Por que Indiana, João?

Por que Indiana, João? Danilo Leonardi

Resenhas - Por que Indiana, João?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Platina23 25/12/2014

"Engraçado como a distância faz tudo parecer pequeno"
Não, esse não é um trecho de Let it Go e sim um trecho do livro, mas que é quase um copia-e-cola da tradução da música( até que eu achei engraçadinho a paródia ^^d). Mas enfim, vamos ao que interessa:

O livro foi o grande lançamento da bienal desse ano e teve sessão de autógrafos quase todos os dias no estande da Giz Editorial, mas como eu já disse acabei não pegando autógrafo e fica pra uma próxima oportunidade de ver o pessoal do Cabine, que eu tanto amo e admiro.

O livro conta a história de João Vitor, um menino extremamente tímido e deslocado na escola, vítima de valentões e das maldades da elite escolar. Filho de pais divorciados e contando com apenas um amigo, que compartilha de seu canal no youtube, João acaba por sempre preferir ficar em casa gravando para seus fãs do que arriscar chamar uma garota para sair e, além de receber um fora, sofrer chacota dos colegas e nenhum apoio dos professores.

Porém tudo muda em um fatídico dia onde o maior valentão, Guilherme, decide usar a sala de aula como arena para uma luta contra João( Nem preciso dizer que o professor saiu por apenas 2 segundos para a sala ficar uma zona de guerra! Típico ¬¬). O que nos surpreende mais é que João consegue acertar Guilherme com um chute em sua...er...zona viril, o deixando no chão gemendo de dor. E pra complicar um pouco mais, o amigo de João filma, e não satisfeito coloca na internet!

O vídeo virou hit em menos de dois dias e logo João era a cara de milhões de campanhas sobre bullying, dando entrevistas, coletivas de imprensa ou ganhando cada vez mais seguidores em seu canal. Sendo o foco de tanta atenção, João fica cada vez mais confiante, tendo que lidar com a pressão da orientadora e do empresário sobre como o que ele diz pode ser perigoso sobre a mente de seus seguidores,

O livro tem uma atmosfera bem pesada por se tratar de um jovem adulto e ter esse tema como guia principal,tanto que em certas partes eu ficava me lembrando de cenas que eu via na escola ou escutava de amigos meus até o ensino médio! E o mais absurdo é aquele pensamento:" Mas era só uma brincadeira.". Depois de ler o livro eu fiquei me perguntando se realmente pra todo mundo era uma brincadeira ou se pra alguém não doía mais e esse alguém nunca era escutado.

Gosto de pensar que esse livro deve ser levado a escolas e ser discutido, assim como a série "A Arma Escarlate" da Renata Ventura também devem, embora em tópicos diferentes de discussões. Danilo realmente conseguiu transportar realidade para jovens em um livro curto, rápido e envolvente, afinal, João também coloca um pouco de sua vida pessoal e amorosa em meio ao seus dias de fama para nos deixar mais próximo dele.

Em suma, foi um livro gostoso de se ler em um dia e seria algo que eu recomendaria, como dito acima, para escolas ou leitores iniciantes que estão entrando no mundo da literatura moderna e também do mundo moderno. Mas, como não é só de jovens leitores que vive o mundo, também é recomendado para adultos que buscam uma distração inteligente e até um pouco divertida( nem tudo são trevas, há momentos de luz).

site: http://livrosenipon.blogspot.com/2014/12/12-livros-para-2015-resenha-por-que.html

Leitor Sagaz 16/12/2014

Uma história sobre o bullying
Resenha publicada no blog Leitor Sagaz

A história começa nos apresentado João, um garoto simples e super introvertido, como qualquer outro garoto ele tentará passar ileso pelo ensino médio. Mas é claro que isso é uma missão impossível.

João sempre foi taxado de esquito, por ser muito quieto e nunca querer fazer as mesmas coisas que a maioria dos garotos, seu único amigo é o Daniel, que por sinal é o único negro da turma. Juntos eles resolveram criar um vlog para tentar minimizar os efeitos da timidez de João, mas isso não ajudou tanto assim.

Logo no início do livro os dois bolam uma plano para entregar um bilhete para Mariana, uma garota que o João gosta mas tem vergonha de ir falar com ela. É ai que o bullying se acentua, Mariana é namorada do valentão da escola, Guilherme, então vocês já podem imaginar o que aconteceu por causa desse bilhete.

