Por que Indiana, João? Danilo Leonardi

Resenhas - Por que Indiana, João?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

@jpeoslivros 10/05/2020

Decepcionado
Comecei a leitura com expectativa, achava que seria um livro rapido e gostoso de ler, quebrei a cara. Achei o livro muito infantil e acontecimentos nada a ver com a realidade, demorei meses pra terminar pq n conseguia avançar, pra mim foi uma péssima leitura.

Lasco_ 18/04/2020

Me fez pensar em como agirmos com os outros e q podemos afetar eles

Flor do Mandakaru 04/10/2018

Bullying é coisas séria!
Danilo Leonardi, com simplicidade e maestria traz a história de João Galeto, um adolescente do ensino médio que desde a infância estudantil sofre bullying dos “amigos” da escola, por ser um pouco diferente dos demais, ser um garoto tímido, porém inteligente e bastante sociável.
Esse tema é algo difícil de se tratar, principalmente no âmbito escolar onde é recorrente, sobretudo por causa da cultura “isso é coisa de jovem”, assim como o ‘trote’ em universidades.

site: http://cadernodalua.com/2018/10/04/opinando-por-que-indiana-joao-de-danilo-leonardi-editora-giz-editorial/

Tamirez | @resenhandosonhos 31/08/2018

Por que Indiana, João?
Estava esperando uma história boa, porém sem nenhuma surpresa e foi mais ou menos isso que aconteceu durante a leitura. No começo achei o livro bastante comum e parecido com tantos outros que tratam de bullying e que temos circulando no mercado hoje em dia, porém, como prometido na orelha do livro, a narrativa começou a tomar outros rumos e aos poucos vários papeis são invertidos na história e uma chuva de referências é inserida.

Calma, vou explicar. Como o livro é pequeno e um monte de coisa acontece, senti falta de um aprofundamento ou uma melhor trabalhada na personalidade de cada personagem. É muito difícil ver, somente pelos olhos do protagonista e com a pouca descrição, o que é a realidade e o que é o que João vê e sente. Porque sim, essa diferença existe, principalmente quando somos adolescentes revoltos e achamos que todo o mundo está contra nós. Com isso e com toda a inversão de papeis do personagens, ora bonzinhos, ora malvados, parece que a narrativa correu demais, deixando pra trás coisas importantes.

“As pessoas que nos fazem bem não vêm para subtrair. Vêm pra somar.”

Já com relação a história, parece que Danilo quis criar uma sequência de surpresas e mudanças no rumo da narrativa, para excitar o leitor, portanto pode-se dizer que esse é um livro de fases e elas mudam sem aviso prévio. Quando alguns dramas são inseridos na história senti doses calibradas de A Lista Negra e As Vantagens de Ser Invisível e fiquei com medo em vários momentos que essas “lembranças” fossem estragar o livro. E elas quase estragam. Digo pra vocês que passou de raspão (literalmente?).

Bullying, perdão, adolescência, amor, homossexualidade e tantas outras coisas que encontramos em Por que Indiana, João? são importante e já foram escritas sobre tantas vezes, que em alguns momentos os livros se misturam ou se referenciam.

O livro de estreia de Danilo é um livro simples e pouco audacioso, pareceu que, talvez por ser algo que ele se relacionava, Leonardi resolveu apostar em um cavalo certo, pra não ter perigo de errar. E não entendam mal, isso não é ruim. Como já falei, esses assuntos apresentados no livro merecem ser sempre trabalhados e lembrados, e sim, Por que Indiana, João? faz com que reflitamos sobre como um passo a frente pode mudar tudo, e em como a postura que temos frente a essa mudança, molda nosso caráter.

