Por que Indiana, João?

Por que Indiana, João? Danilo Leonardi

Resenhas - Por que Indiana, João?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Pah 04/05/2015

"Por que Indiana, João" trás a história de um garoto de 15 anos, alvo de apelidinhos e provocações na escola. Ok, até parece uma história bem comum e recorrente, mas garanto que esse livro é diferente e eu te conto por que logo abaixo.

Neste livro vamos conhecer a história de João, personagem principal e narrador que desde sempre sofre bullying na escola e apesar de todas as provocações e brincadeirinhas dos colegas, aguentava tudo 'na dele' e jamais revidava. O menino apesar de rejeitado pelos colegas tem um único amigo o Daniel, que veio de outro colégio no Ceará direto pra São Paulo. Daniel por sua vez também é rejeitado, mas não gosta nada da situação, já que era popular no colégio anterior.

Num certo dia, João revida o ataque do menino que mais te irrita e a situação ainda por cima isso é gravada e vira hit da internet. Daí pra frente tudo muda.

Primeiramente a melhor coisa desse livro é que o cenário bate com a nossa realidade, pois tudo acontece aqui em São Paulo e não há nenhuma líder de torcida, ou capitães do time de polo aquático. O que eu quero dizer é que, claro há por ai vários e vários livros sobre o assunto bullying mas, poucos de fato que traduzem nosso cotidiano. Então é importantíssimo termos finalmente um livro muito legal que fale sobre o assunto e que seja fácil de nos identificarmos.

Além da identificação rápida com os personagens que são muito bons, o autor trás para nós grandes questionamentos.
Depois de virar hit na internet, João vê tudo em sua vida mudar e se vê perdido tentando descobrir o que fazer ou como agir.Já que tudo sempre foi da mesma forma e o menino jamais teve outras escolhas, agora tendo várias, ele terá que traçar novos caminhos sobre si mesmo, e descobrir quem ele realmente é.
Além de todas essas coisas, creio que o maior aprendizado de todos é a mensagem de que tudo tem uma consequência e isso vem de uma forma muito consistente no livro tanto para João, quanto para outros personagens.

Em suma, é um livro para os adolescentes de plantão. Acho que esse livro pode trazer aos jovenzinhos um gosto pela leitura, pela fácil identificação e por ter um enredo fluido e gostoso de ler.
Gostei bastante da leitura e gostei mais ainda de poder compartilhá-la com o pequeno de 11 anos aqui de casa. Ahhh, e o final é surpreendente!

site: http://surewehaveablog.blogspot.com.br/

Feh 01/05/2015

Uma leitura indispensável que muda o seu jeito de ver as coisas, de um jeito extremamente suave.
História:
João é um garoto comum com um pequeno canal no YouTube, poucos amigos e uma vida um tanto triste por causa do Bullying que sofre na escola. Até que um dia sua vida vira de cabeça para baixo quando ele resolve enfrentar um dos valentões que o atormentam, ele acaba entrando em uma briga e seu amigo grava isso e coloca no YouTube. Tudo acontece muito rápido, de repente ele se encontra com uma influência muito grande nos jovens, já que eles passam a o ver como uma inspiração contra o Bullying. Ele não tem muito tempo para pensar nos próximos passos, mas se tem uma coisa que ele tem certeza é que precisa combater o bullying até que ele acabe. O livro conta a jornada dele a partir daí, como ele lida com a fama; com o as consequências do que ele fez; com seus antigos e novos amigos; etc...
Opinião:
Eu sinceramente sou uma grande fã do Danilo e não poderia esperar mais de seu primeiro livro, sua narração é cotidiana o que faz do livro uma leitura rápida e divertida. A história retrata exatamente como é a comunicação de hoje, com celulares; mensagens e a rapidez da internet, a história em si ao mesmo tempo que parece surreal nos deixa com uma sensação de que isso poderia acontecer com qualquer um nos tempos de hoje.
Eu li o livro em um dia e acho que é uma leitura indispensável porque ela muda o seu jeito de ver as coisas, de um jeito extremamente suave.

