desenvolvimento decente.. mas enfim, é uma história legal, vale a leitura até

maa 04/10/2022

Livreiro
Gosto de livros curtos e livros que me fazem pensar. Conta um pouco da história de A.J na ilha de Alice Island, e caracteriza ele como ranzinza e uma pessoa com poucos amigos. Ele tem uma livraria e quase tudo na história tem um começo nela: como ele conheceu a Amelia, como perdeu um livro(no apartamento em cima da livraria) e fez um amigo e como conheceu a sua filha Maya.

Tiago.Silva 22/05/2018

Simplesmente sensacional
Primeira experiência que tenho com essa autora e estou apaixonado!!! Leitura muito leve, sem muitos rodeios e uma história excelente. Sem contar que me identifiquei muito com o A.J. Adorei.

Marcinha 31/10/2018

Delícia de livro
Amo livros que falam de livros e livrarias... muito gostoso de ler... mas em alguns momentos o enredo se desenvolvia rápido de mais...

Beatriz3345 14/11/2018

Faz muito tempo que não pego uma literatura gostosa e ?leve? desse jeito para ler. Livros que falam sobre livreiros, livrarias ou bibliotecas me chamam muito atenção (porque será não é).
Com uma escrita fluída e deliciosa a autora nos embala em uma romance cheio de reviravoltas, segredos, mortes e tudo mais o que pode chamar atenção em um livro.
Sem contar nas inúmeras referências literárias entremeadas em quase todas as páginas. Foi uma experiência maravilhosa e estou triste por ter terminado tão rápido.
#books #livros #sebo #biblioteca #leitor #livraria #amoler #ler #leitura #resenha

Marina 26/11/2018

"Não gosto de pós-modernismo, ambientações pós-apocalípticas, narrações post mortem nem de realismo mágico. Não costumo gostar de artimanhas nos formatos, fontes múltiplas, imagens desnecessárias - basicamente, truques de qualquer tipo. Acho ficção sobre o Holocausto ou qualquer outra grande tragédia mundial de mau gosto: apenas não ficção, por favor. Não gosto de mistura de gêneros, tipo romance literário de detetive ou fantasia literária. Literatura é literatura, gênero é gênero, misturar as coisas não costuma dar muito certo. Não gosto de livros infantis, principalmente os com órfãos, e prefiro não entulhar minhas prateleiras com livros juvenis. Não gosto de nada com mais de quatrocentas páginas e menos de cento e cinquenta. Sinto repulsa por romances escritos por ghost-writers para estrelas de reality shows, livros de imagens de celebridades, memórias de esportistas, edições pós-filmes, livro-brinquedo e, suponho que nem preciso dizer, vampiros."

Como não gostar do personagem depois de ler isso? Logo no início do livro, já fiquei cativada com A.J Fikry, nosso protagonista ranzinza: um livreiro viúvo que aparentemente ficou muito amargurado com a morte da esposa. A vida do livreiro vai se transformando quando ele se vê cuidando de uma criança.

A história toda é um amorzinho, e os personagens secundários também são muito carismáticos (destaque especial para o policial Lambiase).

A introdução de cada capítulo também é uma anotação pessoal de A.J. Fikry sobre algum conto. Então dá pra pegar bastante referência interessante (não só de contos, mas de livros também, já que o personagem é dono de uma livraria).

Enfim, este é o tipo de livro universal, que dá pra você indicar pra qualquer leitor, dificilmente alguém não vai gostar! Apesar de curto, é uma história bem completa e envolvente.

Rafa 22/01/2019

A Vida do Livreiro A.J. Fikry
O personagem principal de toda história, é o dono de uma livraria, A. J. Fikry, localizado em Alice Island. Porém! Sendo livreiro, Fikry odeia a maioria dos gêneros literários.

Um pacote misterioso chega para o proprietário da livraria, mudando completamente sua vida, deixando um pouco mais alegre, afinal, Fikry vive de mal humor, reclamando de tudo e todos.

Gabrielle Zevin possui uma escrita deliciosa, fluída e tocante, mesclando vários gêneros em um único capítulo, indo da comédia para o drama, além de criar personagens marcantes e vívidos.
Fikry possui motivos para ser um livreiro reclamão, espanando até mesmo alguns clientes e ficando na beira da falência. Esse motivo abalou toda sua estrutura emocional.

O ponto alto da obra é em relação ao amor pelos livros, deixando evidente nos personagens secundários toda importância e benefícios de uma boa leitura.

Vale a pena? Sim! “A Vida do Livreiro A. J. Fikry” é uma leitura deliciosa que levará o leitor para dentro de uma livraria, além de conhecermos um pouco mais de seu dono.