Por que Indiana, João?

Por que Indiana, João? Danilo Leonardi

Resenhas - Por que Indiana, João?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Horroshow 13/02/2016

Resenha por Marina Borges (Blog Horrorshow)
Sendo bem sincera, apesar de fazer parte de um blog que também fala sobre livros, não conheço muitos outros blogs e canais literários, assim, não conhecia o Cabine Literária e muito menos sabia quem diabos era Danilo Leonardi. Comprei o livro porque estava barato e o título me pareceu um trocadilho legal com Indiana Jones. Quando o livro chegou, li na contra capa que era sobre bullying. Depois de Extraordinário, nenhum escrito sobre bullying faz sentido e tudo o que vejo é só um bando de babacas, me desculpem.

Por sinal, foi o que eu vi nesse livro: um bando de babacas. Em primeiro lugar, vou explicar que o livro tem suas partes boas e suas partes ruins. Pra mim, é ruim. É a minha opinião, que vou explicar adiante, mas é só isso. Não sou uma crítica especialista nem quero impor minha opinião a nenhum de vocês, entendam bem.

(... Continue lendo no link abaixo - o link contém pequenos spoilers)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2015/09/por-que-indiana-joao-danilo-leonardi.html

Lê Vieira 12/01/2016

Quem nunca sofreu bullying, ao menos presenciou alguma situação ou ouviu falar de alguém que sofreu com isso. Este livro traz a história de João, que poderia ser qualquer outro adolescente que passa por provocações e humilhações na escola. Poderia ser um daqueles que virou notícia nas redes sociais por não ter suportado a pressão, ou aquele que nós nunca ouvimos falar, pois sofria calado.

A temática deste livro é muito séria, mas foi abordada com tanta naturalidade e simplicidade que mesmo me chocando com a realidade apresentada pelas palavras do protagonista, também conseguiu me envolver com o desenrolar dos acontecimentos e me aproximar do João.

Você pode ficar imaginando que este seja um livro de sofrimento e tristeza, mas não é. Vai muito além da exposição do cotidiano de um grupo de adolescentes que sofre e que agride, pois com o desenvolver da história o leitor passa a reconhecer não somente as fraquezas dos personagens, mas também sua coragem e superação.

Não espere uma história mirabolante, cheia de fantasia ou romance. Mas esteja aberto para uma realidade que lhe fará refletir um pouco, relembrar algumas situações que viveu durante o período escolar e pensar em passar a mensagem a diante.

"Afinal, algumas pessoas são más com as outras simplesmente porque não entendem como afetam as pessoas ao redor."

Conheça o João, seus amigos, sua família, sua história, mas principalmente deixe-se levar por todo o aprendizado e reflexão que esta obra traz. Conheça Guilherme, sua turma provocadora, suas implicâncias e seus medos, conheça um pouco de cada lado da história!

site: http://www.confraria-cultural.com/2016/01/por-que-indiana-joao.html

Sergio 06/01/2016

Postado originalmente no blog De Cara Nas Letras
A história nos é narrada através da perspectiva de João Galeto, um adolescente normal de quinze anos, que está no ensino médio. Por ser bastante reservado e ter poucos amigos, João sempre foi alvo de piadinhas e apelidos por parte de seus colegas de classe. Por medo (ou até mesmo por ficar sem reação diante de tamanha humilhação diária), nosso protagonista nunca revidou as chacotas ou agressões verbais e físicas de seus carrascos... não até aquele dia. Poderia ter sido uma manhã como outra qualquer, mas João escolhe não ficar parado diante de tanta humilhação e decide rebater todo o mal que lhe causaram. É aí que ele agride um dos 'valentões' que o azucrina... o grande problema é que toda a cena vai parar na internet!

Sendo o livro de estreia do autor Danilo Leonardi, também fundador do canal no youtube 'Cabine Literária', a obra traz à tona diversos assuntos contemporâneos, como sexualidade e amizades verdadeiras, mas com um enfoque principal no bullying.

Agora uma estrela no mundo virtual, João vira o 'porta-voz' de todos aqueles que um dia sofreram toda a agressão física e psicológica ocasionada pelo bullying. Uma responsabilidade enorme para uma pessoa em sua idade, não? Entre entrevistas, problemas com a família, paixões não correspondidas e amizades em frangalhos, João se vê submerso em um estado de caos que nunca pensou que existiria em sua vida. E, em um momento de puro ódio, decide soltar a seguinte frase em um programa de televisão: "a solução para acabar com o bullying é bater primeiro. Valentões também caem".