João teve sua cabeça enfiada na privada e mais uma vez foi ridicularizado perante a turma, os garotos colaram seu caderno na mesa e o professor Leonardo simplesmente nem ligou, disse que não poderia fazer nada.

Vou contar para vocês o início da reviravolta, em uma das investidas de Guilherme contra João, finalmente a raiva toma conta e ele enfim reage e chuta Guilherme nos países baixos, desarma totalmente seu inimigo e para coroar tudo, o Daniel filmou tudo com seu aparelho celular! Após o ocorrido e aquele tremendo puxão de orelha da mãe e da coordenadora da escola, João e Daniel conversam sobre o que fazer com o vídeo, mas não decidem nada e Daniel disse que iria pensar em uma boa ideia.

Daniel jogou o vídeo no canal do youtube e do dia para noite João se torna uma web celebridade e herói para todos aqueles que sofrem bullying!

Não vou mais falar dos fatos quero apenas expor a minha opinião sobre o que senti a respeito da história, primeiro senti um pouco de estranheza com o ambiente escolar, mais me parece uma escola nos EUA do que uma escola em São Paulo, sei que existem escolas particulares que seguem um modelo de gestão bem diferenciado mas temos que nos ater que a maioria das pessoas depende de um sistema público totalmente defasado, o ambiente é o pior possível e neste lugares sim temos o extremo do que possa ser o bullying.

Falo isso por experiência própria, estudei minha vida toda em escola pública e passei pelos dois lados da moeda do bullying, tanto tiveram os que me importunaram quanto tiveram os que eu importunei, mas ao chegar no ensino médio minha cabeça já estava mais no lugar e passei a ser o apaziguador de ânimos, mas o dia a dia em escola pública foi realmente punk!

A relação dos pais de João também me pareceu algo meio forçado, não sei se realmente os pais reagiriam dessa maneira, pelo menos os meus não né.

Acho que no geral o livro poderia ser mais denso, tratar sobre bullying é algo realmente sério, os males que pode causar na vida de uma pessoa chegam em certos pontos a serem irreparáveis. Creio que o Danilo quis atenuar um pouco sua história, até entendo isso mas para mim não foi o suficiente para me ganhar por completo.

De maneira nenhuma digo que o livro é ruim, deixei bem claro que está é minha opinião sobre a obra e que você meu amigo leitor poderá achar totalmente o contrário do que eu digo aqui nesta resenha, acho que quando lemos alguma critica sobre um livro cabe a nós ir lá e lê-lo também e aí sim poderemos dar nossa própria opinião sobre o tema proposto, e é isso que sugiro a vocês, leiam e depois voltem aqui e me digam o que acharam, vamos trocar ideias e debater nossas opiniões.

Bem é isso pessoal, em resumo o livro trata sobre o bullying, amizades, amores, superação. Mais uma vez, cabe a cada um de vocês mergulhar na história e ver se ela vai te conquistar ou não.

Diego de França

site: http://www.leitorsagaz.com.br/2014/12/resenha-por-que-indiana-joao-danilo.html

Dai 15/12/2014

Por que Indiana, Daiane?
"Por que Indiana, João?" do Danilo Leonardi, é um YA que aborda o bullying.

Comecei a ler achando que já sabia o 'roteiro' da estória mas, ainda bem, me surpreendi com seu rumo... Apesar de ser o livro de estréia do autor, tem uma narrativa e edição muito boas, além de nos fazer sentir que o narrador SABE do que está falando, com passagens muito críveis e que farão as pessoas se identificarem com o protagonista.

Quote favorita: "De repente, estar vivo é muito contagiante pra eu me limitar ao espaço da minha cama."

Pedro 02/12/2014

Nada que parece, realmente é?
Já de início tenho que confessar duas coisas; primeiro que comprei o livro pois sou um fã do Cabine Literária e do Danilo (autor do livro), e segundo que adoro capas com desenhos. Precipitado ou não, eu dei início a minha leitura com um pé atrás já que o assunto principal é o bullying, algo muito debatido de todas as formas possíveis. Nunca demorei tanto em uma leitura tão simples pois o livro não conseguiu me prender nas suas primeira 100 páginas mais ou menos, e assim foi ficando cansativo. Com uma narrativa simples e uma leitura fácil com um contexto de ser entendido por qualquer criança em torno de 10 anos, o livro tem uma reviravolta impressionante. As vezes fiquei me perguntando se estava lendo outro livro, já que a história que parceria chata e pacata recebeu uma pitada de ação e trama na medida certa. O que mais gostei no livro foram os socos na barriga do leitor durando o desfecho, pois tudo que se pode imaginar é mudado por Danilo. Ponto positivo para o desfecho que não conseguimos parar de ler.