site: https://ourbooktrack.wordpress.com/

Frank 29/04/2015

Disclaimer
Terminei o livro com uma sensação de revolta. E ao mesmo tempo que não tem a ver com o livro - como foi por ele suscitada - tem tudo a ver. Revolta porque lembrei de quando estava no colégio, identifiquei os processos de bullying e não fiz absolutamente nada. Eu poderia ter feito? Sim! Eu poderia, e não fiz nada. João fez, e isso faz do livro uma das melhores coisas que eu li recentemente. João me jogou na cara tudo o que eu poderia ter feito, e não fiz.

Gosto de livros assim, que conversam comigo. O livro me fez pensar que nomear as coisas, parecem torna-las mais entendíveis. Eu vi o bullying, mas não sabia o que era. Eu sabia o que era a internet, mas não sabia como usá-la. João soube.

Li de uma vez, em poucas horas. Gostei muito e recomendo.

Nat 27/04/2015

Ótima surpresa!
Comprei o livro porque adoro o canal do Danilo no Youtube, mas acabei adorando – li em duas sentadas. A história gira em torno de João, que sofre bullying na escola até um dia se cansar e agredir seu agressor. A reação foi filmada e parou no Youtube, tendo uma grande repercussão. A partir daí, as escolhas do João vão influenciar não só a sua vida, como de gente que ele nem imagina! Tem um twist na história que eu não esperava. O livro me surpreendeu, recomendo a leitura.

Fabio Vergara 28/03/2015

Dica de leitura: Por Que Indiana, João? (Brasil. 2014).
Sinopse: João sofre bullying, até que, numa briga, ele reage; um colega filma, e publica na internet.

Nota (0-10): 6.

Tive bandas musicais no passado, e sempre trabalhei com adolescentes. Se aprendi algo, foi nunca tentar parecer um deles. Não há nada mais artificial que um adulto se “enturmando”. Leonardi está na fase de “novo adulto”, refletindo isso no texto: não soa maduro, nem pueril. O que faz PQI,J? parecer “enlatado”, preocupado demais com o que as mamães vão pensar. Faltou entregar-se mais ao enredo. Curiosamente, PQI,J? trata disso, um jovem com dificuldades sociais, sofrendo bullying, até que acontece a ruptura, e consequentemente a hiperexposição midiática. Já vimos este filme: Britney Spears, Macaulay Culkin etc. Mas apesar da realidade ser mais trágica, a história é crível, principalmente pelos coadjuvantes (Daniel, Guilherme, Cacá, Julia...), cada um interpretando diferente a “ascensão e queda” do protagonista, fazendo-o refletir sobre as consequências de suas atitudes. Esta é a primeira obra de Leonardi. Não será sua obra-prima, mas ele tem talento. Vou observar melhor seus futuros títulos.

Hugo 08/03/2015

Danilo trata de tantas questões do cotidiano que é impossível você não se identificar.
A emoção foi grande, entrei na livraria e fiquei rodando de um lado para o outro procurando em todos os lugares o livro, até eu vê-lo ali escondido, o único da livraria, começo a tremer que nem um louco.

O livro que queria tanto ler e não poupei tempo, comecei a ler assim que cheguei em casa e não conseguia parar de ler, e quando vi já tinha acabado. Tinha muita expectativa para o livro e o Danilo conseguiu atingir todas elas e ainda me surpreender.

“Por que Indiana, João?” é o primeiro livro de Danilo Leonardi que ficou conhecido por seu canal e site “Cabine Literária”. Quando eu li, esperava um livro bom, mas foi uma surpresa ao ler e descobrir que era muito mais que isso. Logo nas primeira páginas, você já se diverte com os personagens.

O livro é sobre João, um garoto do segundo ano de ensino médio que é tímido, fica sempre quieto no seu canto e gosta de ler. Nasceu em São Paulo e depois de passar alguns anos em Belo Horizonte, está de volta a sua cidade natal há um ano.