Após João perceber o que havia feito, alimentado ainda mais todo esse ciclo de ódio, percebemos uma reviravolta no enredo. Coisas surpreendentes, literalmente de tirar o fôlego, começam a acontecer no decorrer da narrativa, deixando-nos cada vez mais chocados com a página que acabamos de ler. Torna-se quase impossível interromper a leitura; é uma necessidade saber o que vem a seguir.

Acredito, entretanto, que o autor pecou em americanizar demais seu enredo. É perceptível que em vários momentos a trama fica demasiadamente infantil, visto que os personagens principais e secundários, que na teoria são adolescentes, se comportam como crianças birrentas de filmes norte-americano. De toda forma, a narração consegue ser fluida e passa ao leitor tudo (ou quase tudo) aquilo que realmente importa.

Com apenas duzentos e oito páginas, Por que Indiana, João? nos trás uma história não apenas sobre quedas, mas também sobre como podemos nos reerguer. Creio que esse seja o tipo de livro que deveria ser lido por toda a nova geração adolescente que está por vir. Mesmo sendo 'dramático' demais, o livro aborda questões importantes de serem discutidas nos dias atuais, especialmente no que diz respeito à preservação e garantia do direito individual dentro de uma sociedade.

Por fim, gostaria de dizer que tive uma experiência agradável com a obra. Entretanto, não poderia deixar de ressaltar que esperava um pouco mais do enredo. Creio que criei grandes expectativas por causa de uma capa bonita. De toda forma, saliento que a leitura é válida e que, independentemente de idade ou preferência literária, vale a pena conferir o que Danilo Leonardi tem a nos mostrar!

Até logo,
Sérgio H,

site: www.decaranasletras.blogspot.com

Lorena Braga 02/01/2016

Achei um livro ótimo mas não sentido nenhuma causa da criação da personagem Raquel, ela não muda definitivamente em nada a história só serve pra atrapalhar mesmo. Fora isso gostei mto do livro, acho que serve para pré adolescentes começarem a ter a paixão pela leitura

gabrielmarr 01/01/2016

Sólido, seguro, saudável.
Acho um tipo de leitura muito importante para galera que está na faixa etária dos protagonistas, e a linguagem do texto tá bem certinha para essa faixa etária também. O livro traz alguns cenários clássicos de bullying e lida com a situação de uma maneira bem justa, bem correta. A evolução do protagonista nesse sentido é quase didática, é uma explicação sobre o que é ser vítima e sobre o que é ser o agressor, consequências de um lado e de outro. É bem interessante.
Mas para mim muitos elementos não foram tão explorados quanto poderiam ter sido. Acho que o hobby do João podia ter sido mais utilizado, todas as relações podiam ter rendido mais alguma coisa (os pais, os amigos, o romancinho), e também o plot twist do final, apesar de bem feito e, de novo, muito correto para essa história, acho que seria mais interessante se partisse do João. Entendo que isso faria do João outro personagem completamente, o que causaria outro tipo de história.
De qualquer forma, o livro tem seus méritos e foi muito bem executado.
Eu só acho que poderia ser maior.

Thuanne Hannah 28/12/2015

Muito bom!
Esta obra conta a história de João, um garoto de 15 anos, magro, tímido e recém chegado de Minas Gerais, que sofre Bullying de seus colegas no colégio. Ele tem apenas um amigo, Daniel, que é nordestino e o único garoto negro da classe. Com ajuda desse amigo, João manda um bilhete para Mariana, uma garota por quem João está apaixonado. Mas o que ele não sabe é que Mariana, namora Guilherme, o maior praticante de Bullying da classe!
Guilherme ao ficar sabendo do tal bilhete, decide mais uma vez bater em João na frente de todo mundo, claro. O que ele não esperava, era que João revidaria, e tudo isso foi filmado por Daniel!
Daniel divulga o vídeo num canal na internet e o vídeo viraliza de um dia para o outro. João vira uma sub-celebridade, dá entrevistas na TV, junto com outras pessoas vítimas de Bullying e tudo mais. Um desses jovens que João conhece até usa a frase “A solução para o Bullying é bater primeiro”, o que gera mais problemas naquela situação, pois ao invés de solucionar o problema, está causando outros, pois Guilherme anda sofrendo constantes ameaças.
Enfim, tem mais algumas coisas que não vou ficar descrevendo aqui pois acabaria com toda a graça do livro!
O autor aborda outros temas como a negligência dos pais e homossexualidade, que são temas bastante discutidos atualmente. O que não deixou o livro monótono, porém, acho que deveria explorar esses dois temas. Ele também explica o título do livro, para matar a curiosidade dos leitores! HAHAHA
O final foi bem interessante, mais uma vez não esperava pelo que aconteceu!
Recomendo principalmente pra quem está começando agora no mundo da leitura, pois é um livro bem curtinho e fácil de ler.
A capa é linda, tem tudo a ver com a temática do livro, o autor citou músicas da banda Legião Urbana, que eu amo tanto, que me deixou mais admirada por ele!

