Por que Indiana, João?

Por que Indiana, João? Danilo Leonardi

Resenhas - Por que Indiana, João?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Justin Alex 06/09/2014

Simples e Perfeito.
Por que Indiana, João?
Quando eu peguei esse livro para ler, sinceramente não acreditei que a historia em geral, ia me convencer, eu estava mais ansioso para saber por que o nome do livro é: Por Que INDIANA, João? Do que o final do livro.

Qual é o limite entre uma brincadeira e uma agressão? O que podem acarretar na vida de quem sofre e até mesmo de quem pratica? Estamos preparados para identificar essa diferença e agir? Mais importante: como agir?
Estas são algumas perguntas que nos fazemos ao ler o livro de estreia de Danilo Leonardi (editor do Cabine Literária), lançado pela Giz Editorial e com a edição de Walter Tierno. Mesmo com esse time maravilhoso, a história consegue superar expectativas por sua sensibilidade em vários aspectos.
O livro é narrado pelo protagonista, João Vitor, um garoto tímido que só tem um amigo na escola, o Daniel. João até lida bem com a impopularidade, com o fato de ser filho único de pais separados e por voltar a morar em São Paulo, o que João não esperava é que ao revidar um ataque, seria gravado e se tornaria um novo Hit na internet, ao decorrer da historia nos surpreendemos e aprendemos muitas coisas, sobre o bullying tanto por quem pratica como quem sofre com os ataques.

A leitura é simples e fluida, alguns fatos do livro até nos faz pensar ainda mais na realidade, e no que nos podemos fazer, meu ponto de vista sobre o livro é o seguinte o livro é simples bem simples e objetivo, o final pode surpreender mais é esperado. Fora a simplicidade e um final não muito inovador o livro é perfeito para qualquer pessoa, desde de mais nova ao mais velho, acho que por isso ele fez de uma forma tao simples mais que abraça o leitor o livro pode ser lido em poucas horas, e faz com que pensamos Eu quero que o bullying acabe.

site: www.facebook.com/vlogcomendolivros

Kika 05/09/2014

O QUE É BOM PARA VOCÊ PODE NÃO SER BOM PARA OS OUTROS.
O livro é narrado pelo protagonista, João Vitor, um garoto tímido que só tem um amigo na escola, o Daniel. João até lida bem com a impopularidade, com o fato de ser filho único de pais separados e por voltar a morar em São Paulo após uma temporada em Minas Gerais (onde deixa sua melhor amiga/amor impossível, Raquel) justamente numa fase tão instável como a adolescência. O que está ficando cada dia mais difícil para João é suportar as “brincadeiras” de um grupo de valentões na escola, às quais os professores ignoram deliberadamente.
Um dia, João tem a brilhante ideia de chamar uma garota para sair através de um bilhete escrito por seu amigo. O que ele não sabia era que a garota namorava o “chefe” dos valentões que o atormentavam. Como não há nada tão ruim que não possa piorar, o namorado não apenas descobre como lê o bilhete na sala de aula, chamando João para a briga ali mesmo. Acuado, João faz o que nem ele esperava: revida! E ganha!
Ambos são suspensos e João acredita que assinou sua “sentença de morte” mas, ao voltar à escola, descobre que o tal valentão não era tão idolatrado assim. Seria um caso “comum” se Daniel não tivesse gravado a briga e postado num canal sobre jogos de videogame que os dois mantinham.
O vídeo torna-se um viral, com milhares de acessos em poucos dias e a vida de João muda completamente, assim como sua personalidade. Ele vira notícia na escola, na internet e na mídia. A partir daqui é com vocês rsrs.
O genial desse livro é você conseguir mentalizar que quem o escreveu é um adulto porque vivemos a história junto com um personagem que está construindo seu caráter, passando pela fase hormonal, aprendendo a lidar com as consequências de suas escolhas e absorvendo rapidamente uma fama abrupta e não esperada numa narrativa condizente com a maturidade emocional e linguística de um adolescente de 15 anos. A tendência aos exageros, a mania de se expressar através de frases de músicas (é, eu achei algumas rsrs), a dificuldade de compreender e se comunicar com os pais, a primeira namorada... Tudo é muito equilibrado, sem vulgaridade, sem apelação, sem descrições desnecessárias ou histórias paralelas que pudessem tirar o foco da mensagem ou tornar a leitura cansativa.
Espero que este livro seja incentivado e incorporado nas escolas porque não diz respeito apenas às vítimas de bullying, mas aos pais, educadores e também (principalmente, na minha opinião) a quem pratica essa violência, ainda que inconscientemente.
Eu amei a história e vou assediar todas as professoras que eu encontrar para que leiam e mostrem aos alunos, coordenadores, etc. Espero que vocês também gostem, assimilem e indiquem.
P.S.: “... A SUBSTÂNCIA DO MAMÃO” já mitou. Foi mal, Indy.