Se você está procurando um livro simples, com essas temáticas, gostou de A Lista Negra, As Vantagens de Ser Invisível e Cartas de Amor aos Mortos, tenho certeza que a trama criada por Danilo Leonardi vai ter um prato cheio, afinal, quem nunca aqui sofreu por bullying, por amor ou se sentiu inseguro?

site: http://resenhandosonhos.com/por-que-indiana-joao-danilo-leonardi/

Kymhy 11/04/2018

Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi
João é um rapaz que sofre bullying, mas depois de um acidente que vai parar na internet, ele torna-se um astro para os fracos. Inebriado pelo sua popularidade, João terá que cuidar para não tornar-se o novo valentão.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-por-que-indiana-joao-danilo-leonardi/

Shaykovisky 16/11/2017

Por que Indiana, João? - @shaybooksoficial
Por: @shaybooksoficial
RESENHA: "Por que Indiana, João?" - Danilo Leonardo

Quem nunca foi alvo de bullying alguma vez na vida? Se essa pergunta fosse feita ao João, ele teria experiências terríveis para contar.

João é um garoto de 15 anos, tem apenas um amigo e é vítima bullying na escola todos os dias. Ele e seu amigo Daniel são aquele tipo de garotos tímidos, nerds e nada populares, até que um dia tudo isso muda. Guilherme - o valentão - entra em ação novamente mas, João, temendo o que Guilherme poderia fazer, acidentalmente revida e põe o valentão no chão. Sem que percebesse, todo o lance da briga fora gravada, postada na internet, e a vida de João mude completamente. De vítima à agressor, isso faz com que uma série de outros problemas venham à existência. "Por que Indiana, João?" é uma leitura leve, rápida, engraçada, com personagens cativantes e bem familiares. A forma com que o bullying é abordado traz bastante sensibilidade por parte do autor, mas também não é o único tema explorado na história.
Nesta trama pode-se perceber que o agressor muitas vezes precisa de tanta atenção quanto a vitima e que bullying não é uma provocação natural de crianças ou adolescentes, como muitos pensam.
A obra é de autor brasileiro e tem como cenário a cidade do Rio de Janeiro. Em "Por que Indiana, João?" você vai rir, mas também vai refletir.

________________________________

O que tem nesse livro?

? Bullying

Nota: ??? (BOM)

Paula Nunes 25/05/2017

Por que Indiana, João?
Oi gente! Tudo bem com vocês? Hoje eu trago a resenha de um livro que eu queria ler já faz um tempo e só agora consegui ler o livro: Por que Indiana, João?
Um livro que fala sobre um assunto que eu acredito que não possa ser cessado em redes sociais, escolas e qualquer outro lugar: O bullying! Uma coisa que eu não me canso de falar e lembrar as pessoas.

O livro é narrado em primeira pessoa por João Vitor, João, aquele típico garoto tímido (e nerd) acaba por sofrer agressões todos os dias pelo seu jeito de ser. Além de agressões, sofre com apelidos sem graças e humilhações.

Certo dia seu agressor de sempre - Guilherme - decidi que seria incrivelmente legal agredi-lo na frente dos colegas de turma, mas João irritado já com esse tipo de coisa reage aos tapas do agressor com um forte chute no meio das pernas. João mal imaginaria que viraria o sucesso da internet, pois seu amigo - Daniel - filmou tudo e como os dois compartilhavam um canal no youtube, decidiu postar o vídeo.

João acaba ficando famoso e começa a ganhar mais segurança de si e a ser mais respeitado pelas pessoas que começam a chamá-lo para entrevistas em TV. Ah e seu canal no youtube acaba crescendo muito dês de então.

Mas João acaba mudando seu comportamento e é claro, como virou basicamente uma celebridade, sua opinião sobre as coisas prevalecem muito e uma dessas opiniões vai acabar mudando a vida de algumas outras pessoas que também sofrem o mesmo que João.
Ele acaba recebendo muitas consequências dês de então...

"Valentões também caem"

Eu já li alguns livros que retratam o bullying e esse de fato é o meu preferido até o momento.
Este é o livro de estreia de Danilo Leonardi que também tem um canal no youtube chamado Cabine Literária que eu já acompanhava.

O autor soube como fazer o personagem parecer real. A cada momento que lia o livro pensava que poderia ser simplesmente um amigo me relatando seus acontecimentos, não ficou aquela coisa superficial.

