A vida do livreiro A.J. Fikry

A vida do livreiro A.J. Fikry Gabrielle Zevin

Resenhas - A Vida do Livreiro A.J. Fikry

Amanda.Andrade 22/09/2023

É um livro bom de ler. A escrita é boa e fluída, você vai lendo que nem sente.
A história é contada passando pelas fases da vida de A.J. . Tem começo, meio e fim, sem enrolação

Ellen 14/02/2024

Funciona como um roteiro
Li esse livro no finalzinho de 23 pro início de 24. E acabei esquecendo de fazer minha resenha. Ele funciona pra quem gosta de histórias rápidas e curtas, me senti lendo uma fofoca no falecido twitter. Foram contados os momentos que acharam relevantes e sem furo. Até que daria uma ótima história, mas a falta de detalhes peça muito, foram jogadas informações em cima de mim que eu achei que faltavam páginas no livros, achei que tinham sido arrancados. Uma palavra que se encaixa bem, arrancado, foram arrancados momentos no livro que pra mim seriam de muito importância, momentos esses que fariam o leitor criar muito mais apego ao livro ou a um personagem.
Dei três estrelas pq ele convence como história.

DAbora311 18/09/2023

O que me encantou nesse livro foi a simplicidade da história. Tão leve, dar um calorzinho no coração durante a leitura. A autora trás uma grandiosidade numa história simples. Comecei a leitura sem nenhuma expectativa e fui supreendida, o famoso prometeu nada e entregou tudo. Um livro que fala sobre amar livros e de achar pessoas quem amam ler durante o caminho, em uma sociedade que faz você parecer estranho, você se identifica com os personagens, eles são leitores, eles te entendem. Você não se sente tão sozinho.

Carla 31/01/2018

História boa, mas..
A história em si é bem interessante, mas achei a escrita da autora muito irritante. Fiquei até surpresa em ler que aquela era sua décima primeira obra, uma escrita meio imatura e com algumas descrições bem clichês dignas de autores amadores. Não descarto esses ?defeitos? terem aparecido por meio da tradução, mas vai saber. A história teria ficado melhor se desenvolvida em mais páginas, às vezes os acontecimentos se resolviam do nada, sem um desenvolvimento decente.. mas enfim, é uma história legal, vale a leitura até

Tiago.Silva 22/05/2018

Simplesmente sensacional
Primeira experiência que tenho com essa autora e estou apaixonado!!! Leitura muito leve, sem muitos rodeios e uma história excelente. Sem contar que me identifiquei muito com o A.J. Adorei.

Marcinha 31/10/2018

Delícia de livro
Amo livros que falam de livros e livrarias... muito gostoso de ler... mas em alguns momentos o enredo se desenvolvia rápido de mais...

Beatriz3345 14/11/2018

Faz muito tempo que não pego uma literatura gostosa e ?leve? desse jeito para ler. Livros que falam sobre livreiros, livrarias ou bibliotecas me chamam muito atenção (porque será não é).
Com uma escrita fluída e deliciosa a autora nos embala em uma romance cheio de reviravoltas, segredos, mortes e tudo mais o que pode chamar atenção em um livro.
Sem contar nas inúmeras referências literárias entremeadas em quase todas as páginas. Foi uma experiência maravilhosa e estou triste por ter terminado tão rápido.
#books #livros #sebo #biblioteca #leitor #livraria #amoler #ler #leitura #resenha

Marina 26/11/2018

"Não gosto de pós-modernismo, ambientações pós-apocalípticas, narrações post mortem nem de realismo mágico. Não costumo gostar de artimanhas nos formatos, fontes múltiplas, imagens desnecessárias - basicamente, truques de qualquer tipo. Acho ficção sobre o Holocausto ou qualquer outra grande tragédia mundial de mau gosto: apenas não ficção, por favor. Não gosto de mistura de gêneros, tipo romance literário de detetive ou fantasia literária. Literatura é literatura, gênero é gênero, misturar as coisas não costuma dar muito certo. Não gosto de livros infantis, principalmente os com órfãos, e prefiro não entulhar minhas prateleiras com livros juvenis. Não gosto de nada com mais de quatrocentas páginas e menos de cento e cinquenta. Sinto repulsa por romances escritos por ghost-writers para estrelas de reality shows, livros de imagens de celebridades, memórias de esportistas, edições pós-filmes, livro-brinquedo e, suponho que nem preciso dizer, vampiros."