Igor 31/08/2014

Porque Indiana, João? é um livro que é muito mais do que aparenta ser!
Porque Indiana, João? É o livro de estreia do autor Danilo Leonardi, mais conhecido como o dono do canal literário, Cabine Literária. Danilo nos presenteia com um livro de uma escrita muito simples ao mesmo tempo que nos apresenta um assunto que muitas vezes pode ser muito clichê, o bullyng. Posso garantir a vocês que nada disso acontece e que este livro apesar dos pesares é sim um ótimo livro.

A história principal acontece quando João decide revidar as agressões que durante anos recebe de Guilherme, sem saber que estava sendo gravado João acaba agredindo o valentão e seu vídeo se torna viral depois de ter sido publicado na Internet e a partir daí, João se torna um tipo de herói na escola.

Como já disse a escrita é bem simples e isso torna a leitura do livro muito rápida, é muito fácil terminar de ler logo de primeira. Danilo é bem direto com o que ele quer transmitir ao leitor não tem muito enrolação e isso é muito bom, porém achei que em muitas partes um pouco mais de descrição seria primordial para a compreensão de algumas cenas. Por causa disso, mesmo o livro sendo narrado em primeira pessoa não consegui sentir emoção nenhuma por João e muito menos nenhum outro personagem do livro, sabe? Não consegui me conectar com nenhum deles.

Todos personagens são bem construídos e é notável a evolução de cada um ao decorrer da história, João que começa o livro muito tímido e meio antissocial é o que mais podemos enxergar uma grande mudança. Assim que ele vai ganhando respeito na escola e as pessoas passam a ouvi-lo, vemos João tendo confiança em si mesmo, fazendo novas amizades e até se arriscando em conseguir um encontro com a menina que gosta. Não há muito o que reclamar sobre os personagens, a minha única crítica negativa aqui é por conta da idade de João, ele tem 15 anos mas as vezes age e aparenta ter 10. Isso me incomodou um pouco no começo, mas assim que ele começa a ter mais confiança de si essa parte infantil dele desaparece.

O que mais gostei foi como João se impôs com a direção da escola para que todos esses assédios dos valentões acabassem de uma vez por todas, não foi fácil conseguir atenção da conselheira mas através de um acordo os dois conseguem fazer com que a violência na escola diminua. Gostei de ver que pelo menos a escola estava tentando fazer alguma coisa para mudar as coisas, mesmo que seja pouco, eles estavam tentando.

Me surpreendi quando o livro passou a abordar um tema que eu não estava esperando, fiquei até um pouco com medo de onde esse tema iria acabar e confesso para vocês que fui ainda mais surpreendido com o final. Realmente não estava esperando o que aconteceu, foi um choque ler o que estava acontecendo e nem por um momento ter pensado nessa hipótese. Gostaria de falar que essa parte, o final que me surpreendeu, foi o fator mais importante que eu usei para classificar este livro.

Vindo de alguém tão rigoroso em suas resenhas como Danilo eu esperava um pouco mais do livro, não posso negar, mas levando em consideração que esse é seu primeiro livro não tenho muito o que reclamar. Porque Indiana, João? é um livro que é muito mais do que aparenta ser, faz com que o leitor pense em vários momentos de sua vida e o mais importante, passa a sua mensagem de uma forma clara e plena.

site: http://www.odevoradordelivros.com/porque-indiana-joao-danilo-leonardi/

Su 26/08/2014

Uma estreia admirável
Li em 3 h este livro. Uma leitura fácil, a diagramação está ótima, com letras grandes, margens adequadas e espaçamento entre as linhas também, tudo facilitando e deixando mais prazerosa a leitura.
E claro, a leitura me cativou também. A história me envolveu, consegui sentir as emoções do personagem principal, acompanhar e sentir as emoções dele. Ver as suas alterações de humor, de atitudes, presenciar a evolução do personagem.Também teve aqueles momentos de clímax, que você pensa: nossa!!!E gostei do desfecho da história.
Só acho que o final poderia ter sido mais elaborado, contando mais detalhes. Tive a impressão que tudo passou muito rápido.