Em vários momentos, temos cenas engraçadas com João. Levei o livro para o colégio e acabei rindo na frente das pessoas por causa de algumas cenas, foi constrangedor, até por que tive que explicar o motivo que tava rindo e como ninguém começou a rir junto também tive de ler para as pessoas entenderem. Mas também refleti muito sobre algumas vezes que vi algumas pessoas sofrerem com apelidos sem graças e humilhações e simplesmente não fiz nada. Por que não fazemos nada?

O fato é que, eu mesma já senti na pele o que João sentiu, sentir o que é ser rejeitado por que você simplesmente não se "encaixa". Mas quais são os termos para se encaixar naquele grupinho? Consideram-nos anormais pelo simples fato de não gostarmos e sermos iguais a eles. Do nada riem da gente e geralmente em trabalhos escolares ficamos sem grupo porque ninguém quer "aquela guria esquisita" no grupo.

Esse livro te faz refletir sobre não fazer nada a respeito do bullying, de a própria escola não observar isso e, se observar, não fazer nada a respeito por que considera apenas uma 'brincadeira.

Além disso, o livro retrata a opinião das pessoas sobre as coisas e como essas opiniões, vindo de grandes influenciadores, podem modificar a vida de alguém, modificar seu modo de pensar sobre algo e isso pode levar a uma tragédia... Melhor não falar mais nada se não vai sair spoiler aqui.

É sempre bom cada um fazer pelo menos algo para acabar com essa coisa ridícula e absurda que é o bullying, se ponha no lugar daquele que sofre.

Luciano Otaciano 01/11/2016

O livro é bom
Olá galera antenada no blog Marcas Literárias, hoje trago a vocês a análise do livro ''Por que Indiana, João?'' do autor Danilo Leonardi. Ao iniciar a leitura fiquei muito contente em lê-lo, pois o livro conta a história de João, um menino tímido que em grande parte de sua vida foi alvo de provocações e humilhações de seus colegas. No entanto, sua vida muda completamente quando ele reage ao ataque de Guilherme, o seu maior rival, e a cena vai parar na internet. A partir desse fato João tem que lidar com as consequências de sua atitude, da fama que surge com o vídeo e, claro, com os problemas de um adolescente tímido mas normal. Como de costume começarei falando dos personagens da obra:

Falando sobre os personagens da obra:

João, o personagem principal da trama é o alvo dos colegas que fazem de tudo para tirar a paz do garoto. O adolescente Guilherme é o principal responsável por todo o sofrimento do menino no decorrer do livro. No enredo ha outros personagens como Denise, Léo, Bruno, dentre outros. Aliás, personagens é o que não falta no opúsculo. O que eu mais gostei foi o João, eu senti na pele todo o sofrimentos do menino.

Falando sobre a leitura do livro:

Bom, por se tratar de um livro que fala quase que exclusivamente de bullying, algo infelizmente tão normal nas escolas e fora delas até, o que não deveria ser mas é, confesso que comecei a ler o livro com as expectativas lá nas nuvens, porque cá entre nós, eu adoro jovem adulto que aborde temas mais polêmicos da sociedade pois, quando bem abordados pelo autor, a trama ganha vida própria tornando a leitura muito prazerosa.

O que eu gostei bastante no livro é que o mesmo está bem brasileiro. A visão abrasileirada do tema me agradou bastante. Um dos detalhes que me fizeram gostar do livro é a forma extremamente leve e envolvente que o autor escreve e vai desenvolvendo a história, deixando a leitura super rápida que pode ser terminada em algumas horas. A escrita dele é super agradável, de simples compreensão, leve e objetiva no ponto certo. O interessante é que ele usou bastante frases de humor, tornando a experiência mais prazerosa e superleve, mesmo que trate um tema tão pesado.

Outro fato marcante do livro foi assimilar vários dos muitos personagens aos filmes norte-americanos que sempre rechearam a Sessão da Tarde, com sua divisão entre nerds, valentões, patricinhas que sempre estão em conflitos. Pode parecer um clichê batido mas ao meu ver é sempre interessante de se ver construído. Porém, infelizmente essa desconstrução não acontece aqui, já que poucos realmente conseguiram sair desse molde e brilhar dentro do enredo. Talvez pelo fato de o autor ter adicionado tantos personagens à trama, a sua insistência para desenvolver cada um deles, justamente pelo fato do livro ser curto, acabou prejudicando e muito o desenrolar do enredo. Foram muitas as vezes em que o foco saiu dos personagens fundamentais para se voltar para outros que, acredito eu, não conseguiram acrescentar em nada, e até poderiam facilmente ser cortados da história.