Como não gostar do personagem depois de ler isso? Logo no início do livro, já fiquei cativada com A.J Fikry, nosso protagonista ranzinza: um livreiro viúvo que aparentemente ficou muito amargurado com a morte da esposa. A vida do livreiro vai se transformando quando ele se vê cuidando de uma criança.

A história toda é um amorzinho, e os personagens secundários também são muito carismáticos (destaque especial para o policial Lambiase).

A introdução de cada capítulo também é uma anotação pessoal de A.J. Fikry sobre algum conto. Então dá pra pegar bastante referência interessante (não só de contos, mas de livros também, já que o personagem é dono de uma livraria).

Enfim, este é o tipo de livro universal, que dá pra você indicar pra qualquer leitor, dificilmente alguém não vai gostar! Apesar de curto, é uma história bem completa e envolvente.

Rafa 22/01/2019

A Vida do Livreiro A.J. Fikry
O personagem principal de toda história, é o dono de uma livraria, A. J. Fikry, localizado em Alice Island. Porém! Sendo livreiro, Fikry odeia a maioria dos gêneros literários.

Um pacote misterioso chega para o proprietário da livraria, mudando completamente sua vida, deixando um pouco mais alegre, afinal, Fikry vive de mal humor, reclamando de tudo e todos.

Gabrielle Zevin possui uma escrita deliciosa, fluída e tocante, mesclando vários gêneros em um único capítulo, indo da comédia para o drama, além de criar personagens marcantes e vívidos.
Fikry possui motivos para ser um livreiro reclamão, espanando até mesmo alguns clientes e ficando na beira da falência. Esse motivo abalou toda sua estrutura emocional.

O ponto alto da obra é em relação ao amor pelos livros, deixando evidente nos personagens secundários toda importância e benefícios de uma boa leitura.

Vale a pena? Sim! “A Vida do Livreiro A. J. Fikry” é uma leitura deliciosa que levará o leitor para dentro de uma livraria, além de conhecermos um pouco mais de seu dono.

anna 07/11/2021

Me surpreendi
Quando comecei leitura não esperava muito da história porém fique surpresa quando terminei. No começo da narrativa não me interessei mas aos poucos fui me encantando e me surpreendendo. Acontece um número considerável de coisas para o tamanho do livro mas elas são desenvolvidas ( na minha opinião). Recomendo!

Viky 08/02/2021

Apaixonante
Desde que me deparei com esse livro pela primeira vez, afirmo que ele é meu favorito de todos os tempos. A primeira vez que o li tinha 14 anos e hoje com 20 continuo apaixonada por ele.
Uma história simples e emocionante, muito bem escrita. O desenvolvimento dos personagens é muito bom.
Não tem uma pessoa pra quem eu tenha recomendado esse livro que não tenha gostado. Diria ser uma leitura obrigatória ja que "nos faz lembrar por que adoramos ler e por que nos apaixonamos".

Erica 27/02/2021

Comecei esse livro pq a recomendação dizia que era um livro fofo pra descansar... Mas minha idéia de descanso não incluía chorar em vários trechos!
Então, na minha visão, é um livro fofo pra ler com lencinho por perto!

Bianca (@fallandfox) 22/03/2021

Essa é uma releitura que eu venho aguardando para fazer desde que comprei a versão física desse livro.
?A narração do livro é maravilhosa, os personagens são encantadores, imperfeitos e esperançosos além de que nos acabamos nos apagando a todos os eles muito rápido.
?E uma leitura muita rápida, mas mesmo assim não deixa de conseguir emocionar (nas vezes em que fiz a leitura estava em fases diferentes da vida mas a autora conseguiu me fazer chorar)
? É um daqueles livros que eu queria que todo mundo tivesse tido o prazer se ler só para eu ter o prazer de comentar sobre ele.