Mas posso dizer que o livro me emocionou. Apesar de já ter lido em algumas publicações que é um livro jovem adulto, outros até dizendo que é infanto juvenil (o que eu não concordo muito, pelo linguajar usado), e eu não me encaixar em nenhum desses dois públicos, por já ter passado da casa dos 30, uma coisa que aprendi nessas mais de duas décadas de leitura, é que para ler, não basta ter os olhos abertos, mas a mente também, não se oprimir por conceitos pré-estabelecidos, e se entregar para um novo mundo que lhe é apresentado!

Ah, e também me emocionei com os agradecimentos do autor no final! Muito singelo, verdadeiro.

Eu gostei muito!

Haida 20/08/2014

Primeiro livro do editor chefe do Cabine literária (http://cabineliteraria.com.br/), Danilo Leonardi .“Por que Indiana, João?” é um livro jovem adulto que trata sobre o bullying

João mora em São Paulo, tem quinze anos, é tímido, gosta de ler, jogar vídeo game, fazer vlog e ouvir Legião Urbana. Tem pais separados, um amigo chamado Daniel e um algoz de nome Guilherme.

Ele sofre bullying desde que morava em Minas Gerais, na sua antiga escola. Na atual, ir para escola continua sendo um martírio diário. Todos os dias ele passa por vários ataques morais e físicos; apelidos, xingamentos, pegadinhas, mergulhos no vaso sanitário.

Um dia ele reage. E ele muda. Seu mundo muda. As consequências dessa reação são maiores do que ele imaginava.

Achei a leitura interessante, rápida, texto fluido, queria saber como terminava a trama. Gostei da escrita do Danilo (engraçado, normalmente falaria autor, mas por ser alguém que “conheço” pareceu natural escrever o nome mesmo). Apesar de todas as qualidades textuais, não gostei do João. Não consegui me conectar ao protagonista. No começo gostei bastante, mas algumas atitudes dele me irritaram um pouco. Desgostei. Apesar de seus atos serem “justificados” pela idade, as mudanças no seu comportamento foram um tanto fora da personalidade demonstrada no início. A parte sexual, apesar de leve, me causou estranheza pelo mesmo motivo.

Recomendo a leitura principalmente aos da mesma idade de João.

Nota 3,5

Su 26/08/2014minha estante
Eu acho possível essas mudanças sim, inclusive, já presenciei mudanças bruscas de comportamentos, dando aulas para adolescentes. É uma fase tão complexa, cheia de mudanças hormonais... E o que eu senti do livro, é que incentiva às pessoas procurarem sempre combater o bullyng e não fingir que nada está acontecendo. =)

Carlos Patricio 28/08/2014minha estante
ótima resenha, Gustavo

MathVinicius 23/02/2015minha estante
Mas eu acredito que seja isso que o Danilo quis mostrar no decorrer da narrativa. Com uma "imagem" a zelar, João ganhou uma coragem que sempre esteve dentro dele. E a mudança no livro pode ter sido rápida, mas o protagonista sempre sofreu com o bullying, ao contrário de Daniel, que sempre foi o agressor, mas descobriu em SP que ele também poderia sofrer bullying por ser nordestino. O autor mostrou como um ato pode mudar as coisas ao seu redor, a mudança do comportamento da mãe, de adolescentes que passaram a se inspirar no João... As mudanças foram importantes também podemos levar em consideração que o tempo do livro passa rápido! A história se passa em meses, muitos meses.

Sthéfani 17/08/2014

Achei gostosa a leitura, mas achei que pecou no ritmo, ficando bem corrido coisas que eu achei que se fossem mais exploradas tornariam a história mais envolvente e marcante.