Apesar dos 'trancos e barrancos' há também muitos acertos. Essa não é a história onde o dito NERD finalmente enfrenta o seu bullying, todos viram amiguinhos no final e cantam embaixo de um arco-íris. Aqui o autor demonstra que as consequências de um ato podem ser bem diferentes do que qualquer um poderia prever e as reviravoltas que ocorrem tornam a história bem mais atrativa ao ponto de te envolver e deixá-lo louco para descobrir o que vai acontecer posteriormente.

O livro se mostra bem leve e divertido que chega a instigar o leitor a refletir sobre determinados assuntos. O que faltou foi um melhor aprofundamento de alguns personagens e até mesmo sobre o tema em si.

Meu quote favorito:

''— Me desculpem pelo atraso. Estava assistindo a uma notícia do jornal e achei importante ficar até o final pra contar a vocês. Um estudante do Rio de Janeiro entrou em uma escola com duas armas e começou a atirar, foi uma loucura. Quando a polícia chegou, o cretino já tinha se matado.''

Finalização:

A capa e diagramação do livro me agradaram bastante, aliás, eu acho essa capa amarela com a sombra do garoto, perfeita. Muito bonita. Apesar de simples ela é bem chamativa. As folhas são amareladas e o tamanho da fonte é legível, até para os que possuem problemas de visão. Excelente trabalho da editora. A mesma está de parabéns pela competência no trabalho realizado. Sendo assim, apesar das falhas que existem no opúsculo, não posso deixar de indicá-lo para aqueles que apreciam uma boa leitura.

site: leootaciano.blogspot.com.br

Maria1691 03/10/2016

Por Que Indiana, João?
João leva sua vida da melhor maneira possível, tem apenas um amigo, e como todo garoto da sua idade, tem problemas em casa. Mas sua vida muda completamente quando ele, cansado de ser tachado como “estranho” pelos valentões do ensino médio, revida uma agressão; esse revide acaba sendo filmado por um de seus colegas e postado na internet; a partir de então, o que para muitos poderia ser visto como a solução para o seu problema, acaba se mostrando só o inicio de vários outros.

Em ‘Por que Indiana joão?’, livro de estreia de Danilo Leonardi, criador de um dos maiores sites e canais literários do pais, o Cabine Literária, o autor aborda de maneira muito direta mas leve uma violência gravíssima sofrida por muitas crianças e jovens ao redor do mundo.

Resenha Completa Em:

site: http://palavrasradioativas.com/por-que-indiana-joao-por-danilo-leonardi/

Leonardo 01/09/2016

Divertido, uma leitura rápida e com uma mensagem importante.
Por que? Por que Indiana João?, essa foi a pergunta que veio a minha mente a primeira vez que vi esse livro de capa amarela do escritor brasileiro Danilo Leonardi. É notável a forma que o Danilo consegue prender o leitor desde o inicio até o fim não perdendo em nenhum momento o ritmo da narrativa. Esse livro é daqueles para ler de uma vez só, tanto por ter acontecimentos seguidos, como por ser extremamente viciante.
Pois bem, o livro vai contar a história do João um garoto de 15 anos vítima de bullying, o enredo gira em torno das experiências de ser adolescente, o relacionamento com os pais e amigos e claro o amor tudo isso na era do "caiu na net". O título faz todo sentido quando você descobre o motivo (que eu não vou contar porque odeio spoiler) e demonstra as possíveis consequências inerentes ao bullying, junto dessa condição vem a pergunta: revidar ou não?