Joan 13/09/2015

Lúdico
Se avaliado simplesmente como romance, Por que Indiana, João? peca por ser rápido demais, pouco descritivo, superficial em algumas relações. Peca por ser adolescente, e é essa a impressão que fica: o livro foi escrito por um adolescente, na pressa de sua puberdade.
Mas quando pensado como um livro infanto-juvenil com uma temática tão relevante, o livro se mostra lúdico, e ainda que deixe na falta certas motivações, permitindo que alguns personagens pareçam rasos em suas decisões, João abre os olhos do leitor para um problema presente, mas mascarado, em praticamente todos as camadas da sociedade.
Pode ser utilizado como paradidático, e deveria ser distribuído em escolas, trabalhado por educadores.
Ao fim da leitura, fica a vontade de dar o livro de presente ao irmão mais novo, à prima ou àquela sobrinha que parece mais tímida em relação aos coleguinhas.
Fica também, e muito forte, a vontade de ler algo mais do Danilo Leonardi, de acompanhar seu crescimento como escritor. Danilo parece ter grande potencial. Um diamante se lapidando.

Camila Teixeira 26/08/2015

"Valentões também caem!"
Hoje eu vim fazer uma resenha que estou devendo já a um tempinho. No mês de maio eu fui aceita na seleção de parceiros da editora Giz Editorial e recebi esse livro lindo, que eu já estava cobiçando a muito tempo por essa capa maravilhosa que foi ilustrada pelo Vitor Martins. O livro chegou em tempo recorde e eu consegui ler super rápido, no final do mês já tinha concluído a leitura. Bateu uma ressaquinha e a vontade de fazer a resenha veio, mas precisei de um tempo para montar ela na cabeça, agora já me organizei e venho contar um pouco do livro para vocês! WEEE
Esse livro vai nos contar a história do João, um menino que vive sofrendo bullying na escola. O João é um menino mais reservado e isso faz com que ele seja alvo de piadas maldosas. Mas o mundo do João dá uma reviravolta quando ele reage a um ataque e sai como vencedor. O garoto vira uma sensação instantânea. É ai que rola o desenvolvimento do livro, João tem que aprender a lidar com a fama, a segurar a onda em casa e na escola e ainda arranja um tempinho para se apaixonar e descobrir mais a respeito de si mesmo.
Os personagens secundários tem tanta importância quanto o personagem principal, e cada um faz sua parte na história. Os pais do garoto são separados, algo muito comum hoje mas que poucas vezes é retratado nos livros YA, sua mãe é super preocupada e seu pai é super tranquilão, e isso nos dá um panorama de quão confusa a vida do garoto é em consequência disso. Os colegas da escola também são importantes para o desenvolvimento da história, seu melhor amigo Daniel, é quem filma o momento em que João sai ganhando em um confronto contra o bully Guilherme. Aos poucos vamos vendo os padrões da escola e os grupos de adolescentes se modificando em consequência do acontecimento. Além dos personagens do núcleo escolar também temos os jovens que João conhece em consequência da fama nos programas de tv a respeito de bullying que passa a participar.
Esse é o primeiro livro que o Danilo Leonardi lançou. Vocês devem conhece-lo pelo canal Cabine Literária, que é bem famoso no Booktube. O Danilo é o fundador do canal e nós vemos que ele decidiu trazer um pouquinho desse mundo do youtube para o livro. Depois da fama o João que já possuía um canal no youtube passa a bombar na rede e isso contribui para que a fama suba a cabeça do menino. Achei muito interessante a maneira como o Danilo construiu os personagens, pois cada um deles possui um motivo para existir, cada um é uma pequena peça no quebra-cabeça da trama. Eles não são personagens "bonzinhos" eles possuem facetas e demonstram sentimentos muito humanos, e fiquei impressionada no quanto o autor conseguiu transmitir a realidade de ser um adolescente nesse livro.
O Bullying é um assunto amplamente discutido e o livro do Danilo vem para contribuir para esse cenário, de uma nova perspectiva, vemos como o bullying e a fama momentânea podem influenciar na vida de um adolescente. Temo s também uma perspectiva bem ampla, já que o autor nos dá uma visão geral da vida daquele que sofre o bullying, mas também nos apresenta um pouco da realidade de quem comete ou cometeu tais atos. João se transforma ao longo da narrativa, ocorre uma grande reviravolta na personalidade do garoto, e isso foi feito de uma maneira bastante convincente e natural. Além das personalidades mutantes o livro também possui um ritmo muito bom, em nenhum momento a história esfria. Além disso é totalmente imprevisível, e eu adoro isso em uma narrativa!
O livro é escrito na primeira pessoa e isso obviamente contribui para que nos sintamos bem próximos do João. A diagramação do livro é ótima e não encontrei nenhum erro de revisão. As folhas tem uma textura muita boa e são amareladas, amor eterno por folhas amareladas. A editora caprichou bastante nesse livro!
Acho que vocês puderam perceber que esse livro me ganhou né? Com uma construção impecável de personagens, o foco central no bullying e uma narrativa eletrizante, Danilo Leonardi estreia com muito estilo. O livro é interessante do inicio ao fim e realmente prende o leitor. Esse livro pode ajudar de alguma maneira adolescentes que sofrem e praticam bullying. Com um final fantástico e inesperado é uma ótima dica de leitura para adolescentes e jovens adultos. Se você quer descobrir Por que Indiana, João?, recomendo que leia o livro logo!