Daniel, seu melhor amigo, se não o único amigo dele no colégio, sempre está presente com ele. João sofre bullying no colégio por um valentão chamado Guilherme. Dentre tantas maldades de Guilherme, uma delas é afogar a cabeça de João na privada.

O mais difícil é estar em um colégio onde não se faz nada a respeito dessas maldades, pelo ao contrario, alguns professores ainda incentivam a prática, como se fosse apenas uma brincadeira.

Seu meio “problema” de família também pode ser considerado. Sua mãe só se preocupa com o desempenho do filho no colégio sem escutar o que ele tem a dizer. Já o pai se interessa pelos problemas de João com os amigos. Mas João não assume o seu problema mesmo com o pai insistindo. O pai é super maneiro com ele, sempre está se preocupando com as coisas certas, incentivando o que tem que ser incentivado.

Tudo começa quando Guilherme aproveita a ausência de um professor para bater em João, porém de saco cheio de aturar o valentão, João reage chutando Guilherme e o deixando no chão.
Por ironia do destino, Daniel estava filmando e aquele vídeo acaba passando por vários alunos facilmente, pois nunca ninguém tinha enfrentado Guilherme como João fez.

João tinha sido chamado para participar de uma mostra de cinema que existe na escola, o qual já tinha participado no ano anterior. Porém não prepara nada para apresentar, mas Daniel dá seu jeito e apresenta o vídeo que foi gravado por ele no dia da agressão. O vídeo acaba circulando por todo o colégio e logo está na internet, tendo milhões de acessos.

João vira uma celebridade e sua vida começa a mudar de uma hora para outra. A fama não trás apenas coisas boas, mas muitas coisas ruins também. Coisas essas que João tem que enfrentar mesmo não querendo. Botando a questão no ar: Até onde a fama pode te levar ou te mudar?

Ao longo do livro, João começa a ganhar coragem, deixando de ser aquele garoto tímido que fica no seu canto o tempo todo passando a impor suas opiniões a respeito de vários assuntos, participando mais.

Danilo trata de tantas questões do cotidiano que é impossível você não se identificar e se apaixonar pela história. Ainda consegue abordar um tema tão sério que ocorre em todos os lugares boa parte do tempo, sem deixar o clima muito pesado, são sacadas que o livro tem que faz com que você se diverta e aprenda sobre bullying e fama ao mesmo tempo.

site: www.dreamdropdistance.com

Mih 05/03/2015

Interessante
Conheci o trabalho do Danilo Leonardi através do Cabine literária, e confesso que já simpatizava com ele. Em seu primeiro livro, Danilo retrata de uma forma bem jovem o tema bullying, algo bem recorrente nos dias atuais, e nos mostra as situações através do personagem João. Temos bons momentos de reflexão e situações vividas diariamente, embora eu tenha achado que em certos momentos os pensamentos do João não façam jus à sua idade. Li o livro bem rápido, ele é gostoso e fácil de ler, mesmo que em alguns momentos falte um pouco de liga. Quero acompanhar os próximos trabalhos do Danilo, pois ele promete bastante. Recomendo!

Roberta 01/03/2015

"Por que Indiana, João?" É o primeiro livro do autor/blogger/vlogger Danilo Leonardi, dono do Cabine Literária. A história é bem curta e de fácil leitura. É aquele tipo de livro que a gente lê em uma "sentada", sabe? Além de ter uma capa muito bonita, ele aborda um assunto muito importante: o bullying.

A história se passa em São Paulo, e é narrada pelo próprio João, um garoto de 15 anos aparentemente comum e que tem um único amigo na cidade, chamado Daniel. Filho único de pais separados, João mora com sua mãe, na qual não costuma dar muita atenção para o que acontece em sua vida. Já seu pai, mesmo ausente, busca sempre ficar atento a tudo.