Paulo de Sá 19/11/2014

Esperava mais
Uma leitura agradável, mas não chega a ser empolgante. Achei estranho também o narrador-personagem fazer algumas análises incompatíveis para um adolescente, então a narrativa soou artificial nesses momentos. Mas no geral o livro é bom.

macbloo 13/11/2014

Resenha - Macbloo
Simples, divertido, e profundo. Para um autor de primeira viagem, o Danilo conseguiu prender minha total atenção em uma história que tem de tudo um pouco.

De primeira você pode pensar "ah, mas esse já é um tema tão batido..." Foi exatamente o que pensei também, e devo confessar que só fui ler o livro para saber como um crítico literário como o Danilo poderia escrever a sua própria história.

Para ler a resenha na íntegra, acesse:

site: http://macbloo.blogspot.com.br/2014/11/por-que-indiana-joao.html
Valfran 14/11/2014minha estante
Achei essas coisas toda não :S

macbloo 14/11/2014minha estante
Sério? Pois, eu gostei... kkk

Milena Aires 10/12/2014minha estante
Tbm não achei essa coisa toda :/

Ana 28/10/2014

Resenha: Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi
Por que Indiana, João? me foi apresentado mais pelo popularidade do autor Danilo Leonardi, fundador de uma das melhores páginas brasileiras sobre literatura Cabine Literária, do que pelo meu interesse nos temas abordados no livro. Para ser bem realista, quando soube que o tema principal da narrativa seria o bullying fiquei um pouco decepcionada. O que poderia ser trazido de novo sobre esse tema? Era essa a pergunta que mais me fazia antes de começar a leitura.
Apesar de confiar plenamente na capacidade do Danilo Leonardi de reger um site e produzir conteúdos de qualidade para leitores de todo o Brasil, não sabia o que esperar dele como escritor. Por isso, tive que manter distante minha admiração e respeito por ele, para que a minha resenha fosse 100% honesta.
Devo admitir que não esperava muito desse livro, pelo que expliquei anteriormente, por esse motivo, creio que tive uma maravilhosa surpresa ao terminar essa leitura.

A narrativa de Por que Indiana, João? é simples e direta - com a quantidade suficiente de informações que fazem você se sentir bem, mas não completamente satisfeito. João não é um narrador amargurado pela vida, apesar dos vários eventos desagradáveis que acontecem diariamente na escola - fato que me causou muito desconforto ao ler, e para mim um dos pontos positivos do livro.
O bullying não é tratado de forma banal, como temia que pudesse acontecer, me sentir sensibilizada pelos acontecimentos apresentando por João - porém de forma bastante distante. Eu senti falta de uma aproximação maior com a realidade daqueles personagens, com seus sentimentos e opiniões - um trabalho melhor na descrição desses pontos seria o suficiente.
O final, por outro lado, me pegou completamente de surpresa - nunca poderia esperar por aquilo. E foi maravilhoso e emocionante - lembro que a primeira coisa que fiz ao terminar a leitura foi dizer ao meu irmão adolescente: "Você precisa ler esse livro!". Para mim, uma mulher de 21 anos, foi uma leitura prazerosa e incrível, mas acredito que para o meu irmão, um adolescente de 16 anos, o livro causará maior impacto.

Um dos pensamentos que tive após terminar Por que Indiana, João? foi: "Esse livro pode mudar a realidade de algumas pessoas!". Não quero dizer isso de uma forma exagerada, mas eu realmente acredito no poder das palavras e eu acredito nesse livro. Ele pode ser facilmente discutido nas escolas, para crianças e adolescentes, porque ele não impõe uma moral, ou uma verdade absoluta - ele fala de pessoas reais, que não são inteiramente vitimas, tampouco inteiramente cruéis. Ele fala de pessoas que vivem e lutam para superar seus pequenos ou grandes problemas diários.