Michelle Trevisani 27/07/2016

Um livro sobre bullying
Oii Gente! Tudo bem por aí? Hoje trago a resenha do livro Por que Indiana,João? do autor brasileiro Danilo Leonardi, lançado pela Editora Giz Editorial.
E como nossos autores brasileiros estão mandando bem! Como gosto de ler livros de autores nossos! Este aqui me cativou muito! Primeiro devo dizer que gamei nessa capa! - sensacional! Confesso que a capa foi o primeiro motivo que me fez efetuar a compra do livro (amo amarelo, sempre quis ser a Power Ranger Amarela kkkk). E a impressão está impecável, ótima letra para leitura - todos os livros deveriam vir com letras iguais a este livro.

Me surpreendi muito com a dinâmica do livro, fiquei realmente presa na leitura. O livro trata de um assunto principal que é o Bullying . Mas também fala sobre adolescência, sobre relacionamento familiar, o que deixou a história bem atrativa no meu ponto de vista. O livro lembra um pouco para quem leu o Extraordinário de R J Palacio, mas neste, nosso protagonista é mais velho, tem 15 anos. Apesar de ter quinze anos, João ainda sofre com bullying em seu colégio, primeiro por ser meio quieto e tímido - todos o acham esquisito. Inclusive o apelidaram de Uísque - um diminutivo de "o esquisito". Porém, além do bullying psicológico que João sofre, também o cercam de ataques físicos: os valentões da escola colocam sua cabeça na privada frequentemente, somem com seu material escolar, e o intervalo na escola é um martírio - João precisa se esconder diariamente para não acabar apanhando.

Mas certo acontecimento acaba mudando um pouco a dinâmica da coisa, quando João resolve sem pensar, dar um tremendo chute nas partes íntimas de Guilherme, seu maior inimigo na escola, quando o mesmo o cerca com seu grupinho de amigos lhe prometendo uma tremenda surra por ter tentado convidar sua namorada para o baile da escola. Desse acontecimento, resultou um vídeo, que o melhor amigo de João gravou e publicou no blog que os dois alimentam e João e seu chute virou sensação nacional. João nem esperava o tamanho da repercussão. Inclusive a impressa começa a procurá-lo, convites surgem para depoimentos em programas de tv e João acaba por conhecer outras pessoas que também sofreram abusos como os seus, muitas vezes por pais desatentos (no caso de João isso é bem evidente, seus pais são separados, a mãe é muito rígida e só quer saber de notas boas e desempenho escolar nas alturas e o pai de João até que é mais descolado, mas pouco presente também), por escolas omissas e que fecham os olhos para os acontecimentos e pelos próprios alunos que se sentem coagidos a pedir ajuda e se prejudicam ainda mais com o sistema.

Bom, João vai perceber que um vídeo que viralizou na internet tem seu lado bom e ruim. Nada é só sucesso. E o que ele fez com o Guilherme, apesar de revidar aos insultos, também fui um ato de violência. E saber como lidar com o desenrolar dos acontecimentos pega João desprevenido. Como João vai lidar com todos estes sentimentos, só você lendo para saber! Eu particularmente gostei muito da história: lógico que em certos pontos discordei de algumas coisas. Mas basicamente o que o livro tem a nos mostrar é: todos os atos de nossa vida nos trás consequências, boas e ruins. Estamos sempre preparados para lidar com as duas? Leiam também e tirem suas próprias conclusões! :)

Leia mais resenhas no meu blog > Livro Doce Livro.

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com/

Allan.Lucena 16/05/2016

Cativante!
Como a própria sinopse diz, é um livro que parte de uma história comum para falar sobre assuntos importantíssimos e faz isso de uma forma gostosa e cativante.
O bullying ainda é uma ameaça grave e assumir que a culpa é de quem sofre o bullying ou que medidas drásticas devem ser tomadas é fruto do desconhecimento do que acontece de verdade.
O livro mostra isso com uma naturalidade e numa narrativa tão tranquila e informativa que transforma o problema e, com certeza, faz as pessoas pensarem melhor sobre o assunto.
Bullying não tem nada a ver com a pessoa que sofre, mas sim com quem pratica e a mensagem que temos que passar é que não é engraçado, não é hoje, não foi antes e especialmente não será no futuro. Mais um ponto positivo para a narrativa do Danilo.