Dono de um corpo franzino e sem uma gota de popularidade na escola, João costumava ser alvo de várias brincadeiras e humilhações entre seus colegas de classe e até mesmo professores, mas nunca fez nada diante disto. Até que um dia acontece uma reviravolta em sua vida e ele acaba revidando as agressões. E sabe o que o seu amigo Daniel faz?? Filma tudo e joga na internet. Através disso, João se torna uma celebridade da net e é convidado para várias entrevistas e programas de TV, tornando-se o ídolo das vítimas do bullying.

Bom, a história central é isso! O porque do "Indiana", você vai ter que descobrir lendo. Além de todo esse enredo da história de João, existem várias outras histórias subentendidas no livro que valeriam muito a pena um pouco mais de aprofundamento do autor. O livro é muito bom, mas a impressão que eu tive, foi que o autor não conseguiu expressar no papel tudo aquilo que ele gostaria de colocar pra fora, o que acabou sobrepondo a história com muitos personagens, muitos assuntos a serem abordados e muitos pontos de interrogação na vida de cada um.

site: http://mergulhares.blogspot.com.br/

Psychobooks 07/02/2015

Os porquês do Indiana, João

O livro de estreia de Danilo Leonardi conta a história de João, um garoto franzino, tímido e que sofre bullying constante na escola. Está há alguns anos morando em São Paulo, vindo de Minas, mas ainda é considerado um forasteiro. O estopim para a perseguição por Guilherme, o garoto mais popular da sala, começa quando com, a ajuda de Daniel, João manda um bilhete para Mariana, a namorada de Guilherme.

Acredito que a ideia de Danilo para seu livro veio de inúmeros vídeos que rolam pela internet de vítimas de bullying que resolvem se defender.
Achei sensacional o gancho e toda a discussão que ele abriria. Com isso vamos então à:

Narrativa e desenvolvimento da história
Danilo escreveu o livro em primeira pessoa, narrado no presente. A narrativa nesse estilo está bem popular no gênero jovem-adulto e é bem-vinda para o leitor. A história começa superbem, com João travando um monólogo interno superinteressante com os problemas que o rodeiam e sendo até maduro quanto às questões passíveis de mudanças e àquelas com as quais é melhor se resignar. Não que ele esteja certo em sua avaliação, vejam bem, mas a forma como o autor mostrou esse embate foi bem pontual e lúcida.

A impressão que tive foi que a história foi se sobrepondo, com camadas. Cada acontecimento da vida de João o levava para um novo nível de atitude, que desdobrava em novos acontecimentos, que iam cada vez se complicando mais, e...

O livro é curto, são apenas 208 páginas, mas senti que Danilo perdeu a voz de seu personagem - e o controle da história - quando a ação e as consequências dessas ações, tomam conta da narrativa. Vou explicar:

Personagens e seu arco da história
Todos os personagens precisam ter um arco para manter o leitor cônscio de seus passos. João vinha bem: um adolescente que de repente se vê famoso e que se deixa corromper por todo o glamour que essa fama repentina lhe traz. É um desenvolvimento até clichê, mas mais uma vez pontuo em uma resenha minha: clichê não é ruim; o que marca o texto é o desenvolvimento do autor, e para mim foi aqui que Danilo começou a tropeçar.

Várias histórias começaram a se sobrepor, com inúmeros personagens interferindo na construção da narrativa e implorando por um "pedaço ao sol". É o caso de Guilherme como vilão e todos os garotos que o acompanham e ficam a narrativa todo trocando do lado - indo do bem para o mal -, mas sem que o leitor saiba direito quem é quem. Danilo me apresentou 5 ou mais desses colegas de João. Para mim todos eram a mesma pessoa; os personagens não tinham voz. Aparte de Daniel que foi apresentando e teve sua voz marcada desde o início, todos os outros foram caracterizados pobremente - inclusive Guilherme, o vilão.

Os pais de João sofrem do mesmo problema, ora o pai é legal, ora a mãe é vilã; ora os papeis se mesclam... Entendo essa dualidade em um adolescente e concordo que a dúvida é presente para muitos, mas acredito que a construção deles deveria ter sido mais forte para que o leitor conseguisse diferenciar o que era a visão de João e o que era a realidade.