site: Essa e mais resenhas você encontra em http://www.livrologias.com/

Danny 13/08/2015

Sentindo-se nostálgica!
Já passei da adolescência, faz tempo, mas, gosto de intercalar livros mais densos com YA. É como "refrescar o paladar". E, claro, sempre que pego esse gênero (se é assim que se chama) busco a jovem garota dentro de mim. Ao ler PQI,J? Eu consegui me ver em várias situações e lembrar da época em que eu ia a biblioteca da escola para ler a série Vagalume ou Antônio Bandeira. Foi uma grata surpresa o modo que o Danilo Leonardi mostra que a vítima também pode ser um algoz. Uma leitura gostosa. Recomendo!

Marcos Pinto 11/08/2015

Uma leitura interessante
Bullying é um assunto mais do que comentado atualmente; porém, existe uma grande diferença em falar sobre e vivenciar tal prática. João, protagonista da presente obra, está no segundo caso. Por ser tímido, acaba sendo alvo constante de brincadeiras de péssimo gosto e de agressões. Contudo, ele e a escola acabam se omitindo.

Entretanto, um dia a situação chega a um nível insuportável. Confrontado e humilhado dentro de sala, João resolve que estava na hora de dar um basta. Quase que inconscientemente, ele reage à agressão e vence seu algoz. Mas o que ele não esperava é que sua ação estava sendo filmada e que seria colocada nas redes sociais. Daí em diante, João vira outra pessoa. O rapaz tímido e que sofria torna-se um herói da mídia. Porém, será que o jovem protagonista conseguirá enfrentar esse novo desafio, enquanto tenta entender a si mesmo e as agressões que sofria?

Danilo Leonardi nos faz um convite à reflexão. Através de um enredo plausível e beirando ao real, somos levados a pensar sobre bullying, essa prática que quase todos já sofreram ou presenciaram. Página a página, o autor trabalha a vida do protagonista mostrando como é sofrível ser vítima agressões verbais e físicas costumeiramente.

“Ao meu lado está o Daniel, também conhecido como “Paraíba”, mas eu não o chamo desse jeito. Ele é o único da sala que fala comigo e também é o único aluno negro da classe. Os garotos o evitam, assim como me evitam. Ele se esforça mais pra ser aceito, até usa gírias paulistas, como “mano”, e disfarça seu sotaque. Mas não dá muito certo” (p. 9).

Para tal, Leonardi investe em uma análise psicológica do protagonista não tão profunda, mas suficiente para que entendamos suas dores. A partir de uma narração em primeira pessoa, Danilo nos faz enxergar o que João sente, como ele se porta e porque aceita de maneira tão muda, pelo menos no inicio, as agressões. Além disso, esse lado mais psicológico também nos permite ver com clareza o crescimento pessoal e emocional do nosso querido protagonista.