No geral, como livro de estreia de um escritor que está se lançando no mercado, não vejo muitos erros para se apontar - a não ser, talvez, uma falta de ousadia do autor em se arriscar mais - porém, mesmo esse ponto, acredito que poderá ser revelado com o tempo e experiencia. Danilo Leornardi se apresentou como um escritor de muito taleto e me pego ansiosa por conhecer ainda mais do que ele tiver para revelar no futuro.

site: http://mundodaelizabeth.blogspot.com.br/

Nanda 20/10/2014

Lindo,maravilhoso e para se identificar !!!
João sofre bullying na escola.Sempre apanha,é alvo das ''brincadeiras'' dos colegas populares e sempre recebe os piores apelidos,até que um dia tudo muda.....Quando Guilherme,o valentão da escola decide dar uma surra na sala no João na frente de todos,João em panico se defende e o vídeo acaba parando na internet.A partir daí João se vê em um mundo diferente,o mundo dos famosos e que tudo o que ele fala influenciará todos a sua volta,pro bem ou por mal....

Nota:AMEI esse livro.Meu primeiro do autor ( Danilo Leonardi ) que está de parabéns !!Devorei o livro em duas horas,me identifiquei com João...E é cheio de surpresas !!Leiam,por favor é maravilhoso,não vão se arrepender !!!!

Beatriz 07/10/2014

Valentões também caem!

Por que indiana, João? Foi publicado pela Giz Editorial, escrito pelo Danilo Leonardi do Cabine Literária e possui 208 páginas.

Esse é um livro de estréia do Danilo, que é o dono do site e canal Cabine Literária. Acho que quem curte livros e assiste vlogs já deve conhecer ele. Foi através do canal que eu fiquei sabendo que ele estava para lançar um livro e então eu fiquei super ansiosa para o lançamento. O livro tem como assunto principal o bullying e fala sobre o João, um garoto que sofre bullying pelo Guilherme, um dos valentões da escola.

João cansado de sempre ser agredido por Guilherme resolve revidar a agressão, mas ele não esperava que alguém tivesse filmado isso e colocado no youtube. Também não esperava que esse alguém fosse seu amigo Daniel. Depois disso a vida de João muda completamente. Ele vira o "herói" da história e seu vídeo alcança um número de visualizações absurdas.

Ele começa a ser respeitado por outras pessoas, mas a história não vira um mar de rosas. Acontece muito mais coisa depois deste vídeo. Assuntos difíceis e delicados, garotas, novos amigos e novas atitudes...

O livro tem uma leitura bem rápida mas confesso que nas ultimas páginas eu já não estava mais presa na história e acabei enrolando um bom tempo para terminar. Acho que o livro perdeu um pouco o ritmo. A escrita do Danilo é bem fluida, bem engraçada e atual, porém eu não consegui gostar tanto assim. Na verdade o que fez eu não ter curtido tanto o livro foi o personagem principal. João era um garoto que sofria bullying e que começou a ser respeitado mas depois disso eu senti que a personalidade dele mudou completamente. Era uma pessoa que queria acabar com o bullying, mas fazia coisas malvadas com outras pessoas também então eu fiquei sem saber o que ele queria, afinal.

Enfim, como é um livro de estreia eu sabia que poderia ter algumas falhas e mesmo não gostando muito do livro eu ainda espero poder outros livros do Danilo. Ele tem uma boa escrita então eu acho que vai melhorar cada vez mais.

site: http://www.prateleiracolorida.com.br/2014/10/eu-li-por-que-indiana-joao-danilo.html

Ali 06/10/2014

Um pouquinho sobre Por que Indiana, João?
Autor: Danilo Leonardi. Sim, um dos criadores e colunista do Cabine Literária.

Eu estava no aguardo desde que ele comentou que estava escrevendo um livro. Apesar de hoje eu não acompanhar mais o vlog, eu queria muito experimentar a escrita do Danilo.

E não me decepcionei.

Não sou muito fã do assunto bullying, mas existem abordagens e abordagens para tornar interessante. E esse é do tipo que me fisga: sem pessoas se fazendo de coitadinhas na história.

O livro começa mamão com açúcar, aparentemente comum e clichê. Mas em dois capítulos ele vira 360° graus, e quanto mais você lê mais ele se aproxima do assunto utilizando outros meios, como a repercussão na internet.

Eu não leio sinopses, como bem sabem, e só descobri agora o que vou falar a seguir não é spoiler porque está na parte de trás do livro: basicamente, é a história de um menino que revidou as agressões, e, tendo certa voz na mídia, influenciou outras pessoas a fazerem o mesmo.

Eu li esse livro em um dia praticamente, pois estava hipnotizada para saber o final. Apesar de achar que foi um pouco dramático demais, serve para, sem dúvidas, surpreender o leitor.