É bem surpreendente a história, muito bem trabalhada e com toques de realidade que deixam a gente vidrado no livro até acabar! Um livro pra ler num dia e de uma só vez!
Mas, não que isso seja ruim, é uma história contada com um roteiro "à lá" Malhação.

Ponto muito positivo: é uma história BRASILEIRA! Precisamos de mais representação da nossa vida cotidiana, do nosso jeito. Muito bem! Parabéns Danilo!

Livros e Citações 05/03/2016

Leve e divertido
Autor: Danilo Leonardi
Editora: Giz Editorial
Páginas: 208
Classificação: 3/5 estrelas

O livro Por que Indiana, João? conta a história de João, um menino tímido que em grande parte de sua vida foi alvo de provocações e humilhações de seus colegas. No entanto, sua vida muda completamente quando ele reage ao ataque de Guilherme, seu principal tormentador, e a cena vai parar na internet. A partir daí, João tem que lidar com as consequências de seus atos, da fama que surge com o vídeo viral e, claro, com os problemas normais de um adolescente.

“Não importa o que eles achariam, João. O que eu gostaria é de ver que você é o tipo de pessoa que não fica de braços cruzados enquanto alguém apanha por sua causa.”
“Ninguém parecia se importar muito quando era eu que apanhava.”

Nem preciso dizer que essa é uma história que trabalha o bullyng, algo, infelizmente, tão normal nas escolas — e fora delas até -, e eu estava mais animada para ler como a trama se desenvolveria porque, cá entre nós, eu amo jovens adultos que abordam temas mais polêmicos e, quando bem abordados pelo autor, a trama me ganha completamente. E ainda que haja diversos livros do tema nas prateleiras, não é assim tão comum encontrar um romance brasileiro entre eles, até Por que Indiana, João? chegar para mostrar uma visão mais brasileira do tema.

Um dos primeiros detalhes que me fez gostar do livro é a forma leve e envolvente como o autor escreve e vai desenvolvendo sua história, tornando-a de uma leitura rápida que pode ser terminada em poucas horas. E ainda há as frases repletas de humor, o que torna toda a experiência ainda mais gostosa — mesmo que trate de um tema tão pesado.

O que também me chamou a atenção foi assimilar vários dos personagens aos filmes blockbuster norte-americanos que sempre rechearam a sessão da tarde, com sua divisão entre patricinhas, valentões e nerds que sempre estiveram em conflito. Um clichê batido, mas que sempre é interessante de ver ser desconstruído.

Mas, infelizmente essa desconstrução não acontece aqui já que poucos realmente conseguiram sair desse molde e brilhar dentro da história, provavelmente pelo fato do autor ter adicionado tantos personagens a trama, sua insistência para desenvolver cada um deles e o fato de o livro ser curto, prejudicaram e muito o desenrolar do enredo. Não foram poucas às vezes que o foco saiu de personagens fundamentais para se voltar para outros que, acredito eu, não acrescentaram em nada e poderiam facilmente serem cortados.

"Se tem uma mensagem que eu quero passar, é o quanto é importante que as pessoas possam ser sinceras consigo mesmas e não ter a cabeça enfiada na privada por causa disso."

E entre trancos e barrancos, há também muitos acertos. Essa não é uma história onde o “nerd” finalmente enfrenta seu bullying, todos viram amigos no final e cantam embaixo de um arco-íris. Aqui, Danilo demonstra que as consequências de um ato podem ser bem diferentes do que qualquer um poderia ter previsto e as reviravoltas que ocorrem tornam a história bem mais interessante ao ponto de te envolver e deixar louco para descobrir o que vai acontecer na próxima página.

Então sim, essa é uma leitura que eu indicaria, Por que Indiana, João se mostrou algo leve e divertido, que também instiga o leitor a pensar e refletir sobre determinados assuntos. O único problema? Faltou se jogar e mergulhar fundo.

"Afinal, algumas pessoas são más com as outras simplesmente porque não entendem como afetam as pessoas ao redor."

Resenha por: Débora

site: http://www.livrosecitacoes.com/