Ótimas frases que dá vontade de grifar o livro, mas ainda não consigo fazer isso rsrsrs e acho que será mais apreciada por pessoas na idade do protagonista, João, adolescentes.

Entretém mas faltou o tcham a mais.

E ótimo trabalho da giz editorial! O acabamento muito bonito, só passou um erro na revisão, folhas amarelas e letras grandes! Isso torna muito mais prazerosa a leitura.

Sophia.Cueto 17/08/2014

Por que Indiana, João? por Danilo Leonardi
*Resenha originalmente postada no blog https://lepaperwings.wordpress.com*

Por que Indiana, João? é o romance de estréia do Danilo Leonardi, editor-chefe e criador do site Cabine Literária; é de gênero young adult e foi lançado esta semana pela Giz Editorial. Por ser uma pessoa que tem acompanhado o Cabine nos últimos meses de perto, eu fiquei muito feliz quando descobri que o Danilo iria publicar seu primeiro livro, já que eu recentemente percebi que eu mesma estou começando a valorizar mais os nossos autores nacionais.

Mas não apenas isso, o livro trata de uma temática super contemporânea que eu mesma sofri quando mais nova: o bullying. O personagem principal, João, é um garoto de quinze anos que cresceu acostumado com provocações, apelidos e humilhações, por ser o típico adolescente deslocado e tímido. Sua vida muda completamente quando reage a um ataque de seu maior algoz, o Guilherme. O golpe de sorte que derruba o valentão é gravado pelo seu melhor amigo Daniel e vira hit na internet. Ao mesmo tempo que ele se vê finalmente admirado, respeitado e seguro, ele percebe que as suas escolhas tem as suas consequências, tendo um peso muito forte não só na vida dele, mas daqueles ao seu redor.

Pelo João ser um estudante do ensino médio, eu acredito que muitos de nós vamos nos identificar com algumas das situações que ele passa, seja sendo vítima de tais atos de violência, seja um espectador, ou até mesmo a própria pessoa que comete estes atos se você se encaixa nessa categoria, coisa feia viu? como eu disse lá em cima, eu sofri com isso quando mais nova, mas não necessariamente sofri disso no ensino médio, mas sim na primeira metade do ensino fundamental.

Por já ter essa relação com o personagem, quando o Danilo disponibilizou o primeiro capítulo do livro mês passado, eu me senti com o coração apertado só de pensar o que poderia acontecer ao longo da história, já que o João sofre desde o primeiro capítulo. Mas eu devo dizer que eu me surpreendi bastante não só com o que aconteceu, mas também com ele em si! Para quem se mostrava como um personagem frágil e submisso no começo da obra se tornou uma pessoa forte e madura a medida que passávamos as páginas, a um ponto onde ele deixou de ser aquele adolescente inseguro para ser uma pessoa importante não apenas para aqueles ao seu redor, mas também para toda uma comunidade.

O Danilo usou várias referências musicais e poesia no livro que mostravam também o lado sensível do personagem, mas também gostei da referência à coisas locais, afinal de contas a história se passa em São Paulo. Ele menciona paixões antigas, cidades onde morou, cita músicas do Legião Urbana e dos Beatles, mas também menciona o poder da internet em transmitir a informação, já que alguns dos diálogos entre os personagens são feitos a partir de chats privados do facebook ou por blogs e canais no youtube.

Bem, se eu fosse dizer alguma coisa negativa sobre esse livro, é que eu gostaria que ele fosse um pouco maior do que as 208 páginas que tem. Você se torna tão apegado aos personagens e toda a situação que eles passam que é até difícil terminar a história sem ter um gostinho de quero mais. Quem sabe o Danilo não escreve uma novella ou algo do tipo falando sobre o João anos depois? Não sei, mas eu tenho certeza que depois da repercussão deste primeiro livro, é certo que veremos mais trabalhos dele em breve, e pode ter certeza que eu estarei acompanhando de perto cada um deles!

Avaliação: 5/5 estrelas.

site: http://lepaperwings.wordpress.com/
Carol 17/08/2014minha estante
também estou louca para ler, principalmente por que já sou fã do Danilo por causa do Cabine :)

Henrique 20/08/2014minha estante
Parabéns pela resenha!