A verdade é que os núcleos "escola", "casa", "Minas Gerais" e "Amigos que sofreram bullying" assoberbam o leitor não permitindo que nenhuma das linhas seja acompanhada a contento.

Vale a pena, Alba?
Danilo estreou de forma mediana. Seu livro começou bem, mas senti que perdeu o fôlego do meio para a frente. A tentativa de acrescentar camadas à sua história tinha boa intenção, mas o resultado foi um texto confuso, com um final atropelado.

"- Nâo importa o que eles achariam, João. O que eu gostaria é de ver que você é o tipo de pessoa que não fica de braços cruzados enquanto alguém apanha por sua causa.
- Ninguém parecia se importar muito quando era eu que apanhava."
Página 62

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/10/resenha-sorteio-por-que-indiana-joao.html

Walber 05/02/2015

Uma capa linda (olha só que belo contraste do amarelo-e-preto), um título curioso, um autor que você já seguia nas redes sociais e acompanhava no YouTube... Ingredientes certos para que eu ficasse com vontade de ler esse livro, sem nem saber a sinopse.
Vi na Bienal bem baratinho e quase comprei, mas não. Hoje estou arrependido. Devia ter comprado! Pelo menos, minha amiga Vitória comprou e me emprestou ;)
Enfim, Por que Indiana, João? foi escrito por Danilo Leonardi, o criador do Cabine Literária, um dos mais famosos canais literários do país.
O livro trata-se da história de João, um garoto que sofria bullying na escola, que tinha apenas um amigo (um outro excluído) e era dono de um canal onde falava de games.
Sua vida muda de cabeça para baixo quando reage a uma das agressões e é filmado por seu amigo Daniel chutando entre as pernas do agressivo Guilherme. O vídeo vai parar no YouTube e João acaba virando um hit da internet e um ídolo das vítimas de bullying.
João ganha amigos e pela primeira vez se sente seguro, respeitado e admirado. Só que suas atitudes acabam trazendo consequências inesperadas para todos a seu redor.
Por que Indiana, João? é um ótimo livro, com personagens adoráveis, uma história divertida, tensa e polêmica e um final de tirar o fôlego. A diagramação é boa e nos permite ler o livro muito rápido. Terminei em apenas três "sentadas" (cada uma de mais ou menos uma hora).
Dei cinco estrelas no skoob e arrisco dizer que Danilo Leonardi tem futuro como escritor! Super recomendado para quem procura uma leitura rápida e um livro juvenil com tema polêmico. E também para quem, como eu, está adorando descobrir novos autores nacionais ;)

site: http://blogleitorcompulsivo.blogspot.com.br/2015/02/por-que-indiana-joao-de-danilo-leonardi.html

carolina.trigo. 05/02/2015

Por Que Indiana, João?
"- Não importa o que eles achariam, João. O que eu gostaria é de ver que você é o tipo de pessoa que não fica de braços cruzados enquanto alguém apanha por sua causa.
- Ninguém parecia se importar muito quando era eu que apanhava."

Finalmente! Hoje acabei mais um dos livros que comprei na Bienal!!! Demorou bastante, mas consegui...
Por Que Indiana, João? é o livro do Danilo Leonardi que é o criador do ótimo canal do Youtube Cabine Literária, sempre acompanho e gosto muito.
Quando fui à Bienal não tinha ele em mente para comprar, mas logo que cheguei a Editora Giz estava entregando as senhas para seu autógrafo e não resisti. A minha curiosidade ainda vai me matar... Então, acabei comprando e ganhando seu autógrafo.
Esse é seu livro de estréia, e confesso que fui sem muitas expectativas.
Logo de cara vemos que é um livro de leitura fácil e rápida, com uma escrita bem simples.
Quando João derruba um valentão de sua escola e seu amigo filma ação sua vida muda completamente. O vídeo é postado na internet e logo é visto por todos. Valentões que batiam nele viram amigos, pessoas que riam dele ficam com medo e João, que era tímido e sem amigos, vira famoso.
Aclamado e procurado por jornalistas, suas atitudes e pensamentos irão mudar num piscar de olhos.
Como fala de um assunto que hoje já é bem batido, bullying, o livro fica um pouco cansativo. O que me surpreendeu mesmo foi o final, não esperava tanto.
Como não contava com nada tão "grandioso", ele foi uma leitura agradável, típica para passar o tempo.
E vocês, o que acharam?