A obra também conta com outros personagens interessantes, apesar de alguns terem construções bem batidas ao estilo de filme norte-americano: “patricinhas” e “valentões”. Dentre os interessantes, destaco a Júlia. Apesar de coadjuvante, ela me pareceu bem construída e convincente, o que me agradou bastante.

A escrita do autor é bem leve, o que torna a obra mais amena e rápida; inclusive, podemos lê-la em poucas horas. Além disso, o Danilo Leonardi sempre recorre ao humor, o que dá um toque a mais a obra, tornando-a atrativa para o público juvenil, ao qual ela é destinada.

“Se tem uma mensagem que eu quero passar, é o quanto é importante que as pessoas possam ser sinceras consigo mesmas e não ter a cabeça enfiada na privada por causa disso” (p. 129).

Quanto à parte física, o livro não deixa a desejar. A capa é bonita e reflete bem a essência do enredo. As páginas são amareladas e a diagramação, apesar de simples, é excelente e bem confortável. Além disso, a revisão está muito boa.

Diante de todos esses aspectos, afirmo, sem chance de engano, que Por que Indiana, João? é uma leitura muito agradável, apesar de que dificilmente se tornará o livro da sua vida. Além disso, é inegável que a obra alcança o principal objetivo da literatura: refletir sobre a realidade. Desta forma, se você procura um livro leve e juvenil e que ainda te faça pensar, esse é uma excelente opção.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2015/06/por-que-indiana-joao.html

Melissa 10/07/2015

Eu te entendo, Indy
Bom, pra começar, quero pedir que parem de subestimar a literatura brasileira como se fosse uma coisa ruim, passada e chata. A literatura brasileira é boa e jovem, e os livros antigos não são passados, são clássicos (mesmo que eu ainda não tenha lido muitos deles, mas quero!). Outra coisa é que o autor tem uma linguagem que toca, que entende, que diz "eu tô com você", e pode parecer clichê, mas o livro me conquistou por isso, por ser sincero e simples, por ser um tapa da realidade.
João é um menino comum, tímido, introspectivo, inteligente e diferente, e por isso sofre muito bullying por parte de seus colegas, a novidade é que o autor consegue retratar muito bem a maioria dos sentimentos que as vítimas sentem, e também como sair dessa posição sem usar da violência.
Eu me identifiquei bastante com o livro, porque passei por situações parecidas, mas não tão graves, como por exemplo: quando riscaram meus materiais e jogaram meus tênis novos no sanitário do banheiro masculino. Ainda bem que acabou o ensino médio, né não?!
Enfim, o que eu quero dizer é que esse livro é um achado, e vejo muito futuro no autor, descobri que antes de escritor ele já era amante dos livros, e outra que todo mundo precisa ler e entender os vários lados do bullying.
Ficou muito grande a resenha, mas valeu mesmo assim. :))

Biblioteca Rotativa 07/07/2015

Resenha Por Que Indiana, João? - Danilo Leonardi
Por que? Por que Indiana João?, essa foi a pergunta que veio a minha mente a primeira vez que vi esse livro de capa amarela do escritor brasileiro Danilo Leonardi. É notável a forma que o Danilo consegue prender o leitor desde o inicio até o fim não perdendo em nenhum momento o ritmo da narrativa. Esse livro é daqueles para ler de uma vez só, tanto por ter acontecimentos seguidos, como por ser extremamente viciante.
Pois bem, o livro vai contar a história do João um garoto de 15 anos vítima de bullying, o enredo gira em torno das experiências de ser adolescente, o relacionamento com os pais e amigos e claro o amor tudo isso na era do "caiu na net". O título faz todo sentido quando você descobre o motivo (que eu não vou contar porque odeio spoiler) e demonstra as possíveis consequências inerentes ao bullying, junto dessa condição vem a pergunta: revidar ou não?
L.E.I.A. Aracati - Leonardo Lima

site: https://www.facebook.com/leiaaracati

Lorena Miyuki 29/06/2015

Didático
4.5/5.
Plot-twists bem colocados e desenvolvidos. Escrita bem objetiva, me fez realmente imaginar que estava lendo uma espécie de diário de um garoto de 15/16 anos.
Um livro mais didático que literário, eu diria, e por isso merece bastante crédito pela abordagem. Um livro que se encaixa na proposta, simples.
Recomendaria para todo adolescente.