O romance do livro claramente não é algo para se levar a fundo, já que, pelo menos para mim, era nítido que o sentimento entre as personagens era superficial. Como uma desculpa para certas ações.

A construção das personagens tornando todos eles imperfeitos foi algo notável. Sem idealizações é a melhor e mais eficaz maneira de não-vitimar personagens, e não tornar um vilão em completo vilão.

O que quero dizer é: para cada personagem, é como se houvesse um porquê de sua personalidade e uma outra face, para que o leitor não acredite 100% no que João vê.

Convenhamos, numa narrativa em primeira pessoa, com pensamentos e impressões da personagem principal em primeiro plano, é difícil deixar "deixas" para uma segunda opinião.

No mais, eu dei 5 estrelas porque me cativou e divertiu enquanto durou.

Quando eu fechei o livro, fiquei desejando que ele tivesse mais páginas.

Esperando ansiosamente o próximo livro do Danilo.

Fernanda 26/09/2014

A estreia de Danilo Leonardi com Por que Indiana, João? precisa de um lugar ao sol em nossa Semana Nacional Pai DÉgua. Li o livro em pouco menos de 4 horas de tão fluída que a narrativa é, e de tão interessante que é o tema. Vamos por as cartas na mesa: Por que Indiana, João? fala sobre o bullying.

É deprimente ter a perspectiva de um adolescente legal que precisa passar por situações terríveis na escola. João Vitor é um cara tímido que só quer levar uma vida normal, mas que é agredido de diversas formas em seu meio escolar. O professor e os colegas acham engraçado mas, sabe como é, pimenta no olho do outro é refresco. Mas um dia, João reage e tudo muda.

Seu amigo grava a ~investida~ contra seu agressor e o vídeo vira febre na interwebs. A partir daí, João vai lidar com questões interessantes sobre o tema bullying. Claro que sua popularidade vai crescer e ele vai deixar de ser um alvo fácil, porém há outros alvos em sua escola e nada pode mudar esse fato. O bullying é tratado nesta obra do ponto de vista da vítima e achei muito sóbrio da parte do autor a perspectiva que ele nos dá. Não há nada fantasioso ou fora do lugar.

Sempre tive uma opinião formada a respeito de bullying, que é: se impor é preciso. Mas, através da leitura de Por que Indiana, João? percebi que não é fácil reagir (mesmo sendo lógico) quando o mundo parece estar contra você.O ponto de vista de João Victor é triste, porém esclarecedor. São levantadas diversas abordagens de como combater o problema do bullying na escola, ou até mesmo em casa, no contexto da narrativa e, claro, há os agredidos que não concordam com uma solução pacífica.

É interessante ter esse olhar de dentro ao mesmo tempo que vemos o panorama completo. O livro não traz uma mensagem de paz e amor, nem tão pouco de ódio ou intolerância, mas traz numa história fictícia uma perspectiva realista sobre um problema muito real. Com todo o sucesso que João Vitor faz na internet, ele acaba se tornando uma referência para os que sofrem bullying e estar em evidência implica em várias mudanças de atitude. Como será estar do outro lado agora?

"Mesmo depois de tudo que aconteceu, continuo com um forte sentimento de inferioridade, porque eu sinto que todos querem que eu seja algo diferente de mim mesmo.
Ser uma pessoa calma e tímida não é bom o suficiente, eu preciso ser agressivo pra ser respeitado pela matilha. Lendo uns versos de Augusto dos Anjos no livro de literatura da escola, me identifiquei bastante: O homem, que, nesta terra miserável, mora, entre feras, sente inevitável necessidade de também ser fera."

A narrativa é em 1ª pessoa e, como supracitado, super fluída. É um livro simples e fácil com uma capa chamativa bem legal que tem muito a oferecer no conteúdo ao leitor. Os personagens são adolescentes sem nada mais fora do normal do que de costume e, como jovens da atualidade, trocam mensagens com palavras encurtadas. Preciso constar que detesto isso, mas é uma opinião totalmente particular, visto que é normal, sim, fazer o quê?

O trabalho da editora Giz é minucioso. O livro tem uma ótima diagramação e não encontrei nenhum erro na edição. Eu já conhecia o autor, Danilo Leornardi, do blog Cabine Literária. Adoro os vídeos deles, inclusive.