site: http://www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2015/01/resenha-por-que-indiana-joao.html

PorEssasPáginas 19/01/2015

Atualmente, YA e bullying estão em alta. E POR QUE INDIANA, JOÃO? aborda as duas temáticas com uma escrita bastante fluída e de agradável leitura.

Bastante contextualizado na cidade de São Paulo, o livro ganha pontos pelas gírias paulistas e cenários conhecidos de quem mora por aqui (ou já visitou). Além disso, aborda a temática jovem de uma forma interessante ao mixar a narrativa a trechos de e-mails, conversas em redes sociais e mensagens de texto – sem medo de usar e abusar das abreviações.

Para mim, o destaque do livro é a escrita do Danilo. Muito gostosa e que faz o livro correr de modo suave e delicioso. A história fica naquele limbo do “já vi isso antes” de um modo que me desagradou um pouco. Principalmente por pesar para clichês que, ao meu ver, não se enquadram no cenário Brasil de bullying e estilo de vida.

O livro é sem dúvidas uma boa leitura para jovens leitores que estão começando a se apaixonar pelas letras.

(assista ao vídeo)

site: http://poressaspaginas.com/narrativas-no-pep-por-que-indiana-joao

Beatriz B. 15/01/2015

Por que ler esse livro, Fulano-leitor-que-está-lendo-essa-frase?
O livro trata sobre bullying, o poder da internet nos dias atuais (não soa brega assim no livro, prometo) e relacionamentos em geral. Tudo começa com João, o típico menino franzino que possui a vida dividida da seguinte maneira: de um lado há seus pais divorciados e que não lhe dão muita atenção. Do outro há o Ensino Médio, onde já está totalmente familiarizado com colegas o atormentando, mas claro que isso não torna as coisas são mais fáceis, pois sofrer bullying nunca é fácil, não importa a quanto tempo você passe por isso. E ainda nessa área, encontramos Guilherme, o principal vilão da vida de João (hahaha rimou hahaha), aquele mesmo clichê de menino valentão, bombado, com sua "gangue do perigo" e que namora a menina que João também gosta. E ainda há a sua vida online, onde ele pode ser quem realmente é e jogar vídeo game com amigos. Adicione um cenário que se passa em Minas Gerais e ai está a veia principal do livro.

Muito bem, a vida seguia da mesma forma que sempre tem sido para João. Apanhar e ser desprezado na escola, além de ter de conviver com zero esperança de melhorar de situação, já que a coordenação da escola não faz nada a respeito. Aguentar a implicância dos pais separados, tanto em relação a ele quanto um ao outro. E ter como único consolo a maravilhosa internet. Bem, um dia a gota d'água pinga e durante mais um ritual de tortura de Guilherme, João o chuta bem naquele lugar em que não bate sol, movido por um fúria que nunca tinha deixado extravasar dessa forma antes. O que ele não esperava era que um de seus amigos filmasse tudo e postasse no YouTube sem seu consentimento. E já que a sorte nem sempre ou quase nunca está a nosso favor, o vídeo viralizou e o João logo virou uma espécie de semi-celebridade, sendo chamado para entrevistas e etc. Muitas coisas acontecem a partir dai e João agora tem em mãos a chance de alertar o mundo sobre o que o bullying, além de poder mudar o rumo trágico que é sua própria história. Mas toda ação possui uma consequência (ou várias, estamos na vida real e não em física), e João percebe duas coisas: 1° erradicar o bullying não será tão fácil quanto deveria ser e 2° a partir do momento em que você consegue uma vida, por assim dizer, você tem de lidar com os problemas que ela traz.