Renata 24/06/2015

Resenha - Por que Indiana, João?
O ensino médio não é fácil para ninguém, porém é particularmente mais difícil para João Galeto, já que o garoto sofre bullying. Com 15 anos, taxado de nerd e de uma estatura abaixo da média, sofre provocações todos os dias e só tem um amigo, Daniel, o qual veio do Ceará e é o único menino negro da turma. Ele, entretanto, era popular em sua antiga escola e muitas vezes se inconforma de o mesmo não acontecer ali, em São Paulo.

Ambos passam o intervalo parcialmente escondidos, evitando ser vistos especialmente por Guilherme, que é o cara mais popular da escola e também a causa de grande parte do sofrimento de João. Este, além de possuir apelidos como Uísque, ter sua mochila escondida no horário de aulas e ser obrigado a passar cola nas provas, tem sua cabeça enfiada na privada esporadicamente, para a diversão de outros.

Há alguns meses, os dois amigos criaram um canal de vídeos, para falar de qualquer coisa que fosse do interesse deles, entretanto, como não fez sucesso rapidamente, Daniel deixou de aparecer em várias gravações, então só João se preocupava em continuar filmando alguma coisa. Além de vloggar, ele gosta muito de jogar videogames e tem afinidade com a leitura, mas adora mesmo filmes, principalmente os do Indiana Jones, que assistia com o seu pai quando criança.

Seus pais, contudo, se separaram faz tempo e ele acabou se decidindo por morar com a mãe, que trabalha em um banco. Ela quer o melhor para João, está sempre controlando se o garoto já fez seus deveres e em como é sua conduta, na escola e fora dela. Por isso, é uma surpresa enorme e chocante para dona Magda, quando a chamam na escola para dizer que seu filho, sempre tão passivo, agrediu um outro aluno.

Confira minha opinião em:

site: http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-por-que-indiana-joao.html

Autora Nadja Moreno 10/06/2015

Por que não leu ainda???
Se você acha que já conhece de cor histórias de bullying e que este é só mais um livro abordando o assunto e não precisa lê-lo, só te digo uma coisa: você está errado! Neste livro Danilo consegue abordar o tema de forma única, mesclando o cômico e o trágico de um jeito que eu nunca vi. Eu alternei (especialmente nos primeiros capítulos) entre uma risada, uma careta e um ar de: what?! o tempo todo! Adorei as sensações que os acontecimentos e diálogos me causaram.

João é um típico garoto "estrangeiro" no hostil e assustador ambiente escolar de ensino médio. Tímido, super protegido pela mãe, sem atrativos que o fizessem se destacar positivamente e voilá, torna-se o alvo dos bullers (não que isso tenha surgido assim, de repente. Como toda boa vítima de bullying que se preze, a coisa começou bem cedo e nunca mais parou).

Porém, num belo dia, um gesto meio que parecido com "ato falho" o transforma numa celebridade. Aí tudo se resolve, certo? Errado. Há tanta reviravolta aqui que não dá pra comentar mais nada sem soltar um dos temerosos spoilers.

Por que Indiana, João? é um livro muito bem escrito, prende a atenção do leitor do começo ao fim e, como é bem pequeno, dá para ler numa toada só. A redação de Danilo é leve e envolvente e tudo flui muito fácil. Você encontra nestas páginas, como eu disse, muita comicidade, muito drama e também muitos toques importantes. Sabe quando há um diálogo no meio do caminho e você pensa: conheço tanta gente que deveria ler isso? Pois é, tem isso também. E o final é bacana e fofo. Gostei de verdade do conjunto da obra, exceto duas passagens que o protagonista tenta emendar um comentário com partes de músicas de Renato Russo, talvez com o intuito de parecer engraçado, mas que para mim soou bem forçado e estranho. Mas foi só! O restante todo me encantou realmente.

Quando conheci o livro nas redes sociais me perguntei: Por que Por Que Indiana, João?? Confesso que fiquei super intrigada pelo título. E o que já era bacana ficou perfeito quando encontrei o título ali, fazendo uma ponta no roteiro da história. Fiquei me questionando: A frase consta na história e por isso se tornou título ou foi o título que se infiltrou sorrateiramente no meio da história? Quando puder, vou perguntar ao Danilo!

Por falar em título: Capa e Edição. Bom, a Giz Editorial já é conhecida pelo cuidado com as edições. Sempre capas bacanas, acabamento bem feito e o mínimo erro de revisão, se é que existem. Nesta obra não foi diferente. A capa é moderna e chama a atenção, além de fazer jus à trama. Não encontrei erros e as páginas são aquelas, sabe? As amarelinhas.

site: http://www.escrevarte.com.br/2015/05/resenha-por-que-indiana-joao-de-danilo.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6