Por que Indina, João? é um livro muito bem trabalhado e uma ótima pedida nacional para os leitores. Ah, vou deixar o mistério do título a cargo dos bookaholics.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/2014/09/EuLi-PorQueIndianaJoao.html#.VCWnDmddWHM

Diego 23/09/2014

Simples mas surpriendente
Essa história tinha tudo para cair no clichê da "looser" que virou popular e passou a ser um valentão... mas ao discorrer da narrativa Leonardi nos presenteia com um personagem mais complexo e cheio de nuances. Não vemos um João maduro e sim um adolescente confuso e que nem sempre entende seus sentimentos... o que torna a história mais crível e honesta.
Temos aqui uma obra literária divertida que aborda o bulling e nos transporta para o universo do personagem!
Recomendo!

Weslei 16/09/2014

Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi
O livro conta a história do João, que por ser muito tímido é alvo da fúria dos valentões na escola. Ele tem apenas um amigo (Daniel), que filma quando João resolve reagir mediante a agressão do seu "inimigo", Guilherme.
O vídeo logo vira febre na internet, trazendo fama e abrindo um leque de possibilidades que João jamais pensou em conhecer. Logo no começo do seu sucesso, o pai de João faz questão de contratar um assessor, Cacá, para gerenciar a "carreira" em ascensão do filho.
Quando é convidado para participar de um programa de TV, que terá como tema o Bulling, João é instruído a dizer algumas coisas, porém durante a exibição do programa ele perde a paciência e acaba falando coisas que terão consequências graves. Nesse mesmo programa conhece Victor e Júlia, que sofrem de Bulling assim como ele, e se tornam amigos.
No decorrer da história são reveladas muitas coisas, amizades se perdem enquanto relacionamentos se tornam sólidos.
É um livro cheio de reviravoltas e com um bom desenvolvimento, trás atona uma questão que esta presente durante o dia a dia de todos, o Bulling, seja você jovem, adolescente, criança ou adulto e mostra como um fato ou palavra podem mudar e influenciar a vida das pessoas.
Com certeza este livro nos fará parar pra refletir qual as consequências que nossas ações terão e estão tendo, e como lidar com as pessoas que são vítimas de Bulling.

Felipe silva 08/09/2014

Resenha: Por que indiana, João? - Danilo Leonardi
A história:

O livro conta a história de João Vitor Galeto, um adolescente que como muitos outros sofre bullying. A única coisa que João quer é ser deixado em paz, simplesmente ir a escola como qualquer garoto normal, porém Guilherme, o valentão da escola, não o deixa em paz. Mas um dia em que Guilherme tenta bater em João, o mesmo revida em um momento de coragem insana e dá um chute bem nas duas bolas do valentão. E em tempos de celulares com câmera, o acontecido foi filmado e publicado na internet, virando um dos maiores virais do ano. João vira famoso e um exemplo para todos aqueles que sofrem bullying, porém ele tem que agüentar todas as conseqüências que vem com a fama e com a grande influencia que passa a ter perante aos jovens.

Impressões:

Eu amo o Danilo como vloger, já até citei ele em uma postagem, estava ansioso para ler “Por que indiana, João?”, inclusive foi o primeiro livro que comprei na bienal. Assim que comecei fiquei com medo da história ser um grande clichê, porém ao longo da narrativa pude perceber que o Danilo se saiu muito bem no seu livro de estréia. O livro tem uma escrita dinâmica, rápida, é aquele tipo de livro que se lê em uma tarde de domingo. Tudo bem que ele poderia ter se aprofundado mais em algumas partes, ter sentido mais a escrita, porém talvez esse não fosse o objetivo do Danilo. Alguns personagens chamam bastante atenção, como o melhor amigo do João, o Daniel. Ele tem um papel não tão importante na narrativa, mas é um personagem que te faz amá-lo e odiá-lo ao mesmo tempo. O que eu gosto no livro é a veracidade dos fatos, é ótimo ele usar referencias da cultura brasileira, valoriza a nossa cultura.

Concluindo:

Por fim, o Danilo não decepciona, não vou dizer que ele dá um show de originalidade, porém ele trata do assunto com uma delicadeza que impressiona, por mais que eu sinta um pouco de falta do “sentir”, o livro é ótimo pra ler no domingo tomando um chá gelado com biscoito. Eu super indico pra quem quer fugir um pouco dos clichês americanos e mergulhar numa boa narrativa brasileira.

site: http://resenhasemuitomais.blogspot.com.br/2014/09/resenha-por-que-indiana-joao-danilo.html#comment-form

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6