Vamos lá. (Com lá quero dizer "continue lendo aqui). A história se inicia nos apresentando o clichê do clichê em relação a livros Young Adult que retratam sobre o bullying. Sem problemas desde que o desenvolvimento deste convença de que o livro conseguiu ser mais que o esperado, e esse não foi totalmente o caso e explicarei o por quê.
No início, João nos conta certos acontecimentos pelos quais passou que deixa qualquer um que se põe no lugar chocado. Ele te faz sentir o circo de horrores que deve ser viver na pele de uma pessoa que possui tais marcas passadas e tem de espetá-las mais um pouco todo santo dia. E eu tive grande interesse em acompanhar o desenvolvimento do personagem, mas infelizmente, foi nesse ponto que o autor se embaralhou um pouco, o da construção de camadas dos personagens.

Sim, o livro é curto, mas não é desculpa para os personagens terem sido todos planos.
Há aqueles, como o valentão Guilherme, que despertaram meu interesse em querer saber mais sobre como suas mentes funcionavam, mas foi uma vontade frustada. Meus maior exemplo disso é em relação aos pais de João. Esse conflito familiar poderia ter sido bem mais explorado, porém, mal temos um final satisfatório. Tive a sensação que esse "problema" citar brevemente que João passava por problemas familiares. Mas concluindo só foi criado para lista de desgraças na vida de João serem maiores.

O autor dá uma pincelada em outros assuntos que seriam interessantíssimos vê-los abordados mais profundamente. Por exemplo, a influência que a mídia exerce hoje em dia em nossas vidas. Quando publicamos algo, muitas vezes não fazemos ideia sobre quem pode ter acesso àquilo e que estará permanentemente navegando por ai. E o autor poderia ter pesado mais sobre isso no livro, o que ajudaria muito no quesito "inovação que salva o livro do início clichê".

AGORA, vamos aquilo que salvou a nota do livro. A forma que a escola tratava os casos de bullying da escola, nula, assim como as cenas de descrições de agressão, é uma verdade bem incômoda e exatamente por isso não devemos apenas engolir. A escrita é, no minimo, a escudo da salvação. O Danilo escreve de forma fluída, usando um vocabulário extremamente urbano e isso faz seus olhos passaram pela história de forma rápida. E enquanto eu lia, eu SÓ conseguia imaginar a voz do Danilo narrando tudo e para mim, ele era o João e ponto final.
Comparo essa leitura como um pulo na piscina em um dia quente: você salta, se refresca (que é o principal) e logo sai para fazer algo melhor. Rápido, simples e cumprirá a função se for isto que você está procurando. Um livro para sair da ressaca e não exige grandes esforços, talvez um estômago não tão mole. Apenas saiba aonde você está embarcando para não se decepcionar.

AH SIM, AFINAL, POR QUE INDIANA, JOÃO? No momento em que o motivo do título é revelado, eu fiquei com o sentimento de "Hm, é isso?". Sim, faz sentido e é engraçadinho, mas again, não crie expectativas, porque não é nenhum acontecimento de parar o coração.

site: http://soleitoressabem.blogspot.com.br/2015/01/livros-entre-linhas-por-que-indiana-joao.html

Wyll 11/01/2015

Nem tudo é perfeito, mas pode ficar.
E... fim.

Com uma história surpreendente, cativante e cheia de lições "Por que Indiana, João?" deixa sua marca em mim para sempre.

João é um garoto normal, não para todos, mas normal para alguém que ama ler, que joga um bom vídeo game, para quem não tem uma fácil desenvoltura na arte da comunicação. Só que para seus colegas de classe João é "estranho", o que o trás o problema de sofrer nas mãos de grupinhos que zoam com sua cara, o famoso Bullying. Só que em mais um dia em que João está sofrendo Bullying ele não aguenta mais e resolver revidar só que mai sabia ele que seus atos estavam sendo gravados e que foram para na Internet, gerando assim uma mudança repentina em sua vida.

Por que Indiana, João? É um livro que já me deixou curso desde o título, comprei o livro porque já conhecia o escritório Danilo Leonardi​​ de seu famoso canal o Cabine literária que acompanho a tempos. Nem sabia que o Danilo tinha escrito um livro até a Bienal do ano passado onde comprei seu livro em pré-venda. Assim como seu canal é tudo de bom, seu livro segundo no mesmo ritmo.
Com uma Narrativa suuuuper gostos, personagens cativantes e um assunto bastante discutindo, Por que Indiana, João deveria ser lido por várias e várias pessoas, quem sabe até ganhar uma versão em filmes para aprendermos a mensagem que o Danilo nos passar em seu livro.
Não tenho muito o que falar, somente que o livro, é maravilhoso, acho que já disse isso, mas volto a repetir que todos devem ler Por que Indiana, João? até porque além de um livro lindo, ainda é um livro que nos ajuda a repensar sobre diversos fatores, inclusive pra quem tem filhos em escolas.

#FicaADica

Jean 26/12/2014

RESENHA: Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi
Um livro com temática polêmica e bastante discutida atualmente em todo mundo, fez um grande sucesso na Bienal do Livro de São Paulo, POR QUE INDIANA, JOÃO? É o livro de estreia do vlogeiro Danilo Leonardi, criador do Cabine Literária, O autor traz para o livro o ambiente escolar do ensino médio e aborda o Bullying como elemento principal da narrativa.

A história é narrada por João Vitor (Ah vá kkk), um adolescente de 15 anos que está no segundo ano do ensino médio, um jovem nerd, amante de cinema, livros, games, etc. Vive sendo humilhado por seus colegas de classe, oprimido pelos valentões da sua classe, Guilherme é o principal antagonista da narrativa, o galã e o mais popular da escola, implica com João de todas as maneiras possíveis, utilizando da agressão verbal e física como meios de opressão e intimidação para com João durante o livro, mas esse cenário de humilhação e de Bullying muda quando João revida aos ataques feitos pelo Guilherme e tudo é gravado por seu amigo e, posteriormente, o vídeo é publicado na internet, virando um hit em menos de 24 horas.

A vida de João muda a partir do momento que o vídeo bomba na internet, ele passa a ser admirado e respeitado tanto na escola quanto na web e televisão, contudo seu caráter e personalidade muda consideravelmente. A partir deste momento da história, começo a ficar com o pé atrás em relação ao personagem principal, ao posicionamento com a temática do Bullying, porém logo esse receio passa e começo a ver crescimento do personagem na história. Várias situações ocorrem durante o livro fazendo com que João assuma um papel importante em relação à luta contra o Bullying. A narrativa é extremamente envolvente e de fácil leitura, em uma sentada conseguir ler o livro. A mensagem que o autor quis transmite através de seu livro com certeza ficará clara para o leitor durante a leitura do livro. Além do bullying, alguns outros assuntos também são levantados e abordados durante a narrativa e, sem dúvidas, o autor soube utiliza-los muito bem. Danilo possui um grande potencial como escritor e espero ansiosamente a publicação dos seus próximos livros.

Eu gostei muitoo do livro, estava com altas expectativas e todas foram supridas, exceto pelo fato que o Danilo poderia ter desenvolvido mais essa jogada do trocadilho Indiana, João que eu achei sensacional. Um ótimo livro brasileiro infanto-juvenil que mesmo possuindo um público alvo, todos podem ler e se identificar ou até mesmo relembrar os anos vividos no ensino médio. A diagramação do livro é muito boa, tamanho das letras satisfatório e com folhas amarelas, a capa é linda, uma das mais bonitas da minha estante. Super recomendo a leitura!!!

site: www.literando-se.vai.la

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6